Genealogia Paulistana

Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)

Vol III - Pág. 511 a 554


Tit. Borges de Cerqueira


Pág. 511

Teve princípio esta família em Simão Borges de Cerqueira, natural de Mezanfrio, Portugal, moço da câmara do rei dom Henrique, f.º de Belchior Borges de Sousa do Louzada, fidalgo da casa real e cavaleiro de S. Thiago, e de Feliceta de Cerqueira, o qual em S. Paulo casou-se com Leonor Leme, f.ª de Fernão Dias Paes e de Lucrecia Leme,

Pág. 512

V. 2.º pág. 443(1). Ocupou em S. Paulo o cargo de tabelião e de escrivão de órfãos desde os últimos anos do século 16.º até 1632. Faleceu em 1623 em S. Paulo e teve 8 f.ºs: (C. O. de S. Paulo):

Cap. 1.º Simão Borges de Cerqueira

Cap. 2.º Fernão Dias Borges de Cerqueira

Cap. 3.º Frei Antonio de Santo Estevão

Cap. 4.º Francisco Dias Borges

Cap. 5.º Lucrecia Leme

Cap. 6.º Brigida Paes

Cap. 7.º Izabel Paes Borges Cesar

Cap. 8.º Maria Borges de Cerqueira

____________________

(1) Dos Apontamentos Genealógicos do dr. Luiz P. Moretzsohn de Castro tiramos a seguinte ascendência de Simão Borges de Cerqueira: foi neto paterno de Gaspar Borges de Sousa, senhor de Carvalhal, fidalgo da casa real, e de sua mulher e prima d. Theresa Gomes Rebello (filha de João de Lousada de Ledesma, fidalgo espanhol, e de Senhorinha do Rego Borges, neta de Affonso de Mansilha e de Catharina do Rego Borges, bisneta de João Rodrigues Borges, adiante mencionado); por sua mãe Feliceta, foi Simão Borges neto de Francisco Martins de Cerqueira, de quem era filha legitimada; bisneto, por Gaspar Borges, de Antonio Borges de Sousa, fidalgo da casa real, e de Antonia Pereira de Mello; terneto de João Rodrigues Borges, fidalgo da casa real, senhor de Alva e dos padroados das igrejas de S. Miguel de Mamouras, S. Martinho de Alva e Santa Maria de Pipião, e de sua mulher Leonor de Castro, f.ª do fidalgo Diogo Affonso de Castro; 4.º neto de Ruy Borges, alcaide-mor de Santarém por carta de d. Affonso V de 20 de maio de 1440, do conselho do mesmo rei, senhor de Gestaço, Penajoia, terra d'Alva, de Reriz etc. (f.º de Diogo Borges, senhor das mesmas terras e comendador do Torrão, que era 5.º neto de Gonçalo Annes, tronco dos Borges) e de Antonia Telles de Menezes; por esta, 5.º neto do grande dom Lopo Dias de Sousa e Menezes, mestre da ordem de Cristo e que seguiu o mestre de Aviz dom João I contra Castela, sendo por este rei armado cavaleiro em 1385 na batalha de Aljubarrota, e dispensado casou com d. Maria Ribeiro; 6.º neto de dom Alvaro Dias de Sousa senhor de Mafra, Ericeira etc. e de sua mulher Maria Telles de Menezes (f.ª de dom Martim Telles de Menezes, mordomo-mor da rainha de Castela d. Maria, e de sua mulher Aldonsa de Vasconcellos, por esta, neta do rico homem do rei dom Diniz, dom João Mendes de Vasconcellos, bisneta de dom Mem Rodrigues de Vasconcellos, rico homem e privado do mesmo rei dom Diniz, meirinho-mor do reino, alcaide-mor de Guimarães, e de sua mulher Constança Affonso de Brito; terneta de dom Rodrigo Annes de Vasconcellos, rico homem, e de sua mulher Mecia Rodrigues, senhora das honras de Penella e Penagate; 4.ª neta de dom João Pires de Vasconcellos, senhor da Torre que depois chamou-se de Vasconcellos, no lugar de Amares, concelho de Entre-Homem e Cávado, na província de Entre Douro e Minho,

Pág. 513

Cap. 1.º

Simão Borges de Cerqueira (o moço), † em 1640 em S. Paulo, foi casado com Ignacia Alvares, † em 1648, f.ª do capitão Simão Alvares Martins e de Maria Luiz Grou. V. 1.º pág. 6. Foi Ignacia Alvares cunhada de João Barreto, seu curador a lide no inventário do dito Simão Borges. Teve (C. O. de S. Paulo):

1-1 Maria Luiz, que em 1647 estava casada com Antonio Pereira, como se vê na prestação de contas de tutoria constante dos autos do inventário.

1-2 João

1-3 Domingos

1-4 Simão

____________________

o qual esteve na tomada de Sevilha em 1248 com S. Fernando de Castela, e de sua mulher a condessa d. Maria Soares Coelho (f.ª de Soeiro Viegas Coelho, 1.º deste apelido na linguagem dos Viegas, tomado do seu avô João Vasques Coelho, assim chamado por ser senhor de uma terra denominada da Coelha, o qual Soeiro Viegas era bisneto legítimo do grande Egas Moniz, rico-homem, aio de dom Affonso Henriques, e cuja varonia derivada do conde dom Gonçalo Moniz, governador de Coimbra, Feira e Porto, o faz 6.º e 5.º neto de dom Ramiro II de Leão); 5.ª neta de dom Pedro Martins da Torre senhor da Torre supra referida; 6.ª neta de dom Martim Moniz (o ilustre capitão que, na tomada de Lisboa em 1147, foi morto pelos mouros, quando abrindo-se uma porta atravessou-se no meio dela, impedindo assim que a fechassem, o que deu lugar a entrar o exército de dom Affonso Henrique por essa porta, que ficou conhecida com o nome de "Martim Moniz", e de sua mulher que foi f.ª do célebre conde dom Sisnando, mozárabe, governador do condado de Coimbra no tempo de dom Fernando, o Magno de Leão; 7.ª neta de dom Moninho Osorio, rico-homem, irmão do conde dom Rodrigo Velloso, senhor de Rivera e Cabrera, em Galiza, e que em 1127 prestou grande auxílio a dom Affonso Henriques, contra Affonso VII de Leão; 8.ª neta do conde dom Osorio, senhor de Rivera e de Cabrera, em Galiza, onde foi o mais poderoso rico-homem do seu tempo, e que em 1050 conquistou aos mouros grande parte de Entre-Douro e Minho, e de sua mulher a condessa d. Sancha Moniz, f.ª de dom Moninho Fernandes, senhor da cidade de Touro, e neta de dom Fernando, o Magno, de Leão e Galiza. Por dom Martim Telles de Menezes descendia d. Maria Telles de d. Affonso Telles de Menezes, alferes-mor do reino, conde de Ourem, e do rei dom Ordonho II de Leão. Corografia Portuguesa pelo padre Antonio de Carvalho. Tom. 1.º Trat. VI Cap X. Maria Telles era irmã da rainha Leonor Telles mulher de dom Fernando, e tendo se casado 2.ª vez com o infante dom João (f.º de dom Pedro e Ignez de Castro), por intrigas daquela rainha tristemente célebre foi assassinada em Coimbra pelo infante).

Pág. 514

1-5 Antonio, com 2 anos em 1640.

1-6 Maria Borges, por nascer em 1640.

Cap. 2.º

Fernão Dias Borges de Cerqueira faleceu em 1643 no sertão, onde andava havia já 7 anos, e foi casado com Izabel de Almeida, f.ª de Francisco de Almeida e de Thomazia de Alvarenga. Tit. Alvarengas. Teve (C. O. de S. Paulo) 6 f.ºs:

1-1 Thomazia de Alvarenga que casou em 1642 em S. Paulo com o capitão Antonio de Caldas Tello, natural do Rio de Janeiro, f.º de Francisco de Caldas e de Helena de Sousa.

____________________

Por dom Alvaro Dias de Sousa, seu 6.º avô, foi Simão Borges de Cerqueira 7.º neto de dom Diogo Affonso de Sousa e de sua mulher Violante Lopes Pacheco, esta f.ª de Lopo Fernandes Pacheco, senhor de Ferreira d'Aves e de sua mulher Maria Gomes de Taveira; 8.º neto do infante d. Affonso Diniz, senhor donatário de Arronches, Castelo de Vide etc. (f.º segundo de dom Afonso III de Portugal e de sua 1.ª mulher a rainha Beatriz de Guillen e que foi pretendente ao trono de Portugal com a alegação de ser seu irmão mais velho o rei dom Diniz, f.º ilegítimo como se vê em Cantú-Hist. Universal) e de sua mulher d. Maria Ribeira; por esta, 9.º neto de dom Pedro Annes Portel, rico-homem, e de d. Constança Mendes de Sousa; 10.º neto de dom Mem Garcia de Sousa e de Tareja Annes de Lima; 11.º neto do conde Mendo de Sousa, chamado o Sousão, grande guerreiro que ganhou Silves dos mouros e tomou por armas quatro crescentes de lua de prata em campo vermelho, e de sua mulher d. Maria Rodrigues (f.ª do notável conde dom Rodrigo Velloso, senhor de Ribeira e Cabrera); 12.º neto de dom Gonçalo Mendes de Sousa, senhor de Vieira, alcaide-mor de Celorico de Bastos, mordomo-mor de d. Affonso Henriques, e de sua mulher d. Urraca Sanches; 13.º neto de dom Mendo de Viegas de Sousa, senhor do Castelo de Santa Cruz de Ribatamega; 14.º neto de dom Egas Gomes de Sousa, 1.º deste apelido, senhor da terra de Sousa, e de sua mulher Gontinha Gonçalves da Maia, f.ª do legendário dom Gonçalo Mendes da Maia, chamado "o Lidador" pelo grande número de batalhas que deu contra os mouros, rico-homem, adiantado e general de D. Affonso Henriques, e cuja morte se vê narrada por Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas, V. 2.º; 15.º neto de dom Gomes Echiguez, descendente de Witiza rei dos Godos da Espanha, e governador de Entre Douro e Minho, e de sua mulher Gotrode Moniz (f.ª do Infante dom Moninho Fernandes, senhor da cidade de Touro, neta de dom Fernando, o Magno, rei de Leão, Galiza e grande parte do Portugal, este pai de dom Affonso VI de Leão). Por seu 9.º avô d. Affonso III de Portugal foi Simão Borges de Cerqueira 10.º neto de dom Affonso II, 3.º rei de Portugal, falecido em 1223, e de sua mulher d. Urraca f.ª de dom Affonso f.ª de dom Affonso VIII de Castela;

Pág. 515

1-2 José tinha 11 anos de idade em 1643.

1-3 Francisco tinha 15 anos de idade em 1643.

1-4 Simão tinha 10 anos de idade em 1643.

1-5 Antonio Borges de Cerqueira, que tinha 9 anos de idade em 1643, casou em 1663 com Maria de Freitas f.ª de Paschoal Leite Fernandes (ou Furtado) e de Maria da Cunha. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º Teve q. d.:

2-1 Lucrecia Leme de Cerqueira, † em 1753 em Itu com 90 anos de idade, casou em 1682 na mesma vila com André Fernandes do Prado f.º do capitão Dionizio Fenandes Giraldo e de Izabel do Prado, ____________________

11.º neto de Sancho I, 2.º rei de Portugal, † em 1211, e de sua mulher d. Dulce, irmã do rei de Aragão dom Affonso II, f.ºs de Berenger IV de Barcelona, e de d. Petronilha, rainha proprietária de Aragão; 12.º neto, sem quebra de bastardia, de dom Affonso Henriques, 1.º rei de Portugal, † em 1185, e de sua mulher d. Mafalda f.ª de Amadeu, conde de Savoia; 13.º neto do conde dom Henrique, † em 1112, fundador da nacionalidade portuguesa, e de sua mulher a rainha d. Tareja, f.ª de Affonso VI rei de Leão e Castela e se sua mulher Ximena Muñoz.

Gonçalo Annes, 11.º avô de Simão Borges de Cerqueira, foi o progenitor dos "Borges" e pertencia à linhagem dos "Regos", muito ilustre em Portugal. Tendo passado a França no reinado de Filippe II, o Augusto, este o mandou a socorrer a praça de "Bourges" na província de Berri, que então se achava sob o domínio das armas inimigas, e tão bem fortificada que parecia inexpugnável; entretanto Gonçalo Annes, à frente das tropas sob seu comando, não só tomou a praça como desbaratou o inimigo. Por isso foi armado cavaleiro pelo dito rei que lhe deu um brasão de armas alusivo ao feito, com o apelido de "Bourges", que, quando voltou a Portugal, foi corrompido pela pronúncia portuguesa em "Borges". Gonçalo Annes de Bourges fez assento em Portugal na torre de Moncorvo, e casou-se com Gracia Mendes, de quem deixou grande descendência.

As armas dos Borges de Cerqueira são:

"Um escudo esquartelado: no 1.º quartel dos Borges que são em campo vermelho um leão de ouro batalhante, armado de preto e uma bordadura de azul semeada de 10 flores de lis de ouro; no 2.º quartel as armas dos Sousas de Arronches que são esquarteladas, no 1.º e 4.º quartéis a quina de Portugal, pelo costado do Infante dom Affonso Diniz, no 2.º e 3.º as do conde dom Mendo, o Sousão, que são em campo vermelho quatro crescentes de lua de prata; no 3.º quartel as armas dos Louzadas, que são em campo de prata uma laje cor de piçarra, saindo dela dois lagartos verdes com línguas vermelhas; no 4.º as dos Cerqueiras, que são em campo vermelho um leão de ouro armado de azul, com uma coleira vermelha; timbre o dos Borges, que é um meio leopardo de ouro com uma flor de lis vermelha na testa. Sanches de Baena — verb. "Borges, Lousadas e Cerqueiras".

Pág. 516

n. p. de João Fernandes Giraldo, o velho, natural da ilha da Madeira, e falecido com 90 anos de idade com testamento em 1639 em Parnaíba, e de sua 2.º mulher Izabel Mendes, † em 1633 na mesma vila (irmã de Ambrozio Mendes, † em 1642 em S. Paulo) f.ª de André Mendes e de Izabel Affonso; por João Fernandes Giraldo foi André Fernandes bisneto de Manoel Fernandes Giraldo e de Joanna Fernandes, da ilha da Madeira. Foi o capitão Dionizio Fernandes irmão inteiro de Sebastião Mendes Giraldo, do capitão João Mendes Giraldo que ocupou o cargo de juiz de órfãos em Parnaíba, de Salvador Ambrozio Mendes e outros. Teve q. d.: 3-1 Escholastica Borges do Prado que foi uma das mulheres de Aleixo Leme da Silva, capitão de Mogi das Cruzes e de Jacareí, f.º de Jorge Rodrigues de Niza e de Ignez da Cunha Pinto. Com geração no V. 2.º pág. 355.

3-2 Marianna do Prado casada em 1708 em Itu com Francisco Barbosa f.º de Amaro Pires e de Maria Barbosa.

3-3 Maria Leite do Prado que casou em 1699 em Itu com Diogo da Costa Tavares, viúvo de Anna Rodrigues Cabral, f.º do capitão do mesmo nome e de Maria Bicudo. Com geração em Tit. Bicudos.

3-4 Dionizio Fernandes do Prado casou em 1736 em Itu com Escholastica Ribeiro, † em 1753 nessa vila, f.ª de João Gago Ribeiro e de Marianna de Miranda. Sem geração, porque faleceu solteiro o f.º único: 4-1 Antonio (Óbitos de Itu).

3-5 Izabel Mendes do Prado, † com 60 anos em 1745 em Itu com testamento, era viúva de José Fernandes Porto. Teve q. d.:

4-1 Francisco Leme do Prado casado em 1752 em Itu com Izabel Pinto da Fonseca, natural de Cuiabá, f.ª de Antonio Pinto da Fonseca e de Quiteria Maria de Jesus.

4-2 Maria Leite do Prado que casou com Domingos Barbosa de Pontes f.º de Ignacio de Pontes e de Anna Ribeiro, natural de Santo Amaro. Teve q. d.:

Pág. 517
5-1 Escholastica Leme, natural de S. Roque, casada em 1769 em Itu com Gaspar Garcia, natural de Sorocaba, f.º de Gaspar Carrasco e Anna Maria de Abreu . 4-3 Joanna Mendes do Prado que foi casada com João Antunes de Mattos, natural de Castelo Novo. Teve q. d.: 5-1 Anna Maria de Jesus casada em 1771 em Itu com Antonio Gonçalves Ribeiro f.º de Gaspar Gonçalves Ribeiro e de Catharina Dias da Silva. V. 2.º pág. 440. 4-4 José Leme do Prado casou-se com Anna Maria de Camargo f.ª de João Dias Mainardi e de Timothea Fernandes. V. 2.º pág. 435. Teve q. d.: 5-1 José Romão casado em 1771 em Sorocaba, e outros já descritos no V. 2.º pág. 435. 3-6 Joanna da Silva Leme, f.ª de 2-1, foi casada com Gabriel Barbosa de Lima f.º de Gaspar João Barreto e de Maria Barbosa de Lima. Com f.º único em Tit. Cubas. 2-2 Maria Borges de Cerqueira, f.ª de Antonio Borges n.º 1-5, foi casada com Dionizio Fernandes Bicudo (cremos ser irmão de André Fernandes do n.º 2-1). Teve q. d.: 3-1 Anna Bicudo casada com Alexandre de Siqueira Cardoso, natural de Ubatuba, f.º de Manoel Cardoso de Siqueira e de Izabel de Abreu. Faleceu Anna Bicudo em 1774 e teve (C. O. de Itu) os 6 f.ºs seguintes: 4-1 Francisca Cardoso de Siqueira que foi casada com Domingos da Rocha de Abreu, natural de S. Martinho do Outeiro, Braga, f.º de Domingos Affonso da Rocha e de Luiza de Abreu. Faleceu Francisca Cardoso em 1775 e seu marido em 1784, e teve (C. O. de Itu) os 9 f.ºs: 5-1 Guarda-mor Manoel Cardoso de Abreu, sertanista notável por suas viagens a Cuiabá.

5-2 Domingos da Rocha de Abreu, hab. de genere, em 1775 estava ausente nas Minas Gerais.

Pág. 518
5-3 Joaquim da Rocha de Abreu.

5-4 Padre André da Rocha de Abreu.

5-5 Francisco Leite, com 22 anos de idade em 1784.

5-6 Anna Joaquina estava casada com José Antonio Peixoto de Abreu, ausente havia anos em Mato Grosso.

5-7 Maria Magdalena da Rocha casou-se em 1776 na freguesia de Araritaguaba com Francisco Simões dos Reis f.º de José Simões, natural de Lisboa, e de Apollonia de Aguiar, natural de Itu. Tit. Alvarengas. Ali a geração.

5-8 Luiza da Rocha casou-se 1.º em 1780 na freguesia supra com o alferes Guilherme da Silva Claro f.º de João da Silva Ferreira e de Joanna Baptista, de Santos; falecendo Guilherme da Silva Claro em 1794 em Sorocaba, 2.ª vez casou-se Luiza da Rocha em 1795 nessa vila com o tenente José Coelho de Oliveira Prestes f.º de Agostinho Coelho de Cerqueira e de Anna de Oliveira Prestes. Tit. Furtados Teve do 1.º marido 4 f.ªs:

6-1 Maria Jacintha casada em 1793 em Sorocaba com José Francisco Paes f.º de Leonardo Rodrigues Setubal e de Joanna de Proença. V. 1.º pág. 150. Teve q. d.: 7-1 Bernardino Rodrigues casado em 1819 em Sorocaba com Anna de Oliveira Prestes f.ª de Agostinho José Coelho e de Maria Francisca. 6-2 Anna Joaquina de Abreu casada na mesma vila com José Maria Fontoura f.º do tenente Antonio Garcia Fontoura e de Eugenia Maria.

6-3 Reginalda Martins Claro casou-se em 1801 na vila supra com Bento José de Camargo f.º de Vicente José de Camargo e de Marianna de Siqueira. V. 1.º pág. 280.

Pág. 519
6-4 Francisca de Paula casada em 1808 na vila supra com Joaquim Francisco, natural de Itapetininga, f.º de João Francisco da Costa e de Catharina Maria da Silva. 5-9 Anna Francisca da Rocha, f.ª de 4-1, casou-se em 1782 em Araritaguaba com o coronel Francisco Correa de Moraes Leite f.º de Thomaz Correa de Moraes e de Izabel de Anhaia Leite. Com geração no V. 2.º pág. 379.

5-10 Alexandre Cardoso de Siqueira, último f.º de 4-1, faleceu sem geração.

4-2 Padre Francisco Leite Cardoso, f.º de 3-1, estava ausente em Cuiabá em 1774.

4-3 Ajudante Agostinho João Leite, f.º de 3-1.

4-4 Ignacio Dias de Siqueira estava casado .

4-5 Antonio Luiz Leite Cardoso estava casado.

4-6 Miguel Caetano da Siqueira, já falecido em 1774, casou-se em 1765 em Itu com Antonia Jacintha de Gusmão, de Santos, f.ª de Manoel de Gusmão e de Maria Pedroso, n. p. de Jorge Lopes Ribeiro, de Santos, e de Joanna Luiz, de S. Paulo. Sem geração.

3-2 Maria de Freitas, f.ª de Maria Borges n.º 2-2 , foi a 1.ª mulher de Serafino Correa Ribeiro Leme f.º de Serafino Correa Ribeiro e de Maria Leme. Com geração em Tit. Almeidas Castanhos.

3-3 José Borges Bicudo, f.º de 2-2, casou-se com Rosa Maria de Almeida f.ª de Antonio Rodrigues de Mattos e de Margarida Soares de Almeida. Tit. Almeidas Castanhos. Faleceu José Borges em 1756 em Itu e teve (C. O. de Itu) os 10 f.ºs: que são:

4-1 Polycarpo Rodrigues, maior em 1756.

4-2 José Borges, maior em 1756.

4-3 Antonio Borges de Almeida foi casado com Maria Leitão de Andrade f.ª de Francisco Leitão de Andrade e de Marianna de Miranda. Tit. Alvarengas. Teve q. d.:

5-1 José Borges de Almeida casado em 1798 em Itu com Maria de Almeida, f.ª de José Gonçalves de Castro e de Josepha de Almeida Tit. Quadros.
Pág. 520
5-2 Maria Leitão de Almeida casada em 1798 em Itu com Antonio de Proença f.º de Antonio de Aguiar da Silva e 1.ª mulher Maria Bicudo Chassim. Tit. Alvarengas.

5-3 Marianna de Miranda Borges casada em 1795 em Itu com Bento Dias Leite Penteado, viúvo de Izabel Paes de Almeida. Neste à pág. 439.

5-4 Rosa Maria de Almeida casada em 1793 em Itu com Belchior de Oliveira f.º de Ludovico Nunes de Oliveira e de Maria Nogueira da Silva. Tit. Carrascos.

5-5 Antonio Borges de Almeida casado em 1793 em Itu com Izabel Maria f.ª de João Bicudo da Silva e de Maria de Faria. Tit. Bicudos.

5-6 Romualdo José de Andrade, f.º de 4-3, casou-se em 1786 em Itu com Catharina de Godoy f.ª de Manoel de Frias Taveira e de Maria Garcia de Campos. Neste à pág. 440. Teve:

6-1 Anna de Godoy casada em 1812 em Itu com Floriano Antonio de Carvalho f.º de Francisco Manoel de Carvalho e de Anna Rodrigues Bueno.
4-4 Gertrudes Borges de Almeida, f.ª de 3-3 supra, casou-se em 1775 em Itu com João Antonio da Silva f.º de João Bicudo da Silva e de Maria de Faria. Tit. Bicudos. Teve (C. O. de Itu) os 6 f.ºs seguintes: 5-1 Francisco, solteiro.

5-2 João casado com ...

5-3 Genoveva Maria de Almeida casou-se em 1797 em Itu com José Sutil de Oliveira f.º de João Sutil de Oliveira, de Paranapanema, e de Ignacia Leme; n. p. de Sebastião Sutil de Oliveira, de Sorocaba, e de Catharina de Oliveira.

5-4 Luiz

5-5 Bibiano

5-6 Antonio

Pág. 521
4-5 Miguel Borges de Almeida casou-se em 1774 em Itu com Theresa Bicudo f.ª de Francisco Bicudo Chassim e de Anna de Godoy Moreira. Tit. Cubas. Teve q. d. a f.ª Joanna neste Tit.

4-6 Ignacia de Almeida Bicudo casada com João de Anhaya Leme f.º de Antonio Gonçalves Leite e de Izabel de Anhaya Leme. Com geração em Tit. Almeidas Castanhos.

4-7 Francisco Borges de Almeida f.º de José Borges Bicudo n.º 3-3 foi 1.º casado com Maria Francisca f.ª de João Alvares de Oliveira, natural do Porto, e de Izabel Correa de Queiroz, em Tit. Alvarengas; 2.ª vez com Rita Anna Vieira, (que enviuvando casou com Balduino de Campos e faleceu em Bragança deixando deste 2.º marido a f.ª Maria Jacintha) f.ª de Joaquim Vieira Fajardo. Foi morador em Bragança, onde faleceu com testamento em 1807, e teve

Da 1.ª mulher, 7 f.ºs:

5-1 Gordiano casado

5-2 Demetrio

5-3 Pedro

5-4 Francisca Maria casada em 1791 em Mogi-mirim com Vicente Pereira Tangerino f.º de Roque Pereira Tangerino e de Maria Nunes Porto. Neste à pág. 167.

5-5 Alexandre, solteiro em 1807.

5-6 José, solteiro em 1807.

5-7 Luiz, solteiro em 1807.

Da 2.ª mulher teve 8 f.ºs: 5-8 Antonio Borges

5-9 Vicente

5-10 Francisco

5-11 Candido, ausente

5-12 Ursula

5-13 Gertrudes

5-14 Anna Maria

5-15 Policena

4-8 Anna Bicudo, f.ª de 3-3, casou-se em 1776 em Itu com Vicente Gonçalves de Crasto, f.º de José Gonçalves de Crasto e de Josepha de Almeida. Tit. Quadros.
Pág. 522
4-9 Maria Borges casou-se em 1780 em Itu com Gabriel Antunes Maciel (de quem foi a 1.ª mulher) f.º de outro de igual nome e de Izabel Bicudo. V. 1.º pág. 132.

4-10 Joaquim Borges de Almeida foi casado com Anna de Godoy f.ª de Gabriel Antunes Maciel e de Izabel Bicudo de Godoy. V. 1.º pág. 132. Teve q. d.:

5-1 Maria de Godoy casada em 1800 em Mogi-mirim com Pedro Vieira Fajardo f.º de Joaquim Vieira Fajardo e de Maria Pinto de Gusmão.
3-4 André Fernandes, f.º de 2-2, casou-se em 1704 em Itu com Ignez Dias f.ª do capitão Matheus Correa Leme e de Cecilia Ribeiro. Tit. Alvarengas.

3-5 Paschoal Bicudo Leme casado em 1716 em Itu com Maria de Assumpção f.ª de Bento Bicudo de Alvarenga e de Anna da Costa. Tit. Alvarengas.

3-6 Seraphina Leite Bicudo, f.ª de 2-2, casou-se em 1717 em Itu com Jeronimo Rodrigues de Moura f.º de Leonardo Rodrigues Setubal e de Catharina Correa Perestrello. Com geração no V. 1.º pág. 145.

3-7 Antonio Borges, f.º de 2-2, faleceu em 1718 em Itu.

3-8 Fernando Dias Bicudo, f.º de 2-2, faleceu com testamento em 1738 em Araritaguaba casado com Gertrudes Aranha f.ª de João Aranha Sardinha. Teve q. d.:

4-1 Jeronimo Dias Bicudo que casou em 1753 em Itu com Maria de Godoy f.ª de João Gomes de Escobar e de Joanna de Godoy. Tit. Godoys.

4-2 Izabel Dias Aranha foi casada cm Gaspar Rodrigues Carassa f.º de Paulo Rodrigues Marques e de Theresa Affonso Vidal. Faleceu Izabel Dias Aranha em 1798 em Porto Feliz, e teve geração descrita em Tit. Garcias Velhos.

Pág. 523
4-3 Antonio Dias Aranha que foi casado em 1764 em Itu com Joanna Bicudo Chassim f.ª de Francisco Bicudo Chassim e de Anna de Godoy Moreira. Com geração em Tit. Cubas. 3-9 Theresa Bicudo casada com João Aranha Sardinha f.º de Jeronimo Pereira Sardinha e de Maria Aranha Pedroso, por esta neto de Gonçalo Pedroso Aranha e de Maria Nunes Cubas, de Santos. Teve q. d.: 4-1 Gabriel Aranha Sardinha casado em 1765 em Sorocaba com Gertrudes de Moura Camargo. V. 1.º pág. 309. Sem geração. 2-3 José Borges de Cerqueira, f.º de Antonio Borges n.º 1-5 do Cap. 2.º, casou-se em 1682 em Itu com Maria da Apresentação f.ª de Vicente Martins e de Anna do Prado. 1-6 Maria, f.ª do Cap. 2.º, tinha 7 anos de idade em 1643.

Cap. 3.º

Frei Antonio (ou Aleixo) de Santo Estevão, carmelita.
Cap. 4.º

Francisco Dias Borges

Cap. 5.º

Lucrecia Leme Borges de Cerqueira foi 1.º casada com Gaspar Barreto, natural de Cabeço de Vide, falecido em 1629 com testamento(1); 2.ª vez foi casada com o mestre de campo Antonio Raposo Tavares(2), viúvo de Beatriz Furtado de Mendonça, fallecida em 1632, f.º de Fernão Vieira Tavares, capitão-mor e governador da capitania de S. Vicente e de S. Paulo no triênio findo em 1622. Teve pelo inventário de Gaspar Barreto em 1629 (C. O. de S. Paulo):

____________________

(1) Gaspar Barreto declarou em seu testamento ser irmão de Francisco Barreto e de João Barreto; este, sendo tutor dos órfãos seus sobrinhos e estando a partir para a Angola em 1633, requereu prestação de contas da tutoria.

(2) O capitão Antonio Raposo Tavares foi o que figurou nos assaltos À cidade de Guayra e outras reduções espanholas em 1629; em 1639 tomou parte na guerra dos holandeses. Vide o que escrevemos na nota à pág. 9 deste V. 3.º. Em um depoimento feito por este capitão em 1638 em S. Paulo declarou ter idade de 40 anos, portanto o ano de seu nascimento devia ter sido 1598.

Pág. 524

Do 1.º marido 8 f.ºs:

1-1 Francisco Barreto § 1.º

1-2 Simão Borges § 2.º

1-3 Gaspar § 3.º

1-4 Antonia Borges de Cerqueira § 4.º

1-5 Izabel Borges § 5.º

1-6 Anna Borges de Cerqueira § 6.º

1-7 Maria § 7.º

1-8 Paschoa Barreto § 8.º

Do 2.º marido (q. d.): 1-9 Antonio Pinheiro Raposo § 9.º
§ 1.º
1-1 Francisco Barreto
§ 2.º
1-2 Simão Borges
§ 3.º
1-3 Gaspar
§ 4.º

1-4 Antonia Borges de Cerqueira foi casada em 1629 em S. Paulo com Lourenço Cardoso de Negreiros, natural de Lisboa. Teve q. d.:

2-1 Beatriz Pinheiro que foi batizada em 1641 em S. Paulo e casou-se com o capitão Pedro da Guerra Leme, que teve sua fazenda de cultura no Cubatão, em Santos, f.º de Francisco Rodrigues da Guerra e de Lucrecia Leme. Com geração no 2.º V. pág. 206.

2-2 Estevão Cardoso de Negreiros, natural da Cotia, falecido com testamento em 1722 em Itu, em avançada idade, foi casado com Magdalena de Miranda. Teve (C. O. de S. Paulo) o f.º único:

3-1 Capitão Lourenço Cardoso de Negreiros que casou 1.º em 1707 em Itu com Maria Cardoso de Campos f.ª de Antonio Antunes Maciel e de sua 1.ª mulher Anna de Campos, V. 1.º pág. 154;
Pág. 525
2.ª vez casou-se m 1716 na mesma vila com Marianna Leite, f.ª de Bartholomeu de Anhaya e de Maria Leite. Tit. Almeidas Castanhos. Faleceu o capitão Lourenço em 1719 em Itu e teve da 1.º mulher os 2 f.ºs: seguintes: 4-1 Estevão Cardoso de Negreiros casado em 1731 em Itu com Maria de S. Paio, f.ª de José Pompeu Ordonho e de sua 1.º mulher Rosa de S. Paio. Tit. Taques. Faleceu Estevão Cardoso em 1780 com testamento em Itu e teve (C. O. de Itu) os 6 f.ºs seguintes: 5-1 Lourenço Cardoso de Negreiros que foi casado com Maria Leite de Araujo, falecida em 1839 em Itu, f.ª de Antonio de Godoy Moreira Leite, natural de Pindamonhagaba (Antonio Ferraz de Araujo, quando casou-se em 1755 em Pindamonhagaba) e de Anna de Siqueira Leite, natural de Santa Cruz de ... V. 2.º pág. 550. Teve pelo inventário de Maria Leite (C. O. de Itu) os seguintes f.ºs: 6-1 Capitão-mor Estevão Cardoso de Negreiros que foi morador em Itu e foi casado 1.º com Francisca Augusta Rodrigues e 2.ª vez em 1813 nessa vila com Barbara Paes de Campos f.ª do sargento-mor Ignacio Xavier Paes de Campos e de Antonia Pacheco de Almeida. Tit. Tenorios. Não descobrimos geração da 1.ª, porém teve da 2.ª mulher (por informações): 7-1 João Cardoso de Negreiros, falecido, foi 1.º casado com ... (tia do dr. Campos Salles); 2.ª vez com sua sobrinha Francisca de Negreiros n.º 7-3 adiante. Teve desta mulher: 8-1 José Cardoso de Negreiros casado com Lidia de Almeida S. Paio, de Itu.
Pág. 526
8-2 João Cardoso de Negreiros, solteiro.

8-3 Joaquim de Cardoso Negreiros, solteiro.

7-2 Francisco de Assis Negreiros (o Chico-mór, do Rio Claro) foi casado com Theolinda Ferraz de Camargo f.ª de José Ferraz de Campos e de Umbelina de Camargo, barão e baronesa de Cascalho. Tit. Arrudas. Teve os 3 f.ºs: 8-1 José Ferraz de Assis Negreiro, bacharel em direito, falecido na flor dos anos, foi casado com Belmira Ferraz de Campos f.ª de Candido José de Campos Ferraz e de Francisca Dias de Toledo, barão e baronesa de Porto Feliz. Tit. Arrudas, Cap. 1.º § 4.º. Teve 2 f.ºs: 9-1 Candido Ferraz de Campos Negreiros.

9-2 Francisco de Assis Negreiros.

8-2 Estevão Tolentino de Negreiros falecido solteiro.

8-3 Umbelina de Assis Negreiros casou-se com seu primo irmão Estevão Cardoso de Negreiros f.º de 7-3 adiante.

7-3 Ignacio Xavier de Negreiros, falecido, (o Ignacio mór) foi casado com Querubina Leite de S. Paio, que vive em 1903 no Rio Claro, f.ª de Antonio Leite de S. Paio e de Francisca de Paula Leite. Teve: 8-1 Estevão Cardoso de Negreiros casado com sua prima irmã Umbelina n.º 8-3 de 7-2. Tem os f.ºs: seguintes:
Pág. 527
9-1 Maria de Negreiros casada em 1899 com Francisco Cintra de Almeida Prado f.º do capitão Ladisláu Antonio de Araujo Cintra e de Escholastica de Almeida, V. 2.º pág. 510.

9-2 Leticia Negreiros.

9-3 Alice de Negreiros

9-4 Dalmacia de Negreiros

9-5 Renato

9-6 Theolinda

9-7 Raul.

9-8 Matha

8-2 Francisca de Negreiros 2.ª mulher de seu tio João Cardoso de Negreiros n.º 7-1 retro.

8-3 Ignacia de Negreiros casada com José Cordeiro da Silva Guerra. Sem geração.

8-4 Maria Xavier de Negreiros casada com José de Almeida Prado Neto, f.º de Antonio Leite de Almeida Prado e de Anna Brandina de Almeida Prado. Tit. Cunhas Gagos. Com 6 f.ºs menores.

8-5 Antonia de Negreiros casada com Miguel Rinaldo, natural de Itália.

8-6 Francisco de Santa Cruz Negreiros casado com Brandina Moreira, natural de S. Sebastião . Tem f.ºs: menores.

8-7 José de Calazans Negreiros casado com Maria Elisa Correa f.ª do capitão Francisco Correa Pacheco, de Itu, e de Francisca Amalia de Mesquita. Tit. Tenorios. Com f.ºs menores.

Pág. 528
8-8 Narciza de Negreiros casada com seu primo José Leite de Negreiros f.º de João Leite de Cerqueira Cesar, de Piracicaba, e de Antonia Izabel de Negreiros. Neste à pág. 108. 7-4 Antonia Izabel de Negreiros casou-se com João Leite de Cerqueira Cesar f.º de Joaquim Rodrigues Cesar e de Rosa Balbina de Barros. Com geração neste à pág. 108.

7-5 Lourenço Cardoso de Negreiros casou-se em 1836 em Itu com sua prima Antonia Eufrosina f.ª do capitão Antonio Correa Pacheco da Silva e de Maria Xavier de Almeida Paes. Tit. Tenorios. Teve q. d.:

8-1 Anna de Negreiros casada em 1866 com seu primo José Correa de Almeida Leite f.º de Manoel Leite de S. Paio e de Theresa Correa Pacheco. Com geração em Tit. Campos.

8-2 Joaquim Correa de Negreiros casado 1.º com ... irmã de Estanisláu Ferraz, do Rio Claro, f.ª de Antonio Ferraz (do cafezal), extinguiu-se sua geração numa f.ª que faleceu solteira; 2.ª vez está casado com Escholastica Ferraz, natural de Porto Feliz. Com geração.

8-3 Balbina, solteira.

6-2 Francisca de Assis Negreiros, f.ª de 5-1, foi 1.º casada com o capitão Manoel Ferraz de Campos, irmão do barão do Cascalho, f.ºs do sargento-mor Antonio Ferraz de Campos e de Maria da Cunha, Tit. Arrudas, ali a geração;

Pág. 529

2.ª vez estava casada em 1839 (ano do inventário de sua mãe) com Antonio José da Silva Gordo, natural de Portugal. A geração do 1.º marido em Tit. Arrudas; teve do 2.º:

7-1 Marianna da Silva Gordo que foi casada com o coronel Carlos de Arruda Botelho, já †, de Piracicaba, f.º do tenente-coronel Carlos José Botelho e de Candida Maria do Rosario. Com geração em Tit. Arrudas.

7-2 Antonio José da Silva Gordo casado com Maria Ferraz de Barros f.ª de José Ferraz de Arruda e de Anna Michelina Paes da Barros. Tit Arrudas. Teve:

8-1 Antonia da Silva 1.ª mulher de Lourenço Avelino de Almeida Prado f.º do capitão Francisco de Paula Almeida Prado. Com geração em Cunhas Gagos.

8-2 Francisca da Silva casada com Claudio Furquim de Almeida Prado, irmão de Lourenço Avelino do n.º precedente.

7-3 José Antonio da Silva Gordo foi negociante em Santos e casado com ... Teve q. d.: 8-1 José Antonio da Silva Gordo casado com ... f.ª de Thomaz Gardner, natural dos E. U. da América. Com geração.

8-2 ... que foi casada com seu primo o dr. Francisco Antonio de Salles, †, f.º de João de Campos Salles. Tit. Macieis. Sem geração.

Pág. 530
6-3 Manoela Perpetua, f.ª de 5-1, casou-se em 1836 em Itu com José Paes de Arruda (ou Almeida) f.º de Ignacio Paes de Almeida e de Anna de Campos. Tit. Tenorios.

6-4 Anna Xavier Leite, f.ª de 5-1, já falecida em 1839, casou-se em 1812 com o capitão Manoel Joaquim Bueno f.º do capitão Maximiano de Oliveira Bueno e 2.ª mulher Rita Leite de S. Paio. Com geração no V. 1.º pág. 411.

6-5 Maria Caetana, última f.ª de 5-1, já falecida em 1839, casou-se em 1810 em Itu com João Bueno de Camargo f.º do capitão Maximiano de Oliveira Bueno e 2.ª mulher Rita do n.º precedente. Com f.ºs no V. 1.º pág. 411.

5-2 Antonio Antunes de Campos, f.º de Estevão Cardoso n.º 4-1, era morador nas minas de Mato Grosso em 1780.

5-3 José de Campos Negreiros, f.º de 4-1, casou-se em 1783 em Itu com Maria de Campos f.ª de Francisco Xavier do Rego e de Ignez Monteiro. Tit. Arrudas. Faleceu Maria de Campos em 1818 em Porto Feliz, e teve os 7 f.ºs seguintes:

6-1 José de Campos Negreiros casado em 1814 em Piracicaba com Anna Flor f.ª de Bento Correa e de Anna Joaquina.

6-2 Anna Joaquina casada em 1810 em Piracicaba com o alferes José da Cunha Castanho, viúvo de Maria Ferraz, f.º de Gaspar Vaz da Cunha e de Josepha Paes de Almeida. Tit. Tenorios. Com geração ali.

6-3 Francisco

6-4 Joaquim

6-5 Maria

6-6 Estevão

6-7 Antonio

Pág. 531
5-4 Ignacio Cardoso, f.º de 4-1, era soldado voluntário em 1780.

5-5 Maria de Campos, solteira em 1780.

5-6 Mecia de Campos, última f.ª de 4-1, era solteira em 1780.

4-2 Antonio Cardoso de Campos, f.º do capitão Lourenço Cardoso n.º 3-1, passou-se às minas de Goiás, onde com grande escravatura entregou-se à mineração no arraial dos Crixás; foi de muita estimação e respeito, e teve o governo daquelas minas, como juiz ordinário que era, com jurisdição especial para todas as providências do bem público; foi capitão do regimento de auxiliares, guarda-mor das terras e águas minerais do arraial dos Crixás. Foi 1.º casado com Quiteria Leita da Silva, f.ª do guarda-mor João Leite da Silva Ortiz e de Izabel Bueno da Silva V. 2.º à pág. 472. Teve q. d.: 5-1 Lourenço Cardoso de Negreiros casado com sua parenta Margarida de Campos f.ª do coronel Bartholomeu Bueno da Silva, natural de Parnaíba, e de Maria Theresa Isabel Paes. V. 1.º pág. 512.

5-2 João Leite da Silva de Gusmão

e outros.

§ 5.º

1-5 Izabel Borges, f.ª do Cap. 5.º, casou-se 1.º em 1639 em S. Paulo com Marcos Pinto f.º de Antonio Pinto e de Cecilia Ribeiro; 2.ª vez foi casada com Manoel de Oliveira e Sousa. Faleceu Izabel Borges com testamento em 1655 (C. O. de S. Paulo). Sem geração do 1.º marido, porém teve do 2.º os 2 f.ºs seguintes:

2-1 Gaspar Barreto Leme que casou em 1677 em Parnaíba com Maria de Almeida f.ª de Antonio Rodrigues de Almeida e de Maria Diniz. Tit. Almeidas Castanhos. Em 1671 pediu, como órfão, aviamento para ir ao sertão. Teve q. d.: 3-1 Maria de Almeida Leme casada em 1707 na mesma vila com Francisco Rodrigues Collaço, natural de Mogi, f.º de Domingos Rodrigues e de Maria do Rosario. Teve q. d.:
Pág. 532
4-1 José Collaço de Andrade casado em 1740 na mesma vila com Escholastica Paes f.ª de João Pires Antunes e Rosa Paes da Silva. Teve q. d.: 5-1 Izabel de Godoy casada em 1773 em Itu com Vicente Ribeiro f.º de Felix Ribeiro e de Maria Ribeiro.

5-2 Maria Antonia de Almeida casada em 1775 em Itu com José Correa Ferreira f.º de João Correa Dias e de Maria Soares Ferreira.

4-2 Maria Dias Pinheiro, f.ª de 3-1 retro, casou-se em 1740 (C. Ec. de S. Paulo) com Antonio de Crasto Peixoto f.º de Gonçalo de Crasto Vieira, natural de Guimarães, e de Anna da Costa Diniz. Com geração em Tit. Quadros.

4-3 Gaspar Barreto Leme, natural de Parnaíba, casou-se 1.º em 1741 em Itu com Rosa Gonçalves Meira f.ª de Antonio de Crasto Peixoto e de sua 1.ª mulher Maria Gonçalves Meira, Tit. Quadros; 2.ª vez em 1772 na mesma vila de Itu com Maria Vaz de Siqueira, viúva de José da Cunha, f.ª de Antonio Vaz de Siqueira e de Antonia Pereira da Cruz; faleceu esta 2.ª mulher Maria Vaz no mesmo ano do seu casamento em 1772, e Gaspar Barreto passou a 3.ªs. núpcias em 1777 na mesma vila com Luzia Pereira f.ª de João Pereira Betancor e de Maria de Abreu. Tit. Fernandes Povoadores. Teve q. d.:

Da 1.ª mulher:

5-1 Francisco Xavier Barreto, casado em 1773 em Itu com Francisca Maria Pires, viúva de Antonio da Cunha, f.ª de Domingos Pires e de Ignez de Siqueira.

5-2 Gertrudes de Almeida casada em 1806 em Itu com Francisco Cardoso, natural de Bragança, f.º de Antonio de Siqueira Alvarenga e de Maria Cardoso, natural de Atibaia.

Pág. 533
5-3 Escholastica de Almeida casada em 1777 na mesma vila de Itu com Serafino Correa Leite, viúvo de Maria Rodrigues da Cunha. Tit. Almeidas Castanhos.

5-4 Maria de Almeida casada em 1777 na vila supra com Manoel Antonio da Silva, natural de N. Senhora da Graça — Rio S. Francisco, f.º de Salvador da Silva Machado e de Ignacia Gonçalves, do Rio de Janeiro.

5-5 Rosa Gonçalves casada em 1782 na mesma vila com Cypriano Rodrigues f.º de Antonio Nunes, de Itaverava, Minas Gerais, e de Francisca Pedroso de Abreu, natural de S. Roque, n. p. de João Rodrigues de Proença e de Martha Nunes, de S. Roque, n. m. de Salvador Rodrigues e de Anna Pedroso, de S. Roque.

5-6 José Gonçalves Meira, casado em 1783 em Itu com Anna Maria de Almeida f.ª de Manoel do Rego Cabral e de Escholastica Paes de Almeida. Tit. Arrudas.

5-7 João Antonio casado em 1786 em Itu com Joanna Rita f.ª de Antonio Gomes e de Catharina de Siqueira, n. p. de Manoel Pinto e de Maria Ferreira, n. m. de Antonio Pacheco de Magalhães, natural de Portugal, e de Maria de Siqueira.

5-8 Catharina Gonçalves Meira casada em 1796 em Itu com Antonio Nunes de Oliveira f.º de outro de igual nome e de Maria das Dores. Tit. Carrascos.

4-4 Josepha de Almeida, f.ª de 3-1 retro, casou-se com José Gonçalves de Crasto f.º de Antonio de Crasto Peixoto e 1.ª mulher Maria Gonçalves Meira. Com geração em Tit. Quadros.

4-5 Francisco Xavier Dias, f.º de 3-1, casou-se com Maria Gonçalves Meira, irmã de José Gonçalves de Crasto do n.º 4-4 precedente.

4-6 Ignacio Xavier Dias, f.º de 3-1, casou-se 1.º em 1745 em Itu com Rita Gonçalves Meira, irmã de José Gonçalves do n.º 4-4;

Pág. 534

2.ª vez em 1769 em Mogi-guaçu com Florencia da Silva f.ª de João Fernandes Ribeiro e de Maria de Brito. Teve q. d.

Da 1.ª mulher:

5-1 Maria Gertrudes Bicudo casada em 1780 em Itu com José de Oliveira Aranha, viúvo de Escholastica Maria, f.º de Miguel de Oliveira Gil e 1.ª mulher. Tit. Dias.

5-2 Bernarda de Almeida casada em 1788 em Itu com Miguel de Oliveira Gil, viúvo de Theresa de Almeida. Tit. Dias.

5-3 Anna Josepha Bicudo casada em 1790 em Itu com seu parente Antonio Martins Leite f.º de José Martins Borges, de Santo Amaro, e de Rosa Leite de Anhaya. Tit. Almeidas Castanhos.

5-4 Agostinho José Xavier casou-se em 1797 em Itu com sua parenta Maria Leite de Miranda f.ª de Joaquim Gonçalves Leite e de Ignacia Leme. Tit. Almeidas Castanhos.

4-7 Lucrecia Leme de Almeida, f.ª de 3-1, casou-se com Domingos de Crasto Peixoto, viúvo de Apollonia da Veiga, f.º de Gonçalo de Crasto Vieira e de Anna da Costa Diniz. Teve q. d. a geração em Tit. Quadros.

4-8 Izabel Borges de Cerqueira, f.ª de 3-1, que foi a 1.ª mulher de José Bicudo da Costa f.º de Salvador de Siqueira Gil e de Theresa da Costa. Com geração em Tit. Dias.

4-9 Francisca de Almeida, f.ª de 3-1, casou-se com Caetano Telles de Menezes, natural de Baependi, f.º de José Telles de Menezes, natural da ilha da Madeira, e de Anna Romeiro da Silva. Foram pais de:

5-1 Maria Telles casada em 1770 em Itu com José Antonio Martins. Tit. Quadros.
3-2 Maria Leme, f.ª de Gaspar Barreto Leme n.º 2-1, casou-se com Manoel de Araujo de Siqueira f.º de Martinho de Góes e Siqueira e de Anna da Guerra. Teve q. d.:
Pág. 535
4-1 Ignacia de Almeida casada em 1739 em Itu com João de Macedo Ribeiro, viúvo de Izabel Cardoso, f.º de Antonio de Macedo Ribeiro e de Antonia Rodrigues (descendente de Manoel da Costa Pinto — C. O. de S. Paulo). 3-3 Izabel de Anhaya, f.ª de 2-1, casou-se 1.º em 1720 em Itu com André Guilherme f.º de João Guilherme e de Antonia Dias; 2.ª vez em 1728 na mesma vila com Domingos Vaz Teixeira f.º de Lazaro Fernandes e de Agueda Vaz, naturais de Braga. Izabel de Anhaya n.º 3-3 em 1706 requereu dispensa de impedimento de consangüinidade para casar-se com seu parente Cosme Moreira de Alvarenga f.º de Belchior Moreira e de Anna de Alvarenga. Tit. Garcias Velhos. 2-2 João Borges de Oliveira, f.º do § 5.º, faleceu solteiro em 1671 com testamento (C. O. de S. Paulo).
§ 6.º

1-6 Anna Borges de Cerqueira, f.ª do Cap. 5.º, foi casada com Fernando de Oliveira Vargas, falecido em 1653, natural da cidade de Tavira, Algarve, f.º de Jeronimo Pedroso e Izabel Gomes. Teve os 3 f.ºs seguintes (C. O. de S. Paulo):

2-1 Jeronimo Pedroso de Oliveira

2-2 Antonio de Oliveira Vargas

2-3 Lucrecia Pedroso
 
 

2-1 Jeronimo Pedroso de Oliveira em 1672 foi tutor de seus primos f.ºs do § 5.º em substituição a seu cunhado Thomaz Mendes Barbosa; casou com Beatriz Borges Barreto, irmã de João Barreto, f.ºs do Cap. 8.º adiante. Teve q. d.: 3-1 Antonio Pedroso de Oliveira que foi casado com Maria da Cunha Lobo. 2-2 Antonio de Oliveira Vargas foi sargento-mor por patente régia da guerra de Pernambuco; casou-se em 1677 em Parnaíba com Maria de Almeida, falecida em 1717 em Itu, f.ª de Lourenço Correa Ribeiro e de Maria Pereira de Azevedo; por esta neta do cavaleiro professo da ordem de Cristo, Antonio Pereira de Azevedo e de Virginia Missel. Tit. Almeidas Castanhos. Teve os 4 f.ºs: seguintes:

Pág. 536

3-1 José de Oliveira Pedroso casado em 1719 em Itu com Josepha Leite f.ª de Bartholomeu de Anhaya e de Maria Leite. Tit. Almeidas Castanhos. Teve q. d.: 4-1 Antonio de Oliveira Pedroso, casado em 1758 em Sorocaba com sua prima Maria Pedroso f.ª de Paulo de Anhaya Leme e de Maria Pedroso. Tit. Alvarengas. Teve q. d.: 5-1 Josepha Leite casada em 1790 em Sorocaba com Gaspar Cubas Ferreira f.º de Jeronimo Cubas Ferreira e de Antonia Maria Soares. V. 1.º pág. 74. Teve q. d.: 6-1 Anna Maria casada em 1814 em Sorocaba com Manoel Fogaça de Almeida f.º de Lourenço Castanho Vidigal e de Josepha de Almeida. Tit. Taques Cap. 3.º § 4.º 2-7, 3-2.

6-2 Antonio de Oliveira casado em 1814 em Sorocaba com Gertrudes Maria f.ª de Manoel Ribeiro de Araujo e de Rosa Maria.

6-3 Francisco Antonio de Oliveira, casado em 1822 em Sorocaba com Angelica Maria f.ª de Manoel Ribeiro de Araujo do n.º precedente.

5-2 Estanisláu de Oliveira Pedroso casado em 1792 em Sorocaba com Genoveva Cardoso f.ª de Jeronimo Rodrigues Machado e de Anna Cardoso.
4-2 Maria Leite de Oliveira, f.ª de 3-1, casou em 1745 em Itu com Francisco Xavier de Campos f.º do tenente-coronel Pedro Vaz de Campos e de Escholastica Paes de Oliveira. Tit. Campos.

4-3 Rita Leite de Oliveira casou em 1744 em Itu com Maximiano de Oliveira Paes f.º do tenente-coronel Pedro Vaz do n.º precedente.

3-2 Maria de Cerqueira Leme, f.º de 2-2, casou em 1714 em Itu com Duarte de Tavora Gambôa, viúvo de Anna de Moraes, natural de Alhos Verdes, f.º de Antonio de Tavora e de Catharina de Macedo. Teve q. d.:
Pág. 537
4-1 Manoel de Tavora Gambôa, de Paranaguá, casou em 1756 em Sorocaba com Andreza Nunes f.ª de Lourenço Nunes Bicudo e de Maria Ribeiro Leme. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º. Teve q. d.: 5-1 Duarte de Tavora que casou em 1781 em Itapetininga com Anna Maria f.ª de Bernardino Soeiro e de Maria dos Santos, de Sorocaba, n. p. de Manoel Gomes Soeiro, de Portugal, e de Ignacia Rosa.

5-2 Joanna Nunes Pedroso, de Sorocaba, casou em 1778 em Itapetininga com Francisco de Almeida Prado, de Taubaté, viúvo de Maria Correa Domingues, de Curitiba, f.º de João de Figueiredo e de Margarida de Faria.

5-3 Nicoláu de Oliveira Pedroso, de Sorocaba, casou em 1784 em Itapetininga com Izabel Maria, de Mogi-mirim, f.ª de José Paes de Almeida e de Maria Theresa de Jesus, de Parnaíba.

5-4 Francisca Nunes Pedroso casada em 1787 em Itapetininga com Domingos Ferreira de Castilho f.º de José Fernandes Vianna e de Maria Ferreira Pedroso, de Pindamonhagaba.

5-5 Anna Pedroso casada em 1794 em Itapetininga com Antonio Francisco Pereira, de Paranaguá, f.º de José Francisco da Cruz e de Anna Dias.

5-6 Anna Maria casada em 1797 em Itapetininga com Vicente Luiz, viúvo de Antonia Maria.

4-2 Catharina de Macedo que foi casada com João Correa da Fonseca. Teve q. d.: 5-1 Manoel Correa de Tavora hab. de genere. 4-3 Antonio de Oliveira Pedroso que foi casado com Joanna de Lemos f.ª de Balthazar Pacheco, natural das Ilhas, e de Maria de Lemos, natural de Paranaguá, onde deixou geração.
3-3 Maria de Almeida Pedroso casou 1.º em 1710 em Itu com Francisco Affonso Vidal f.º de outro de igual nome e de Maria Soares, Tit. Pretos; 2.ª vez foi casada com seu primo Paulo de Anhaya Leme f.º de Antonio Leme de Miranda e de Vicencia da Costa. Com geração deste 2.º marido em Tit. Alvarengas.
Pág. 538
3-4 Anna Pedroso de Cerqueira foi casada em 1716 em Itu com o sargento-mor Ignacio de Almeida Lara f.º de Diogo de Lara e de Anna Maria Leme do Prado. Com geração em Tit. Laras. 2-3 Lucrecia Pedroso, 3.ª e última f.ª do § 6.º, foi casada com Thomaz Mendes Barbosa. Teve q. d.: 3-1 Antonio Pedroso de Oliveira casado em 1704 em Itu com Maria Leme do Prado f.ª de Domingos Leme da Silva e de Maria Cordeiro de Almada. Com geração no V. 2.º pág. 256.

3-2 José Barbosa Leme casado em 1691 em Itu com Margarida Bernardes f.ª do capitão Lourenço Correa Ribeiro e de sua 1.ª mulher Maria Pereira de Azevedo. Tit. Almeidas Castanhos. Teve q. d.:

4-1 Antonia Leme casada em 1705 em Itu com Antonio Soares Ferreira f.º do capitão Francisco Affonso Vidal e de Maria Soares. Tit. Pretos. Segundo escreveu Pedro Taques, esta Antonia Leme foi 2.ª vez casada com Pedro Rodrigues Neves, natural de Lisboa (irmão do coronel Francisco Rodrigues Neves que foi governador de Angola ou S. Thomé). Teve do 1.º marido q. d.: 5-1 Escholastica Leme Barbosa que casou em 1731 em Itu com Antonio Nunes de Queiroz, do Porto, f.º de Martinho Nunes de Oliveira e de Sebastiana de Queiroz, naturais de Portugal. Teve pelo inventário com testamento de Antonio Nunes de Queiroz em 1766 em Sorocaba os 14 f.ºs seguintes (C. P. de S. Paulo): 6-1 Vicente Nunes de Queiroz casado em 1769 em Sorocaba com Izabel Soares f.ª de Antonio Pedroso de Abreu e de Izabel Soares de Araujo. Tit. Cubas. Teve q. d.: 7-1 Antonio Leite de Queiroz casado em 1793 em Sorocaba com Angela Rodrigues de Macedo f.ª de Domingos Rodrigues de Macedo e de Maria Paes de Oliveira. Tit. Taques.

Pág. 539

7-2 José Soares de Queiroz casou 1.º em 1797 em Sorocaba com Maria Fogaça f.ª de Lourenço de Almeida Ciebra, V. 1.º pág. 73; 2.ª vez casou em 1833 na mesma vila com Anna Francisca de Barros f.ª de José de Barros Leite e de Maria do Belem. Teve da 1.ª, q. d.:

8-1 Francisco Soares de Queiroz casado em 1830 em Sorocaba com Francisca Amalia do Amaral f.ª do tenente José do Amaral Gurgel. Com geração em Tit. Godoys.

8-2 Maria Jacintha casada em 1819 na mesma vila com Christiano Helmes.

8-3 Bento Cypriano de Queiroz casado em 1821 na vila supra com Anna Gertrudes Ayres f.ª de Demetrio José dos Santos e de Theodora Leme.

8-4 Francisca de Almeida casada em 1824 em Sorocaba com Manoel Antonio dos Santos f.º do alferes do mesmo nome e de Felizarda Maria da Rosa.

7-3 Maria Leite casada em 1795 em Sorocaba com Francisco de Paula f.º de Valentim Paes de Almeida e de Antonia Leite Furquim.
6-2 Manoel Nunes de Queiroz, f.º de 5-1, casou em 1800 em Sorocaba com Maria Emilia f.ª de Valentim Paes de Almeida do n.º precedente.

6-3 Agostinho José de Queiroz casou em Sorocaba com Rita Maria de Almeida f.ª de José Bicudo de Abreu e de Theresa de Almeida. Tit. Cubas.

6-4 Antonio Nunes de Queiroz casou em 1778 em Sorocaba com Anna Bueno f.ª de Bartholomeu Bueno da Silva e de Anna de Almeida Lara. V. 1.º pág. 508.

Pág. 540
6-5 Francisco Nunes de Queiroz casou em 1772 em Sorocaba com Marianna de Jesus f.ª de João Ferreira da Silva e de Maria de Almeida Tit. Domingues. Teve q. d.: 7-1 Bento Nunes de Queiroz que casou em 1797 em Sorocaba com Anna Rolim de Moura f.ª de João Rolim de Moura e de Maria das Neves. V. 1.º pág. 145.

7-2 Anna de Queiroz casou em 1798 em Sorocaba com José Elizeu Rolim de Moura irmão de Anna Rolim do n.º precedente. Teve q. d.:

8-1 Rita Maria casada em 1814 em Sorocaba com Francisco de Salles Leite, natural de Mogi das Cruzes, f.º de Custodio Manoel Correa e de Luciana Maria de Almeida.

8-2 Pedro José de Queiroz casado em 1813 em Sorocaba com Vicencia Dias f.ª de José Manoel Antunes e de Antonia Maria.

8-3 João Rolim de Moura casado em 1826 em Sorocaba com Margarida dos Prazeres f.ª de Joaquim Pereira Torres e de Maria da Encarnação.

6-6 (outro) Antonio Soares de Queiroz (cremos) foi casado com Maria Soares irmã de Izabel Soares do n.º 6-1 retro. Teve q. d.: 7-1 Maria Soares casada em 1797 em Itapetininga com Victorino Fernandes, viúvo de Rosa Diniz, f.º de Luiz Fernandes, de Portugal, e de Euphemia Vieira, de Lorena. 6-7 Leonor

6-8 Antonia Leme de Queiroz foi casada com João Pinto da Silva e teve q. d.

7-1 Antonia Maria de Queiroz casada em 1793 em Sorocaba com José Cordeiro de Godoy f.º de Manoel Cordeiro Paes e de Anna da Conceição.
Pág. 541
6-9 Joanna Maria de Queiroz casada em 1793 em Sorocaba com José de Camargo Bueno f.º de André Munhoz de Camargo V. 1.º pág. 200.

6-10 Anna

6-11 Escholastica Maria de Queiroz casada em 1795 em Sorocaba com José Joaquim de Moura, viúvo de Francisca Theresa.

6-12 Maria, já † em 1766, foi casada com José de Lima.

6-13 (outra) Maria, também †, solteira.

6-14 Josepha, † solteira.

5-2 Theresa Affonso, f.º de 4-1, casou em 1732 em Itu com Francisco Pires de Siqueira f.º de Manoel de Miranda de Almeida e de Maria de Siqueira.
Do 2.º marido teve (segundo escreveu Pedro Taques): 5-3 Antonia Rodrigues das Neves que foi casada com o capitão José Paes Falcão que era morador nas minas de Cuiabá em 1764, f.º do capitão-mor Fernando Dias Falcão e de Lucrecia Pedroso de Barros. V. 2.º pág. 320.
3-3 Maria de Jesus que foi casada com João Lourenço Corim f.º de Sebastião Sutil de Oliveira e de sua 2.ª mulher Luzia Corim. Com geração no V. 1.º pág. 66.

3-4 Salvador Paes Barreto casou-se em 1695 em Itu com Catharina Portes f.ª do capitão Clemente Portes d'El-Rei e de Maria de Sauvedra.

§ 7.º

1-7 Maria Barreto, f.ª do Cap. 5.º, foi casada com Agostinho Freire Raposo e faleceu em 1649 deixando 2 f.ºs que são:

2-1 Paschoa

2-2 Lucrecia

Pág. 542

§ 8.º

1-8 Paschoa Barreto, f.ª do Cap. 5.º, foi casada com Marcos Mestre Machado, falecido em 1657 no Rio de Janeiro, irmão do alferes João Lopes Biscardo. Teve (C. O. de S. Paulo) 2 f.ºs:

2-1 João, com 2 anos em 1657.

2-2 Marcos, com 1 ano em 1657.

§ 9.º

1-9 Antonia Pinheiro Raposo, f.ª de Lucrecia Leme Borges de Cerqueira Cap. 5.º e 2.º marido o capitão Antonio Raposo Tavares, foi casada com o capitão João Rodrigues da Fonseca, falecido em 1670. Teve: (C. O. de S. Paulo)

2-1 Antonio Raposo da Fonseca.

2-2 Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, falecido em 1738 em Parnaíba, foi prestante cidadão, governador interino na ausência de Rodrigo Cesar de Menezes; foi casado com Izabel Bueno de Moraes f.ª do capitão Francisco Correa de Lemos e de Joanna Baptista Bueno. Tit. Moraes. Teve (C. O. de S. Paulo) os 6 f.ºs:

3-1 João Raposo.

3-2 Joanna Baptista Bueno que foi casada com Diogo Bueno da Fonseca capitão de auxiliares e guarda-mor das minas de Santa Anna das Lavras do Funil, f.º de Francisco Bueno Luiz da Fonseca. Com geração no V. 1.º pág. 434.

3-3 Lucrecia Leme Borges de Cerqueira que foi casada com o capitão Manoel Francisco Xavier Bueno, irmão de Diogo Bueno do n.º precedente. Com geração no V. 1.º pág. 434.

3-4 Capitão Francisco Correa da Fonseca Guedes que casou com Maria Pinto da Silva, natural de Santos, f.ª do capitão André Cursino de Mattos natural de Cascais, e capitão da infantaria da praça de Santos em 1720, e de Anna Pinto da Silva. V. 2.º pág. 189. Foram moradores em seu sítio no bairro de S. Roque, onde faleceu o capitão Francisco Correa em 1765 e teve (C. O. de S. Paulo) os 6 f.ºs seguintes:

Pág. 543
4-1 Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, com 24 anos em 1775.

4-2 Lopo Leme da Silva e Camara, com 20 anos.

4-3 Izabel Bueno de Moraes que casou 1.º em 1766 em S. Paulo com Francisco Xavier Leite Penteado f.º de Antonio Rodrigues Penteado e de Rosa Maria da Luz, neste à pág. 432; 2.ª vez em 1790 em S. Roque com Vicente de Moraes Camargo, viúvo de Custodia Maria. Tit. Moraes.

4-4 Maria Pinto da Silva que casou em 1789 em S. Roque com Sebastião de Siqueira e Camargo f.º de Henrique da Silva Collaço e de Maria de Siqueira Rocha. Tit. Alvarengas.

4-5 Anna de Brito e Silva, com 11 anos em 1795, casada em 1799 em Parnaíba com Lourenço Castanho de Araujo f.º de outro de igual nome e da 2.ª mulher Maria de Almeida de Siqueira. Tit. Taques. Com geração.

4-6 Capitão José Correa de Fonseca que casou em 1791 em S. Roque com Barbara Paes de Barros f.ª do capitão José de Camargo Paes e de Barbara Paes de Barros. V. 1.º pág. 279. Teve q. d.:

5-1 Alda Brandina casada em 1830 em S. Roque com Jose Ortiz Penteado f.º de Pedro Ortiz Penteado e de Gertrudes Maria. V. 1.º pág. 526.
3-5 Antonia Raposo Tavares casada em 1744 com João da Cunha Franco f.º do coronel Antonio da Cunha de Abreu e de Maria Franco de Oliveira. Com geração em Tit. Furquins.

3-6 Barbara Bueno de Freitas, última f.ª de 2-2.

2-3 Sebastião Pinheiro Raposo foi 1.º casado com Potencia Leite do Prado filha do capitão Paschoal Leite de Miranda, viúva de Antonio de Almeida Lara, Tit. Prados; 2.ª vez casou-se com Izabel Ribeiro de Alvarenga f.ª de Antonio Pinto Guedes e de Branca de Almeida. Tit. Alvarengas. Faleceu assassinado no sertão por salteadores (vide n.º 2-4 seguinte) Teve somente da 1.ª mulher 2 f.ºs: (C. O. de S. Paulo).
Pág. 544
3-1 Antonio Raposo Tavares.

3-2 Francisco Pedroso.

2-4 João Raposo da Fonseca Leme, f.º do § 9.º, foi casado com Maria de Lara de Almeida f.ª de Antonio de Almeida Lara, † em 1680 em Parnaíba, e de Potencia Leite do Prado. Tit. Taques Pompeus. Faleceu João Raposo em 1703 em Parnaíba, e teve (C. O. de S. Paulo) os 2 seguintes f.ºs: 3-1 Antonio de Almeida Lara. A seu respeito escreveu Pedro Taques:

"Acompanhando a seu padrasto(1) Sebastião Pinheiro, encontrou com ele no Rio das Contas tanta copia de ouro em pó, e bruto de folhetas, que se avaliou a grandeza em muitos quintais de arrobas.

Antonio de Almeida Lara, por se apartar do padrasto na derrota que levava para a cidade da Bahia, só por querer vir a S. Paulo ver sua mãe para depois ir incorporar-se com aquele, embarcando-se para a Bahia, gozou da vida que havia de perder pela horrorosa conjuração que estava formada e se verificou (contra a pessoa de) Sebastião Pinheiro, que perdeu a vida no mesmo sertão da Bahia. Estando em S. Paulo Antonio de Almeida que tinha levado a sua mãe duas arrobas de ouro, e tinha deixado em poder de padrasto mais de oito arrobas, teve esta infausta notícia da mortandade que fizeram os agressores, que levaram todo o grosso cabedal de quintais de ouro. Foi isto um grande golpe para sua mãe, que viu cortadas as esperanças que tinha ele de passar com seu cabedal a Portugal, e ali tomar estado, e estabelecer-se. Descobertas as minas de Cuiabá, foi para elas Antonio de Almeida Lara, onde ainda encontrou propícia a fortuna, porque, estando na sua fazenda, assaz populosa da Chapada, nela viveu com o maior respeito, que outro algum nacional ou europeu o competiu. Gastou cabedais grandes no serviço do rei, de que na câmara daquela vila do Cuiabá existem documentos.

____________________

(1) Deve ser tio, ou padrasto de Maria Lara

Pág. 545

O seu tratamento foi sempre igual a sua distinta qualidade; porque em tempo que para ir ao Cuiabá, um cavalo se conduzia embarcado em canoa desde o porto de Araritaguaba até as minas, e por isso se reputava por preço exorbitante, Antonio de Almeida os possuía muito bons.

Foi pródigo; atualmente tinha a sua casa cheia de hóspedes, amigos, parentes e estranhos, no que consumia grande soma de ouro; porque no Cuiabá sempre os víveres custaram excessivos preços; e basta para prova que houve ano em que um frasco de vinho custava dez oitavas de ouro, que em dinheiro são 15$000. Enfim, as grandes despesas que ela fazia, fez com que na decadência das ditas minas viesse reduzir-se a empenhos tais que, deparando-lhe a fortuna o acerto que encontrou por casualidade, lhe não utilizou tanta grandeza. Montado em um formoso bruto muito valente, indo de jornada para o novo descobrimento de Mato Grosso, de repente tropeçou o cavalo, e se foi abaixo. Estranhou a novidade o cavaleiro por ter experiência das forças daquele animal, e, sacando-se da sela, e examinando em terra a causa da violenta queda, achou um escondido tesouro de ouro bruto; porque o cavalo havia posto o casco de uma mão em cima de uma aguda folheta, que já estava na superfície da terra. Naquele mesmo lugar estava toda a grandeza de folhetas não pequenas; de sorte que ali logo chegaram os escravos que vinham na marcha, e dentro da tarde daquele dia se extraíram algumas arrobas de ouro; de cujo Batatal (assim ficou chamado, por serem as suas folhetas semelhantes a este legume) (sic), veio em breve tempo a extrair de onze arrobas todo de folhetas.

Recolhido para o Cuiabá e fazenda da Chapada, mandou afixar cartazes, em que avisava a todos a quem fosse devedor viessem ou mandassem receber as quantias de que eram credores. Assim se verificou admirando aos povos o ânimo deste paulista, que, vivendo tão empenhado, gostosos lhe fiavam os comerciantes tudo quanto mandava buscar a suas casas.

Pág. 546

Logrou de grande respeito, que lhe conciliaram, não só as suas belas qualidades e tratamento, mas os importantes empregos que ocupou, e acabou em patente de brigadeiro. Nunca casou, porque, estando justo para casar com sua prima Leonor, f.ª de Thimotheo de Góes, terceiro provedor e contador proprietário da fazenda real, se desvaneceu este intento pela demora que teve em Cuiabá onde faleceu.

3-2 Anna de Ribeiro Leite, f.ª de 2-4, casou-se com seu parente o capitão-mor José de Góes e Moraes f.º do capitão-mor Pedro Taques de Almeida e de Angela de Siqueira. Com geração em Tit. Taques Pompeus.

2-5 Manoel Pinheiro da Fonseca, f.º do § 9.º, casou-se em 1692 em Itu com Catharina Correa de Azevedo f.ª de Lourenço Correa Ribeiro e de Maria Pereira de Azevedo. Tit. Almeidas Castanhos.

2-6 Fernando Raposo da Fonseca.

2-7 Guilherme Pedroso da Fonseca.

2-8 Maria Antonia Pinheiro da Fonseca foi casada com o capitão-mor Garcia Rodrigues Paes f.º do governador das esmeraldas Fernão Dias Paes e de Maria Garcia Betim. Com geração no V. 2.º pág. 456.

Cap. 6.º

Brigida Paes foi casada com João Martins de Heredia. Teve q. d:

1-1 Maria de Cerqueira que foi casada com Diogo da Fonseca Homem, falecido com testamento em 1687 em S. Paulo, natural da Bahia, f.º de Manoel da Fonseca Homem e de Catharina Mendes. Teve (C. O. de S. Paulo) os 3 f.ºs:

2-1 João Martins de Heredia, testamenteiro de seu pai.

2-2 Antonio

2-3 Manoel

Cap. 7.º

Izabel Paes Borges de Cerqueira casou-se em 1631 em S. Paulo com Francisco de Miranda Tavares, falecido em 1643 com testamento no sítio do Tamboré, S. Paulo; foi natural de Beja e proprietário do ofício de escrivão de órfãos de S. Paulo. Teve (C. O. de S. Paulo) os 5 f.ºs:

Pág. 547

1-1 Catharina Tavares que casou com Sebastião Paes de Barros f.º do capitão-mor governador Pedro Vaz de Barros e de Luzia Leme. Com geração neste à pág. 503.

1-2 Francisco Cesar de Miranda que casou com Anna Peres Leme. Teve q. d.:

2-1 Catharina de Miranda que casou com o capitão Diogo Gonçalves Moreira. Com geração em Tit. Garcias Velhos.

2-2 Francisco Cesar de Miranda Tavares, falecido em 1680, casado com Maria Dias de Chaves. Teve (C. O. de S. Paulo) 3 f.ºs:

3-1 Catharina, com 8 anos em 1680.

3-2 Ignez, com 5 anos.

3-3 Domingas, com 3 anos.

1-3 João Tavares de Miranda casou-se com Izabel de Brito f.ª de Antonio Pedroso de Alvarenga e de Maria de Brito. Tit. Alvarengas. Teve q. d.: 2-1 Anna de Alvarenga casada em 1673 em Parnaíba com Domingos de Crasto Peixoto, natural de Silvares, e de Anna Vaz de Campos, natural de Guimarães.

2-2 Manoel de Miranda Tavares casado em 1685 em Itu com Maria Soares f.ª de Miguel de Almeida e de Maria Soares Ferreira. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º.

1-4 Luiz

1-5 Maria

Cap. 8.º

Maria Borges de Cerqueira casou em 1633 em S. Paulo com Francisco Barreto, irmão de Gaspar Barreto, f.º de Francisco Barreto e de Beatriz Pinto. Teve q. d.:

1-1 Simão Borges de Cerqueira § 1.º

1-2 Anna Barreto § 2.º

1-3 João Barreto § 3.º

1-4 Beatriz Borges Barreto § 4.º

§ 1.º

1-1 Simão Borges de Cerqueira foi casado com Izabel da Costa Tavares f.ª do capitão Diogo da Costa Tavares e de Maria Bicudo. Tit. Bicudos. Teve os 7 f.ºs seguintes:

Pág. 548

2-1 Luzia Borges Leme que casou em 1695 em S. Paulo com Francisco Dias Ribeiro f.º de Antonio Ribeiro Roxo e de Izabel Dias. Teve q. d.: 3-1 Antonio Ribeiro de Moraes, falecido com testamento em 1739 na Cotia, casado com Maria Leme de Figueiredo f.ª de Domingos Leme de Figueiredo e de Izabel Gonçalves de Oliveira. Teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.ºs: 4-1 Theresa de Jesus casada com Francisco Gomes do Amaral.

4-2 Maria Leme casada com Manoel Francisco.

4-3 Escholastica Leme casada com Fillipe Rodrigues.

4-4 Antonia Ribeiro de Moraes, fallecida em 1777, que foi casada com Ignacio Machado. Teve (C. O. de S. Paulo):

5-1 Antonio Machado

5-2 Josepha Machado casada com André Gonçalves Cadaval. Teve q. d.:

6-1 Anna Rosa casada em 1785 na Cotia com Manoel Pedroso de Oliveira f.º de outro de igual nome e de Maria José da Silva. Tit. Oliveiras. Com geração. 5-3 Anna Maria

5-4 Raphael

5-5 Felix

4-5 Jeronimo

4-6 Antonio

4-7 Manoel

4-8 Anna casada com Maximiano Bueno da Silva.

2-2 Leonor Leme Borges de Cerqueira, falecida em 1757 com testamento, foi casada com Antonio de Barros Freire f.º de Luiz de Barros Freire e de Izabel de Paiva. Com geração em Tit. Freitas.

2-3 Catharina Borges de Cerqueira, † em 1727 com testamento, que foi 1.º casada com Antonio Pereira Themudo, falecido em 1692, f.º de João Pereira Themudo e de Maria Gonçalves; 2.ª vez com Manoel Alves Monteiro. Teve (C. O. de S. Paulo):

Do 1.º marido 2 f.ºs:

Pág. 549
3-1 Maria Borges Pereira, foi casada com Sebastião Ribeiro de Almeida, moradores em Itu.

3-2 Anna Borges Pereira casada com José Valente.

Do 2.º marido, f.º único: 3-3 Guilherme Borges Monteiro, falecido sem geração. 2-4 Maria Leme, f.ª do § 1.º retro, casou-se 1.º com José Nogueira f.º de Luiz do Amaral e de Maria de Saavedra, Tit. Saavedras; este José Nogueira foi assassinado por seu cunhado Ignacio Borges n.º 2-6 adiante, e a viúva Maria Leme passou a 2.ªs. núpcias com Antonio de Freitas de Oliveira f.º do capitão Pedro de Oliveira e de Maria Rodrigues. Tit. Cordeiros Paivas. Não descobrimos geração do 2.º, porém teve do 1.º marido: 3-1 Luiz Nogueira foi 1.º casado com Maria Coelho 2.ª vez em 1720 em Itu com Maria Pires f.ª de Manoel Pires da Rocha e de Angela Francisca de Abreu e 3.ª vez foi casado com Florencia Correa. Faleceu Luiz Nogueira em 1763 em Itu com 73 anos de idade. Sem geração da 3.ª mulher; porém teve da 1.ª 2 f.ªs: 4-1 Maria Leme casada em 1724 em Itu com Francisco Pedroso de Oliveira f.º de Manoel Antunes Lobo e de Maria Pedroso de Oliveira.

4-2 Francisca Nogueira casada em 1749 em Itu com João Leme da Silva, viúvo, natural de Mogi das Cruzes, f.º de Jorge Rodrigues Leme (ou de Niza) e de Ignez da Cunha Pinto. Com geração no V. 2.º pág. 354.

Da 2.ª mulher teve Luiz Nogueira n.º 3-1 os 4 f.ºs seguintes: 4-3 Manoel Pires que casou em 1772 em Itu com Maria de Almeida, natural da Campanha, bisp. de Mariana, f.ª de Francisco de Almeida Lara Taques e de Izabel de Arruda. V. 2.º pág. 173. Teve q. d.: 5-1 José Pires de Almeida casado em 1798 em Porto Feliz com Anna Francisca da Silva, viúva de Domingos Alvares, f.ª de João Francisco da Silva e de Rosa Maria, por esta, neta do capitão Antonio Soares da Costa e de Maria Gonçalves de Jesus. Neste à pág. 485.
Pág. 550
4-4 Rita Pires de Godoy, falecida em 1743 com 18 anos de idade, foi a 1.ª mulher do capitão-mor de Sorocaba Salvador de Oliveira Leme (o Sarutayá). Deixou um f.º no V. 1.º pág. 69.

4-5 Salvador do Amaral, falecido em 1790 em Itu, foi 1.º casado em 1772 em Araritaguaba com Maria Leite da Silva f.ª do capitão Antonio Luiz Coelho e de Maria Leite de Miranda; faleceu esta 1.ª mulher em 1777, e Salvador do Amaral passou a 2.ªs. núpcias com Joanna Paes de Camargo f.ª de João Antunes Paes e de Rita Maria de Camargo. V. 1.º pág. 173. Teve:

Da 1.º mulher a f.ª única:

5-1 Maria Leite do Amaral que casou em 1789 na freguesia de Araritaguaba com o alferes Raphael da Silveira Leme f.º de Raphael Leme de Oliveira e de Anna Leite Goulart. Com geração em Tit. Alvarengas. Da 2.ª mulher teve os 3 f.ºs seguintes: 5-2 Feliciano do Amaral Camargo que casou em 1803 em Sorocaba com Francisca de Camargo f.ª de João Leme da Silva e de Maria Paes de Camargo. Neste à pág. 307; (cremos) casou 2.ª vez com ... da Silveira Leite e teve: 6-1 Salvador do Amaral Camargo casado com Gertrudes da Silveira.

6-2 Raphael do Amaral Camargo casado com Idalina Correa de Moraes. V. 2.º pág. 415.

6-3 Antonio do Amaral Camargo casado com Anna Coelho de Oliveira, f.ª do tenente José Coelho de Oliveira Prestes. Tit. Furtados.

6-4 Feliciano do Amaral Camargo casado com Gertrudes Coelho de Oliveira, irmã de Anna Coelho do n.º 6-3 precedente.

5-3 Joaquim
Pág. 551
5-4 Rita do Amaral casada em 1804 em Sorocaba com Vicente Ferreira Pinheiro f.º de Ignacio Pinheiro Homem e de Marianna Cardoso. 4-6 Maria Nogueira, f.ª de 3-1 e 2.ª mulher, foi casada com Caetano de Sousa Leme f.º de Miguel Coelho de Sousa e de Francisca Vaz Cardoso. Com geração no V. 2.º pág. 258. 3-2 Simão de Godoy Nogueira, f.º de Maria Leme n.º 2-4 e 1.º marido José Nogueira, casou-se em 1710 em Itu com Maria Moreira f.ª de Pedro Moreira Durões e de Mecia Ribeiro. Quando casou-se tinha o nome de Simão Borges, e faleceu com o de Simão de Godoy Moreira em 1768 com testamento em Itu e teve (C. O. de Itu e Res. de testamentos C. Ec.) 4 f.ºs: 4-1 Gaspar de Godoy Moreira casado com Anna Moreira Cardoso f.ª de Ignacio de Mello Coutinho e Anna Maria da Silveira, por esta neta de Mathias Cardoso de Almeida (de quem foi f.ª natural), este sobrinho do tenente-general do mesmo nome, V. 3.º pág. 337. Teve q. d.: 5-1 Maria de Godoy Cardoso casada em 1776 em S. Paulo com Manoel Joaquim de Moraes, natural de Mogi das Cruzes, f.º de Antonio da Cunha Gago e de Maria de Moraes. Tit. Cunhas Gagos. Ali a geração.

5-2 Joaquim Antonio de Godoy Moreira que casou em 1785 em Mogi das Cruzes com Gertrudes Maria de Sousa f.ª de José de Sousa Pinto e de Anna da Cunha Cardoso. Tit. Moraes.

5-3 Rosa Maria casada em 1794 em S. Paulo com Miguel Antonio de Miranda, viúvo de ...

5-4 Francisco Xavier de Godoy casado em 1796 em Mogi das Cruzes com Custodia Maria f.ª de João Pedroso Barbosa e de Benta Cardoso de Camargo. Tit. Moraes

Pág. 552
5-5 Gertrudes Maria casada em 1796 em Mogi das Cruzes com Lourenço Pedroso Barbosa f.º de João Pedroso Barbosa do n.º precedente. Tit. Moraes.

5-6 José Antonio de Godoy casado em 1796 em Mogi das Cruzes com Gertrudes Maria de Oliveira f.ª de Gonçalo Antonio Moreira e de Maria de Sousa. Tit. Moraes.

4-2 Manoel de Godoy Ribeiro, f.º de 3-2, casou-se com Rita Maria f.ª de Domingos Marques de C... e de Rosa Maria. Teve q. d.: 5-1 Capitão Salvador Bueno de Oliveira que casou em 1805 na freguesia de Juqueri com Maria Jacintha f.ª do capitão-mor Jacintho Rodrigues Bueno e de Maria de Oliveira. V. 1.º pág. 397, com geração ali. 4-3 Felix de Godoy Moreira que casou em 1778 em Itu com Joanna Paes f.ª de Bento Fernandes e de Maria Paes Rodrigues.

4-4 Francisca Rosa de Godoy, já falecida em 1760, casou-se em 1739 em Itu com José de Toledo Piza, falecido em 1761, f.º do capitão Bento de Toledo Piza e de Josepha de Almeida. Com geração em Toledos Pizas.

3-3 José Nogueira, f.º de 2-4 e 1.º marido, casou-se em 1718 em Itu com Francisca Moreira, f.ª de Pedro Moreira Durões e de Mecia Ribeiro. Faleceu em 1765 em Itu e teve (C. O. de Itu) os 8 f.ºs seguintes: 4-1 Mecia Ribeiro casada com Sebastião Leme f.º do João Gomes de Mendonça e de Anna Ribeiro. Com geração em Tit. Alvarengas.

4-2 Francisco, com 40 anos em 1765, estava ausente.

4-3 Izabel Moreira estava casada com Manoel Velloso.

4-4 Maria Leme estava casada com Antonio Soares de Siqueira f.º de outro de igual nome e de Rosa Dutra. Tit. Dultras Machados.

Pág. 553
4-5 Rita Nogueira estava casada com José Gonçalves Ferrão, natural de S. Paulo, f.º de João Gonçalves Ferrão, natural de Portugal, e de Anna das Neves. Teve q. d.: 5-1 Joaquim Gonçalves que casou em 1786 em Itu com Anna Theresa, natural da freguesia de Araritaguaba, f.ª de Amador Bueno de Camargo e 2.ª mulher Marianna Cardoso. V. 1.º pág. 475.

5-2 Anna Maria que casou em 1798 em Itu com José Joaquim de S. Paio f.º de Antonio de Godoy Moreira e de Maria de Jesus. Tit. Godoys.

4-6 Escholastica Leme Nogueira, era solteira em 1765 com 20 tantos anos.

4-7 José Nogueira.

4-8 Anna Nogueira, última f.ª de 3-3, estava casada com João de S. Paio.

3-4 Domingos Leme de Godoy, f.º de 2-4, casou-se em 1723 em Itu com Anna de Almeida f.ª de João Lourenço Corim e de Maria de Jesus, V. 1.º pág. 66. Teve q. d.: 4-1 Rosa de Almeida casada em 1759 em Itu com Francisco Xavier Soares f.º de Paulo Rodrigues Vidal e de Ignacia de Almeida.
2-5 Theresa Borges, f.ª do § 1.º

2-6 Ignacio Borges, f.º do § 1.º, assassino de seu cunhado José Nogueira do n.º 2-1 retro, por sua vez foi assassinado por um f.º bastardo de seu cunhado dito José Nogueira.

2-7 Fernão Borges de Cerqueira, último f.º do § 1.º, faleceu em 1731 em Itu, casado com Maria Rodrigues. Sem geração.

§ 2.º

1-2 Anna Barreto, f.ª Cap. 8.º, faleceu com testamento em 1684 em S. Paulo, e foi 1.º casada com Gonçalo de Almeida, † em 1673, e 2.ª vez com Jorge Lopes Ribeiro. Sem geração deste 2.º, porém teve do 1.º marido 2 f.ºs:

2-1 Izabel, com 16 anos 1684.

2-2 Maria, com 14 anos e 1684.

Pág. 554

§ 3.º

1-3 João Barreto em 1684 era homem solteiro e doentio, como declarou para eximir-se do cargo de tutor de suas sobrinhas do § 2.º precedente.

§ 4.º

1-4 Beatriz Borges Barreto casada com seu parente Jeronimo Pedroso de Oliveira, f.º de Fernando de Oliveira Vargas e de Anna Borges de Cerqueira § 6.º Cap. 5.º deste Tit.


Página inicial