Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Volume I - Pág. 503 a 545
Tit. Buenos da Ribeira
(Parte 3)
Pág. 503
§ 9.º
1-9 Francisco Bueno Luiz, último f.º do Cap. 1.º
Cap. 2.º
Francisco Bueno, † em 1638, f.º do castelhano Bartholomeu Bueno de Ribeira, serviu os honrosos cargos da republica em S. Paulo, e casou-se em 1630 em S. Paulo com Filippa Vaz f.ª de Francisco João Branco e de Anna de Cerqueira. Francisco João Branco foi homem nobre, natural de Setúbal, irmão do padre Antonio João Branco e de Manoel João Branco casado com Maria Leme § 4.º do Cap. 5.º do Tit. Lemes, f.ºs. de Simão João e de Filippa Vaz. Teve Francisco Bueno 2 f.ºs. que são: (1)
1-1 Anna de Cerqueira§ 1.º
1-2 Bartholomeu Bueno da Silva, o Anhanguéra§ 2.º
§ 1.º
1-1 Anna de Cerqueira foi casada com Jeronimo de Camargo f.º de Jusepe de Camargo e de Leonor Domingues. Com geração à pág. 374 deste.
§ 2.º
1-2 Bartholomeu Bueno da Silva (de alcunha: o Anhanguéra), natural de Parnaíba, foi notável sertanista. Relatando os feitos deste Bartholomeu Bueno, escreveu Azevedo Marques nos seus Apontamentos Históricos:
____________________
(1) Este Francisco Bueno, Cap. 2.º, foi capitão de uma bandeira que em 1637 estava no sertão, como se vê do inventário de Estevão Gonçalves, que fez parte dessa bandeira e que faleceu com testamento no sertão em 1637. Era Estevão Gonçalves f.º de Balthazar Gonçalves Malio, que também tomo lugar nessa bandeira, juntamente com outros companheiros que foram: Henrique da Cunha (testamenteiro do defunto), João Paes Malio, João Fernandes, Antonio Fernandes Malio, Antonio Dias Carneiro, Sebastião Mendes, Christovão Mendes, Gregorio Pereira, Manoel da Cunha Gago (escrivão nomeado para servir no inventário), Francisco de Siqueira, Antonio de Siqueira, Domingos Garcia, e Francisco da Cunha, que figuram como arrematantes ou fiadores no leilão, a que se procedeu no sertão, dos bens do dito Estevão Gonçalves. Não sabemos se faleceu o capitão Francisco Bueno no sertão ou se em povoado, só conhecemos a data do falecimento que foi 1638.
Pág. 504
"Este notável sertanista em 1682 penetrou com numerosa bandeira nos sertões do gentio Goyà, e descobriu ouro por observar que as mulheres dos índios se ornavam com folhetas daquele metal. Anteriormente a ele, porém sem resultado, diversos bandeirantes paulistas haviam explorado quase todo o sertão, hoje (1) província de Goiás e Mato Grosso, tais foram (como se vê no inventário do capitão Francisco Ribeiro de Moraes em 1665) o capitão-mór Francisco Lopes Buenavides, o capitão Francisco Ribeiro de Moraes, que faleceu na exploração, Jeronimo Bueno, f.º natural de outro (que era irmão de Amador Bueno), João Martins Heredia, Antonio Ribeiro Roxo, Antonio Fernandes Barros, Francisco Sutil Cide, João de Lara e um tal Manoel Corrêa, que se diz achara algumas oitavas de ouro, que trouxera à povoado. (Cartório 1.º de Orphãos inventário de Francisco Ribeiro de Moraes, Alencastre, - Anais da província de Goiás). Bartholomeu Bueno o Anhanguéra, nessa exploração levava em sua companhia um filho do mesmo nome, de idade de 12 anos, que voltou com seu pai a Parnaíba, tendo este apreendido e conquistado tantos índios, que com eles se poderia fazer uma vila, renunciando por essa ocasião a exploração de minas do precioso metal, mas tendo obtido a certeza de sua abundância pelo estratagema de lançar fogo a um vaso de aguardente em presença dos índios, que, aterrados, prometeram mostrar os lugares em que existia; e pelo que dai em diante o denominaram - Anhanguéra - que significa, Diabo Velho. Pedro Taques refere que este Bartholomeu Bueno tinha um olho furado ou estragado, provindo deste defeito o nome que os índios lhe puseram; mas atribui o fato da aguardente em chamas a outro paulista, também conquistados dos índios, Bento Pires Ribeiro".
Foi 1.º casado com Izabel Cardoso f.ª do capitão Domingos Leme da Silva, que foi inventariado em 1684 em Sorocaba, e de Francisca Cardoso, n. p. de Pedro Leme e de Helena do Prado, n. m. de Antonio Lourenço e de Izabel Cardoso, em Tit. Lemes Cap. 1.º § 5.º; segunda vez casou Bartholomeu Bueno em 1697 em Parnaíba com Maria de Moraes f.ª de Jeronimo (pág. 505) de Lemos e de Leonor Domingues. Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º. Sem geração desta 2.ª. mulher, porém, teve da 1.ª:
____________________
(1) Azevedo Marques escrevia em 1879.
Pág. 505
2-1 Francisca Cardoso que casou em 1670 em Parnaíba com Manoel Peres (sócio de seu cunhado Bartholomeu n.º 2-8 em 1722) f.º de Alonso Peres Calhamares e de Maria da Silva, à pág. 13 deste. Faleceu Francisca Cardoso em 1683 e deixou pelo seu inventário (C. O. de S. Paulo) os dois f.ºs. que descrevemos em seguida. Manoel Peres Calhamares, antes de seu cunhado Bartholomeu Bueno da Silva, o moço, já tinha penetrado os sertões de Goiás; e no rio dos Pilões tinha deixado uma tapera, onde teve roça e onde tinha descoberto, numa parede de pedra, os martírios de Cristo. Seus 2 f.ºs. foram:
3-2 Bartholomeu Bueno Calhamares em 1705 tirou dispensa de impedimento para casar com Izabel da Cunha Gago f.ª de Paschoal Delgado Lobo e de Marianna de Camargo, à pág. 372 deste V.
2-3 Antonio Bueno da Silva foi casado com Bernarda Ortiz de Camargo, † em 1761 em S. Paulo, f.ª de José Ortiz de Camargo e de Izabel Ribeira. Tit. Furquins Cap. único § 5.º. Teve, naturais de Juqueri, os 5 f.ºs.:
5-2 João, batizado em Juqueri em 1789
5-3 Anna Jacintha casada em 1818 em Juqueri com Francisco Galvão.
6-2 Joaquim batizado em Atibaia em 1799
6-3 Antonio batizado em Atibaia em 1802
6-4 Maria batizada em Atibaia em 1804
6-5 Maria batizada em Atibaia em 1806
6-6 José Franco Bueno
6-2 José
4-6 Anna Bueno da Silva, solteira em 1782
4-7 Bernarda Franco foi casada com o capitão Felix de Almeida Lara f.º do Cap. José Pires de Almeida e de Maria de Arruda. Tit. Pires Cap. 10.o. § 10.o. n.º 2-5, 3-3, ali a geração.
4-2 José Bueno
4-3 João Bueno
4-4 Amaro Bueno da Silva, natural de Paranapanema e freguês de Itapetininga, casado em 1790 em S. Roque com Maria Joaquina da Fonseca Andrews f.ª de Ignacio Pedroso de Mongellos e de Catharina da Fonseca Andrews.
4-5 Gonçalo Bueno
4-6 Maria de Almeida casou em 1761 em Sorocaba com Paschoal Delgado de Moraes, viúvo de Ignacia de Almeida Taques, f.º de Pedro de Moraes de Siqueira e de Izabel Delgado. Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º, 2-1, 3-5, 4-3.
4-7 Izabel Bueno casou 1.º em 1767 em Sorocaba com João Pinto da Silva, natural de Minas Gerais, f.º de Diogo Pinto Torres, (pág. 508) de Lisboa, e de Antonia da Silva de Aguiar. Já era † em 1773, porque João Pinto da Silva passou a 2.ªs. núpcias nesse ano em Sorocaba.
4-9 Anna Bueno casou em 1778 em Sorocaba com Antonio Nunes de Queiroz f.º de outro e de Escholastica Leme Barbosa. Tit. Borges de Cerqueira Cap. 5.º § 6.º n.º 2-2.
3-4 Marianna Bueno da Silva, f.ª de 2-3.
3-5 José † em menoridade
2-5 Capitão Simão Bueno da Silva, f.º do § 2.º, casou em 1690 em Parnaíba com Catharina Pedroso f.ª de Francisco Pedroso Xavier e de Maria Cardoso. Tit. Moraes Cap. 3.º § 2.º, 2-2, 3-3. Teve:
Da 1.ª. mulher:
4-2 Maria Bueno da Silva casada em 1761 em Santo Amaro com Ignacio Francisco Xavier (pág. 509) f.º de Francisco Rodrigues Moreira e de Rosa Maria Ramos, n. p. de Paulo de Saavedra e de Anna Rodrigues (Tit. Saavedras), n. m. de Joaquim Pereira de Magalhães e de Izabel Pedroso.
4-4 Francisco Xavier Bueno casado em 1790 em Santo Amaro com Maria dos Passos f.ª de Pantaleão Pereira de Sousa e de Maria Domingues do Ó, n. p. de João Pereira da Silva e de Anna Paes Tenorio, n. m. de Antonio Pereira das Neves e de Maria Ribeiro.
3-3 João Pedroso Xavier casado em 1724 em Parnaíba com Ignez de Bitencor f.ª de Gaspar Nunes Sarmento e de Anna de Abreu. Teve q. d.:
4-2 Francisco Bueno Pedroso (natural de Parnaíba) casado em 1760 em Mogi-mirim com sua parenta Maria Bueno de Godoy f.ª de Izidoro Pinto de Godoy e de Anna Bueno da Silva, por esta, neta de 3-2 supra.
4-3 Maria Pedroso casada com Francisco Xavier de Siqueira f.º de Francisco de Siqueira Gil e de Anna Ribeiro Leite. Com geração em Tit. Dias.
3-5 Simão Bueno da Silva (o moço)
3-6 Maria Bueno da Silva, f.ª do capitão Simão Bueno n.º 2-5, casou em 1719 em Parnaíba (pág. 510) com Salvador Jorge de Moraes f.º de Balthazar de Lemos e Moraes e de Izabel Pires Monteiro. Com geração em Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º, n.º 2-1, 3-6, 4-3.
2-7 Luzia Bueno, f.ª do § 2.º, casou em 1693 em Parnaíba com José de Lemos e Moraes e de Marianna Domingues de Camargo. Com geração em Moraes Cap. 2.º § 5.º n.º 2-2, 3-1.
2-8 Bartholomeu Bueno da Silva (o moço), que, com 12 anos de idade, acompanhou seu pai em 1682 ao sertão de Goiás, em 1722 (40 anos mais tarde) ofereceu-se ao governador capitão-general Rodrigo Cesar de Menezes para explorar de novo aqueles sertões. Sendo aceito seu oferecimento, que era retribuído com promessas de remuneração pelo dito governador, organizou ele uma numerosa comitiva figurando como sócios: seu genro João Leite da Silva Ortiz, seu cunhado Manoel Peres Calhamares casado com a irmã n.º 2-1 supra, seu sobrinho Antonio Ferraz de Araujo f.º de outro e de Maria Pires n.º 2-4 supra, e, acompanhados de religiosos beneditinos Frei Jorge e Frei Cosme, partiram de S. Paulo em 30 de junho de 1722, levando detalhadas instruções sobre as minas que por ventura descobrissem. Depois de 3 anos de lutas no sertão contra a fome, contra os inimigos selvagens que os cercavam, mesmo contra as dificuldades do abandono por parte de alguns de seus companheiros, que desanimavam e fugiam, chegou a descobrir as paragens onde tinha estado 36 anos antes com seu pai. Voltou a S. Paulo em 1725, e, depois de dar contas de sua descoberta ao governador Menezes e demorando-se até 1726 para preparar-se, voltou (pág. 511) para o sertão em Maio desse ano com o fim de estabelecer-se nas novas minas por ele descobertas, levando em sua companhia:
Pág. 511
o padre Manoel de Oliveira Gago, Manoel Pinto Guedes, o engenheiro Manoel de Barros, seu genro João Leite da Silva Ortiz e outras pessoas notáveis; foi revestido do posto de capitão-mór regente das minas do arraial de Santa Anna (hoje termo da capital de Goiás), com jurisdição absoluta no cível e crime, e com poderes de dar sesmarias. Chegando ás minas, deu começo a povoação, que em 1739 foi elevada a categoria de vila, com o nome Vila Boa de Goiás. Bartholomeu Bueno da Silva faleceu pobre em 1740, tendo ficado no esquecimento todo o seu sacrifício pela causa publica; ele, que deu um aumento enorme de riqueza à coroa de Portugal, sacrificando na descoberta das minas toda a sua fortuna que tinha herdado de seus pais, teve de recorrer ao governador de Goiás D. Luiz de Mascarenhas, que, sob sua responsabilidade, lhe mandou dar em nome de El-Rei uma arroba de ouro das rendas do estado. Este ato do governador foi censurado, e ordenou-se a restituição dessa quantia com seqüestro dos bens do beneficiado, se por outros meios não fosse efetuada.
Em 1726, à requerimento de Bartholomeu Bueno e seu genro João Leite, tinha sido concedido pelo governador Rodrigo Cesar de Menezes, por 3 vidas, o direito de passagens nos rios, que dependessem de canoas, no caminho de seus descobrimentos e uma sesmaria em cada uma das passagens com 6 léguas de testada e outras tantas de sertão, nos rios Iguatibaya, Jaguari, Rio Pardo, Rio Grande, Rio das Velhas, Rio Parnaíba, Rio Guacurumbá, Rio da Meia Ponte, e dos Pasmados. Entretanto, apenas estabelecidas as 1.ªs. estações para cobrança desses direitos, foram nulificadas as concessões pelo governador Antonio da Silva Caldeira Pimentel, que moveu guerra contra Bartholomeu Bueno, Bartholomeu Paes de Abreu e João Leite da Silva Ortiz.
Este veio a falecer vitimado pelo veneno em 1730 em Pernambuco, quando se dirigia ao reino para representar contra os desmandos do dito Caldeira Pimentel.
Pág. 512
Foi Bartholomeu Bueno da Silva, n.º 2-6, casado com Joanna de Gusmão f.ª de Balthazar de Godoy Moreira e de Violante de Gusmão. Tit. Godoys Cap. 4.º § 5.º. Teve:
4-2 José Joaquim de Gusmão
4-3 Alexandre de Gusmão
4-4 Margarida de Campos Bueno que casou com seu parente Lourenço Cardoso de Negreiros f.º do capitão Antonio Cardoso de Campos e de Quiteria Leite da Silva. Tit. Raposos Góes Cap. 3.º § 1.º.
3-3 Izabel Bueno da Silva, f.ª de 2-8, foi casada com João Leite da Silva Ortiz, guarda-mór das minas de Goiás, f.º de Estevão Raposo Bocarro (pág. 513) e de Maria de Abreu Pedroso Leme. Com geração em Raposos Cap. 3.º § 1.º.
3-5 Rosa Bueno de Gusmão foi casada com Bento Paes de Oliveira † em 1753 em Goiás, f.º de Francisco Paes de Oliveira d'Horta e de Marianna Paes Leme. Tit. Hortas Cap. 2.º §3.º, 2-4, 3-7.
3-6 Francisco Bueno da Silva
3-7 Leonor Bueno da Silva foi casada com Domingos Rodrigues do Prado f.º de outro de igual nome e de Violante de Siqueira. Tit. Prados Cap. 6.º § 2.º n.º 2-7, 3-3. Com geração.
3-8 Escholastica de Gusmão casada em 1726 em Parnaíba com Luiz Pedroso Furquim f.º do capitão Antonio Furquim da Luz. Tit. Furquins.
3-9 ... casada em Goiás com Francisco Rodrigues Penteado f.º de José Corrêa Penteado. Tit. Penteados Cap. 7.º § 1.º.
Cap. 3.º
Bartholomeu Bueno de Ribeira (o moço) casou 1.º com Agostinha Rodrigues f.ª de Garcia Rodrigues Velho e de Catharina Dias; 2.ª. vez em 1631 em S. Paulo com Marianna de Camargo f.ª de Jusepe de Camargo e de Leonor Domingues. Com geração neste à pág. 387.
Cap. 4.º
Jeronimo Bueno foi da governança de S. Paulo e penetrou o sertão no posto de capitão-mór da tropa em 1644, (pág. 514) com o fim de conquistar índios bravios no Rio Paraguai, domínio de Castela, e ali pereceu com toda sua tropa ás mãos dos inimigos. Foi casado com Clara Parente f.ª de Manoel Preto e de Agueda Rodrigues. Tit. Pretos Cap. 4.º. Teve 5 f.ºs.:
Pág. 514
1-1 Maria Bueno§ 1.º
1-2 Bartholomeu Bueno§ 2.º
1-3 Jeronimo Bueno§ 3.º
1-4 Izabel de Ribeira§ 4.º
1-5 Messia Bueno de Ribeira§ 5.º
§ 1.º
1-1 Maria Bueno casou em 1642 em S. Paulo com Lourenço de Siqueira de Mendonça, † em 1665, f.º de Lourenço de Siqueira e de Margarida Rodrigues. Com geração em Siqueiras Mendonças Cap. 1.º § 4.º.
§ 2.º
1-2 Bartholomeu Bueno
§ 3.º
1-3 Jeronimo Bueno (o pé de pau, por ter uma perna de pau) † solteiro em 1693.
§ 4.º
1-4 Izabel de Ribeira foi casada com José Ortiz de Camargo f.º de Claudio Furquim Francez e de sua 3.ª. mulher Anna Maria de Camargo. Com geração em Furquins Cap. único § 5.º.
§5.º
1-5 Messia Bueno de Ribeira, † solteira.
Cap. 5.º
Maria de Ribeira, f.ª do tronco, foi casada com João Ferreira Pimentel de Tavora, † em 1625, natural da vila de Alverca, comarca de Torres Vedras, f.º de Vicente da Rocha Pimentel e de Messia Ferreira de Tavora. À pedido (pág. 515) do f.º Pedro da Rocha Pimentel, § 1.º, se processou em Lisboa e provou-se num instrumento - de puritate et nobilitata probanda - que João Ferreira Pimentel de Tavora era de qualificada nobreza por si, seus pais e avós paternos e maternos, os quais tratavam-se com criados, cavalos, armas, etc. Este instrumento está junto ao auto de justificação - de nobiliate et puirificate sanguinis - que fez Messia Ferreira Pimentel de Tavora, §2.º adiante, e obteve sentença pela qual foi julgada filha legitima, por ser irmã direita do dito Pedro da Rocha Pimentel.
João Ferreira Pimentel de Tavora ocupou os honrosos cargos do governo em S. Paulo, com grande respeito, estimação e autoridade. Teve os 2 f.ºs.:
Pág. 515
1-1 Pedro da Rocha Pimentel§ 1.º
1-2 Messia Ferreira Pimentel de Tavora§ 2.º
§ 1.º
1-1 Pedro da Rocha Pimentel casou em 1663 em S. Paulo com Leonor Domingues de Camargo f.ª de Claudio Furquim Francez e de sua 3.ª. mulher Anna Maria de Camargo. Tit. Furquins Cap. único § 6.º. Faleceu Pedro da Rocha em 1699 com testamento e teve (C. O. S. Paulo) 10 f.ºs.:
2-2 Capitão Bartholomeu da Rocha Pimentel
2-3 Capitão Jeronimo da Rocha Pimentel
2-4 João da Rocha Pimentel
2-5 Pedro faleceu sem geração
2-6 João faleceu sem geração
2-7 Vicente faleceu sem geração
2-8 Maria de Ribeira
2-9 Anna Maria
2-10 Messia
Pág. 516
3-2 Joanna do Prado foi casada em S. João de Atibaia com Antonio Paes das Neves, † em 1736, f.º de João das Neves Pires e de Catharina do Prado. Com geração em Tit. Pires Cap. 6.º § 2.º n.º 2-1, 3-2.
3-3 Leonor Domingues foi casada com o capitão Francisco Bueno de Camargo f.º de ... Cathamares e de Lucrecia Bueno de Camargo. Com geração à pág. 416 deste.
3-4 Marianna do Prado foi casada com o capitão Simão Bueno da Silva (não sabemos si é o velho n.º 2-5, viúvo de Catharina Pedroso, ou si é o f.º do mesmo nome, o n.º 3-5 de 2-5).
3-5 Escholastica era solteira ao tempo do inventário de seu pai.
4-3 Maria Franco, † em 1779 em Parnaíba, ali casou em 1766 com Antonio Alves Feyo, † em 1799 em S. Paulo, f.º de José Manoel Teixeira Feyo e de Gertrudes Pedroso de Barros. Com geração em Tit. Pedroso Barros Cap. 2.º § 1.º n.º 2-11, 3-1.
4-4 Ursula Franco de Oliveira casou-se em 1767 em Parnaíba com José Leme de Oliveira f.º de Antonio Leme de Alvarenga e de Domingas de Lima. Tit. Alvarengas. Sem geração.
4-5 Maria Joaquina Pedroso casou-se em 1775 em Parnaíba com Jeronimo de Godoy Moreira f.º do tenente José de Godoy Moreira e de Izabel Cardoso. Com geração em Tit. Godoys.
4-6 Bartholomeu da Rocha Franco casou em 1783 em Parnaíba com Senhorinha Antonia da Silva Serra f.ª de Antonio da Silva Serra. Sem geração.
4-7 João Franco da Rocha casou-se em 1783 em Parnaíba com Anna Francisca de Andrade, irmã inteira de Senhorinha do n.º 4-6.
4-8 Daniel da Rocha Franco, † solteiro em 1784 em Santos, deixou um f.º natural:
4-10 Anna Franco Cardoso casou-se em 1785 em Parnaíba com João Francisco de Andrade, irmão de Francisco Antonio de Andrade do n.º precedente. Com geração em Tit. Cubas.
3-4 José Ortiz da Rocha, falecido em 1757, foi casado com Escholastica Bueno de Lima f.ª de José Barbosa de Lima e de Catharina Bueno de Miranda (de S. Paulo), n. p. de Gaspar João Barreto e de Maria Barbosa de Lima, n. m. de Amador Bueno da Veiga e de Martha de Miranda. Teve (C. P. de S. Paulo) 4 f.ºs. que são:
4-2 Catharina Franco da Rocha, † em 1823 com testamento em Mogi das Cruzes, casou-se em 1791 em S. Paulo com o capitão Antonio Pimenta de Abreu f.º do capitão-mór João Pimenta de Abreu e de Escholastica de Camargo. Tit. Godoys. Sem geração.
4-3 Escholastica Bueno de Lima casou-se em S. Paulo com o capitão João Leite Penteado f.º de Francisco Rodrigues Penteado e de Thomasia de Almeida Lara. Com geração em Tit. Penteados.
4-4 Sargento-mór Bento Ortiz de Lima faleceu em 1790 em Mogi das Cruzes e ali casou-se em 1784 com Anna Maria de Camargo f.ª do sargento-mór João Pimenta de Abreu e de Escholastica de Camargo, por esta, neta de Francisco de Camargo Ortiz e de Maria da Cunha Lobo. Tit. Godoys Cap. 2.º § 10.o. n.º 2-8. Teve 2 f.ªs.:
5-2 Maria Ignacia † na infância.
4-6 Capitão José Barbosa Ortiz casou em 1782 em Mogi das Cruzes com Angela de Mello f.ª de (pág. 519) Manoel de Mello, natural de Portugal, e de Maria de Araujo, Tit. Godoys Cap. 2.º § 12.º n.º 2-8, 3-1, 4-7. Teve:
5-1 Padre João Barbosa de Mello
5-2 Anna Maria Ortiz casada 1.º em 1799 em Mogi das Cruzes com o capitão Antonio Mariano Franco f.º de Gonçalo Moreira de Carvalho e de Anna Gertrudes Franco, em Tit. Lemes Cap. 1.º § 9.º n.º 2-1, 3-1, 4-3, 5-4, 6-4, 7-1; 2.ª. vez em 1811 na mesma vila com o alferes Francisco Alvares Pereira, viúvo de 5-3 seguinte. Sem geração.
5-3 Gertrudes Maria Barbosa casou em 1809 em Mogi supra com o alferes Francisco Alvares Pereira f.º de Mathias Pereira e de Theresa Maria de Jesus, por esta, neto de Bernardo José de Jesus e de Maria de Jesus, de Portugal.
5-4 Capitão Manoel Barbosa de Mello casado em 1825 em Mogi supra com Maria Prudenciana Franco f.ª do capitão Mariano Franco de Camargo. Tit. Lemes.
5-5 Joaquim Barbosa de Mello casado em 1817 na vila supra com Anna Gertrudes de Araujo f.ª do tenente Manoel Gonçalves Batalha e de Maria do Monte Carmello.
5-2 Catharina Franco que foi casada com o major José Rodrigues da Silva Menezes. Teve (por informações):
6-2 Ignacia Eufrosina de Camargo casou com Francisco Ignacio de Camargo. Teve:
7-2 Arlindo casado
7-3 Elisa Flaquer casada com o dr. em medicina José Luiz Flaquer, que foi deputado federal, e é no presente deputado estadual e chefe político em S. Bernardo. Com geração.
6-4 Umbellina da Rocha, já †, foi casada com o major Francisco Antonio de Borba. Teve:
7-2 Catharina, † em menoridade
6-6 Bento da Silva Menezes, solteiro
6-7 Escholastica de Menezes, viúva de Luiz Filippe Gomes Carneiro. Com geração.
6-8 Francisca, † solteira
6-9 Amelia de Menezes Peak, viúva do tenente-coronel Thomaz Peak, natural de Inglaterra, naturalizado brasileiro, que foi por muitos anos chefe da estação de Jundiaí da S. P. Ry. C.o.. Tem os seguintes f.ºs.:
7-2 Cesaria casada com Avelino Carneiro Braga. Com geração.
7-3 Thomaz Peak Junior casado com Maria f.ª de José Venancio Ferreira.
7-4 Roberto Peak, solteiro
7-5 Carolina casada com Benedicto Rodrigues dos Santos.
7-6 Helena casada em 1903 com Francisco Silveira, viúvo de Christina, o qual neste ano de 1903 é gerente dos armazéns da casa Prado, Chaves & C.o., em S. Paulo. Com geração.
7-7 João Peak, menor
5-3 Antonio Joaquim Ortiz, natural de S. Bernardo, casou com Anna Claudina, natural de Jacareí, f.ª de Joaquim José Bittencourt. Teve 11 f.ºs. (por informações):
6-2 Evarista
6-3 Escholastica Ortiz viúva de João Baptista de Andrade. Com duas f.ªs.:
6-5 Bento
6-6 Tenente-coronel Antonio Joaquim Ortiz, fazendeiro, casado com Maria Candida de Toledo Ortiz. Teve 3 f.ºs.:
8-2 Maria
8-3 Zinadali
8-4 Dinorah
8-2 Odilon
7-3 Aprigio Ortiz de Camargo
6-8 João
6-9 José
6-10 Francisco, †
6-11 Gabriel Ortiz, professor em S. Paulo, casado com Julia Galvão f.ª de Julio Mariano Galvão de Moura Lacerda. Tit. Freitas. Teve:
7-2 Herminia Hilda Ortiz Teixeira casada com Jayme Teixeira, cirurgião dentista. Com geração.
7-3 Benedicto Lacerda Ortiz
7-4 Julia Lacerda Ortiz
7-5 Gabriel Lacerda Ortiz
7-6 Philomena Lacerda Ortiz
7-7 Adamastor Lacerda Ortiz
7-9 Irene Lacerda Ortiz
7-10 Ruben Lacerda Ortiz
6-2 Theodora Ortiz Monteiro casada com seu primo irmão o major Joaquim Antonio Ortiz n.º 6-7 de 5-3.
6-3 Maria Antonia, †
6-4 Amelia
6-5 João Ortiz Monteiro, engenheiro civil, lente na escola politécnica do Rio de Janeiro.
6-6 Gabriel Ortiz Monteiro, casado.
5-7 Catharina Maria Ortiz, † solteira.
5-8 Capitão Bento Barbosa Ortiz faleceu com testamento deixando a f.ª única:
4-10 Anna Maria Ortiz casou em 1780 em S. Paulo com Feliciano Duarte Lobo, viúvo de Rosa Maria Coelho. Com geração em Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º, 2-9, 3-5.
4-11 Helena
4-12 Martinho
4-13 Francisca Maria Ortiz, última f.ª de 3-4, casou em 1788 em S. Paulo com o capitão Bento Pimenta de Abreu, f.º do capitão-mór João Pimenta de Abreu e de Escholastica de Camargo. Com geração em Tit. Godoys Cap. 2.º § 12.º, 2-8, 3-2, 4-2.
4-2 Maria Franco Bueno casada em 1760 em S. Paulo com Francisco Xavier Pedroso f.º de Estanisláu Furquim Pedroso e de Anna de Campos. Com geração em Tit. Furquins.
4-3 Francisco Xavier Bueno, f.º de 3-5, casou 1.º em 1771 em Santo Amaro com Gertrudes Blanco Machado f.ª do capitão Antonio Blanco Ribeiro e de Angela Machado de Moraes, em Tit. Dias Cap. 1.º § 3.º, 2-1, 3-4, 4-2; 2.ª. vez casou com Anna Joaquina de Oliveira f.ª de João Simões Vieira e de Maria Franco de Moraes, na descendência de 3-7 adiante. Teve q. d. da 1.ª. mulher:
4-5 Estevão Ortiz da Rocha, f.º de 3-5, casou 1.º em 1767 em Parnaíba com Maria Leite de Barros f.ª de Antonio Rodrigues Penteado e de Rosa Maria da Luz do Prado, em Tit. Penteados Cap. 6.º § 3.º, 2-12; 2.ª. vez casou em 1791 em S. Paulo com Barbara Maria f.ª de Caetano Dias Teixeira e de Agueda Alves de Siqueira. Tit. Siqueiras Mendonças Cap. 1.º § 2.º, 2-4, 3-2. Teve q. d. da 1.ª. mulher:
7-2 Rita
7-3 Anna
5-3 Francisco Bueno da Rocha casou em 1789 em Atibaia com Gertrudes Cardoso de Oliveira f.ª de Antonio de Sousa de Moraes e de Rita Cardoso de Oliveira. Tit. Freitas Cap. 6.º §3.º.
5-4 Joaquim Franco Penteado casado com sua parenta Rosa Maria Branco f.ª de 4-3 retro. Foram pais de:
5-6 Archangela Rosa Leite casou em 1788 em S. Paulo com Lourenço Pedroso de Moraes, natural da freguesia de Jaguari (Bragança mais tarde), f.º de Antonio de Sousa de Moraes e de sua 1.ª. mulher Rita Cardoso de Oliveira. Com geração em Tit. Freitas Cap. 6.º § 3.º.
5-7 Pedro Ortiz Penteado, f.º de 4-5 e 1.ª. mulher, casou em 1801 em S. Roque com Gertrudes de Almeida Arruda. Tit. Taques Cap. 3.º § 1.º n.º 2-1, 3-1, 4-3. Teve q. d.:
6-2 Anna Luiza casada em 1830 em S. Roque com Jacintho Soares de Pugas, natural do Rio de Janeiro, f.º de Francisco Soares de Pugas e de Gertrudes Marin.
6-3 José Ortiz Penteado casado em 1830 em S. Roque com Alda Brandina f.ª do capitão José Corrêa da Fonseca e de Barbara Paes de Barros. Tit. Borges de Cerqueira Cap. 5.º §9.º n.º 2-2, 3-4, 4-6, 5-1.
5-3 Joaquina Maria de Oliveira foi casada com Antonio José Mendes. Foram pais de:
6-2 Jesuino Mendes
6-3 Joaquim Mendes, já †, foi casado e deixou f.ºs..
6-4 Antonio Mendes, solteiro
6-5 Umbellina
6-6 Florisbella
5-5 Gertrudes Maria de Oliveira † solteira
5-6 Maria Francisca de Oliveira foi casada com Manoel Francisco de Vasconcellos f.º de Alexandre Francisco de Vasconcellos e de Theresa de Jesus. Com geração em Tit. Macieis Cap. 2.º § 7.º n.º 2-2, 3-5, 4-1, 5-6, 6-3.
6-2 Capitão José Gonçalves de Oliveira, já †, que casou em Nazareth com Maria Lourença Duarte Passos f.ª do capitão Luiz (pág. 528) Antonio Gonçalves e de Catharina de Almeida. Tit. Pires Cap. 7.º § 3.º n.º 2-1, 3-5, 4-4, 5-2, 6-1. Teve os 11 f.ºs.:
8-2 Luiz Gonçalves de Oliveira, já †, foi casado, e teve geração.
8-3 José Gonçalves de Oliveira Sobrinho casado com sua prima Gertrudes Maria Gonçalves f.ª de 6-3 adiante. Com geração.
8-4 Francisco Gonçalves de Oliveira, solteiro
8-5 Benedicto Gonçalves de Oliveira, solteiro
8-6 Joaquim Gonçalves de Oliveira, casado com sua prima, f.ª de 7-3 adiante.
8-7 Benedicta, solteira
7-4 Benedicta Maria Gonçalves foi casada com Candido Gonçalves de Oliveira f.º do tenente Manoel Gonçalves de Oliveira. Com geração.
7-6 Bento Gonçalves de Oliveira, † com 12 anos.
7-7 Francisco de Assis Gonçalves de Oliveira casou 1.º com Anna f.ª de José Cyrino; 2.ª. vez com sua sobrinha f.ª de 7-4. Com geração.
7-8 Catharina Maria Gonçalves foi casada com Joaquim Gonçalves de Almeida Ramos f.º do tenente Jeremias Alvares de Almeida Ramos e de sua 1.ª. mulher Catharina Gonçalves. Tit. Alvarengas Cap. 4.º § único, 2-8, 3-3, 4-6, 5-4. Com geração ali.
7-9 Joaquim Firmino Gonçalves casado com Francisca f.ª de José Innocencio, de Sorocaba. Com 3 f.ºs..
7-10 Maria do Pilar Franco casada com Joaquim Gonçalves de Oliveira f.º de 6-3.
7-11 Anna Maria Gonçalves, † solteira.
7-2 Doutor João Gonçalves de Oliveira, já †, foi casado. Teve 5 f.ºs..
7-3 José Joaquim Gonçalves de Oliveira casado com Gertrudes Theodora f.ª de Antonio José Caetano e de Maria das Dores. Tit. Pires Cap. 6.º § 4.º n.º 2-1.
7-4 Padre Antonio Gonçalves de Oliveira, vigário de Santo Antonio da Cachoeira.
7-5 Maria Joaquina Gonçalves, já †, foi casada com Antonio Gonçalves de Oliveira n.º 7-3 de 6-2. Com geração.
7-7 Francisco Gonçalves de Oliveira, † sem geração.
7-8 Escholastica, † com 12 anos.
7-9 Luiz Gonçalves de Oliveira, escrivão de órfãos de Mogi-mirim em 1900, casado com ... Teve geração.
7-10 Gertrudes Maria Gonçalves casada com José Gonçalves de Oliveira Sobrinho n.º 8-3 de 7-1 de 6-2.
7-11 Bento Gonçalves de Oliveira casado com sua sobrinha f.ª de José Gonçalves de Oliveira e de Gertrudes Maria n.º 7-10 precedente.
5-3 Anna Eufrosina, f.ª de 4-7, casou com Carlos Paes da Costa, viúvo de Gertrudes Maria de Barros.
5-4 Oristella Franco casou em 1791 em S. Paulo com o alferes Joaquim Antonio de Moraes f.º do capitão Antonio Bueno de Moraes e de Maria Josepha Fernandes. Tit. Dias Cap. 5.º § 6.º. Faleceu Oristella Franco em 1822 na vila de S. Carlos, e teve (C. O. Campinas) 7 f.ºs.:
6-2 Maria Josepha Fernandes casada com Miguel Antunes Garcia.
6-3 Francisco Antonio de Moraes, praça de artilharia.
6-4 José Bueno de Moraes
6-5 José Joaquim
6-6 Bartholomeu
5-6 Jacintha de Oliveira casou em 1791 em S. Paulo com Sebastião Ferreira da Silva f.º do alferes Joaquim Ferreira e de Izabel da Silva. Teve q. d.:
6-2 Maria do Rosario f.ª de 5-6 retro, casou com Antonio Rodrigues Penteado f.º de ... Teve q. d.:
Da 1.ª. mulher:
5-3 Gertrudes Franco casou com Joaquim de Siqueira Barbosa.
5-4 Escholastica Franco casou em 1785 em Jaguari com Antonio Alvares de Oliveira f.º de João Cardoso de Oliveira e de Anna de Sousa de Moraes. Tit. Freitas.
5-5 Lourenço Franco de Oliveira casado em 1795 na freguesia de Jaguari com Manoela Maria Bueno f.ª de Lourenço Rodrigues de Siqueira e de Rosa Bueno de Oliveira. Tit. Pires Cap. 6.º § 4.º, 2-1, 3-1, 4-5, 5-6, 6-2. Teve q. d.:
6-2 Maximiana Maria de Oliveira casada em 1812 em Bragança com Joaquim Pedroso de Moraes f.º de José Pedroso de Moraes e de Anna Leme da Silva. Tit. Moraes Cap. 1.º § 2.º.
6-3 Pedro Franco, batizado em 1801 em Bragança.
6-4 José, batizado em 1801 em Bragança.
6-5 Rita, batizada em Bragança.
8-2 Maria, solteira
7-3 e outros.
6-5 Esmeria Xavier de Oliveira, que casou em 1814 em Mogi-mirim com Antonio Pereira de Andrade f.º de outro de igual nome e de Maria de Godoy Bueno.
6-6 (na duvida) Christovam Xavier de Oliveira casado duas vezes no Amparo.
4-2 Catharina Bueno de Moraes
4-3 Capitão Francisco Rodrigues Bueno de Aguiar casado em 1789 em Nazareth com Maria Rosa da Assumpção, † em 1796, f.ª de José de Moraes Franco, natural de Lisboa, e de Helena Rodrigues Bueno. Tit. Rodrigues Lopes Cap. 2.º § 5.º n.º 2-1, 3-4. Teve 3 f.ºs.:
5-2 José
5-3 Maria Rosa da Assumpção casada em 1811 em Atibaia com o ajudante Lucas José Leme f.º do guarda-mór Lourenço Leme de Brito e de Maria Gertrudes Franco. Tit. Pires Cap. 7.º § 3.º.
4-5 Victor, f.º de 3-6, batizado em 1747 em Atibaia.
4-2 Ursula Franco da Rocha, † em 1810, casou em 1762 em S. Paulo com o alferes Bento Paes de Moraes, irmão de José Rodrigues Gatto do n.º precedente. Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º. Teve 4 f.ºs.:
5-2 Maria Franco de Moraes casou em 1792 em S. Paulo com o alferes João Simões Vieira f.º de Raphael Simões Vieira e de Emerenciana Rodrigues. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º. Teve:
6-2 Francisco Antonio de Oliveira Simões casado com Gertrudes Maria de Oliveira.
6-3 Luiz Antonio de Oliveira
6-4 Manoel Joaquim de Oliveira
7-2 Maria, já †, foi freira
7-4 Laura, solteira
6-3 Escholastica, † solteira
6-4 Joaquina, viva em 1901, solteira.
6-5 Gertrudes Maria do Carmos, viva em 1901, solteira.
6-2 Maria
4-5 Messia Franco, já † em 1776, casou em 1767 em S. Paulo com Francisco Bueno de Moraes f.º do alferes Martinho Rodrigues Gatto. Com f.ª única em Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º.
4-6 Anna da Rocha foi casada com José Soares f.º de ... Teve q. d.:
4-8 Bernarda Franco da Rocha † solteira com testamento em 1764 em S. Paulo.
4-2 Anna Franco Bueno
e duas f.ªs. naturais que são:
4-3 Catharina
4-4 Escholastica
4-1 Capitão Francisco Franco da Rocha, f.º legitimo de 3-8, natural de Itu, foi morador em Piracicaba no principio do século 19.º onde prestou relevantes serviços no governo dessa nascente povoação. Casou 1.º em 1775 em Itu com Rosa Soares da Silva, inventariada em 1796 em Itu, f.ª de João Soares de Siqueira e de Anna Moreira. Tit. Dultras Machados; 2.ª. vez casou em 1799 em Itu com Maria de Arruda Cesar f.ª de Bento Leme Cesar e de Antonia de Arruda Gurgel. Tit. Chassins. Teve:
Da 1.ª. 7 f.ºs.:
Da 1.ª. mulher:
6-2 Luciana casada com José Franco
6-3 Anna
6-5 Maria
5-3 Maria
5-4 José
5-5 Francisco
5-6 Antonio
5-7 Luiz Gonzaga casado em 1815 em Itu com Maria Theresa f.ª de José Luiz e de Gertrudes de Godoy Rodrigues.
6-2 Maria casada com Joaquim Ferraz de Camargo f.º de ... Teve 7 f.ºs.:
7-2 Francisca casada com João Alves Aranha, morador no Descalvado.
7-3 João casado e morador em Mocóca.
7-4 Joaquim, solteiro.
7-5 Maria
7-6 Alfredo casado com ... f.ª de Antonio Rodrigues Leite, que foi coletor em Pirassununga.
7-7 José casado e morador em Mocóca.
7-2 Carolina casada com o dr. Candido Augusto Rodrigues.
7-3 Theonesta casada com José Henrique Ferraz.
7-4 Antonio Franco do Amaral
7-5 Flosculo Franco
7-6 Olympia Franco
7-7 Albina Franco casada com Jovino Pires (pág. 539) de Campos f.º do † coronel Bento Pires de Campos. Tit. Moraes Cap. 2.º § 5.º, 2-1, 3-5, 4-3, 5-2, 6-1.
7-9 Decio Franco do Amaral
7-10 Fernando Franco do Amaral
7-11 João Franco do Amaral
7-2 Francisca
7-3 Maria foi casada com José Rodrigues Leite f.º de Antonio Rodrigues Leite.
7-2 Paulo Franco do Amaral
7-3 Virginia casada em 1899 com Fausto Alves Cardoso.
7-4 Laura
7-5 Antonina
7-6 Octavio †
7-7 Anna
7-8 Manoel Franco
6-7 Justina do Amaral franco casada com José Rodrigues Cesar, † em Botucatu, f.º de Joaquim Rodrigues Cesar e de Rosa Balbina de Barros. Com geração em Prados Cap. 1.º § 5.º 2-3, 3-1, 4-1, 5-4, 6-3.
6-8 Gertrudes do Amaral Franco foi 1.º casada com José Luiz Gonzaga e 2.ª. vez com Manoel da Silveira Franco, natural do Amparo, † no Jaú, onde teve sua fazenda de cultura de café, f.º de Francisco da Silveira Franco e de Anna Gertrudes de Campos. Teve:
7-2 Belizario
7-3 Leovegildo
7-4 Alvaro
7-2 Rodrigo † solteiro.
7-3 Olympio casado com Maria f.ª de João José Alves Aranha.
7-4 João Rodrigues de Sousa Aranha casado com Amelia Rosa de Oliveira f.ª de João Aguiar de Barros e de Amelia Lopes de Oliveira. Tit. Penteados. Com geração.
7-5 Francisca casada com Caetano Caldeira, morador em Botucatu
7-6 Corina, solteira.
7-2 José
7-3 Luiz
7-4 João
7-5 Francisca viúva de Antonio Aguirre.
7-6 Anna
5-10 Maria Franco do Amaral, f.ª de 4-1, foi casada com José Alves de Castro f.º de Xisto de Quadros Aranha e de Manoela Angelica de Castro (esta viúva do capitão Joaquim do Amaral Gurgel) em Tit. Campos Cap. 11.º § 4.º. Teve:
6-2 Rita casada com Joaquim de Moraes Sarmento, natural de Portugal.
6-4 Joanna Baptista do Amaral foi casada com o capitão Francisco José de Andrade e Silva, de Itu. Teve:
7-2 Maria do Amaral Andrade que casou com Bento Paes de Barros f.º do tenente Fernando Paes de Barros e de Maria Jorge de Almeida Barros. Com geração em Penteados Cap. 4.º § 2.º, 2-5, 3-1, 4-9.
7-3 Clementina casada com Elias Antonio Pereira Mendes f.º do coronel Francisco Pereira Mendes e de Anna Eufrosina. Neste à pág. 211. Com geração.
7-4 Francisco de Castro Andrade, já †, foi fazendeiro no Amparo, casado com ... f.ª (de João de Sousa S. Paio) irmão de Antão de Paula Sousa.
7-5 Carlos de Castro Andrade, engenheiro civil, foi casado e deixou f.ºs. em Minas Gerais; faleceu num desastre na estrada de ferro no Rio do Ouro.
6-2 Joaquim Rodrigues do Amaral, morador em Piracicaba.
5-12 Maria, f.ª de 4-1, foi casada com Francisco José Machado f.º de ... Teve:
6-1 Henrique Urias Machado casado
6-2 Francisco José Machado casado
6-3 Antonio José Machado casado
6-5 Anna casada com José Vieira Guimarães, natural de Portugal.
6-6 Maria casada
6-7 Antonia casada
5-14 Anna Franco casada em 1815 em Piracicaba com José Ferraz de Campos f.º de Pedro Ferraz Pacheco e de Gertrudes Maria Barbosa, sua 2.ª. mulher. Com 11 f.ºs. em Arrudas Cap. 1.º § 4.º, 2-6.
5-15 Gertrudes de Arruda Amaral, última f.ª de 4-1, casou 1.º com Bento de Camargo Barros f.º de Reducindo de Camargo Penteado e de Antonia Gonçalves de Arruda Oliveira, neste à pág. 262; 2.ª. vez com seu primo Fernando Lopes de Camargo f.º de Balduino de Mello Castanho e de Antonia de Padua do Amaral. Tit. Taques Cap. 3.º § 1.º n.º 2-2, 3-1. Com geração.
2-3 Capitão Jeronimo da Rocha Pimentel, f.º do § 1.º, foi casado com Joanna de Lima do Prado f.ª de João de Lima do Prado e de Maria de Siqueira de Camargo. Tit. Prados Cap. 4.º § 1.º n.º 2-2, 3-4. Faleceu Jeronimo da Rocha em 1714 e teve (C. O. S. Paulo) os 8 f.ºs.:
3-2 Jeronimo do Prado Pimentel, solteiro com 72 anos em 1772 em Atibaia.
3-3 Rosa da Rocha, † com 80 anos em 1784 em Atibaia, ali casou com Balthazar de Godoy Moreira f.º de Balthazar de Godoy Mendonça e de Francisca Cordeiro. Com geração em Godoys Cap. 1.º § 8.º.
3-4 Messia de Lima casou em 1747 em Atibaia com Domingos de Sousa Pereira f.º de Francisco de Sousa Pereira e de Izabel de Sousa Brandão. Tit. Macies Cap. 1.º § 1.º.
3-5 Anna de Lima, casou em 1720 com seu parente Marcellino de Almeida Camargo f.º do capitão-mór Miguel de Almeida Prado e de Maria de Camargo. Com geração em Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º n.º 2-4, 3-8, 4-3.
3-6 Leonor Domingues de Camargo casou com Francisco Pinheiro Gracez f.º de Marcellino Ribeiro Cardoso e de Izabel Gracez Moreira. Tit. Godoys Cap. 4.º § 1.º n.º 2-6, 3-4. Com geração.
3-7 Vicente da Rocha Pimentel, † com testamento em 1761, foi casado com Joanna Barbosa Maciel f.ª de ... Sem geração.
3-8 Maria da Rocha Pimentel, última f.ª de 2-3, foi casada com Sebastião Machado de Lima f.º de outro e de Catharina de Almeida. Com geração em Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º, 2-4, 3-4, para onde deve passar a geração descrita neste V. à pág. 56. Vide errata no fim deste V.
3-3 Apollonia da Rocha casou com Balthazar de Godoy de Camargo f.º de Fernando de Godoy Moreira e de Anna Maria de Camargo. Tit. Godoys Cap. 2.º § 10.o. n.º 2-1, 3-4.
3-4 Maria Bueno da Rocha que casou com Antonio de Camargo Ortiz f.º de Lucas de Camargo Ortiz e de Maria de Pontes Pires. Com geração à pág. 311 deste.
3-5 João Amaro da Rocha que casou com Custodia Ribeiro f.ª de José Ribeiro de Lima e de Custodia Garcia. Teve q. d.:
2-6 João f.º do § 1.º, faleceu sem geração
2-7 Vicente f.º do § 1.º, faleceu sem geração
2-8 Maria de Ribeira, f.ª do § 1.º, foi casada com Antonio Bicudo Camacho f.º de ... Teve q. d.:
4-2 Antonio Pinto de Siqueira
4-3 Luzia da Veiga em 1726 era viúva de Sebastião Bicudo Garcia. Teve q. d.:
2-10 Messia Ferreira da Rocha, última f.ª do § 1.º, foi casada com o coronel Domingos de Amores de Almeida. Com geração em Siqueiras Mendonças Cap. 7.º § 1.º 2-6.
§ 2.º
1-2 Messia Ferreira Pimentel de Tavora, f.ª do Cap. 5.º, casou com o capitão Marcellino de Camargo f.º de Jusepe de Camargo e de Leonor Domingues. Com geração à pág. 321.
Cap. 6.º
Messia de Ribeira, f.ª do sevilhano, foi casada com o capitão Domingos Garcia, de quem era viúva em 1668.
Cap. 7.º e último
Izabel de Ribeira foi casada 1.º com Manoel Fernandes Sardinha, † em 1633, f.º de Gregorio Fernandes e de Beatriz Gonçalves; 2.ª. vez casou em 1637 em S. Paulo com o capitão Francisco de Camargo f.º de Jusepe de Camargo e de Leonor Domingues. Sem geração deste 2.º marido, porém teve do 1.º um f.º: