Genealogia Paulistana

Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)

Vol VI - Pág. 237 a 296


Tit. Furquins


Pág.237

A família Furquim teve princípio em S. Paulo, em Estevão Furquim, natural de Lorraine, que casou em S. Paulo com Suzanna Moreira fª de Jorge Moreira, natural do Rio Tinto, e de Izabel Velho; esta Suzanna Moreira foi depois casada com o governador Pedro Alvares Cabral, como se vê em Tit. de Garcias Velhos.

Esta origem da família Furquim foi investigada por Pedro Taques e encontra-se em seu Tit. Arrudas, inédito. Deste casamento de Estevam Furquim com Suzanna Moreira descende o f.º:

Cap. Único

Claudio Furquim Francez (em 1610 tinha sua loja de fazenda em S. Paulo) que casou 1.º com Maria da Silva, falecida em 1616, f.ª de Matheus Leme e de Antonia de Chaves V. 2.º pág. 311; segunda vez foi casado com Maria Pedroso e terceira vez com Anna Maria de Camargo, f.ª de José Ortiz de Camargo e de Leonor Domingues: V. 1.º pág. 418. Teve:

Da 1.ª: 1-1 Izabel da Silva § 1.º Da 2.ª: 1-2 Estevam Furquim § 2.º

1-3 Balthazar Furquim § 3.º

Da 3.ª: 1-4 Claudio Furquim de Camargo § 4.º

1-5 José Ortiz de Camargo § 5.º

1-6 Leonor Domingues § 6.º

§ 1.º

1-1 Izabel da Silva casou-se em 1633 em S. Paulo com Antonio da Cunha de Abreu, natural de Tollaes, f.º de Gaspar da Cunha de Abreu e de Anna Teixeira(1); faleceu com testamento em 1664 em S. Paulo e do seu consórcio com Antonio da Cunha de Abreu teve 6 filhos:

____________________

(1) Este Antonio da Cunha de Abreu, segundo o que escreveu Pedro Taques, assentou praça de soldado de fortuna em 1625 na armada que em Portugal se preparou para vir restaurar a Bahia, que se achava ocupada pelos holandeses que a invadiram em 1624. Veio na dita armada em praça de soldado distinto da companhia do capitão-mor dom Francisco de Moura. Restaurada a Bahia, não quis ficar ocioso e tomou parte na companhia da restauração de Pernambuco.

Pág. 238

2-1 Estevão da Cunha de Abreu, † em 1726, esteve no sertão, quando órfão em 1664, como diz o testamento de sua mãe; foi casado com Messia da Silva e Castro, f.ª de Manoel Dias da Silva e de Catharina Rodrigues, V. 2.º pág. 170. Teve, naturais de S. Paulo, 7 f.ºs: 3-1 Capitão Pedro Dias da Silva

3-2 Claudio Furquim de Abreu

3-3 Coronel Antonio da Cunha de Abreu

3-4 Catharina da Silva

3-5 Capitão Estevão da Cunha de Abreu

3-6 Manoel Dias de Abreu

3-7 Padre Francisco da Cunha

3-1 Capitão Pedro Dias da Silva nobre cidadão que ocupou os cargos da república em S. Paulo.

3-2 Claudio Furquim de Abreu, sargento-mor dos auxiliares, foi nobre cidadão que ocupou os cargos do governo em S. Paulo; foi casado com Leonor de Siqueira e Albuquerque, falecida em 1762, filha de Francisco de Camargo Santa Maria e de Maria de Siqueira de Albuquerque. V. 1.º pág. 292. Teve 3 filhos:

____________________

Em 1639, estando já casado em S. Paulo, como vimos acima, embarcou na Bahia, tendo ido com a recruta de paulistas, levantada por dom Francisco Rendon de Quebêdo, com o conde da Torre para Pernambuco; voltando de Pernambuco para a Bahia pelo sertão com todos os paulistas que na Bahia foram agregados ao mestre de campo Luiz Barbalho Bezerra, tornou para Pernambuco com dom Antonio Oquando e se achou o dito Abreu em todos os assaltos assim em terra como no mar, servindo sempre a S. Majestade a sua custa. Isto se vê no cartório da provedoria da fazenda real de S. Paulo no liv. de reg. n.º 10, quando o mesmo Abreu pediu terras para cultura, alegando todos esses serviços, e se lhe concedeu em 1644 meia légua de terras de sesmaria, em terra de índio, começando da roça de Claudio Furquim, rio Itaquera abaixo. Ocupou Antonio da Cunha de Abreu os honrosos cargos da república em S. Paulo. Foi irmão de Belchior da Cunha que também veio na mesma armada à Bahia e casou-se em 1636 em S. Paulo com Suzanna de Góes filha de Domingos de Góes e de Joanna Nunes. Em Portugal ficou o irmão mais velho Francisco Teixeira da Cunha que em 1622 em Aquitan de Marcellos provou por títulos, perante o juiz ordinário e o tabelião Sebastião Navarro, que ele e seus irmãos eram legítimos descendentes dos verdadeiros Cunhas, Coutinhos, Abreus e Carvalhos, e que seus avós e bisavós foram parentes de Pedro da Cunha Coutinho, senhor da vila de Bastos e de outros conselhos, e que sempre se trataram todos nobremente com criados, cavalos e armas. O instrumento trouxe Antonio da Cunha de Abreu justificado por India e Mina, e bem autenticado no Brasil.

Pág. 239

4-1 Messia de Abreu da Silva, falecida em 1789 em S. Paulo, foi ali casada em 1763 com Manoel José de Sampaio f.º de Christovão Monteiro e de Michaela de Sampaio, de Portugal. Sem geração.

4-2 Francisca da Silva do Rosario, † com testamento em 1777 em S. Paulo, casou por procuração com Francisco Alvares de Crasto, assistente em Cuiabá. Este voltando a S. Paulo não procurou sua esposa, que, ofendida com este imerecido tratamento e falta de consideração, se julgou por seu lado desligada do seu compromisso matrimonial; pelo que em seu testamento, não tendo herdeiros forçados, legou seus bens ao convento do Carmo de S. Paulo.

4-3 Maria da Silva Furquim casou com João da Cunha de Almeida f.º de Miguel de Almeida Prado e de Maria de Camargo. Com geração no V. 5º pág. 31.

3-3 Coronel Antonio da Cunha de Abreu, foi nobre cidadão de S. Paulo, teve seu voto sempre respeitado nas assembléias do governo político; por sua acreditada e aplaudida honra ocupou os cargos da república repetidas vezes, e os da milícia até o posto de coronel do regimento das ordenanças de S. Paulo, em que faleceu em 1760 em S. João de Atibaia, onde foi casado com Maria Franco de Oliveira f.ª de João de Camargo Pimentel e de Maria Franco de Oliveira. V. 1.º pág. 322. Faleceu Maria Franco em 1761 em Juqueri e teve de seu marido, o n.º 3-3, 6 f.ºs que são: 4-1 João da Cunha Franco, nobre cidadão de S. Paulo onde ocupou os cargos da república. Escreveu Pedro Taques que no ano em que foi João da Cunha de Abreu juiz ordinário executou este reais festas durante três tardes na praça de S. Gonçalo consistindo em touradas, escaramuças, carros triunfais, rematando-se com três noites de comédias para o público, tudo com pompa, grandeza, alvoroço e liberalidade, em aplauso dos reais desposórios do sereníssimo infante dom Pedro com a sereníssima senhora princesa do Brasil, herdeira do reino. As mesmas reais festas foram ainda executadas por João da Cunha Franco por ocasião do nascimento do sereníssimo príncipe da Beira, dom José, em 1762.
Pág. 240
Casou João da Cunha Franco em 1744 com Antonia Raposo Tavares f.ª do coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme (que foi governador interino da capitania de S. Paulo, quando em 1725 pelo porto de Araritaguaba tomou a via da navegação com direção a Cuiabá o capitão-geral Rodrigo Cesar de Menezes) e de sua mulher Izabel Bueno e Moraes. V. 3.º pág. 543. Teve q. d.: 5-1 Tenente Joaquim da Cunha Raposo Leme

5-2 Capitão José da Cunha Raposo Leme

5-3 Alferes Antonio da Cunha Raposo Leme

5-1 Tenente Joaquim da Cunha Raposo Leme casou em 1783 em Parnaíba com Rosa Maria Leite f.ª do capitão-mor Antonio Correa de Lemos Leite e de Marianna Dias Paes. V. 4.º pág. 523. Teve q. d.: 6-1 Leocadia da Cunha casada em 1815 em Itu com seu parente Francisco José da Cunha f.º de José da Cunha Franco n.º 5-7 de 4-4 adiante.

6-2 Maria Jacintha da Cunha casada em 1803 em Parnaíba com João dos Santos Leano, de Lisboa, f.º de Manoel Fernandes Leano e de Bernarda da Piedade.

6-3 Policena Maria casada em 1815 em Parnaíba com Antonio de Oliveira Preto, viúvo de Maria Martins da Cruz, f.º de Ignacio de Oliveira Preto e de Gertrudes Maria. Tit. Bicudos.

5-2 O capitão José da Cunha Raposo Leme, f.º de 4-1, casou-se em 1783 em Parnaíba com Anna Esmeria Leite f.ª do capitão-mor Antonio Correa de Lemos Leite e de Marianna Dias Paes do n.º 5-1 retro; faleceu e foi inventariado na vila de S. Carlos em 1837 e teve (C. O. Campinas) 8 f.ºs: 6-1 Capitão José da Cunha Paes Leme, que foi morador em Mogi-Mirim, 1.º casado em 1808 na vila de S. Carlos com Francisca Margarida Cardoso, † em 1833 em S. Carlos, f.ª do capitão-mor João Francisco de Andrade e de Anna Franco, à pág. 195 deste; 2.ª vez casou com sua sobrinha Anna Angelica Carolina de Moraes. Teve da 1.ª: 7-1 Francisca Franco de Andrade casada com João Baptista de Andrade f.º do capitão Antonio Francisco de Andrade e de Catharina de Sene. Com geração à pág. 189 deste.
Pág. 241
7-2 Antonio da Cunha Paes Leme solteiro em 1845.

7-3 João da Cunha Paes Leme foi casado e morador em Piracicaba.

7-4 Delphina Franco de Andrade casada com Joaquim Ferraz de Camargo teve 3 f.ºs:

8-1 Benedicto

8-2 Maria da Gloria

8-3 José

7-5 Garcia Rodrigues Paes Leme, casado.

7-6 Leopoldina Franco de Andrade era viúva de Americo Ferreira de Camargo, V. 1.º pág. 279. Teve 5 f.ºs:

8-1 José

8-2 Francisco

8-3 Joaquim

8-4 Maria

8-5 America, de dois meses.

7-7 Anna estava casada em 1845 com João Carlos da Cunha.

7-8 Maria, falecida solteira.

6-2 João da Cunha Raposo, f.º de 5-2, casou em 1815 em S. Carlos com Maria Gertrudes f.ª do tenente Pedro Antonio de Oliveira e de Anna Joaquina de Sousa. V. 5.º pág. 228; foi morador do município da Constituição.

6-3 Justino da Cunha Raposo casou em 1823 na mesma vila com Gertrudes Cerina f.ª de Antonio Dias Rabello e de Izabel Alves de Oliveira, foi morador em Campinas.

6-4 Mathilde da Cunha casada em 1815 na mesma vila com Salvador Correa Vieira f.º de Francisco Correa de Macedo e de Maria Domingues Vieira, da Cotia.

6-5 Anna da Cunha casou-se em 1815 na mesma vila com Antonio Manoel de Oliveira f.º do tenente Pedro Antonio de Oliveira e de Anna Joaquina de Sousa. V. 5.º pág. 229.

6-6 Theresa da Cunha casou 1.º em 1821 na mesma vila com Francisco da Silva Pinto, de Atibaia, f.º de Joaquim da Silva Pinto e de Marianna Paes; segunda vez com Antonio Leite de Moraes.

Pág. 242

6-7 Ubaldina da Cunha Paes Leme, † em 1837, foi 1.ª vez casada com João Leite de Moraes e 2.ª vez com José Custódio Leite do Canto f.º de Domingos Francisco Leite do Canto. Com geração deste 2.º marido no V. 3.º pág. 448. Teve do 1.º os 2 f.ºs:

7-1 João Leite de Moraes Cunha com 20 anos de idade em 1837.

7-2 Anna Angelica que foi a 2.ª mulher de seu tio o capitão José da Cunha Paes Leme, e 2.ª vez casou com Guilherme Whitaker Junior.

6-8 Maria da Cunha casada em 1809 na vila de S. Carlos com José da Silva Leite (de quem foi a 1.ª mulher), natural de Mogi-Mirim, f.º de Francisco da Silva Bueno e de Anna Maria da Silva. Faleceu sem geração.
5-3 Alferes Antonio da Cunha Raposo Leme casou-se 1.º com... e 2.ª vez em 1785 em S. Paulo com Gertrudes Jacintha de Moraes f.ª de Antonio da Costa Pereira e de Catharina de Oliveira Leite. Tit. Moraes. 4-2 Messia da Silva Franco, falecida em 1803 em Itu, foi 1.º casada com o capitão-mor de Parnaíba, Pantaleão Pedroso da Silva f.º de outro de igual nome e de Izabel Cardoso; segunda vez em 1768 como capitão-mor Salvador Jorge Velho, viúvo de Genebra Maria Machado. Teve geração somente do 1.º marido, em Tit. Moraes.

4-3 Maria Franco da Cunha foi casada com João de Godoy dos Reys f.º de Aleixo Gracez da Cunha e de Catharina Pedroso. Tit. Rodrigues Lopes. Teve 3 f.ºs:

5-1 Capitão José da Cunha de Abreu casado em 1776 em S. Paulo com Rosa Eufrosina Mendes, viúva de Sebastião Teixeira de Miranda, f.ª de Manoel Mendes de Oliveira e de Izabel Garcia de Moraes. Tit. Moraes. Sem geração.

5-2 Anna Franco da Cunha casada em 1764 em Parnaíba com Lourenço Franco de Camargo, de Atibaia, f.º de Jeronymo de Camargo Pimentel e de Maria Franco da Cunha. Com geração no V. 1.º pág. 336.

5-3 Maria Franco de Godoy casou-se em 1761 com o capitão Antonio da Silva Ortiz f.º de José da Silva Ortiz e de Messia de Aguirre. Com geração no V. 1.º pág. 306.
Pág. 243
4-4 José da Cunha Franco, natural de Juqueri, falecido em 1784 em S. Paulo, casou-se em Araçariguama com Rosa Maria Violante de Vasconcellos f.ª de Manoel de Siqueira Cardoso e de Marianna de Vasconcellos. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve: 5-1 Antonio da Cunha Caldeira Machado era solteiro em 1791 em S. Roque.

5-2 Manoel José da Cunha Machado.

5-3 Tenente José Pedro da Cunha Caldeira, natural de Baependi, casou-se em 1792 em S. Paulo com Francisca Ignez de Paula Mattos, natural da Vila Rica, Minas Gerais, f.ª do capitão Alexandre de Viveyros e de Antonia Gomes de Mattos; faleceu em 1804 e foi inventariado na vila de S. Carlos. Teve: (C. O. de Campinas).

6-1 Capitão Caetano José da Cunha Caldeira (com 10 anos em 1804) casou-se em 1817 em Piracicaba com Maria Angelica do Amaral Gurgel, viúva de José Coelho Barbosa, f.ª do capitão Joaquim do Amaral Gurgel e de Manoela Angelica de Castro à pág. 136 deste.

6-2 João Carlos da Cunha e Abreu casado em 1817 em Piracicaba com Anna Eufrosina de Almeida, viúva de Bento Leme de Oliveira.

6-3 Antonio

6-4 Antonia Clara Gomes de Macedo casada em 1818 em Piracicaba com Vicente Ferreira dos Santos, de Santo Amaro, f.º de Dionisio de Sousa Borges e de Rita Angelica de Jesus.

6-5 Candida (com 6 meses em 1804)

5-4 João da Cunha Franco.

5-5 Marianna Angelica Machado, natural de Baependi, casada em 1780 na Cotia com o tenente Manoel Pacheco Gatto, de Itu, f.º do sargento-mor Antonio Pacheco da Silva, da Cotia, e de Ignacia de Góes, V. 4.º pág. 465.

5-6 Pedro da Cunha Franco.

5-7 Francisco José da Cunha casado em 1815 em Itu com sua parenta Leocadia da Cunha f.ª do tenente Joaquim da Cunha Raposo Leme e de Rosa Maria da pág. 240.

Pág. 244
5-8 Maria

5-9 Joanna

5-10 Anna Josepha da Cunha Machado

5-11 Joaquim José da Cunha Machado

4-5 Guarda-mor Pedro da Cunha Franco casou-se 1.º em Araçariguama com Rita Margarida Angelica f.ª de Manoel de Siqueira Cardoso e de Marianna de Vasconcellos do n.º 4-4 retro; segunda vez em 1775 em Juqueri com Messia de Almeida Franco f.ª do capitão Felix de Almeida Lara e sua primeira mulher Bernarda Franco. V. 2.º pág. 177. Teve q. d.:

Da segunda mulher:

5-1 Sargento-mor José Pedro da Cunha, solteiro em 1799, foi assassinado em sua casa em Juqueri em 1831.

5-2 Bernarda de Jesus Franco casada em 1802 em Juqueri com o capitão Bento Pimenta de Abreu, viúvo de Francisca Maria Ortiz, f.º do capitão-mor João Pimenta de Abreu e de Escolastica de Camargo. Neste V. pág. 100.

5-3 Maria Franco da Cunha solteira em 1802

5-4 Antonio, batizado em 1781 em Juqueri.

5-5 Anna Antonia, batizada em 1783 em Juqueri.

5-6 Maria Theresa da Cunha casada em 1821 em Juqueri com José Serafim da Cunha f.º do alferes Francisco Xavier da Cunha e de Barbara Angelica Paes de Queiroz, adiante.

4-6 Maria Gertrudes da Cunha Franco, falecida em 1778 em S. Paulo com testamento, casou-se em 1765 em Juqueri com seu parente José Pires de Arruda, irmão do capitão Felix de Almeida Lara, f.ºs do capitão José Pires de Almeida e de Maria de Arruda. V. 2.º pág. 177.
3-4 Catharina da Silva, f.ª de Estevão Furquim de Abreu n.º 2-1, casou-se com José de Lemos de Moraes, viúvo de Luiza Bueno da Silva, f.º de outro de igual nome e de Marianna Domingues de Camargo. Com geração em Tit. Moraes.

3-5 Capitão Estevão da Cunha de Abreu faleceu nas minas do Pilar, e foi casado com Maria Cardoso, que faleceu nas mesmas minas, f.ª de Estevão Ortiz de Camargo e de Maria Cardoso, neste Tit. Cap. 5.º. Teve 8 f.ºs:

Pág. 245

4-1 Padre Ignacio da Cunha que era morador em Goiás em 1769.

4-2 Capitão José Xavier Cardoso da Cunha faleceu em 1764 em Juqueri vítima de uma emboscada em que um mameluco tirou-lhe a vida com um tiro de arma de fogo; serviu os cargos da república em S. Paulo, onde foi juiz ordinário, e foi, segundo o que escreveu Pedro Taques, destríssimo na arte da cavalaria, com gentil garbo e figura em todos os exercícios desta arte. Foi casado com Escolastica Ortiz de Camargo f.ª de José da Silva Ortiz e de Messia de Aguirre. (V. 1.º pág. 308.) Teve 2 f.ºs: (C. O. S. Paulo.)

5-1 Capitão Joaquim da Cunha Leme

5-2 Alferes Francisco Xavier da Cunha

5-1 Capitão Joaquim da Cunha Leme casou primeiro com Luciana Maria de Camargo f.ª do capitão Felix de Almeida Lara e de Bernarda Franco sua primeira mulher, V. 2.º pág. 177; segunda vez casou-se em 1819 em Juqueri com Gertrudes Maria de Moraes, viúva de Manoel Joaquim Alves da Cunha. Teve:

Da primeira 3 f.ºs:

6-1 Escholastica Maria da Cunha casada em 1810 em Juqueri com Francisco Leandro de Toledo, viúvo de Anna Maria de Camargo.

6-2 Anna Maria da Cunha casada com José Soares de Camargo, f.º de Nicolao Soares Louzada e de Joanna Ortiz de Camargo. V. 1.º pág. 365, com geração.

6-3 Bento José da Cunha e outros falecidos na infância.

Da segunda f.º único: 6-4 Fidelis, com 7 anos em 1830. 5-2 Alferes Francisco da Cunha que casou em 1788 em Parnaíba com Barbara Angelica Paes de Queiroz f.ª de Antonio Bueno de Azevedo e de Maria Garcia de Godoy. V. 1.º pág. 415. Teve q. d.: 6-1 Escholastica Ortiz de Camargo casada em 1807 em Juqueri com Aleixo José Bueno f.º de Jeronimo Correa Bueno e de Francisca Pereira Franco. Teve: 7-1 Francisco Bueno da Cunha casado em 1824 com Maria Caetana f.ª do capitão José de Siqueira Franco e de Francisca Margarida Pedroso V. 2.º pág. 93.

Pág. 246

7-2 Maria do Carmo Bueno casada em 1851 com Bazilio de Campos Bueno f.º de Manoel Joaquim de Queiroz e de Ricarda...

7-3 Francisca Bueno da Cunha casada com Candido José Barbosa.

6-2 José Serafim da Cunha casado em 1821 em Juqueri com sua parenta Maria Thereza da Cunha f.ª do guarda-mor Pedro da Cunha Franco n.º 4-5 retro e segunda mulher Messia de Almeida Franco.

6-3 Maximiano Bueno da Cunha, casou-se em 1820 em Juqueri com Catharina Luiza de Godoy f.ª do capitão Antonio da Silva Ortiz e de Maria Franco de Godoy, V. 1.º pág. 307.

6-4 Francisco Xavier da Cunha casado em 1827 em Juqueri com Gertrudes Maria da Conceição f.ª de Francisco de Paula e Cunha e de Francisca da Silva Bueno.

6-5 Maria Garcia casada em 1822 em Juqueri com o capitão Jeronimo de Godoy Moreira, viúvo de Maria Joaquina Pedroso, à pág. 13 deste.

6-6 Manoel Bueno de Camargo casado em 1818 na vila de S. Carlos com Manoela Joaquina de Godoy f.ª de Antonio de Godoy e de Anna da Luz Cardoso.

6-7 Antonio, batizado em 1796 em Juqueri.

6-8 Antonio, batizado em 1793 em Juqueri.

4-3 Mecia da Silva foi casada com Manoel Cavalheiro Leite, capitão de ordenanças por patente de dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, governador e capitão general da capitania de S. Paulo, f.º de Antonio Pedroso de Oliveira e de Maria Paes Domingues. Com geração no, V. 3.º pág. 138.

4-4 Gertrudes da Cunha casou-se em 1753 no arraial do Pilar, sítio de Papuã, com Anastacio Vieira, natural de Portugal, que naquelas minas tinha grande estabelecimento de mineração, e lá foi juiz ordinário.

4-5 Marianna da Silva casada em 1739 em S. Paulo com José de Lemos e Moraes f.º de outro de igual nome e de Luzia Bueno (Tit. Moraes).

4-6 Archangela da Cunha de Abreu casada com Francisco Jorge de Camargo. Teve:

Pág. 247
5-1 Guilherme de Camargo que casou com Anna Maria de Jesus f.ª de Antonio Ferreira da Silva, e deixou geração em Juqueri. 4-7...

4-8...

3-6 Manoel Dias de Abreu, f.º de Estevão Furquim de Abreu n.º 2-1, foi prestante cidadão de S. Paulo, onde ocupou os honrosos cargos da república; casou-se em 1720 em Parnaíba com sua parenta Izabel Bueno da Silva f.ª de Antonio Bueno da Silva e de Bernarda Ortiz de Carvalho. V. 1.º pág. 508. Teve 6 f.ºs: 4-1 Cônego Firmiano Dias Xavier, foi vigário de muitas paróquias, e cura da sé de S. Paulo; faleceu com testamento em 1804 em S. Paulo.

4-2 Manoel Dias de Abreu foi juiz ordinário em S. Paulo em 1768, e ali casou-se em 1758 com Anna Bueno f.ª de Antonio Correa Pires Barradas e de Maria Bueno. V. 3.º pág. 212.

4-3 Ignacio Dias da Silva e Cunha foi juiz ordinário em S. Paulo em 1764 e casou-se com Messia Bueno de Camargo f.ª de José da Costa de Camargo e de Anna Bueno de Albuquerque. V. 1.º pág. 315. Teve 6 f.ºs:

5-1 Marianna Bueno de Carvalho casada em 1776 em Mogi das Cruzes com Salvador da Cunha de Moraes f.º de Antonio da Cunha Gago e de Maria de Moraes de Godoy. Sem geração.

5-2 Leonor Dias Bueno casada primeiro em 1772 em S. Paulo com Manoel Affonso Taborda f.º de outro de igual nome e de Escholastica Pedroso. Tit. Cordeiros Paiva; segunda vez casou-se em 1781 em S. Paulo com Antonio Cardoso Correa f.º de Bento Cardoso Correa e de Maria Pinto; faleceu com testamento em 1828, sem geração do primeiro marido, porém teve do segundo f.ª única:

6-1 Maria Correa. 5-3 Firmiano Dias Xavier (não vem no inventário) casou em 1792 em Mogi das Cruzes com Maria Gertrudes de Camargo f.ª de João Correa Furtado e de Gertrudes Paes de Camargo. V. 1.º pág. 182. Teve duas f.ªs: 6-1 Maria Oristella

6-2 Joanna

Pág. 248
5-4 Bento Dias Bueno

5-5 Padre Alexandre Dias Bueno

5-6 Anna Maria Dias que casou em 1768 com José Marcellino Fróes f.º do capitão Marcellino Correa de Moraes e de Maria Rodrigues Fróes.

4-4 Padre Félix Nabor

4-5 Estevão Dias da Silva

4-6 Antonio Bueno, falecido solteiro

3-7 Padre Francisco da Cunha, último f.º de 2-1, faleceu nas minas do Pilar. 2-2 Antonio Teixeira da Cunha, f.º de Izabel da Silva § 1.º, faleceu em 1696 na vila da Conceição da Paraíba (Jacareí) e casou contra a vontade de seus pais com Maria Ribeiro f.ª de Diogo Pinheiro e de Anna Ribeiro. Teve 6 f.ºs (C.O.S.Paulo): 3-1 Antonio da Cunha de Abreu.

3-2 Pedro Paulo Teixeira

3-3 Gaspar da Cunha

3-4 Diogo Teixeira da Cunha, falecido em 1699 em Taubaté, foi casado com Maria Antunes da Veiga; foram moradores em Goiás e tiveram dois f.ºs:

4-1 Manoel da Cunha de Abreu casou primeiro com Francisca Soares Fragoso e 2.ª vez em 1741 com Antonia Pinheiro f.ª de José Delgado de Camargo e de Catharina Pinheiro, V. 1.º pág. 369.

4-2 Antonio, com 2 anos em 1699.

3-5 Izabel da Silva Leme, f.ª de 2-2, foi casada com o capitão Manoel Munhoz Paes, que foi morador em Taubaté, onde ocupou o cargo de juiz de órfãos, f.º de Fernão Munhoz Paes e de Mecia Nunes Bicudo. Tit. Siqueiras Mendonças.

3-6 Anna da Cunha de Abreu, última f.ª de 2-2, em 1696 estava casada com Jeronimo da Veiga e Cunha e teve:

4-1 Anna da Veiga Leme casada em 1736 em Curitiba com Antonio de Sousa Pereira.

4-2 Izabel da Silva casada com José de Aguiar, natural de S. Sebastião, f.º de Luiz Gomes, da Bahia, e de Maria de Aguiar. Teve:

5-1 José da Silva de Abreu, natural de S. José dos Pinhais, casado em 1765 em Curitiba com Maria Ribeiro f.ª de Miguel Ribeiro Baptista, da freguesia de Nazareth, e de Margarida de Oliveira.
Pág. 249
2-3 Capitão Gaspar da Cunha de Abreu, † em 1710, foi casado com Maria Cardoso f.ª de Antonio Lopes de Medeiros e de Catharina de Unhatte. Teve 8 f.ºs: (C. O. S. Paulo) 3-1 Capitão João da Cunha Leme que casou com Maria Paes Garcia, viúva de Manoel Fernandes Cavalheiro, f.ª do capitão-mor Martim Garcia Lumbria e de Maria Domingues das Candêas. Tit. Carrascos. Sem geração.

3-2 Izabel da Silva de Abreu que foi casada primeiro com o capitão Bartholomeu Preto Moreira, † em 1698, f.º de Sebastião Preto Moreira e de Marianna Bueno, com geração no V. 1.º pág. 502; segunda vez foi casada com José Pires de Camargo f.º de João Ortiz de Camargo e de Messia Rodrigues. Com geração no V. 1.º pág. 305.

3-3 Maria Leme da Silva casou 1.º vez com o capitão Francisco Lopes de Siqueira f.º de Manoel Lopes de Siqueira e de Esperança Gomes; 2.ª vez com Antonio Pereira de Faro. Faleceu com testamento em 1754 em S. Paulo, e teve do 1.º o f.º único:

4-1 Angelo Raposo, † solteiro. 3-4 Catharina de Medeiros casada com o capitão João do Prado.

3-5 Anna Pires da Silva, falecida em 1752, foi casada com o capitão Martim Garcia Lumbria, † em 1713, f.º de Manoel Fernandes Cavalheiro e de Maria Paes Garcia do n.º 3-1 supra. Com geração em Tit. Carrascos.

3-6 Izabel de Abreu foi casada em 1712 com João de Lima do Prado, † em 1734, viúvo de Maria Jorge, f.º de Manoel de Lima do Prado e de Anna Peres Vidal de Siqueira. Com geração no V. 3.º pág. 165.

3-7 Mecia Vaz

3-8 Antonio Lopes de Medeiros foi casado com Anna da Cunha Leme e teve q. d.:

Pág. 250

4-1 Izabel da Cunha de Abreu casada 1.º em 1743 (C. Ec. de S. Paulo) com Francisco Pereira Guimarães, e 2.ª vez em 1749 (C. Ec. de S. Paulo) com João Manoel Pereira, ambos naturais de Portugal.
2-4 Anna Teixeira da Cunha, f.ª do § 1.º, faleceu em 1692 e foi primeiro casada com João Furtado, falecido em 1652, f.º de Domingos de Góes e de Joanna Nunes; 2.ª vez foi casada com João Vidal de Siqueira (cremos) f.º de Pedro Vidal e de Maria de Siqueira. V. 2.º pág. 122. Teve:

Do 1.º marido f.º único:

3-1 Simão Furtado que foi casado com Catharina Casado, † em 1686, f.ª de Pedro Casado Villas Boas e de Maria Vidal. V. 2.ª pág. 122. Teve (C. O. de S. Paulo) 4 f.ºs: 4-1 João

4-2 Anna

4-3 Pedro

4-4 Maria

Do 2.º marido 3-2 Antonio

3-3 João

3-4 Pedro

3-5 Messia

3-6 Izabel

3-7 Maria

3-8 Joanna

3-9 Catharina

2-5 Maria da Silva, falecida em 1697 em Jacareí, foi casada com Manoel Ferreira Lobo f.º de Henrique da Cunha Lobo e de Agostinha Rodrigues, com f.ª única em Tit. Oliveiras.

2-6 José dos Reis tinha 9 anos em 1664.

§ 2.º

1-2 Estevão Furquim, f.º de Claudio Furquim e 2.ª mulher Maria Pedroso, casou em 1641 em S. Paulo com Maria da Luz f.ª de Bernardo da Motta, natural da Bahia, e de Maria da Victoria; faleceu em 1660 e teve 8 f.ºs:

2-1 Luiz Furquim que casou com Maria Ribeiro de Camargo f.ª do capitão Marcellino de Camargo e de Messia Ferreira Pimentel de Tavora. V. 1.º pág. 372. Teve f.º único:
Pág. 251
3-1 Estevão Furquim de Camargo.

3-1 Estevão Furquim de Camargo foi casado com Branca Raposo, falecida em 1765 com 90 anos de idade, f.ª de Diogo Barbosa do Rego e de Maria Rodrigues. Tit. Martins Bonilha. Teve q. d.:

4-1 Joanna Furquim de Camargo que casou com Braz Cordeiro do Amaral f.º de Raphael Cordeiro de Almada e de Catharina do Amaral. Tit. Cordeiros Paivas. Teve 5 f.ºs: 5-1 Jeronimo Cordeiro do Amaral casou em 1774 em S. Paulo com Maria Blanco de Siqueira viúva de Lino Baptista Ramos, e faleceu com testamento em Sorocaba, estando casado 2.ª vez com Antonia Maria de Pontes. Sem geração.

5-2 Anna do Amaral faleceu solteira com 70 anos.

5-3 Escholastica do Amaral

5-4 Antonia do Amaral casada 1.º com Angelo Furquim e 2.ª vez em 1786 com Ignacio Bueno de Camargo, viúvo de Angela Maria da Annunciação, f.º de Pedro Vaz Pires e de Marianna da Rocha de Camargo. V. 3.º pág. 459. Teve:

Do 1.º 2 f.ºs:

6-1 Angelo Furquim, solteiro em 1773

6-2 Anna Ribeiro de Camargo que casou com João de Oliveira e Sousa.

Do 2.º marido teve a geração no V. 3.º citado.

5-5 Izabel Rodrigues Furquim, filha de 4-1, casou em 1765 em Atibaia com Ignacio de Siqueira Cardoso f.º de José de Siqueira Cardoso e de Maria Gonçalves de Godoy. Com geração em Tit. Siqueiras Mendonças.

4-2 Angelo Furquim de Camargo, f.º de 3-1, casou em 1739 (C. Ec. de S. Paulo) com Maria de Siqueira Rocha, viúva de Henrique da Silva Collaço, f.ª de José de Siqueira e Camargo e de Domingas Franco de Brito. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve 2 f.ºs: 5-1 Alferes Angelo Furquim de Camargo casado em 1787 em S. Paulo com Thereza Francisca de Jesus f.ª de José Francisco de Araujo e de Anna Raposo.

Pág. 252

5-2 José de Siqueira e Camargo casou em 1778 em S. Paulo com Lucrecia Leme da Silva, f.ª de Ignacio da Costa Cintra e de Marianna Leme da Silva. V. 2.º pág. 259, onde foi omitido este casamento. Teve:

6-1 Marianna, com 14 anos em 1793

6-2 Escholastica

6-3 Anna Esmeria

6-4 José

6-5 Maria

6-6 Joaquim

6-7 Manoela

4-3 José Furquim de Camargo casou em 1742 em S. Paulo com Francisca Cardoso Bueno f.ª do capitão Antonio Alvares Cardoso e de Anna de Ribeira Bueno. V. 1.º pág. 502.

4-4 Diogo Furquim de Camargo casado 1.º com Maria C. Cardoso, e 2.ª vez em 1755 com Maria Pereira de Azevedo, viúva de João Damasceno Cordeiro, f.ª de Estanislau Correa Ribeiro e de Ignez Pedroso de Moraes. V. 4.º pág. 393.

2-2 Estevão Furquim Francez foi casado com Anna de Proença, falecida em 1750, f.ª de Pedro Dias Leite e de Anna de Proença. V. 4.º pág. 296. Teve 8 f.ºs: 3-1 Maria Leite de Proença casada com Braz Lopes de Miranda. Teve uma f.ª casada com Gregorio da Silva Bayão.

3-2 Theresa Leite casou com João da Silva de Moraes f.º do capitão Simão Correa de Lemos e Moraes e de Izabel da Silva Pinto. Com geração no V. 2.º pág. 429.

3-3 Pedro Dias Leite casado com Izabel de Sá e Moraes f.ª do comendador Manoel de Sá e de Anna de Moraes Navarro. Tit. Moraes. Sem geração.

3-4 Francisco Leite, faleceu solteiro.

3-5 Claudio Furquim Leite, falecido em 1764 em Sorocaba, casou em 1725 em Itu com Barbara de Arruda f.ª de Paschoal de Arruda Botelho e de Michaela Correa. V. 4.º pág. 125. Teve 5 f.ºs que são:

Pág. 253
4-1 Thomazia

4-2 Escholastica Furquim de Arruda casada em 1765 em Itu com Venceslao da Silveira Ebanos Pereira f.º de Domingos Alvares Ferreira e de Thomazia Pedroso da Silveira. V. 5.º pág. 431.

4-3 Gertrudes

4-4 Izabel

4-5 Anna Maria

3-6 Antonio Furquim de Proença, natural de Juqueri, que casou em 1729 em Itu com Maria de Quadros f.ª de José de Arruda Botelho e de Antonia Correa da Silva. V. 1.º pág. 126. Teve q. d.: 4-1 Antonia Furquim casada em 1764 em Sorocaba com Valentim de Sousa Pereira f.º de João de Sousa Pereira e de Joanna de Almeida. 3-7 Bernardo Furquim dos Santos, falecido em 1755, casou em Parnaíba com Maria do Ó de Lara f.ª de Braz de Almeida Lara e de Paschoa do Rego, V. 4.º pág. 546. Teve 10 f.ºs: 4-1 Paschoa Leite Furquim

4-2 Anna de Proença Leite

4-3 Maria Leite Furquim

4-4 Francisco Leite Furquim

4-5 Claudio Furquim Leite

4-6 Escholastica Leite Furquim

4-7 Bernardo Furquim dos Santos

4-8 João Antonio Leite

4-9 Izabel Maria Leite

4-10 Victorino Leite Furquim

4-1 Paschoa Leite Furquim casada em 1744 em Parnaíba com Carlos Pedroso de Araujo f.º do capitão José de Araujo Guimarães e de Lucrecia Coelho da Fonseca. Com geração no V. 3.º pág. 505.

4-2 Anna de Proença Leite casada em 1758 em Parnaíba com Sebastião dos Santos de Almeida f.º de Manoel dos Santos Almeida, de Lamego, e de Francisca da Rocha. Tit. Oliveiras Cap. 5.º. Teve q. d.:

5-1 Sebastiana Leite casada em 1775 em Parnaíba com Manoel Garcia Vieira f.º de João Garcia e de Luiza Garcia de Oliveira, n. p. de Domingos Garcia e de Izabel Vieira.
Pág. 254

4-3 Maria Leite Furquim casada em 1742 em Parnaíba com Luiz Caetano de Macedo natural da Santa Maria Maior — termo de Barcelos. Teve q. d.:

5-1 Barbara da Costa Leite casada em 1760 em Parnaíba com Pedro Rodrigues Fam f.º de Manoel Rodrigues Fam, natural de Fam — Portugal, e de Maria Marques de Carvalho, de Parnaíba, n. p. de Balthazar Rodrigues e de Maria Benta, n. m. de Manoel Marques de Carvalho, de Óbidos, e de Izabel Rodrigues de Miranda, de Parnaíba. Teve q. d.: 6-1 Antonio Rodrigues Fam casado em 1805 em Parnaíba com sua prima irmã Maria Gertrudes f.ª de Manoel Rodrigues Fam e de Izabel Paes de Barros. V. 3.º pág. 433. Teve q. d.: 7-1 Ignacio Rodrigues Fam casado em 1830 em Parnaíba com Anna Benedicta f.ª reconhecida do tenente Antonio José de Oliveira e Castro. 6-2 Balthazar Rodrigues Fam casado em 1785 em Parnaíba com Gertrudes Maria f.ª de Lauriano Alvares, de Curitiba, e de Maria Martins de Oliveira.

6-3 Feliciano Rodrigues Fam casado em Parnaíba com Anna Maria, de Jundiaí, f.ª de Romão Alves Galvão e de Apollonia do Espirito Santo. Teve q. d.:

7-1 Joaquina Maria de Nazareth casada em 1805 em Parnaíba com Feliciano Rodrigues Marques, viúvo de Gertrudes Rodrigues.

7-2 Maria Manoela casada em 1814 em Parnaíba com José Joaquim de Oliveira seu primo, f.º de Pedro José de Araujo e de Anna Maria de Oliveira. V. 3.º pág. 505.

7-3 Manoel Rodrigues Fam casado em 1824 em Parnaíba com sua parenta Rita Flora de Araujo f.ª de Luiz Pedroso de Araujo e de Maria Joaquina da Silva. V. 3.º pág. 507.

6-4 João Rodrigues Fam casado em 1809 em Parnaíba com Anna Joaquina Fernandes f.ª de Manoel Fernandes Souto e de Maria Benta de Athayde. Tit. Oliveiras Cap. 5.º.
Pág. 255

4-4 Francisco Leite Furquim casou em 1767 em Curitiba com Maria Gonçalves de Sampaio f.ª de Manoel Borges de Sampaio e de Margarida Gonçalves; faleceu em 1799 em Curitiba e teve 7 f.ºs:

5-1 Maria do Rosario casada com Paulo Monteiro

5-2 Delfina Antonia casada com José Joaquim de Lacerda

5-3 Francisco

5-4 José

5-5 Izabel

5-6 Manoel

5-7 Joaquim

4-5 Claudio Furquim Leite casado em 1757 em Parnaíba com Maria de Oliveira f.ª de Gabriel Picam e de Gertrudes Barbosa.

4-6 Escholastica Leite Furquim (cega).

4-7 Bernardo Furquim dos Santos casou em 1765 em Parnaíba com Ignacia Xavier Correa f.ª de Lourenço Correa de Lemos e de Izabel Paes da Silva, V. 4.º pág. 528; faleceu em 1767 nessa vila com 38 anos de idade, e teve a f.ª:

5-1 Maria Domingues casada em 1787 em Itu com Caetano Bicudo, de Araçariguama, f.º de Jorge Bicudo, de S. Paulo, e de Maria Pires do Rego, de Araçariguama, esta f.ª de Estevão do Rego de Almeida e de Maria Pires. 4-8 João Antonio Leite casado em 1767 em Parnaíba com Anna Maria Alvares f.ª de Lauriano Alvares, de Curitiba, e de Maria Martins de Oliveira, n. p. de João Alvares de Siqueira e de Luzia Fernandes, de Curitiba, n. m. de Antonio de Paiva e de Helena Ribeiro. Teve q. d.: 5-1 José Antonio Leite casado em 1805 em Parnaíba com Antonia Rodrigues f.ª de Antonio Rodrigues Fam e de Antonia Maria. V. 3.º pág. 433. Teve q. d.: 6-1 Antonio Joaquim Leite casado em 1831 em Parnaíba com Antonia Joaquina Rodrigues f.ª de Luiz Pedroso de Araujo e de Maria Joaquina da Silva. V. 3.º pág. 507. 4-9 Izabel Maria Leite casou em 1756 em Parnaíba com Francisco Garcia da Silveira, do bisp. de Angra, f.º de Manoel Garcia de Medeiros e de Margarida da Silveira.

Pág. 256

4-10 Victorino Leite Furquim casado com Gertrudes do Rosario Barbosa f.ª de Miguel de Barros da Fonseca e de Maria do Rego. Teve q. d.:

5-1 Manoel do Rego Furquim, † em 1791 em Itu com 45 anos, casado em 1767 nessa vila com Maria do Rosario f.ª de João da Cruz e de Maria Leme, esta f.ª de Francisco Dias e de Luzia Leme.

5-2 Antonio Leite Furquim casado em 1773 em Itu com Maria Antonia Pereira f.ª de Lourenço Sardinha Antunes e de Rita Pereira, n. p. de Lourenço Sardinha e de Beatriz Antunes, n. m. de Antonio Pereira e de Helena de Góes.

5-3 Maria Custodia casada em 1780 em Itu com Salvador Leme, viúvo de Theresa Gonçalves. Com geração.

3-8 José Pompeu Leite, f.º de n.º 2-2, casou-se em 1714 em Parnaíba com Maria da Silva Pires f.ª de Salvador Jorge Velho e de Margarida da Silva, Tit. Jorges Velhos; faleceu em 1740 em Parnaíba e teve (C. O. S. Paulo) 3 f.ºs: 4-1 Izabel Pires da Silva

4-2 Salvador Jorge

4-3 Pachoal Leite Paes

4-1 Izabel Pires da Silva casou em 1739 em Parnaíba com o capitão Jorge Moreira de Godoy f.º de Anna Lopes Moreira e do 1.º marido capitão Francisco de Carvalho Soares, à pág. 110 deste.

4-2 Salvador Jorge, com 22 anos em 1740.

4-3 Pachoal Leite Paes casou-se em 1739 em Itu com Quiteria de Sampaio f.ª de André de Sampaio e da 1.ª mulher Maria Leite da Escada, V. 4.º pág. 96; faleceu em 1785 em Itu, e teve (C. O. de Itu) 12 f.ºs:

5-1 Cypriano Antonio Rodrigues da Silva Paes casou em 1775 em Itu com Delfina de Arruda f.ª de Cypriano de Godoy Moreira, de Parnaíba, e de Antonia de Arruda, V. 4.º pág. 367. Teve q. d.: 6-1 Antonio Rodrigues Leite casou em 1799 em Itu com Anna Rodrigues de Araujo, de Santo Antonio da Laguna, Rio de Janeiro, f.ª de Lourenço Rodrigues de Araujo e de Iria Ursula de Oliveira. 5-2 Saturnino Paes Leite casou em 1789 em Araritaguaba com Maria Francisca de Almeida f.ª de José de Arruda Penteado e de Izabel Maria Paes, V. 4.º pág.115; faleceu em 1818 em Porto Feliz, e teve 5 f.ºs:
Pág. 257
6-1 Maria Izabel de Sampaio casou-se em 1808 em Porto Feliz com Antonio de Padua Botelho, viúvo de Anna Thereza Paes, f.º de Mathias de Mello Rego e de Francisca Barbosa. Com geração n.º V. 4.º pág. 156.

6-2 Anna Gertrudes de Almeida casada em 1814 em Porto Feliz com José Joaquim de Almeida Mello f.º de Alexandre Pedroso de Moraes e de Maria de Mello Rego. V. 4.º pág. 563.

6-3 Francisca de Paula Leite casada em 1817 em Porto Feliz com seu primo João Antonio de Sampaio, de Sorocaba, f.º de Manoel José Leite e de Gertrudes Maria de Almeida.

6-4 Francisco Antonio

6-5 Saturnino Paes Leite casou-se em 1825 em Porto Feliz com Anna Pulcheria de Campos f.ª de Manoel de Campos Leite e de Maria Antonia de Almeida. V. 4.º pág. 211.

5-3 Manoel José de Sampaio foi casado em 1781 em Sorocaba com Gertrudes Maria de Almeida f.ª de Leonardo Rodrigues Setubal e de Joanna Paes. V. 1.º pág. 149. Teve q. d.: 6-1 João Antonio de Sampaio casou em 1817 em Porto Feliz com sua prima Francisca de Paula n.º 6-3 de 5-2 retro. 5-4 Alexandre Rodrigues Leite casou-se em 1784 em Itu com Antonia da Silveira Leite f.ª de Guilherme da Silveira Leite e de Escholastica de Oliveira Leme. V. 2.º pág. 215. Teve q. d.: 6-1 Anna da Silveira casada em 1805 em Itu com Joaquim Pires Martins, natural de Araçariguama, f.º de Manoel Pires e de Maria Dias, n. p. de João Pires Monteiro e de Maria Martins do Rosario, de Araçariguama, n. m. de Antonio Vaz de Siqueira e de Antonia de França.

6-2 João Leite da Silveira casado em 1809 em Itu com Maria Francisca de Campos f.ª de Francisco Rodrigues Leite e de Rosa de Campos. V. 4.º pág. 492.

5-5 Capitão João Baptista Leite
Pág. 258
5-6 Ignacia Maria da Conceição, † com testamento em 1809 em Itu, solteira.

5-7 Maria Izabel da Conceição solteira e legatária no testamento do capitão José de Barros Penteado em 1789.

5-8 Anna Maria Sampaio solteira e legatária no testamento do capitão José de Barros Penteado em 1789.

5-8 Marinha Leite de Sampaio casou-se em 1775 em Itu com Antonio Paes de Arruda f.º de Cypriano de Godoy, de Parnaíba, e de Antonia de Arruda. V. 4.º pág. 368.

5-10 Francisca de Paula casada em 1781 em Sorocaba com Vicente Machado de Freitas f.º de Roque Machado e de Izabel Maria de Freitas, natural da Cotia. Tit. Arzam. Eram moradores em S. Roque em 1791.

5-11 Maria Leite de Sampaio, † 1778, casou-se em 1765 em Sorocaba com Luiz Castanho de Almeida e Abreu f.º de Thomé de Lara de Abreu e de Maria de Almeida, à pág. 200 deste, com geração.

5-12 Rosa Leite de Sampaio, última f.ª de Paschoal Leite de Sampaio n.º 4-3, casou-se em 1769 em Itu com o alferes Simão Barbosa Franco, natural de S. Martinho de Val de Mouro — Braga, morador na vila de Lages, viúvo de Antonia de Siqueira de Almeida, f.º de Antonio Pereira Gonçalves e de Maria Barbosa Teixeira; Rosa Leite já era falecida em 1791 e teve pelo inventário de seu pai:

6-1 José Joaquim, com 20 anos.

6-2 Manoel Joaquim, com 17 anos.

6-3 Maria Celidonia, casada.

6-4 Maria Rosa, com 12 anos.

6-5 Maria Egypciaca, com 14 anos, solteira.

2-3 Bernardo Furquim, f.º do § 2.º, † solteiro em 1678 no sertão da Bahia.

2-4 Capitão Antonio Furquim da Luz, f.º do § 2.º, casou-se em 1681 em Parnaíba com Mecia Vaz Pedroso, † em 1739 com 80 anos de idade em Itu, f.ª do capitão Francisco Xavier Pedroso e de Maria Cardoso. Tit. Moraes. Teve q. d.:

3-1 Escholastica Furquim casada em 1705 em Parnaíba com Valentim Pedroso de Barros, que foi assassinado num tumulto em Pitangui,
Pág. 259
f.º de Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita, V. 3.º pág. 460, sem geração; segundo escreveu Pedro Taques esta Escholastica Furquim foi também casada no arraial dos Furquins com José da Silva de Magalhães f.º de João Correa Magalhães e Vasconcellos e de Francisca Romeiro Velho Cabral. Tit. Costas Cabraes.

3-2 Luiza Furquim, † 1725 em Parnaíba, casou-se em 1706 nessa vila com Bartholomeu Bueno Calhamares, f.º de Manoel Peres Calhamares e de Francisca Cardoso. Sem geração.

3-3 Estevão Furquim de Moraes casado nos Guarulhos com Izabel Pires f.ª de José Pires Monteiro e de Maria Luiz. Tit. Dias.

3-4 Padre Antonio Furquim da Luz † em 1739 em Itu com 50 anos de idade.

3-5 Maria Furquim da Luz foi casada com João Paes Rodrigues Betimk f.º de Garcia Rodrigues Paes Betimk e de Joanna Correa de Siqueira. Com geração em Tit. Garcias Velhos.

3-6 Sulpicio (ou Simplicio) Pedroso de Moraes casado em 1726 em Parnaíba com Maria Nunes de Betancourt f.ª de Gaspar Nunes Sarmento e de sua mulher Anna de Abreu. Teve q. d.:

4-1 Eusebio Furquim Pedroso casado em 1774 em S. Paulo com Maria Josepha Ortiz f.ª de José Ortiz da Rocha e de Escholastica Bueno de Lima. V. 1.º pág. 518. Teve a f.ª: 5-1 Anna Maria Furquim † solteira. 4-2 Anna Furquim de Moraes casada com Francisco Cardoso da Silveira f.º de Salvador Cardoso de Almeida e de Anna Pedroso de Almeida. Com geração no V. 3.º pág. 344. 3-7 Luiz Pedroso Furquim casado em 1726 em Parnaíba com Escholatica de Gusmão f.ª de Bartholomeu Bueno da Silva e de Joanna de Gusmão. V. 1.º pág. 513.

3-8 Capitão Francisco Pedroso Xavier, † em 1744 em seu sítio Parnapitanga no distrito das minas de Paranapanema. Sem geração.

2-5 Claudio Furquim da Luz, f.º do § 2.º, casou-se em 1683 em Parnaíba com Izabel Pedroso f.ª do capitão Francisco Xavier Pedroso e de Maria Cardoso do n.º 2-4 retro; foi juiz de órfãos em Parnaíba em 1700 e faleceu em 1710 nessa vila; teve 9 f.ºs:
Pág. 260
3-1 Estevão Furquim Pedroso casou-se em 1736 com Joanna Leme de Brito f.ª do sargento-mor José Martins Cesar e de Anna Leme de Brito. Tit. Chassins. Teve 2 f.ºs: 4-1 José Furquim Cesar que casou em 1765 na Cotia com Marianna Bueno de Camargo, viúva, f.ª de Francisco Bueno de Figueiró e de Anna Lopes da Costa. Tit. Moraes, com geração.

4-2 Anna Furquim que casou em 1764 (C. Ec. de S. Paulo) com João de Moraes Navarro, de Araçariguama, f.º de Manoel de Moraes Brito e de Izabel Moreira. Tit. Moraes.

3-2 Estanislau Furquim Pedroso casou por procuração em 1724 em Parnaíba com sua parenta Anna de Campos f.ª de Gabriel Antunes de Campos e de Izabel Ribeiro Ortiz de Camargo. V. 1.º pág. 152; foi do governo de S. Paulo, onde ocupou o cargo de vereador e faleceu em S. Paulo em 1741. Teve q. d.: 4-1 Caetano Furquim de Campos

4-2 Padre Antonio Antunes de Campos

4-3 Guarda-mor Fructuoso Furquim de Campos

4-4 Alferes Francisco Xavier Pedroso

4-5 Claudio Furquim de Campos

4-6 Padre ... de Campos

4-7 Maria Caetana de Campos

4-8 Maria Xavier de Campos

4-1 Caetano Furquim de Campos casou 1.º em 1748 (C. Ec. de S. Paulo) com Izabel Sobrinha de Almeida, falecida em S. Paulo em 1769, f.ª de Gaspar Cubas Preto e de Messia Ferreira de Almeida, V. 1.º pág. 460; 2.ª vez casou em 1774 em Atibaia com Izabel Bueno de Camargo, falecida em 1803 em Atibaia com 65 anos de idade, natural da Conceição dos Guarulhos, f.ª de Joaquim de Camargo Pimentel e de Maria Franco da Cunha. V. 1.º pág. 345. Teve:

Da 1.ª:

5-1 Gertrudes Maria de Almeida, natural de S. Paulo, casou na Sé de S. Paulo em 1778 com Amaro Leite de Moraes f.º de Amaro das Neves de Moraes e de Maria Leite de Araujo; com geração no V. 2.º pág. 519; são bisavós do autor desta obra.
Pág. 261
5-2 Capitão Manoel Furquim de Almeida, natural de S. Paulo, que foi morador em Camandocaia, hoje cidade de Jaguari, onde foi capitão-mor; casou ali em 1796 com Anna Bernardina de Mello f.ª do capitão Baptista Caetano de Mello e de Maria Escholastica do Sacramento, de Ouro Preto. Anna Bernardina era viúva de Francisco Martins da Silva, natural de Portugal, de quem teve uma f.ª Anna Francisca que casou em 1806 em Camandocaia com Theodoro José da Silveira f.º do capitão-mor Francisco da Silveira Franco e de Maria Cardoso de Oliveira. Vide V. 2.º pág. 66. O capitão Manoel Furquim de Almeida teve os seguintes f.ºs, naturais de Camandocaia, que se mudaram para Minas Gerais, onde existem seus descendentes: 6-1 Baptista Caetano de Almeida.

6-2 Dr. Caetano Furquim de Almeida.

6-3 José Caetano Furquim.

6-4 Aureliano Furquim de Almeida.

6-5 Dr. Francisco de Assis Furquim de Almeida.

6-6 Constança Miquelina de Almeida.

6-7 Maria Gabriella de Almeida.

6-8 Emerenciana Furquim de Almeida.

6-9 Messia Candida F. de Almeida.

6-1 Baptista Caetano de Almeida nascido em 3 de maio de 1797 em Camandocaia e † em 1839 em S. João de El-Rei(2) casou com Alexandrina Teixeira Leite, e teve (por informações) os f.ºs seguintes nascidos em Minas Gerais: 7-1 Baptista Caetano Teixeira de Almeida, já †, que foi casado com Luiza Augusta Guimarães de Almeida; foi fazendeiro com cultura de café na Barra do Piraí, e teve 11 f.ºs: ____________________

(2) Segundo uma informação ministrada pelo inteligente investigador Lafayette de Toledo, foi Baptista Caetano de Almeida residente em S. João de El-Rei, onde fundou a biblioteca municipal, e ali faleceu; foi advogado provisionado notável; deputado provincial e geral em diversas legislaturas e cidadão de muita importância política e social; foi fundador e redator do 1.º jornal que se publicou em S. João de El-Rei — o "Astro de Minas".

Pág. 262

8-1 Baptista Caetano Teixeira de Almeida, bacharel em direito, foi juiz de direito na Barra do Piraí, e faleceu solteiro.

8-2 Laura

8-3 Georgina.

8-4 Francisco Octaviano.

8-5 Carlos Hugo.

8-6 Leonel.

8-7 Luiza.

8-8 Marianna.

8-9 Luiz.

8-10 Manoel Furquim.

8-11 ...

7-2 Manoel Furquim Teixeira de Almeida faleceu sem descendência.

7-3 Francisca Bernardina Teixeira de Abreu, já †, foi casada com Custódio Leite de Abreu e deixou 3 f.ºs.

7-4 Marianna Alexandrina Teixeira de Almeida, já † , foi casada com Carlos Teixeira Leite e teve 3 f.ºs.

7-5 Emilia Dormer Teixeira de Almeida, já †, foi casada com Francisco Leite Ribeiro Guimarães (o Chicão) e deixou 3 f.ºs.

7-6 Martiniano Furquim de Almeida, sem descendência.

6-2 Dr. José Caetano Furquim de Almeida casou com Francisca Gabriella Teixeira Leite f.ª do barão de Vassouras, e teve, por informações, 4 f.ºs: 7-1 Hortense Furquim Werneck de Almeida casada com seu primo e doutor em medicina Francisco Furquim Werneck de Almeida n.º 7-1 de 6-4 adiante.

7-2 Theophilo Teixeira de Almeida casado com Maria Leopoldina Nobrega de Almeida. Teve 3 f.ºs:

8-1 Maria da Glória Nobrega de Almeida.

8-2 Francisca Gabriella.

8-3 Carmem.

7-3 Francisco José Teixeira de Almeida, casou com Lucilia Detsé. Sem geração.

7-4 Baptista Teixeira de Almeida. Sem geração.

6-3 Dr. Caetano Furquim de Almeida nascido em 1816, formado em direito em S. Paulo, foi residente em Vassouras; faleceu em Caxambu em 21 de janeiro de 1879, e foi 1.º casado com Ambrosina Teixeira Leite e 2.ª vez com Anna Paulina Teixeira Leite. Teve 8 f.ºs:

Pág. 263

7-1 Adolpho Furquim de Almeida casado com Eugenia de Carvalho Almeida f.ª de Ignacio Caetano Teixeira de Carvalho. Sem geração.

7-2 Paulo Furquim de Almeida, já †, foi casado com Laura Furquim de Almeida. Sem geração.

7-3 Frederico Furquim de Almeida casado com Manuelita Pederneiras. Teve 2 f.ºs.

7-4 Eulalia Furquim Lameyer foi casada com Henrique Gaspar Lameyer †. Com 12 f.ºs.

7-5 Leonor Furquim Joppert casada com Hermano Joppert, moradores no Rio de Janeiro. Com 7 f.ºs.

7-6 Ambrosina Furquim Brunhs, já †, foi casada com Manoel Pedro da Silva Brunhs. Com 1 f.º

7-7 Virginia Furquim de Almeida, † sem descendência.

7-8 Luiza Furquim de Almeida, †.

6-4 Dr. Francisco de Assis Furquim de Almeida, formado em direito em S. Paulo, casou em Vassouras com Marianna de Lacerda Werneck, e teve 16 f.ºs: 7-1 Dr. em medicina Francisco Furquim Werneck de Almeida, que foi prefeito municipal do distrito federal, casado com sua prima Hortence Furquim Werneck de Almeida f.ª de 6-2 retro. Reside na capital federal e tem 6 f.ºs: 8-1 Hugo.

8-2 Oscar.

8-3 Júlio.

8-4 Julietta.

8-5 Sylvia.

8-6 Gilda

7-2 Marianna, falecida sem descendência.

7-3 Baptista, falecido sem descendência.

7-4 Baptista, falecido sem descendência.

7-5 Manoel, falecido sem descendência.

7-6 José, falecido sem descendência.

7-7 Rosa de Mayrink, viscondessa de Mayrink, casada com João Carlos Mayrink, visconde de Mayrink. Tem 3 f.ºs:

8-1 Raphael.

8-2 Henrique.

8-3 Humberto.

7-8 Antonio Furquim Werneck de Almeida casado com Francisca Vieira de Castro. Teve 3 f.ºs: 8-1 Edgard
Pág. 264
8-2 Fausto.

8-3 Waldmir.

7-9.Anna † sem descendência.

7-10 Maria Furquim Werneck de Almeida, solteira

7-11 Constança Furquim Werneck de Almeida foi casada com Alfredo Carlos de Avellar, já †. Teve 8 f.ºs:

8-1 José Carlos de Almeida Avellar

8-2 Virgilio

8.3 Celeste

8-4 Stella

8-5 Celina

8-6 Renato

8-7 Maria de Lourdes

8-8 Armando.

7-12 Caetano Furquim Werneck de Almeida casado com Eugenia Barbosa Werneck de Almeida. Tem 3 f.ºs: 8-1 Dora Barbosa Werneck de Almeida

8-2 Esther

8-3 Walter

7-13 Henriqueta † sem descendência.

7-14 Carolina de Salles Guerra casada com o dr. Egydio de Salles Guerra. Sem f.ºs.

7-15 João Werneck de Almeida, solteiro.

7-16 Messia † sem descendência.

6-5 Aureliano Furquim de Almeida casou em 1832 em Camandocaia, hoje cidade de Jaguari, sul de Minas, com Constança Bernardina de Almeida f.ª de Baptista Caetano de Almeida e de Francisca Libania. Teve, por informações, os 10 f.ºs: 7-1 Constança Furquim de Almeida Nogueira que casou com Francisco Pedro Nogueira.Tem um f.º

7-2 Manoel Furquim de Almeida falecido sem descendência.

7-3 Vladisláu Furquim de Almeida, tem 6 f.ºs naturais da Bélgica, onde reside.

7-4 Aureliano Furquim de Almeida casado com Joaquina de Queiroz Almeida. Com 4 f.ºs

7-5 Caetano Furquim de Almeida, já †, foi casado com Luiza dos Reis Furquim de Almeida. Com 4 f.ºs

7-6 Francisca Furquim Mendes foi casada com Domingos Mendes, ambos falecidos. Com 6 f.ºs

7-7 Elisa Furquim Leite de Sousa foi a 1.ª mulher de Custódio Leite de Sousa, também †. Com 8 f.ºs.

Pág. 265
7-8 Maria Furquim Leite de Sousa 2.ª mulher de Custódio Leite de Sousa supra. Com 12 f.ºs.

7-9 Marianna Furquim França foi casada com Antonio dos Santos França, ambos falecidos. Com 1 f.º

7-10 Anna Furquim de Almeida Nogueira foi casada com José Theodoro de Almeida Nogueira seu primo f.º de 6-6; são ambos falecidos. Com 6 f.ºs.

6-6 Maria Gabriella, f.ª de 5-2, casou em 1825 em Camandocaia com o coronel Antonio Felisberto Nogueira, natural de Baependi, viúvo de Anna Joaquina, f.º de Felisberto José Nogueira e de Margarida de Barros. Tit. Bicudos neste V. Teve 7 f.ºs: 7-1 Baptista Caetano de Almeida Nogueira, nascido em 1826 em Camandocaia, engenheiro militar com o grau de bacharel em matemáticas, distinto literato, foi lente interino no colégio dom Pedro II, vice-diretor dos telégrafos; foi casado com sua prima Emerenciana de Barros Nogueira f.ª de 6-8 adiante, e teve 4 f.ºs, dentre os quais: 8-1 Antonio Filisberto de Almeida Nogueira, preparador do gabinete de química da escola politécnica do Rio de Janeiro. 7-2 Antonio Filisberto † solteiro.

7-3 José Theodoro de Almeida Nogueira casado com sua prima Anna Furquim de Almeida f.ª de 6-5 retro.

7-4 Manoel Furquim de Almeida casou em 1865 em Camandocaia com Maria Caetana de Moraes f.ª de Manoel de Moraes Barbosa e de Caetana Maria de Almeida.

7-5 Maria Gabriella, faleceu sem descendência.

7-6 Ignez, faleceu sem descendência.

7-7 Anna de Almeida Nogueira † sem descendência.

6-7 Constança Miquelina de Almeida casou em 1818 em Camandocaia com João Baptista da Silveira f.º do capitão-mor de Atibaia Francisco da Silveira Franco e de Maria Cardoso de Oliveira. V. 2.º pág. 79. Sem geração.

6-8 Emerenciana Furquim de Almeida casou em 1826 em Camandocaia com Martiniano Severo de Barros natural de S. João de El-Rei. Teve naturais desta vila 8 f.ºs:

7-1 Manoel Furquim Severo de Almeida casado com Maria de Oliveira. Com 5 f.ºs.

7-2 Marianna Furquim Severo de Castro casada com José de Castro. Com 2 f.ºs.

Pág. 266
7-3 Francisca Severo de Barros, † sem descendência.

7-4 Constança Severo de Barros Cassão casada com Felix José dos Santos Cassão, sem descendência.

7-5 Carolina de Almeida Serzedello casada com Luiz Serzedello. Com 1 f.º.

7-6 Emerenciana de Barros Nogueira, casada com seu primo Baptista Caetano de Almeida Nogueira f.º de 6-6 retro. Com 4 f.ºs.

7-7 Martiniano Severo Junior † em 1852 com 18 anos de idade em S. João de EI-Rei.

6-9 Messia Candida Furquim de AImeida, última f.ª de 5-2, casou em S. João de EI-Rei com João Martins de Carvalho. Teve 5 f.ºs: 7-1 João Martins de Carvalho, † sem descendência.

7-2 Guilhermina de Carvalho Machado casada com José Porfirio da Costa Machado. Sem geração.

7-3 Constança de Carvalho Machado foi a 2ª mulher de Antonio da Costa Machado. Deixou 1 f.º

7-4 Anna de Carvalho Machado foi a 1.ª mulher de Antonio da Costa Machado do n.º precedente. Com 2 f.ºs.

7-5 Messia de Carvalho Araújo casaou com Bernardo de Araujo. Com geração.

5-3 Maria Gabriella de Almeida, f.ª de 4-1, casou em 1792 em Atibaia com Antonio de Araujo Cardoso f.º de Ignacio de Araujo Chaves e de Theresa Ribeiro, da Conceição dos Guarulhos; foi inventariada em 1800 nessa vila, com geração no 2.º V. pág. 44.

5-4 Capitão Pedro de Alcantara de Almeida, f.º de 4-1, casou com Mecia Joaquina Pinto de Magalhães f.ª de Bento Pinto de Magalhães, natural de Portugal, e de Maria do Rosário Accioli de Albuquerque, de Pernambuco; foi residente em S. João de El-Rei, Minas Gerais, e teve os 6 f.ºs seguintes:

6-1 João Baptista Pinto de Almeida

6-2 Comendador Francisco de Paula Almeida Magalhães.

6-3 Marianna de Alcantara de Almeida.

6-4 Anna Rosa de Jesus.

6-5 Constança de Alcantara de Almeida.

6-6 Aureliano de Alcantara de Almeida

6-1 João Baptista Pinto de Almeida, foi 1.º casado com Rita Cortes e 2.ª vez com Luiza de Noronha,

Pág. 267

f.ª do sargento-mor Domiciano José Monteiro de Noronha, natural de Santo Antonio do Ouro Branco, Minas, e de Marianna Justina de Meirelles, n. p. do capitão Antonio Monteiro de Noronha e de Luiza Maria da Rocha, n. m. do capitão José de Meirelles Freire, natural de Figueiras, Porto, e de Magdalena Gonçalves da Cruz, falecida em 1810 em Baependi, pessoas de qualificada nobreza. Teve:

Da 1.ª:

7-1 Pedro de Alcantara Pinto de Almeida que casou no estado de S. Paulo e deixou geração.

7-2 Rita de Cassia e Almeida que casou com Francisco Coelho dos Santos, sobrinho do senador mineiro Gabriel Mendes dos Santos, e teve:

8-1 Francisco.

8-2 Clementino.

8-3 Josephina.

8-4 Guilhermina.

7-3 Guilhermina casou com seu parente o capitão Antonio Marciano Nogueira Cobra, que por duas vezes foi eleito deputado provincial à assembléia de Minas Gerais, f.º do capitão Antonio Gomes Nogueira Cobra e de Maria Custodia de Meirelles Freire. Com geração neste V. adiante.

7-4 Eliza Leopoldina de Alvarenga casou com Francisco José de Alvarenga, major reformado do exército, que em 1842 comandou um batalhão das forças revolucionárias; exerceu cargos de eleição e nomeação. Teve:

8-1 Elisa Candida de Alvarenga, † com 27 anos de idade.

8-2 Ernesto José de Alvarenga, residente em S. João de El-Rei, onde é capitalista; solteiro.

8-3 Maria, solteira.

8-4 Francisco José de Alvarenga, residente em Juiz de Fora, foi casado com Anna Tastes. Com 12 f.ºs.

8-5 João Baptista de Almeida Alvarenga, que exerceu durante muitos anos o emprego de professor de música na escola normal, casado com Luiza de Barros, ambos residentes em S. João de El-Rei. Teve:

Pág. 268
9-1 Francisca, casada com Domingos Bello, natural da Itália, negociante de ferragens em S. João de El-Rei. Com geração.

9-2 Eliza casada com Joaquim de Oliveira Barreto, chefe de trem da estrada de ferro Oeste de Minas. Com geração.

9-3 Herminia casada com o agrimensor Ernesto de Oliveira. Sem f.ºs.

8-6 Guilherme Guiribaldi, guarda livros no Rio de Janeiro, casado com Emilia Tastes; foram fundadores e diretores de um acreditado colégio de meninas em Juiz de Fora, onde residiam. Tem: 9-1 Emerita Tastes de Alvarenga, professora particular no Rio de Janeiro.

9-2 Eunyce Tastes de Alvarenga, professora particular no Rio de Janeiro.

9-3 Euridice Tastes de Alvarenga, professora particular no Rio de Janeiro.

9-4 Esmeralda Tastes de Alvarenga, casada com um fazendeiro em Juiz de Fora. Com geração.

9-5 Esbelta Tastes de Alvarenga, solteira com 12 anos em 1904.

9-6 Edith

9-7 Dr. José Tastes de Alvarenga, formado em medicina.

9-8 Sebastião Tastes de Alvarenga, estudante de preparatórios.

8-7 Eduardo Alvarenga, já †, foi casado com ... f.ª de um fazendeiro da cidade de Campos, onde exerceu o cargo de escrivão de órfãos, depois de ter sido tabelião na cidade de Araras, estado de S. Paulo; como voluntário fez toda a campanha do Paraguai, sem que por um só dia baixasse à enfermaria. Deixou duas f.ªs.
7-5 Coronel Aureliano Baptista Pinto de Almeida foi advogado provisionado em Pouso Alegre onde casou com Maria da Annunciação Vilhena, da familia Vilhena Valladão, f.ª de abastado fazendeiro desse lugar. Teve naturais de Pouso Alegre: 8-1 Dr. Aureliano Baptista Pinto de Almeida Junior casado, e teve:
Pág. 269
9-1 Dr. Sylvio de Almeida, formado em direito, proprietário e diretor do "Instituto Ciências e Letras" em S. Paulo; está casado com sua prima Presciliana Duarte f.ª de 8-9 adiante, com 2 f.ºs: 10-1 Stella de Almeida casada com Carlos Lentz, professor da escola normal de S. Paulo. Com 1 f.º.

10-2 Helena de Almeida casada com Leonardo Tonents, com 2 f.ºs:

11-1 Fausto

11-2 Isolina

8-2 Dr. Gabriel Osório de Almeida, distinto engenheiro pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, da qual foi por algum tempo diretor, passando a ocupar em 1903 o alto cargo de diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, em que se conserva neste ano de 1905. Está casado com Carlotta Cardoso f.ª de Miguel Cardoso, natural de Portugal, conhecido negociante em S. Paulo. Tem: 9-1 Alvaro de Almeida, estudante de medicina.

9-2 Gabriel de Almeida, estudante de direito.

9-3 Miguel de Almeida.

9-4 Numa de Almeida.

8-3 Coronel Luiz Americano que fez a campanha do Paraguai, como voluntário; reside em S. Paulo onde está casado com Amélia Cardoso, irmã de Carlotta Cardoso do n.º 9-2 precedente. Teve: 9-1 Jorge Americano

9-2 Maria

9-3 Jayme.

9-4 Alice.

8-4 Francisco Aureliano de Almeida casado com ... Teve: 9-1 Sebastião de Almeida.

9-2 Pedro de Almeida.

8-5 Capitão Pedro Ivo de Almeida, casado. Teve: 9-1 Herminia casada com o capitão João Monteiro de Meirelles Leite Junior, seu primo, f.º de 8-7 adiante.

9-2 Maria, casada com o dr. Guilherme Sandeville.

Pág. 270
9-3 Helena, solteira.

9-4 Padre Pedro Macario de Almeida.

9-5 Colombo de Almeida, estudante de direito.

9-6 Sebastião de Almeida.

9-7 Graccho de Almeida.

9-8 Julio de Almeida.

8-6 Guilhermina de Almeida casada com o dr. José Antonio de Freitas Lisboa, teve: 9-1 Luiz Lisboa, farmacêutico, casado em Jacutinga.

9-2 Guilhermina, casada com João Bastos Guimarães.

9-3 Maria, casada.

9-4 Philomena, casada com Gabriel de Barros Dias em Pouso Alegre.

9-5 Adélia, casada com o dr. Bolonha.

8-7 Maria de Almeida casada com o major João Monteiro de Meirelles Leite, em Ouro Fino, teve: 9-1 João Monteiro de Meirelles Leite Junior casado com sua prima Herminia f.ª de 8-5 retro.

9-2 Dr. Luiz Leite, casado.

9-3 Dr. ... Leite, casado.

9-4 Aureliano.

9-5 Mario.

9-6 Aida.

9-7 Ordalia.

8-8 Orminda de Almeida casada com o dr. João de Almeida Reis, em Santos.

8-9 Rita de Almeida casada com o coronel Joaquim Roberto Duarte, em Pouso Alegre. Teve:

9-1 Izaura Duarte casada com o major Francisco Gomes de Oliveira, teve: 10-1 Olavo.

10-2 Manoel.

10-3 Renato.

10-4 Sebastião.

10-5 Lucilla.

10-6 ...

10-7 Rosa.

10-8 Benedicta.

9-2 Presciliana Duarte casada com seu primo o dr. Sylvio de Almeida f.º de 8-1 retro.

Pág. 271

9-3 Joaquim Roberto Duarte Junior casado com Emilia de Barros, teve, naturais de Pouso Alegre:

10-1 Alexandrina.

10-2 José.

10-3 Eduardo.

10-4 Joaquim.

9-4 Sebastião Roberto Duarte casado com Josephina Duarte, teve, naturais de Jaguari, Minas: 10-1 Maria.

10-2 Corina.

10-3 Mario.

9-5 Maria Honoria casada com o professor Miguel Alves Feitosa, viúvo. Teve: 10-1 Bemvinda.

10-2 Joaquim.

9-6 Dr. Aureliano Roberto Duarte, advogado em Mococa, casado com Presciliana de Queiroz f.ª de Joaquim de Queiroz, de Pouso Alegre. Teve: 10-1 Branca.

10-2 Maria Izabel.

9-7 Dr. Mario Roberto, formado em direito, solteiro.

9-8 Paulo Roberto Duarte, solteiro.

9-9 Rita Americana Duarte, solteira.

Da 2.ª mulher teve o n.º 6-1 os seguintes f.ºs: 7-6 Marianna Werneck casou com Manoel José de Sousa Werneck f.º de Manoel Werneck que foi 2.º marido de Luiza de Noronha, e portanto, padrasto de Marianna Werneck n.º 7-6. Deixou geração.

7-7 Mecia Werneck casou com outro f.º de seu padrasto Manoel Werneck.

7-8 Dr. Thomaz Baptista Pinto de Almeida, médico, falecido em Baependi, foi casado com Beatriz f.ª do coronel Olympio Carneiro Viriato Catão. Teve:

8-1 Coronel Olympio Baptista Pinto de Almeida, residente em Caxambu, inteligência cultivada, advogado provisionado, está casado com Eugenia Nogueira f.ª de João de Almeida Pedroso e de Prudenciana Nogueira. Tem: 9-1 Ismael.

9-2 Noemia.

Pág. 272
8-2 Renato Baptista Pinto de Almeida casado com Maria de Sousa.

8-3 José Baptista Pinto de Almeida casado com sua prima Zulmira f.ª do dr. Catão. Tit. Bicudos.

8-4 Maria casada com Antonio Pinto de Castro.

7-9 Dr. João Baptista Pinto de Almeida Werneck, formado em direito, que adotou com suas irmãs o apelido Werneck por gratidão a seu padrasto Manoel Werneck, que tratou a seus enteados como um pai; exerceu os cargos de delegado de polícia, promotor, e o de juiz municipal; casou em Vassouras onde exerceu a advocacia, e deixou: 8-1 Francisca Werneck, baronesa de Piabas, casada com o barão de Piabas.

8-2 Maria Werneck casada com Manoel de Almeida Werneck e teve:

9-1 Pedro.

9-2 Maria.

6-2 Comendador Francisco de Paula Almeida Magalhães casou 1.ª vez em 1826 com sua prima Anna Custódia de Magalhães, † em 1727; 2ª vez em 1827 com Marianna Carolina de Magalhães, irmã da 1.ª mulher, f.ªs do negociante Francisco Pinto de Magalhães e de Maria Custódia de Magalhães. Faleceu com testamento em 1849 em S. João de El-Rei, e teve, quando solteiro, os 4 f.ºs naturais que foram reconhecidos: 7-1 Sabino de Almeida Magalhães.

7-2 Francisco de Paula de Almeida Magalhães Filho.

7-3 João Baptista de Almeida.

7-4 Bernardo de Almeida Magalhães.

Da 1.ª mulher teve f.º único: 7-5 Comendador Custódio de Almeida Magalhães, que exerceu em S. João de El-Rei todos os cargos de eleição popular, e por nomeação do governo foi o substituto do juiz municipal; ocupou os postos da guarda nacional até o de coronel comandante superior; por seus relevantes serviços foi agraciado com a comenda da Ordem de Cristo, tendo recusado o titulo de barão; foi negociante e depois fundou em S. João de El-Rei uma casa bancária. Foi 1.º casado com Maria Carlotta Baptista Machado e 2.ª vez casou com Ambrozina, irmã de sua 1.ª mulher, f.ªs do capitalista comendador Carlos Baptista Machado. Teve da 1.ª mulher uma filha:
Pág. 273
8-1 Maria Custodia de Magalhães casada com o dr. Julio Cezar de Queiroz Guimarães que, depois de exercer durante alguns anos o cargo de engenheiro da E. de F. Oeste de Minas e o de engenheiro de distrito em Minas; fundou um curtume aperfeiçoado, abriu no Rio de Janeiro uma casa de comissões e por último comprou uma importante fazenda em S. Paulo e uma outra em Minas, de sociedade com o dr. Afonso Celso de Assis Figueiredo Filho. Da 2.ª mulher: 8-2 Ambrozina de Almeida Magalhães casada com seu primo Eduardo de Almeida Magalhães Sobrinho, bacharel em direito e sócio da casa bancária fundada por seu sogro e continuada por ele e seu cunhado.

8-3 Dr. Custódio de AImeida Magalhães casado com Suzanna Hirck, sem f.ºs. Depois de haver clinicado por alguns anos no município da Leopoldina, fundou de sociedade com seu cunhado do n.º precedente a casa bancária — Custódio de Almeida Magalhães & C.ª — dividida em duas seções: uma, com o nome de — Fluminense — a seu cargo, e a outra com o nome de — São Joanense — a cargo de seu sócio. Como banqueiro conceituou-se ao ponto de ser procurado pelo governo para gerir o Banco da República por ocasião da tremenda crise que o assoberbava.

8-4 Alberto de Almeida Magalhães, residente em S. João de EI-Rei, interessado na casa bancária de que falamos n.º 8-3 precedente, está casado com Maria Leonor Sette f.ª de Sebastião Sette e Camara, ex-jornalista, fundador e redator da "Pátria Mineira". Com f.ºs menores.

8-5 Cecilia de Almeida Magalhães casada com o dr. Afonso de Azevedo, irmão do diplomata dr. Cyro de Azevedo, e cunhado do afamado operador dr. Pertence. Faz parte, como médico, da junta de higiene da capital de S. Paulo. Tem:

9-1 Hermengarda, com 14 anos.

9-2 Cecilia.

Pág. 274
9-3 Affonso.

9-4 Carlos.

9-5 Moacir.

9-6 ...

8-6 Olivia de Almeida Magalhães casada com João de Almeida Lustoza, negociante de couros, por atacado, no Rio de Janeiro. Tem um f.º: 9-1 Sylvio. 8-7 Francklin de Almeida Magalhães, estudante de direito em S. Paulo em 1904.

8-8 Raul de Almeida Magalhães, estudante de medicina.

8-9 Fabio de Almeida Magalhães, estudante de preparatórios.

8-10 João Baptista de Almeida Magalhães, empregado no comércio.

8-11 Lavinia de Almeida Magalhães, irmã de caridade.

8-12 Guiomar de Almeida Magalhães, solteira

e 2 falecidos.

Da 2.ª mulher, teve o comendador Francisco de Paula n.º 6-2 os seguintes f.ºs: 7-6 Aureliano de Almeida Magalhães, † solteiro com 24 anos em S. João de El-Rei.

7-7 Marianna Izabel de Almeida, † com 17 anos solteira.

7-8 Dr. João Paulo de Almeida Magalhães, bacharel em direito, advogou por algum tempo em três municípios de Minas Gerais, e depois associou-se a uma conceituada casa de comissões — Miranda Jordão & C.ª, da qual foi gerente, e mais tarde, desligando-se desta, fundou uma outra sob sua firma individual, da qual é hoje comandatário. Casou com Lucilla Candida Teixeira de Almeida, da importante família Teixeira Leite. Teve:

8-1 Américo, † com 22 anos.

8-2 Dr. Pedro de Almeida Magalhães, médico muito inteligente e conceituado, viajou duas vezes à Europa a fim de aprofundar os estudos de sua profissão, e é lente adjunto da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. Está casado com Sarah Carneiro de Mendonça. Com f.ºs menores.

8-3 Raphael de Almeida, bacharel em direito, foi juiz municipal e juiz de direito em três comarcas de Minas Gerais; está casado com Margarida de Magalhães, sobrinha do barão de Piumhy. Com f.ºs menores.

Pág. 275
8-4 Carolina Magalhães foi casada com o dr. Geminiano Brasil de Oliveira Góes, juiz de direito aposentado, advogado no Rio de Janeiro, que foi deputado ao congresso federal por Sergipe, seu estado natal. Deixou uma f.ª e 2 f.ºs menores.

8-5 Livia de Almeida Magalhães casada com Eduardo Gomes Figueira, doutor em medicina, que, depois de haver clinicado vantajosamente por algum tempo, mudou-se para o Rio de Janeiro onde é um dos sócios gerentes da casa comissária de café fundada por seu sogro.

8-6 Carmem de Almeida Magalhães casada com o bacharel em direito Eduardo Eugeniano Barroca, que foi advogado em Minas, e presentemente é juiz de direito de Pernambuco, sua terra natal. Com f.ºs menores.

7-9 Capitão Caetano de Almeida Magalhães Leite, já †, f.º do comendador Francisco de Paula n.º 6-2 e 2.ª mulher, foi fazendeiro na Mata de Minas e casado 1.º com sua prima Delphina Leocadia, e 2.ª vez com Rosa Amélia de Barros. Teve:

Da 1.ª mulher o f.º único:

8-1 José Leite de Almeida Magalhães, guarda livros, solteiro. Da 2.ª: 8-2 Francisca Leite de Almeida Magalhães casada com dr. Symphoroso Lara, advogado e fazendeiro no estado de S. Paulo. Com f.ºs menores.

8-3 Maria Amelia de Magalhães casada com Mario Noronha, negociante no estado de S. Paulo. Com geração.

8-4 Caetana de Almeida Faria de Magalhães, solteira.

7-10 Dr. Gabriel de Paula de Almeida Magalhães, bacharel em direito pela faculdade de S. Paulo, foi casado com Maria do Carmo Monteiro de Almeida Magalhães f.ª do 1.º barão da Leopoldina. Sem f.ºs. Nunca aceitou cargos de nomeação do governo, mas exerceu todos os de eleição popular, inclusive o de deputado à constituinte republicana;
Pág. 276
tinha antes sido eleito deputado à assembléia geral que foi dissolvida com o advento da república. Aos seus esforços se devem a rejeição e modificação de não poucos artigos da constituição federal. Prestou relevantes serviços na pendência Christie e maiores ainda na guerra do Paraguai, colocando-se à frente da propaganda que produziu, em benefício daquela, uma avultada subscrição, e desta, o armamento de 60 guardas nacionais e de 210 voluntários fardados e premiados a expensas da população. Para a fundação da Casa de Caridade Leopoldinense contribuiu com 40 apólices, elevando o número destas a cento e tantas mediante donativos que angariou. Apesar de intimado por três vezes, nunca tirou o título de comendador da ordem de Cristo com que o distinguira um governo adverso, e recusou in limine o titulo de visconde com que fora agraciado pelo ministério João Alfredo em cujo grêmio contava quatro colegas e amigos. Faleceu em 1904 em S. João de El-Rei.

7-11 Eduardo de Almeida Magalhães, engenheiro civil, residente no município de S. José de Além-Paraíba, pouco depois de formado fez parte da comissão de engenheiros encarregada do lançamento da linha telegráfica do Paraná. Foi 1.º casado com Virginia Vidal Carneiro, e 2.ª vez está casado com Candida Sobral de Almeida Magalhães f.ª do conceituado médico dr. Luiz Sobral Pinto, da família deste apelido em Alagoas. Teve:

Da 1.ª mulher 3 f.ºs:

8-1 Eduardo Leite de Almeida Magalhães, diplomado pela Escola de Minas de Ouro Preto, falecido.

8-2 Alexina de Magalhães Pinto foi casada com o dr. Floriano Leite Pinto, médico, já falecido. É uma senhora dotada de uma energia e espírito varonil admiráveis: na idade de 22 anos efetuou (só) uma viagem à Europa; com o estudo de alguns meses apenas, tirou em concurso a cadeira de desenho e caligrafia da escola normal de S. João de El-Rei; dois ou três anos depois matriculou-se na escola normal do Rio de Janeiro e pelas brilhantes provas que sempre exibiu foi convidada para o lugar de professora adjunta dessa escola.

Pág. 277
8-3 Maria da Glória de Magalhães Gama casada com o dr. Francisco de Paula Villas Boas da Gama, distinto e caridoso médico no município de S. José de Além-Paraíba. Com f.ºs menores. Da 2.ª mulher: 8-4 Luiz de Almeida Magalhães, guarda-marinha, confirmado.

8-5 Aureliano de Almeida Magalhães, guarda-marinha, confirmado.

8-6 Angelo de Almeida Magalhães, administrador da fazenda de seu pai.

8-7 Plinio de Almeida Magalhães, preparatoriano.

8-8 Abel de Almeida Magalhães, preparatoriano.

8-9 Anna Custodia de Almeida Magalhães, solteira.

8-10 Marianna de Almeida Magalhães, solteira.

8-11 Ruth de Almeida Magalhães, solteira.

8-12 Nahir de Almeida Magalhães, solteira.

8-13 Edith de Almeida Magalhães, solteira.

7-12 Francisco Leite de Almeida Magalhães, † em 1890, depois de ter sido empregado no comércio, adquiriu duas fazendas de café no estado do Rio de Janeiro. Casou com Maria Luiza Teixeira de Magalhães e teve: 8-1 Dr. Amador de Almeida Magalhães, recentemente formado em medicina, casado com Judith Taine enteada do conceituado clínico Dr. Gabbizo. Com f.ºs menores.

8-2 Paulo de Almeida Magalhães, empregado no comércio.

8-3 Adolpho de Almeida Magalhães, fazendeiro de sociedade com sua mãe.

8-4 Edgard de Almeida Magalhães, casado e conceituado empregado da casa bancária — Custódio de Almeida Magalhães & Comp.

8-5 Frederico de Almeida Magalhães, farmacêutico diplomado.

8-6 Gabriel de Almeida Magalhães, estudante.

8-7 Maria de Almeida Magalhães foi 1.º casada com Custódio Leite de Abreu e está 2.ª vez casada com o dr. Caetano Fonseca. Tem 1 f.º.

Pág. 278
8-8 Candida de Almeida Magalhães, solteira. 7-13 Anna Candida de Almeida Pinto, f.ª de 6-2, foi casada com seu primo Francisco Leite Pinto, falecido, fazendeiro e capitão da guarda nacional. Teve o f.º único (vivo): 8-1 José Leite Pinto de Magalhães, solteiro que está viajando pela 3.ª vez na Europa. 7-14 Maria da Glória de Almeida Rocha foi casada com o bacharel em direito José Moreira da Rocha, já falecido, que foi advogado, promotor público, juiz municipal e de direito, e foi eleito deputado à assembléia provincial de Minas; teve 4 f.ºs falecidos em maioridade, entre os quais: 8-1 Tenente da marinha José Moreira da Rocha † imediato da nau Trajano. 7-15 Emilia de Almeida Magalhães, solteira, residente em S. João de El-Rei.

7-16 Francisca de Paula Almeida Pinto, já †, foi casada com o comendador Antonio Leite Pinto, coronel da guarda nacional, legítima influência eleitoral no estado do Rio, onde possui diversas fazendas. Teve:

8-1 Dr. Floriano Leite Pinto, já falecido, foi casado com sua prima n.º 8-2 de 7-7 retro.

8-2 Carlos Leite Pinto, comissário de café e outros gêneros do país, casado com Constança f.ª do conselheiro Bento Lisboa. Teve 4 f.ºs.

8-3 Eduardo Leite Pinto, solteiro e abastado fazendeiro.

8-4 Oscar Leite Pinto, solteiro e abastado fazendeiro.

8-5 Eugenia Leite Sobral Pinto casada com o dr. Luiz Sobral Pinto, engenheiro fiscal do estado de Minas. Com 5 f.ºs menores.

8-6 Albertina Leite Gallo casada com Adriano Gallo, natural de Portugal, fundador de uma importante casa comercial no Rio de Janeiro, da qual é hoje comandatário; é proprietário, fazendeiro e capitalista. Com 5 f.ºs.

8-7 Francisca Leite Pinto casada com o dr. Gil Castello Branco, nortista, juiz de direito num dos estados do Norte. Com f.ºs.

Pág. 279
8-8 Maria Antonieta casada com o dr. Antonio Sobral Pinto, médico que por alguns anos clinicou na cidade de Cataguazes onde tornou-se legítima influência eleitoral e foi por duas vezes eleito chefe executivo; é, no presente, fazendeiro no estado do Rio de Janeiro. Com 6 f.ºs.

8-9 Marianna Alexandrina Terra, casada com Antonio Augusto Terra, é normalista diplomada e antiga professora no Rio de Janeiro. Com uma f.ª menor.

8-10 Eliza Leite Pinto, solteira.

6-3 Marianna de Alcantara e Almeida foi casada com Fulano Cortes da família — Figueiredo Cortes — de Mar de Espanha. Teve 2 f.ªs gêmeas, das quais uma casou em Barbacena.

6-4 Anna Rosa de Jesus casou 1.º com Antonio Barbosa de Lima e 2.ª vez com o tenente Thomaz Coelho dos Santos, sobrinho do senador Gabriel Mendes dos Santos, e fazendeiro em S. Vicente Ferrer no município do Turvo. Sem geração dos dois maridos, pelo que incumbiu-se da criação de diversas sobrinhas e de crianças estranhas desvalidas. Faleceu com testamento em 1848 em S. João de El-Rei.

6-5 Constança de Alcantara de Almeida, f.ª de 5-4, faleceu solteira.

6-6 Aureliano de Alcantara de Almeida, único f.º de 5-4, negociante em S. João de El-Rei, muito considerado e conceituado, e faleceu solteiro.

5-5 Caetana Maria de Almeida, f.ª de Caetano Furquim n.º 4-1, foi natural de S. Paulo e casou em 1804 em Camandocaia com o alferes Antonio Rodrigues Barbosa, natural da Conceição dos Guarulhos, f.º de Pedro Rodrigues do Prado e de Maria Barbosa, n. p. de Diogo Rodrigues da Costa e de Catharina Cortes do Prado, da Conceição dos Guarulhos, n. m. de Manoel Barbosa Dantas, de Portugal.

5-6 Theresa Maria de Almeida.

5-7 Claro † com 12 anos de idade.

5-8 Tenente Antonio Furquim de Campos, f.º de 4-1 e 2.ª mulher, casou 1.º em 1789 em Atibaia com Maria Josepha Barbosa f.ª de José Leite de Moura, natural de Sorocaba, e de Maria Barbosa, V. 1.º pág. 147; 2.ª vez casou em 1813 na vila de S. Carlos com Anna Joaquina, viúva de Ignacio Antonio de Oliveira. Teve q. d.:

Pág. 280
Da 1.ª mulher: 6-1 Izabel Miquelina de Campos casada em 1818 na vila de S. Carlos com João Leite Barbosa, natural de Atibaia, f.º de Manoel Antonio Soares e de Anna Maria Barbosa.

6-2 Anna Francisca de Campos casada em 1823 na mesma vila com João Barbosa de Carvalho f.º de Ignacio Bueno de Carvalho e de Maria Correa. V. 2.º pág.152.

6-3 Caetano Antonio Furquim casado em 1827 na mesma vila com Anna Francisca de Moraes f.ª de José de Camargo e de Anna Joaquina de Moraes.

6-4 Gertrudes Maria de Campos casada em 1814 na mesma vila com José Gonçalves de Oliveira f.º de Ignacio Bueno de Carvalho e de Maria Correa de Oliveira. V. 2.º pág. 151.

4-2 Padre Antonio Antunes de Campos, f.º de 3-2, foi batizado em 1734.

4-3 Guarda-mor Fructuoso Furquim de Campos casou 1.º em 1767 em Atibaia com Apollonia Maria do Pilar e Vasconcellos (viúva duas vezes: a primeira de Antonio da Rocha Pimentel e a segunda do capitão Antonio Barbosa de Lima) f.ª de Bento de Siqueira Pedroso e de Maria Machado de Vasconcellos, Tit. Siqueiras Mendonças; 2.ª vez casou com o guarda-mor Fructuoso em 1798 em S. Paulo com Maria do Pilar Franco f.ª do guarda-mor Pedro Nunes de Siqueira e de Ursula Franco de Oliveira, V. 1.º pág. 527; sem geração desta 2.ª mulher porém teve da 1.ª:

5-1 Anna Gabriella de Campos de Vasconcellos que casou em 1794 em Atibaia com Lucas de Siqueira Franco, que foi o último capitão-mor nessa vila, f.º do capitão-mor Francisco da Silveira Franco e de Maria Cardoso de Oliveira. Com geração no V. 2.º pág. 55.

5-2 Padre Fructuoso Furquim de Campos.

5-3 Bento, †.com 7 anos.

5-4 Estanislau, † na infância.

4-4 Alferes Francisco Xavier Pedroso casou em 1760 em S. Paulo com Maria Franco Bueno f.ª do alferes Francisco Bueno da Rocha e de Archangela Ortiz de Camargo, V. 1.º pág. 524. Teve q. d.:

Pág. 281

5-1 Estanislau Furquim Pedroso casou 1.º em 1791 em Mogi das Cruzes com Francisca Maria do Rosário f.ª de Gonçalo Antonio Moreira e de Maria de Sousa, Tit. Moraes; 2.ª vez casou em 1807 na mesma vila com Rita Maria de Godoy f.ª de Joaquim Gomes Monteiro e de Anna Joaquina de Araujo.

5-2 José Pedroso de Oliveira casou 1.º em 1796 em S. Paulo com Izabel Maria de Moraes f.ª do tenente João Pinto Guedes e de Ignacia Vieira da Silva, Tit. Moraes; 2.ª vez com Ursula Franco de Oliveira f.ª de Sebastião Ferreira da Silva e de Jacintha de Oliveira, V. 1.º pág. 531. Teve q. d.:

Da 1.ª mulher:

6-1 Polycarpo Joaquim de Oliveira que casou em 1824 em Parnaíba com sua sobrinha Maria Branca de Oliveira f.ª de Joaquim Blanco Teixeira e de Anna Joaquina n.º 6-2 seguinte.

6-2 Anna Joaquina casada em 1808 na mesma vila com Joaquim Blanco Teixeira f.º de Salvador Blanco Ribeiro e de Anna Maria do Espirito Santo. Tit. Dias. Teve q. d.:

7-1 Maria Branca de Oliveira casada em 1824 em Parnaíba com seu tio Polycarpo Joaquim de Oliveira n.º 6-1 retro.

7-2 Catharina Maria casada em 1833 na mesma vila com José Machado de Barros f.º de Antonio Machado de Campos e de Maria José, por esta neto de Salvador do Prado e de Ignez de Sousa.

7-3 Joaquina Leopoldina de Oliveira casada em 1834 na mesma vila com Antonio Joaquim da Silva f.º de Joaquim Antonio Teixeira e de Joaquina Rosa da Silva.

7-4 Jesuina Blanca de Oliveira casada em 1838 na mesma vila com Justo de Sousa Campos, da freguesia do Ó, f.º de André de Campos Sousa e de Maria Gertrudes de Oliveira.

Da 2.º mulher teve o n.º 5-2, q. d.: 6-3 Maria Franco de Oliveira casada em 1830 em Parnaíba com Candido de Oliveira Pinto f.º de João Pinto Guedes e da 2.ª mulher Escholastica Franco. Com geração em Tit. Moraes.
Pág. 282
5-3 Josepha Maria casada em 1788 em S. Paulo com Gonçalo Bento Moreira f.º de Gonçalo Antonio Moreira e de Maria de Sousa do n.º 5-1 supra.

5-4 Anna Maria Xavier casada em 1788 em S. Paulo com Justo Rufino de Oliveira f.º de Gonçalo Antonio Moreira e Maria de Sousa retro.

5-5 Francisco Xavier Pedroso casado em 1794 em Mogi das Cruzes com Gertrudes Maria f.ª de José de Sousa Brito e de Maria Coelho. Teve: (C. O. de Atibaia).

6-1 Maria Xavier casada em 1810 em Mogi das Cruzes com Joaquim de Sant'Anna f.º de Antonio de Freitas Braga e de Manoela Maria.
4-5 Claudio Furquim de Campos, f.º de 3-2, casou em 1747 em S. Paulo com Maria de Lima do Prado, † em 1803 em S. Carlos, f.ª de Ignacio de Oliveira d'Horta e de Thereza Pedroso de Jesus sua 1.ª mulher, V. 4.º pág. 328; faleceu em 1799 na vila de Bragança com 70 anos de idade e foi inventariado em 1805 na vila de S. Carlos. Teve 12 f.ºs (C. O. de Campinas). 5-1 Francisca Xavier Pedroso casou 1.ª vez em 1766 em Mogi-guaçu com Ignacio Machado de Toledo f.º de José Machado, de Pindamonhangaba, e de Joanna de Toledo, de Taubaté, n. p. de João Machado Fajardo e de Bernarda Luiz, de Taubaté, n. m. de Manoel de Carvalho, de Portugal, e de Catharina de Toledo, de S. Paulo; segunda vez casou em 1769 na mesma freguesia com o alferes José Paes da Silva, que foi mais tarde morador em Bragança e da turma dos primeiros vereadores eleitos, por ocasião da eleição desta localidade a vila em 1797. Com geração do 2.º marido.

5-2 Gertrudes Furquim de Oliveira casou em 1777 na freguesia de Jaguari, depois vila de Bragança, com o alferes Francisco Xavier da Rocha, f.º de Bento Domingues Rocha e de Josepha Rodrigues de Oliveira, n. p. de João Domingues de Tavora, de Portugal, e de Ignacia Pimenta das Neves, de Parnaíba, n. m. de José Rodrigues Preto e de Theresa de Oliveira do Prado. Teve q. d.:

6-1 Rosa Maria de Campos casada em 1801 na vila de S. Carlos com Jacintho José da Rocha f.º de José Domingues da Rocha e de Izabel Maria Cardoso. Teve: (C. O. de Campinas, inventário de seu sogro José Domingues em 1843).
Pág. 283
7-1 Cerino José de Campos, casado.

7-2 José Furquim de Campos, casado em 1836 em S. Carlos com Jesuina Antonia de Barros, f.ª de Abel Bueno de Lacerda e de Maria Joaquina de Alvarenga. V. 5.º pág. 139, onde foi omitida esta f.ª Jesuina.

7-3 Manoela, já † em 1843, foi casada com Floriano Pinheiro e teve a f.ª 8-1 Joanna.

7-4 João, casado no Belém de Jundiaí.

7-5 Manoel, casado no Belém de Jundiaí.

7-6 Policena, casada com Manoel de tal.

7-7 Joaquim Ferraz, morador em Bragança.

7-8 Branca, casada com Manoel ...

7-9 Albino

7-10 Francisco.

6-2 Ursula Xavier Pedroso, f.ª de 5-2, casou em 1807 na vila de S. Carlos com Romão Alves de Oliveira, de Mogi-mirim, f.º de Ignacio Cardoso de Oliveira e de Maria Pedroso da Conceição.

6-3 Rita Pedroso casada em 1807 na mesma vila com Ignacio Franco de Brito f.º de João Franco de Brito e de Francisca Leite. V. 2.º pág. 37.

6-4 Adriano José de Campos casado em 1808 na mesma vila com Gertrudes Maria de Oliveira f.ª de Ignacio Cardoso de Oliveira do n.º 6-2 retro.

6-5 Agueda Policena casada em 1811 na mesma vila com seu primo Joaquim Manoel de Campos f.º de Antonio Manoel Barbosa e de Manoela de Assumpção Campos n.º 5-7 adiante.

6-6 Dionizia Furquim casou em 1811 na mesma vila com Germano Bueno de Carvalho, viúvo de Maria Ribeiro. Teve 3 f.ºs:

7-1 Joanna Furquim de Camargo, casada em 1825 na mesma vila com Joaquim Pedro de Camargo, f.º de Francisco de Paula Camargo e de Izabel Maria.
Pág. 284
7-2 Antonio Xavier de Camargo casado em 1834 na mesma vila com Vicencia do Nascimento f.ª de Francisco Xavier de Paula e de Izabel Maria de Jesus.

7-3 Maria Joaquina de Oliveira.

6-7 Angelica Esmeria, f.ª de 5-2, casou em 1812 em Piracicaba com Manoel Alves, de Mogi-mirim, f.º de Ignacio Cardoso de Oliveira do n.º 6-2 retro.

6-8 Escholastica Xavier de Campos casada em 1815 em Piracicaba com Francisco Pedroso de Alvarenga, de Mogi-guaçu, f.º de Francisco Xavier Pedroso e de Gertrudes Branca de Alvarenga.

6-9 Bento Eleuterio casado em 1812 em Piracicaba com Maria Antonia f.ª de Ignacio Cardoso de Oliveira do n.º 6-2.

5-3 Maria Claudia de Campos, f.ª de Claudio Furquim de Campos n.º 4-5, foi a 1.ª mulher de José Domingues Rocha com quem casou em 1771 em Mogi-mirim, f.º de Bento Domingues Rocha e de Josepha Rodrigues de Oliveira já mencionados no n.º 5-1 retro. José Domingues Rocha faleceu em 1813 na vila de S. Carlos, estando 2.ª vez casado com Izabel Maria Cardoso do n.º 6-1 de 5-2 retro. Teve f.ª única: 6-1 Marianna de Campos casada em 1791 nas Campinas com Bento João da Cruz, viúvo de ... Maria de Moraes, f.º de Miguel Rodrigues Cardoso e de Anna Rodrigues de Pontes. Bento João estava ausente nas Minas Gerais em 1813. 5-4 Theresa Pedroso, f.ª de 4-5, casou em 1771 em Mogi-guaçu com Antonio Machado de Toledo f.º de João Machado do Prado e de Andreza de Toledo, n. p. de João Machado Fajardo e de Bernarda Luiz, de Taubaté, n. m. de Manoel de Carvalho da Rocha, de Portugal, e de Catharina de Toledo, de S. Paulo. (Com geração em Tit. Macieis: 1 casal de f.ºs).

5-5 Escholastica Maria de Campos, já † em 1805, casada em 1784 na freguesia das Campinas com Manoel Antonio Machado f.º de Domingos da Costa Machado (o velho), natural de Portugal, e de sua 1.ª mulher Bernarda Correa de Moraes, natural de S. João de Atibaia. Com f.º único em Tit. Moraes.

Pág. 285
5-6 Agostinho José de Campos, † em 1829 em S. Carlos, casou com Gertrudes Maria Machado, † em 1842, f.ª de Domingos da Costa Machado do n.º precedente 5-5. Teve (C. O. Campinas) 3 f.ºs: 6-1 Ignacia Maria de Campos, casada em 1817 em S. Carlos com José Pires de Camargo, de Mogi-mirim, f.º de Floriano Pires de Camargo e de Gertrudes Antonia. Teve f.º único: 7-1 José (em Porto Feliz) 6-2 Anna de Campos casada em 1819 em S. Carlos com Manoel de Castro, de Itu, f.º do tenente Antonio Manoel de Castro e de Maria Antonia de Jesus.

6-3 Francisco de Paula Campos.

5-7 Manoela da Assumpção Campos casada em 1790 na freguesia das Campinas com Antonio Manoel Barbosa, de Taubaté, f.º de João Rodrigues do Prado e de Maria de Gusmão Guedes. Tit. Garcias Velhos, com f.º único.

5-8 Francisco de Campos Sousa casou em 1790 na freguesia supra com Antonia Maria, de Taubaté, f.ª de João Rodrigues do Prado do n.º 5-7.

5-9 Anna de Oliveira Campos casada em 1790 na mesma freguesia com Domingos Bicudo de Brito, viúvo de Rita Maria de Campos, f.º de Manoel de Brito Leme e de Luzia da Fonseca Pinto, neste à pág. 15. Faleceu sem geração, porque não figura no inventário em 1803.

5-10 Joanna Baptista de Campos, de Bragança, casada em 1798 na freguesia das Campinas com seu sobrinho Antonio Machado de Toledo, de Mogi-guaçu, f.º de Antonio Machado de Toledo e de Theresa Pedroso de Jesus, n.º 5-4 retro. Tit. Macieis.

5-11 André de Sousa Campos.

5-12 Vicencia, faleceu solteira.

4-6 Padre ... da companhia de Jesus.

4-7 Maria Caetana, f.ª de 3-2, foi virtuosa freira no recolhimento de N. S. da Luz, em S. Paulo, onde faleceu.

4-8 Maria Xavier de Campos faleceu solteira em 1800 em S. Paulo.

3-3 Capitão Francisco Pedroso Furquim, f.º de Claudio Furquim da Luz n.º 2-5, foi casado com Maria de Alvarenga Leite f.ª de Francisco Leme de Alvarenga e de Anna de Alvarenga Leite. V. 5.º pág. 225. Teve q. d.:
Pág. 286
4-1 Alferes Francisco Pedroso de Alvarenga, habilitou-se de genere para a carreira eclesiástica, porém casou em 1772 em Itu com Maria de Araujo, de Mogi-mirim, f.ª de Antonio de Almeida Velho e de Gertrudes de Jesus Almeida, à pág. 43 deste, onde foi omitido este casamento.

4-2 Claudio Furquim Pedroso de Alvarenga, habilitou-se de genere, porém casou 1.º com Anna Maria de Arruda e 2.ª vez em 1781 em Sorocaba com Anna de Almeida Lima f.ª do capitão-mor José de Barros Lima e de Lucrecia de Almeida, à pág. 217 deste. Teve da 2.ª mulher q. d.:

5-1 Maria Furquim casada em 1800 em Sorocaba com Antonio de Camargo, natural de Itu, f.º de outro de igual nome e de Gertrudes de Arruda Leite; V. 1.º pág. 189.

5-2 José Furquim Pedroso casado em 1809 em Sorocaba com Izabel de Camargo f.ª de José de Camargo Paes e de Maria Bernarda de Lima; V. 1.º pág. 190.

4-3 Maria Furquim Pedroso, f.ª de 3-3, casou em 1744 com o capitão Miguel de Eiros Monteiro f.º do capitão Miguel de Eiros e de Ignez de Pontes.
3-4 Padre Claudio Furquim Pedroso faleceu com testamento em 1737 em Parnaíba.

3-5 Luzia Furquim Pedroso, f.ª de Claudio Furquim da Luz n.º 2-5, foi casada com Manoel Ribeiro Preto f.º de Paschoal Ribeiro e de Catharina ... Teve (C. O. S. Paulo) 9 f.ºs:

4-1 Joanna Ribeiro Pedroso

4-2 Lucrecia Pedroso Ribeiro

4-3 Ignacio Ribeiro Furquim

4-4 Escholastica Furquim

4-5 Maria Ribeiro Pedroso

4-6 Bartholomeu

4-7 Jorge Ribeiro Preto

Pág. 287
4-8 Claudio

4-9 Theresa Ribeiro

4-1 Joanna Ribeiro Pedroso casada em 1751 em Parnaíba com Sebastião Borges de Barcellos † em 1784 em Parnaíba.

4-2 Lucrecia Pedroso Ribeiro casada em 1745 em Parnaíba com João Vieira Falcão f.º de Bento Dias de Azevedo e de Fabiana Luiz, da Ilha Terceira. Teve: (C. O. S. Paulo)

5-1 José Vieira Pedroso

5-2 José Vieira Falcão † em 1810 com testamento em S. Paulo, foi natural de Parnaíba, e casado com Francisca da Rocha de Moraes f.ª do capitão Joaquim de Oliveira e Moraes. Sem f.ºs (C. O. S. Paulo).

5-3 Maria Pedroso Vieira casada com José Joaquim Vieira em 1775 em Parnaíba f.º de Ignacio Domingues de Oliveira e de Agueda Vieira Gonçalves. Tit. Domingues.

5-4 Izabel Vieira Pedroso casada em 1768 em Parnaíba com Antonio da Silveira Villas Boas f.º de Antio da Silveira Goulart e de Maria Leite da Silva. V. 2.º pág. 215, ali a geração.

5-5 Francisca Vieira Pedroso casada em 1774 em Parnaíba com João Mathias Vieira f.º de Ignacio Domingues de Oliveira do n.º 5-3. Tit. Domingues.

5-6 Maria do Rosario Vieira casou em 1781 em Parnaíba com Ignacio Jacintho Vieira, irmão de José Joaquim Vieira do n.º 5-3 retro.

5-7 Escholastica Vieira Pedroso

4-3 Ignacio Ribeiro Furquim casado em 1745 em Parnaíba com Theresa de Oliveira Garcia f.ª de Jorge Garcia de Siqueira e de Maria Correa de Oliveira, à pág. 118 deste.

4-4 Escholastica Furquim casada em 1737 em Parnaíba com Manoel Gonçalves da Cruz f.º de outro de igual nome e de Antonia de Almeida (do Porto).

4-5 Maria Ribeiro Pedroso, falecida em 1749 em Parnaíba com 32 anos, casou em 1740 nessa vila com Ignacio Gomes da Silva f.º de Agostinho Gomes da Silva e de Maria de Assumpção, de Parnaguá. Teve q. d.:

5-1 Anna Ribeiro Pedroso casada em 1765 em Parnaíba com Luiz da Silveira Leite f.º de Antonio da Silveira Goulart (da ilha do Faial) e de Maria Leite da Silva. Com geração no V. 2.º pág. 213.
Pág. 288

4-6 Bartholomeu

4-7 Jorge Ribeiro Preto, natural de Minas Gerais, casou em 1745 em Sorocaba com Rita Maria Domingues, falecida em 1799 em Sorocaba, f.ª de Pedro Freire de Carvalho e de Maria Adorno. V. 1.º pág. 20. Teve 4 f.ºs:

5-1 Anna Pedroso casada em 1775 em Sorocaba com Braz Mendes Rodrigues f.º de Antonio Paes de Faria e de Benta Paes Nunes. Tit. Domingues.

5-2 Gregório Ribeiro Preto casdo em 1771 em Sorocaba com Maria do Rosário f.ª de João Garcia e de Quitéria de Quebedo. Tit. Carrascos.

5-3 Manoel Ribeiro Preto ausente em Goiás em 1799.

5-4 Maria Ribeiro casada em 1799 em Sorocaba com Antonio Alvares Cardoso f.º de Domingos Alvares Cardoso e de Joanna Correa.

4-8 Claudio

4-9 Theresa Furquim, última f.ª de 3-5, casou 1.º em 1726 em Itu com José Pires Monteiro f.º de Matheus de Mendonça e de Luzia Leme, V. 5.º pág. 240; segunda vez em 1737 em Parnaíba com José Correa Ordonho f.º de Antonio João Ordonho e de Izabel de Proença Varella, de Itu, à pág. 30 deste.

3-6 Bernardo Furquim Pedroso, batizado em 1686, f.º de Claudio Furquim da Luz n.º 2-5, em 1712 justificou capacidade para reger seus bens.

3-7 Simplicio (ou Sulpicio) Pedroso Furquim casou em 1723 em Itu com Maria do Rosário, viúva de Antonio Soares de Godoy falecido em 1721, f.ª de Francisco Leme de Alvarenga e de Anna de Alvarenga Leite, V. 5.º pág. 225. Teve:

4-1 Anna Maria casada em 1768 em Itu com Ignacio Xavier Ferreira f.º de Antonio de Almeida Velho e de Gertrudes de Jesus de Almeida, à pág. 41 deste. Sem geração.

4-2 Francisco Pedroso Furquim casado em 1775 em Itu com Gertrudes Ribeiro da Silva f.ª de Pedro de Godoy da Silva e de Maria Ribeiro de Proença. Deixou nesse lugar 2 f.ªs legatárias no testamento de 4-1.

Pág. 289
4-3 Claudio Furquim de Alvarenga casado 1.º em 1762 em Itu com Anna Maria de Arruda f.ª de Manoel de Sampaio Pacheco e de Veronica Dias Leite, V. 4.º pág. 58; 2.ª vez em 1781 em Sorocaba com Anna de Almeida Lima f.ª do capitão-mor José de Barros Lima e de Lucrecia de Almeida, à pág. 217 deste.

4-4 Apollonia Pedroso que foi casada com João de Almeida e teve 1 f.ª legatária no testamento de 4-1.

3-8 Anna Furquim, f.ª de 2-5, casou em 1703 em Parnaíba com Jeronimo Dias Barroso f.º de Luiz Barroso e de Maria de Lima do Prado. V. 3.º pág. 167, com geração.

3-9 Escholastica Furquim, última f.ª de 2-5, casou em 1704 em Parnaíba com José Ferraz de Araujo f.º de Antonio Ferraz de Araujo e de Maria Pires. Com geração no V. 2.º pág. 499.

2-6 Anna Maria Furquim, f.ª do § 2.º, casou com Bento Pires Ribeiro, falecido em 1726 em Goiás, f.º de outro de igual nome e de Sebastiana Leite. Com geração no V. 2.º pág. 131.

2-7 Luzia Furquim, f.ª do § 2.º, faleceu em 1682, e foi casada com João Velho Barreto f.º de Martim Velho Barreto e de Maria Luiz. V. 1.º pág. 82. Teve 4 f.ºs:

3-1 Anna Maria Furquim

3-2 João

3-3 Maria Furquim casada em 1703 em Parnaíba com João Pedroso f.º de José Pedroso.

3-4 Estevão

2-8 Maria Furquim f.ª do § 2.º, casou em 1684 em Parnaíba com Simeão Alvarez Pereira, † em 1719 em S. Paulo, f.º de Antonio Ribeiro Pereira e de Maria de Moura, V. 4.º pág. 429. Teve: (C. O. de S. Paulo). 3-1 Maria Furquim da Luz casada 1.º com Francisco de Mongelos Gracez e 2.ª vez em 1727 em Itu com José de Almeida f.º de Affonso Duarte e de Helena de Almeida; faleceu em 1743 em Itu com 60 anos e teve q. d.:

Do 1.º:

Pág. 290
4-1 Escholastica Furquim da Luz

4-2 Gertrudes Furquim da Luz

4-3 Bento Furquim.

4-1 Escholastica Furquim da Luz casada com o tenente Manoel Rodrigues da Silva, natural de Portugal; foi inventariada em 1760 em Itu e teve: 5-1 João Rodrigues da Silva que casou com Luzia Pinto f.ª de Francisco Pinto do Rego e de Escholastica de Almeida Lara. V. 3.º pág. 261. Teve q. d.: 6-1 João Rodrigues Pinto casado em 1803 em Porto Feliz com Anna Soares da Costa f.ª de Francisco Antonio Soares e de Maria de Mattos da Silva. V. 5.º pág. 250. Teve q. d.: 7-1 Maria Pinto casada em 1817 em Porto Feliz com seu tio materno Francisco Antonio Soares. 5-2 João Francisco da Silva que casou em 1774 em Araritaguaba com Rosa Maria, † em 1820 em Porto Feliz, viúva de Manoel dos Reis f.ª do capitão Antonio Soares da Costa e de Maria de Jesus. V. 3.º pág. 485. Teve: 6-1 Anna Francisca da Silva que foi 1.º casada com Domingos Alvares, e em 1820 era viúva de José Pires de Almeida, de Itu, f.º de Manoel Pires e de Maria de Almeida. V. 3.º pág. 549.

6-2 João Francisco da Silva casado em 1812 em Porto Feliz com Maria Correa da Silveira f.ª dos alferes Antonio Correa de Moraes e de Maria da Silveira Leme. V. 2.º pág. 390.

6-3 Francisco Antonio da Costa casado com Maria Eufrasia Duarte f.ª de José Duarte do Rego e de Ursula Bernardes. Teve q. d.:

7-1 Maria Joanna casada em 1823 em Porto Feliz com Manoel Freire f.º de Antonio Freire e Anna Custodia. 6-4 Manoel Francisco da Silva era já falecido em 1820 e deixou 3 f.ºs menores.

6-5 Bento, falecido.

5-3 Maria dos Santos Furquim foi casada com Felix Pereira Homem f.º de Domingos Pereira Homem, das Ilhas, e de Escholastica Antunes Lage. Teve q. d.:
Pág. 291
6-1 Gertrudes Maria casada em 1790 em Itu com Francisco Xavier dos Santos f.º de Bartholomeu Fernandes Bicudo e de Maria Domingues. V. 1.º pág. 384. 5-4 Manoel

5-5 José.

5-6 Gertrudes Archangela Rodrigues casou 1.º em 1774 em Araritaguaba com José de Mattos da Silva, de Itu, f.º de José de Mattos Nogueira, de Lisboa, e de Maria Saraiva de Barros, de Itu, V. 3.º pág. 484, onde foi omitida a f.ª Maria Saraiva, de João Saraiva da Gama; segunda vez casou em 1776 na mesma freguesia com Manoel Gonçalves Villarinho f.º de Manoel Gomes Villarinho e de Catharina de Sene, V. 3.º pág. 492. Teve q. d. do 1.º marido:

6-1 Gertrudes Maria de Mattos casada em 1791 em Araritaguaba com Antonio Paes de Almeida f.º de João Gago Pimenta, da Conceição dos Guarulhos, e de Maria da Penha da Costa, de Araritaguaba. V. 4.º pág. 500.

6-2 Luiza Maria de Mattos casada em 1809 em Porto Feliz com José da Silva Ramos, viúvo de Maria Esmeria de Paula.

5-7 (outra) Gertrudes, última f.ª do tenente Manoel Rodrigues da Silva.
4-2 Gertrudes Furquim da Luz, f.ª de 3-1, foi casada com Antonio Teixeira da Silva, natural de Arouca, bisp. de Lamego; faleceu em 1799 em Porto Feliz e seu marido já era † em 1782. Teve: (C. O. de Itu) 5-1 Anna Maria da Silva casada, em 1776 em Araritaguaba com Joaquim de Mello, f.º de Mathias de Mello Rego, de Itu, e de Francisca Barbosa de Campos. Com geração no V. 4.º pág. 162.

5-2 Escolastica Maria da Silva era solteira com 50 anos em 1799.

5-3 Gertrudes Maria da Silva, solteira com 46 anos em 1799.

5-4 Alferes Antonio da Silva Teixeira casou com Rita Maria da Fonseca, natural de Goiás, f.ª de Antonio Ferreira Gomes, de Portugal, e de Clara Maria da Fonseca, de Goiás. Teve q. d.:

6-1 Anna Maria Teixeira casada em 1818 em Porto Feliz com o alferes Domingos José de Faria
Pág. 292
f.º do alferes José Ignacio de Faria, da ilha do Faial — Portugal, e de Maria Joaquina da Conceição, de Araritaguaba, n. p. de Jorge Goulart de Faria e de Ignacia Rosa da Silva, da ilha do Faial. Teve q. d.: 7-1 Rita Teixeira de Faria casada em 1845 em Porto Feliz com Antonio Alvares de Almeida Lima viúvo de Maria Emilia de Toledo, à pág. 155 deste.

7-2 Antonio Teixeira Goulart de Faria casado em 1847 em Porto Feliz com sua prima Rita Teixeira da Fonseca f.ª do alferes Antonio Manoel dos Reis e de Clara Maria da Fonseca.

6-2 Rita Maria da Fonseca casada em 1829 em Porto Feliz com Manoel Pacheco Gatto, de Itu, f.º do sargento-mor José de Góes Pacheco e de Gertrudes Antonia de Barros. V. 4.º pág. 466.

6-3 Luiz Antonio Teixeira da Fonseca casado com Rita Teixeira da Rosa. Teve:

7-1 Patrocinio Teixeira da Fonseca casou com Izabel Maria Paes f.ª de José Hyppolito Fernandes e de Luiza Leite de Carvalho. V. 5.º pág. 272. São pais de: 8-1 José Teixeira da Fonseca, tabelião de Porto Feliz, casado, e outros. Com geração. 7-2 Coronel Luiz Teixeira da Fonseca, um dos chefes políticos de Porto Feliz, casado com Gertrudes f.ª de José Hyppolito Fernandes supra. Sem geração.

7-3 Espiridião Teixeira da Fonseca, já falecido, foi casado.

7-4 Adriano Teixeira da Fonseca, casado com sua sobrinha f.ª de Patrocinio Teixeira n.º 7-1.

7-5 N... solteira.

7-6 N.... solteira.

5-5 Francisca Maria da Silva, f.ª de 4-2, casou em 1776 em Araritaguaba com Domingos Dias de Abreu f.º de Domingos Dias Leme e de Maria Barbosa de Abreu, naturais de Itu; estava ausente em Cuiabá em 1799.
Pág. 293
5-6 Alferes Mathias Teixeira da Silva, último f.º de 4-2, casou em 1786 em Itu com Francisca Maria de Paula f.ª de Mancio Teixeira Pinto e de Anna dos Reis. V. 3.º pág. 486. Teve q. d.: 6-1 Francisco Teixeira da Silva casado em 1837 em Porto Feliz com Theresa Teixeira do Amaral f.ª de Luciano Teixeira de Almeida e de Anna do Amaral Gurgel. 4-3 Bento Furquim falecido solteiro em 1747 em Araritaguaba com 20 anos de idade. 3-2 João Furquim, f.º de Maria Furquim n.º 2-8, casou em 1704 em Parnaíba com Magdalena Correa f.ª de Pedro Correa da Costa e de Maria Ribeiro, n. m. de Domingos da Rocha e de Domingas Ribeiro.
§ 3.º

1-3 Balthar Furquim.

§ 4.º

1-4 Claudio Furquim de Camargo, f.º do Cap. único e 3.ª mulher, foi casado com Catharina Collaço da Costa, falecida em 1700 em Sorocaba, f.ª de Martim da Costa e de Izabel da Cunha. Tit. Oliveiras. Teve, pelo inventário de sua mulher em Sorocaba, os seguintes f.ºs:

2-1 Claudio Furquim de Camargo, falecido (de um susto) em 1740 em Itu com 70 anos de idade, casou em 1714 na mesma localidade com Joanna da Silva f.ª de Antonio Rodrigues Pimentel e de Maria Rodrigues. Teve q. d.: 3-1 Marcello Furquim de Camargo.

3-2 Theresa Furquim.

3-3 Sebastiana Pimentel.

3-4 Antonio Furquim de Camargo.

3-5 Maria da Silva.

3-1 Marcello Furquim de Camargo casado em 1758 em Parnaíba com Izabel Leite de Miranda f.ª de Antonio Correa de Lima e de Sebastiana Leite de Miranda. Tit. Arzam. Teve q. d.: 4-1 Anna da Silva casada em 1777 em Parnaíba com Francisco Xavier da Rocha, viúvo de Maria Leme,

Pág. 294

f.º de João da Rocha Gralho e de Izabel Fernandes de Aguiar, n. p. de Francisco da Rocha Gralho e de Maria Dias, n. m. de Francisco Fernandes de Aguiar, de S. Vicente, e de Maria de Oliveira Collaço. Tit. Vaz Guedes.

4-2 Manoel Furquim de Camargo casado em 1783 (C. Ec. de S. Paulo) com Thomazia Francisca f.ª de Raphael da Costa e de Anna Maria Ferraz.

3-2 Thereza de Jesus Furquim casada em 1740 em Itu com Miguel de Barros f.ª de Paschoal de Barros e de Maria Adorno, naturais do Rio de Janeiro. Teve q. d.: 4-1 Francisco Xavier de Barros casado em 1773 em Sorocaba com Maria Antunes Maciel f.ª de Pedro Domingues Paes e de Francisca das Chagas. V. 1.º pág. 141. 3-2 Sebastiana Pimentel casada em 1739 em Itu com Manoel de Frias Taveira f.º de João Homem Albernaz e de Izabel de Frias. Tit. Freitas. Cap. 3.º § 1.º n.º 2-6, ali a geração.

3-4 Antonio Furquim de Campos casado em 1753 em Itu com Maria Soares f.ª de Luiz Fernandes de Abreu e de Francisca de Godoy, à pág. 166 deste. Teve q. d.:

4-1 José Paes de Camargo casado em 1775 em Itu com Maria Francisca de Jesus f.ª de Christovão Correa de Crasto e de Rita Cubas. Tit. Fernandes Povoadores.

4-2 Ignacio Rodrigues de Camargo casado em 1785 em Itu com Anna Maria de Jesus f.ª de Antonio de Godoy Moreira e de Maria de Jesus da Encarnação.

4-3 João de Almeida de Camargo casado em 1784 em Itu com Maria de Godoy Moreira f.ª de Antonio de Godoy Moreira do n.º 4-2 retro. Teve q. d.:

5-1 Anna Theresa casada em 1809 em Itu com Filippe de Campos, viúvo de Gertrudes Maria.
3-5 Maria da Silva Furquim casada com Lourenço Correa de Araujo f.º de Estanislau Correa Ribeiro e de Ignez Pedroso de Moraes. V. 4.º pág. 393. 2-2 Martim Furquim, f.º do § 4.º, foi casado com Petronilha Moreira f.ª do capitão João Moreira e de Gregoria da Silva. Tit. Garcias Velhos. Teve q. d.: 3-1 Gregoria Moreira casada em 1716 em Itu com seu parente Raymundo de Godoy f.º de Jorge Moreira e de Luzia de Abreu, à pág. 151 deste. Com geração.
Pág. 295
2-3 Paschoal Furquim. Teve uma f.ª natural: 3-1 Maria Furquim casada em 1708 em Itu com Pedro Fernandes de Abreu f.º de Manoel Fernandes de Abreu e de Izabel da Silva. Com geração, entre outros: 4-1 João Ortiz de Abreu casado 1.º com Catharina Leme, 2.ª vez em 1760 em Sorocaba com Rosa de Campos f.ª de Gervazio de Campos, de Pitangui, e de Anna Ribeiro de Alvarenga.

4-2 Francisco Fernandes casado em 1743 em Sorocaba com Maria Moreira f.ª de Bento Moreira e de Anna Domingues.

2-4 Catharina da Costa, f.ª do § 4.º, faleceu solteira em 1731 em Itu.

2-5 Anna Maria de Camargo, última f.ª do § 4.º casou em 1678 em Parnaíba com Antonio de Oliveira f.º de Silvetre Ferreira e de Paula Fernandes, da Cotia.

§ 5.º

1-5 José Ortiz de Camargo, casou com Izabel de Ribeira f.ª de Jeronimo Bueno e de Clara Parente. V. 1.º pág. 514. Teve q. d.:

2-1 Estevão Ortiz de Camargo casou em 1693 em Parnaíba com Maria Cardoso f.ª do capitão Francisco Pedroso Xavier e de Maria Cardoso, Tit. Moraes. Teve 5 f.ºs: 3-1 Izabel Ribeiro Ortiz de Camargo.

3-2 Archangela Ortiz de Camargo.

3-3 Maria Cardoso.

3-4 Anna Maria de Camargo.

3-5 José Ortiz de Camargo.

3-1 Izabel Ribeiro Ortiz de Camargo casada em 1707 com Gabriel Antunes de Campos f.º do capitão Antonio Antunes Maciel e 1.ª mulher Anna de Campos. Com geração no V. 1.º pág. 152.

3-2 Archangela Ortiz de Camargo casou com o alferes, mais tarde capitão, Francisco Bueno da Rocha, f.º do capitão Bartholomeu da Rocha Pimentel e de Ursula Franco de Oliveira. Com geração no V. 1.º pág. 524.

Pág. 296

3-3 Maria Cardoso foi casada com Estevão da Cunha de Abreu f.º de Estevão Furquim de Abreu e de Maria da Silva. Com geração neste à pág. 244.

3-4 Anna Maria de Camargo foi casada com o sargento-mor Pedro da Rocha Pimentel f.º do capitão Bartholomeu da Rocha Pimentel e de Ursula Franco de Oliveira do n.º 3-2 retro. Com geração.

3-5 José Ortiz de Camargo, último f.º de Estevão Ortiz de Camargo n.º 2-1, foi casado com Josepha de Jesus f.ª de José da Silva e de Theresa de Jesus. Teve q. d.:

4-1 Estevão Ortiz de Camargo, natural de Paranapanema, casado em 1767 em Sorocaba com Josepha de Sousa f.ª de João Marques Requeixo e de Maria de Sousa.

4-2 Antonio Ortiz de Camargo, casado em 1764 em Curitiba com Josepha Pires Coutinho, f.ª de Manoel da Veiga Coutinho e de Catharina Pires.

2-2 Padre Felix Nabor de Camargo foi vigário de Itu onde faleceu em 1730 com testamento.

2-3 Bernarda Ortiz de Camargo foi casada com Antonio Bueno da Silva f.º de Barholomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, e de Izabel Cardoso. Com geração no V. 1.º pág. 505.

2-4 e 2-5 ...

§ 6.º

1-6 Leonor Domingues de Camargo, f.ª do Cap. único, foi casada com Pedro da Rocha Pimentel f.º de João Ferreira Pimentel de Tavora e de Maria Ribeira. Com geração no V. 1.º pág. 515.


Página inicial