Genealogia Paulistana

Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)

Vol. IV - Pág. 311 a 345


Tit. Hortas

(Parte 1)


Pág. 311

De um trabalho genealógico publicado sobre as famílias Hortas, Arrudas, Botelhos, Sampaios, e Paes Lemes tiramos a notícia que damos na nota(1) sobre a ascendência da família Horta em Portugal e Espanha; dela descendem os dois ramos que passaram ao Brasil e aqui deram princípio a este apelido, e foram: Francisca Joaquina d'Horta Forjaz Pereira de Macedo, natural de Portugal, n.° 3-1 de 2-2 de 1-1 do Cap. 1.º, a qual casou-se na 1.ª parte do século 18.° com o mestre de campo Pedro Dias Paes Leme; e Catharina de Figueiredo d'Horta que forma o Cap. 2.°

____________________

(1) O trabalho genealógico, a que aludimos, inspirou-se no Nobiliário de José Bruno de Quebedos como segue: Pedro d'Horta, natural do reino de Aragão, da casa dos condes d'Horta, veio em 1400 para o reino do Algarve onde ocupou os primeiros e mais honrosos cargos no reinado de D. Affonso V rei de Portugal, e aí casou-se com d. Constança Lourença, natural do Algarve, de quem teve, entre outros f.°s, o seguinte:

A) Nuno Alves d'Horta, fidalgo da casa real, comendador e tesoureiro mor do mestrado de S. Thiago; viveu em Setúbal, e foi casado com d. Theresa Salema, f.ª de Mem Gonçalves Salema e de sua mulher d. Ignez Corrêa de Andrade, e teve os seguintes f.°s nascidos em Setúbal:

A1) Balthazar Nunes d'Horta, fidalgo da casa real, casado com d. Catharina de Faria Magro f.ª de Jeronimo Ferreira de Carvalho e de sua mulher d. Izabel de Figueiredo Magro (cuja descendência segue adiante em A)

B1) Alvaro Pires d'Horta, fidalgo da casa real, instituiu em Coimbra um morgado que possuiu Nicoláu Pereira Coutinho; foi casado em 1.ªs núpcias com d. Margarida Gomes da Frota f.ª de Diogo Affonso Ravesco e de sua mulher d. Catharina da Frota, e em 2.ªs núpcias com d. Francisca Reboredo, irmã de Fernão de Reboredo.

C1) Pedro d'Horta, fidalgo da casa real, instituiu em Setúbal o morgado que possuiu José d'Horta de Figueiredo Moniz; foi casado com d. Catharina Lourença da Frota, irmã de d. Margarida Gomes da Frota supra.

D1) Leonor Alves Horta casada com Diogo Cardoso de Vasconcellos.

E1) Izabel Alves d'Horta 3.ª mulher de Martim da Costa Falcão, instituidor do morgado que possuiu em Setúbal Francisco d'Horta Salema.

A1) Balthazar Nunes d'Horta, f.ª de Nuno Alves d'Horta, casado com d. Catharina de Faria Magro, teve os seguintes f.°s, naturais de Setúbal:

A2) Nuno Alves d'Horta (o neto) fidalgo da casa real, casado com sua prima d. Anna de Carvalho f.ª do desembargador Diogo Ferreira de Carvalho e de sua mulher d. Margarida Soares (cuja descendência segue abaixo em A2).

Pág. 312

Cap. 1.º Balthazar de Figueiredo d'Horta

Cap. 2.° Catharina de Figueiredo d'Horta.
 
 

Cap. 1.°

Balthazar de Figueiredo d'Horta, não veio ao Brasil e sim sua bisneta n.° 3-1 como dissemos; entretanto, sendo irmão de Catharina de Figueiredo Cap. 2.°, nele devemos começar este Cap. 1.°. Foi casado com Ignez de Carvalho, e teve:

1-1 Anna Josephina de Figueiredo d'Horta, natural de Setúbal, casada com Bernardo Amado Pereira Forjaz, f.º de Francisco Amado Varella de Macedo e de Marianna Pereira; por esta neto de Jeronymo Rangel Homem, dos Rangeis de Coimbra. Teve:

____________________

B2) Pedro d'Horta de Carvalho, fidalgo da casa real, casado com, d. Catharina de Carvalho f.ª de Alberto Jacome de Carvalho, bisavô de José d'Horta de Figueiredo Moniz, natural de Setúbal, casado com Ignacia Mauricia de Brito Moniz.

C2) Leonor Alves d'Horta, 2.ª mulher de Gaspar da Costa Falcão, cuja descendência extinguiu-se.

A2) Nuno Alves d'Horta, f.° de Balthazar Nunes d'Horta, casado com sua prima d. Anna de Carvalho, teve naturais de Setúbal:

A3) Balthazar de Figueiredo d'Horta, fidalgo da casa real, casado com d. Ignez de Carvalho f.ª de Antonio Liz Velho e de sua mulher d. Catharina de Carvalho, cuja descendência é a do Cap. 1 ° do texto.

B3) Diogo Alves de Figueiredo d'Horta, fidalgo da casa real, casado com d. Izabel de Madureira. Com descendência.

C3) Gaspar Alves de Figueiredo d'Horta, religioso de S. Bernardo.

D3) D. Izabel, freira em Évora.

E3) D. Luiza Alves d'Horta casada com Francisco Salema de Azeredo, avós de Francisco d'Horta Salema. Com descendência.

F3) Catharina de Figueiredo d'Horta faleceu em 1621 em S. Paulo, tendo sido casada duas vezes. Com descendência no Cap. 2.°. do texto.

As armas dos Hortas, como se vê no brasão passado ao visconde de Barbacena em 1801, são as seguintes: "em campo de ouro um braço posto em faxa da esquerda para a direita com uma chave azul na mão com o aro para cima, e o contrachefe ondeado de água."

Pág. 313

2-1 Izabel Maria d'Horta casada com Bernardo Coutinho Pereira.

2-2 Berarda Victoria d'Horta Pereira Forjaz, natural de Setúbal, casada com o capitão-mor Roque de Macedo Pereira de Sampaio, natural do Porto, fidalgo da casa real, f.º do desembargador Antonio de Macedo Pereira, natural de Aveiro, fidalgo da casa real, e de sua mulher Sebastiana da Silva(1), neto paterno de Manoel Collaço de Macedo e de Ursula do Couto, bisneto paterno de Antonio Pereira de Macedo; neto materno de Antonio André Pardamo e de sua mulher Izabel João de Castro. Foi o capitão-mor Roque de Macedo Pereira de Sampaio professo da ordem de Cristo, senhor da casa e morgado de Verride, caudel-mor da comarca de Coimbra. Teve:

3-1 Francisca Joaquina d'Horta Forjaz Pereira de Macedo, natural de Portugal, que foi casada com o mestre de campo Pedro Dias Paes Leme, natural do Rio de Janeiro, f.° do guarda-mor Garcia Rodrigues Paes e de Maria Antonia Pinheiro da Fonseca. Com geração no V. 2.° pág. 456.
 
Cap. 2.°

Catharina de Figueiredo d'Horta, f.ª de Nuno Alves d'Horta, foi 1.° casada com Paschoal Ribeiro e 2.ª vez com Raphael de Oliveira (o velho), † em 1648, f.° de Maria Gonçalves, viúvo de Paula Fernandes. Faleceu Catharina de Figueiredo d'Horta em 1621 em S. Paulo (C. O. de S. Paulo) e teve:

Do 1.° marido a f.ª única:

1-1 Maria Ribeiro § 1.º Do 2.º marido:1-2 Alberto de Oliveira § 2.°

1-3 José de Oliveira d'Horta § 3.°

____________________

(1) Sebastiana da Silva foi irmã inteira de Manoel Dias da Silva (o Bixira) natural de Aveiro, que foi casado em S. Paulo com Catharina Rodrigues f.ª de João Pires. V. 2.° pág. 159.

Pág. 314

1-4 Catharina d'Horta § 4.º

1-5 Salvador de Oliveira d'Horta § 5.°
 
 

§ 1.º

1-1 Maria Ribeiro casou-se com o capitão Raphael de Oliveira (o moço) f.º de outro de igual nome (o velho) e de sua 1.ª mulher Paula Fernandes. Foi este capitão Raphael de Oliveira (o moço) irmão inteiro de Pedro de Oliveira que casou com Francisca Cordeiro, em Tit. Cordeiros Paivas com geração, irmão de Estevão de Oliveira, de Manoel de Oliveira e de Margarida, falecidos solteiros; irmão também de Anna Oliveira que casou com Gaspar Maciel Aranha. Faleceu Maria Ribeiro em 1638 em S. Paulo, e o viúvo passou a 2.ªs núpcias em 1639 em S. Paulo com Maria Cordeiro, f.ª de Domingos Cordeiro e de Antonia de Paiva. Com geração em Tit. Cordeiros Paivas. Teve Maria Ribeiro, pelo inventário de seu marido em 1654 em Jundiaí os 4 seguintes f.°s:

2-1 Anna Maria Ribeiro que foi casada com João Leme do Prado, falecido em 1677 em Jundiaí com seu testamento, f.° de Pedro Leme e de Helena do Prado sua 1.ª mulher. Com geração no 2.º V. pág. 262.

2-2 Paula Fernandes de Oliveira, falecida em 1700, foi casada com Antonio Coresma de Almeida, e teve 2 f.ªs:

3-1 Anna de Almeida, falecida em 1728, casada com Francisco Gomes Pimentel. Teve a f.ª única:

4-1 Paula.

3-2 Maria da Conceição.

2-3 Capitão Paschoal Ribeiro de Faria, falecido em 1705 em Jundiaí, foi casado com Antonia de Paiva. (C. O. de Jundiaí)Teve: 3-1 Anna Ribeiro de Faria 1.ª mulher do sargento-mor Antonio de Moraes Siqueira f.° do sargento-mor Manoel Rodrigues de Moraes e de Francisca de Siqueira Baruel. Com geração em Tit. Moraes.

3-2 Maria Izabel em 1705 era viúva de Jeronimo Pereira Sardinha.

2-4 Capitão José Fernandes de Oliveira, falecido em 1666 em Jundiaí, foi casado com Maria de . Oliveira e Sousa, que ficou grávida.
Pág. 315

§ 2.º

1-2 Alberto de Oliveira d'Horta, f.º do Cap. 2.º e 2.° marido Raphael de Oliveira (o velho), como consta do testamento de seu pai, tomou parte na guerra de Pernambuco e da Bahia; fez entradas no sertão, juntamente com seus irmãos José de Oliveira e Salvador de Oliveira, e conquistou, em tempo em que ainda estava sob o pátrio poder, muitos índios. Em 1648, ano do inventário de seu pai, estava ausente de S. Paulo e já casado com Sebastiana da Rocha, falecida em 1707 em Jundiaí, f.ª de Aleixo Jorge e de Maria de Siqueira Nunes. Tit. Jorges Velhos. Teve: (C. O. de Jundiaí) os seguintes f.°s:

2-1 Martinho da Rocha de Oliveira.

2-2 Alberto de Oliveira.

2-3 Raphael da Rocha Fialho.

2-4 Sebastiana da Rocha estava já casada em 1707 com João de Sousa, natural de Portugal, f.° de João de Sousa e de Maria Antunes, naturais de Portugal, n. p. de Simão de Sousa e de Maria Gonçalves, n. m. de Roque Fernandes e de Leonor Antunes. Teve q. d.:

3-1 Antonio de Sousa de Oliveira, hab. de genere.

3-2 Gregorio de Sousa de Oliveira, hab. de genere.

3-3 Josepha de Sousa, natural de S. Paulo, casada em 1704 no mesmo lugar com Ambrosio Caldeira Brant, natural de Lisboa, que assistiu aos acontecimentos do Rio das Mortes, Minas Gerais, e foi o bravo comandante da guarnição portuguesa do fortim do Rio das Mortes atacado pelos paulistas em 1710 por ocasião da guerra dos emboabas. Foi f.° de João Caldeira van Brant. natural dos Países Baixos, e de Marianna de Sousa, de Lisboa, n. p. de Paulo Brant e de Cornelia Calder, n. m. de Bartholomeu Fernandes Coutinho e de Maria José de Sousa. Teve q. d.:

4-1 Felisberto Caldeira Brant, natural de S. Paulo, célebre, riquíssimo e infeliz contratador dos brilhantes, pois morreu em Lisboa depois de uma longa prisão por crime que não cometeu. Foi casado com Branca de Almeida, natural de S. Paulo, f.ª de José Pires de Almeida e de Maria de Arruda, V. 2.º pág. 176. Teve q. d.:
Pág. 316

5-1 Coronel Gregorio Caldeira Brant, de Minas Gerais, casado com sua prima Anna Francisca Joaquina de Oliveira d'Horta, f.ª do coronel José Caetano Rodrigues d'Horta, fidalgo da casa real, e de sua mulher Ignacia Maria Pires de Arruda. Teve os 4 f.ºs seguintes:

6-1 Conselheiro, marechal Felisberto Caldeira Brant Pontes Oliveira e Horta, marquês de Barbacena, gentil homem da imperial casa e senador do extinto império, foi casado com Anna Constança Guilhermina, natural da Bahia, f.ª do coronel Antonio Cardoso dos Santos e de Anna Joaquina de S. Miguel e Castro. Tirou brasão de armas em 1801. Teve:
7-1 Felisberto Caldeira Brant, visconde de Barbacena, grande do império, vive neste ano de 1902 com 100 anos de idade, cheio de vida, pois no referido ano ainda fez seu passeio a S. Paulo alegrando com seu espírito lúcido e cultivado aos seus amigos e admiradores. Casou com Augusta Izabel Kirckhoefer, natural de Hamburgo, viscondessa de Barbacena, e teve: 8-1 Augusta Maria Caldeira Brant, casada com José Pereira de Bulhões Carvalho. 7-2 Anna Constança, viscondessa de Santo Amaro, dama do paço; casada com José Carlos de Almeida, visconde de Santo Amaro, natural de Lisboa, grande do império, f.° do marquês e marquesa de Santo Amaro.

7-3 Pedro Caldeira Brant, conde de Iguaçu, gentil homem da imperial câmara, casado 1.° com Cecília Rosa de Araujo Vahia, 1.ª condessa de Iguaçu, dama do paço, f.ª do conde e condessa de Sarapuhy; 2.ª vez casado com Maria Izabel de Bragança, 2.ª condessa de Iguaçu. Teve da 2.ª:

Pág. 317
8-1 Maria Izabel, falecida em menoridade.

8-2 Pedro de Alcantara, natural do Rio de Janeiro.

8-3 Maria Theresa.

8-4 Izabel Maria.

6-2 Ildefonso de Oliveira Caldeira Brant, visconde de Gericinó, † solteiro.

6-3 José, faleceu moço.

6-4 Francisco, faleceu em menoridade.

4-2 Sebastião Caldeira Brant, natural do Rio de Janeiro, casou na freguesia da Cotia, S. Paulo, com Izabel Maxima de Siqueira, f.ª de Clemente Carlos de Azevedo Cotrim e de Antonia Paes de Siqueira. Teve: 5-1 Francisco Xavier Caldeira Brant

5-2 Conrado Caldeira Brant

5-3 Felisberto Caldeira Brant

5-4 Ambrosio Caldeira Brant

4-3 Joaquim Caldeira Brant, natural de S. João de El-Rei, f:° de Josepha de Sousa n.° 3-3, casou com Helena Rodrigues Fróes em 1742 em Paracatu, f.ª do (cremos) coronel Pedro Rodrigues Fróes, natural de Alcobaça, e de Izabel Barbosa de Moraes. Tit. Martins Bonilhas. Deste casal é descendente o conselheiro dr. Antonio Pedro da Costa Pinto, formado em direito em 1860 em S. Paulo, que foi inspetor da alfândega do Rio de Janeiro, onde faleceu a 4 de julho de 1901(1).
2-5 Marianna de Siqueira, f.ª do § 2.°, faleceu em 1739 com testamento, tendo sido casada 1.º com Domingos Rodrigues Teixeira e 2.ª vez com Francisco Rodrigues Marques. Sem geração.
____________________

(1) Informações do inteligente investigador Lafayette de Toledo.

Pág. 318

2-6 Anna da Rocha de Oliveira casada com Domingos Barreto de Lima f.° de Gaspar João Barreto e de Maria Barbosa de Lima. Com geração em Tit. Cubas.

2-7 Izabel Gracez de Oliveira, falecida com testamento em 1746, estando casada com o capitão Miguel Garcia, Bernardes. Deixou um f.° que faleceu sem gerarão.

2-8 Maria do Monte Serrate era solteira.

2-9 Antonia de Siqueira.

2-10 Maria de Siqueira, falecida em 1699, foi 1.° casada com Lourenço Vaz e 2.ª vez com Pedro da Silva. Teve:

Do 1.° marido o f.°:

3-1 José Do 2.º a f.ª: 3-2 Maria de Siqueira, que tirou provisão para casar em 1709 com seu parente Manoel Peres Calhamares, f.° de outro de igual nome e de Helena do Prado. V. 2.° pág. 263. 2-11 Catharina d'Horta, falecida em 1698 com testamento em S. Paulo, f.ª do § 2.°, foi casada com Mathias Rodrigues da Silva, que faleceu em 1709, natural de Setúbal. Teve (C. O. de S. Paulo) os 10 f.ºs seguintes: 3-1 Sargento-mor Thomé Rodrigues da Silva, casado em 1695 com Ignez Pedroso, f.ª de Manoel Vieira Barros e de Ignez Pedroso. Tit. Macieis. Teve 5 f.°s: 4-1 Revdmo. padre mestre frei Salvador Caetano d'Horta, carmelita.

4-2 Frei Bento Rodrigues de S. Angelo, carmelita, foi descobridor de ouro no sertão de Tibagi.

4-3 José Rodrigues da Silva Horta casou em 1763 em Mogi das Cruzes com Rita Ferreira de Almeida f.ª de Guiomar ... e de pai incógnito. Faleceu em 1774 e sua mulher em 1796 (C. O. de S. Paulo). Teve:

5-1 Luiz Rodrigues da Silva, solteiro em 1799.

5-2 Miguel Rodrigues Xavier, faleceu solteiro.

Pág. 319

5-3 José Rodrigues da Silva casou-se com Escholastica ...

5-4 Anna Theresa Rodrigues casou-se com Antonio José de Moraes.

5-5 Rita Maria Rodrigues casou com Angelo Borges da Costa.

5-6 Ursula Gertrudes casou com Francisco Duarte.

5-7 Francisco de Paula e Silva, solteiro em 1796.

4-4 Frei Francisco de Santa Ignez, carmelita.

4-5 Catharina da Silva d'Horta, falecida em 1769, foi casada com Francisco da Cunha Lobo, f.° de Francisco da Cunha Lobo e de Leonor de Siqueira. Com geração em Tit. Cunhas Gagos.

3-2 Alberto da Silva.

3-3 Antonio da Silva de Oliveira foi o 1.° marido de Gertrudes de Arruda, f.º do mestre de campo Antonio de Almeida Falcão e de sua 1.ª mulher Gertrudes de Arruda. V. 2.° pág. 319. Foi morador em Cuiabá e aí teve geração

3-4 Sebastiana Rodrigues da Silva faleceu com testamento em 1759 em S. Paulo casada com o sargento-mor Domingos Frazão de Meirelles. Teve q. d.:

4-1 Caetana, casada em 1726 com Bartholomeu de Freitas Esmeraldo, viúvo de Luzia Leme Paes, f.° de João de Freitas da Silva e de Escholastica ...

4-2 Antonio Frazão de Meirelles, morador em Goiás, casado em 1753 em Santo Amaro com Ignacia Gertrudes Paes, f.ª de Estevão de Cubas de Mendonça e de Izabel Paes de Siqueira.

4-3 Padre André Frazão, da companhia de Jesus.

3-5 Simôa da Silva, f.ª de 2-11, foi casada com José Soares de Barros, f.º de Jeronimo Soares de Barros e de Luzia Pereira. Foram pais de: 4-1 Francisco Xavier Soares, habilitado de genere. 3-6 Catharina d'Horta casada com José Ramos da Silva.

Pág. 320

3-7 Rosa da Silva

3-8 Mecia da Silva, falecida em 1718, casada com Manoel Mendes Xavier.

3-9 Francisca das Chagas, falecida solteira.

3-10 Marianna, falecida solteira.
 
 

§ 3.º

1-3 José de Oliveira d'Horta, f.° do Cap. 2.° e 2.º marido, casou-se em 1644 em S. Paulo com Maria Luiz, f.ª de Matheus Luiz Grou, falecido em 1657 em Jundiaí, e de Izabel de Pinho. V. 1.° pág. 22. Teve q. d.:

2-1 Capitão Raphael de Oliveira d'Horta, que foi 1.º casado com Maria Leme de Siqueira; 2.ª vez em 1695 em Parnaíba com Domingas de Lima do Prado, f.ª do capitão Filippe de Abreu e de Domingas de Lima do Prado. V. 3.° pág. 194. Faleceu em 1717 e teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.ºs: 3-1 Capitão Raphael de Oliveira Leme, casado em 1717 em Parnaíba com Barbara Garcia de Lima, f.ª de Manoel Garcia Berrardes e de Maria de Lima. Tit. Carrascos. Teve q. d.: 4-1 Theresa Maria de Oliveira, falecida em 1755 em Parnaíba, casou-se em 1752 em S. Paulo com o capitão Antonio Ferreira de Almeida Lustosa, f.º de Antonio Ferreira Lustosa, de Braga, e de Catharina da Silva de Almeida, por esta neto do capitão-mor Manoel Mendes de Almeida e de sua mulher Maria Gomes. Teve a f.ª única: 5-1 Catharina do Sacramento 4-2 Antonio de Oliveira Bernardes, f.° de 3-1, casou-se em 1752 em S. Paulo com Anna Pires Moreira, f.ª de José Manoel Feyo e de Gertrudes Pedroso de Barros. V. 3.º pág. 461. Foram pais de: 5-1 Rita Antonia de Oliveira, casada em 1795 com o alferes Bento Dias de Cerqueira Leite, f.º de Francisco Leite Ribeiro e 2.ª mulher Maria Leite de Campos. Com geração no V. 3.° pág. 109. 4-3 Izabel Antonia de Oliveira, casada em 1754 em Parnaíba com o sargento-mor Antonio Rodrigues de Oliveira, f.° do alferes Balthazar Rodrigues Fam e de Izabel da Rocha do Canto. Com geração em Tit. Macieis.
Pág. 321
4-4 Alferes José de Oliveira Berrardes, casado em 1749 em Santo Amaro com Izabel Gonçalves Moreira, filha de Francisco Barbosa de Lima, natural de Santo Amaro, e de Maria Pires de Barros. Tit. Garcias Velhos. Teve q. d.: 5-1 Ursula de Oliveira Leme casada em 1804 em Santo Amaro com José Telles da Fonseca, natural de Taubaté, viúvo de Helena de Oliveira. V. 3.º pág. 276.

5-2 Anna Esmeria de Oliveira Barbosa, casada em 1779.

5-3 Alferes José de Oliveira Barros, casado em 1781 na Cotia com Maria do Ó de Camargo, f.ª de Agostinho Barroso de Camargo e de Maria da Escada. V. 1.º pág. 244. Teve:

6-1 José de Oliveira Barros

6-2 Alexandre de Oliveira

6-3 Francisco das Chagas

6-4 Agostinho de Oliveira Barros, casado em 1838 em Parnaíba com Marciliana de Moraes e Silva, f.ª do capitão Antonio de Moraes e Cunha e de Anna Luiza da Silva. Tit. Cunhas Gagos.

6-5 Maria Theresa

6-6 Anna Esmeria

6-7 Gertrudes

6-8 Manoela

5-4 Maria de Oliveira do Prado, f.ª de 4-4, casou-se em 1805 em Santo Amaro com o alferes Belchior Rodrigues da Silva, f.º do alferes Bernardo Ribeiro de Figueiró e de Anna Pedroso Cavalheiro. Tit. Furtados.
4-5 Capitão Manoel de Oliveira Garcia, f.° de 3-1, casou-se com Bernarda Manoela de Arruda Leme, f.ª de Antonio de Mello Rego e de Gertrudes Pedroso Leme. Faleceu com testamento em 1813 em Parnaíba. Teve 17 f.ºs, dos quais faleceram 7 em menoridade e 1 adulto:
Pág. 322

5-1 Padre Polycarpo Joaquim de Oliveira Cesar, habilitado de genere.

5-2 Felisberto Joaquim de Oliveira Cesar foi sargento-mor e casado 1.º com Joaquina Pereira, e 2.ª vez com Gertrudes Theresa. Faleceu com testamento em 1834 (C. O. de S. Paulo) e teve:

Da 1.ª mulher:

6-1 Capitão Joaquim Cesar de Oliveira Leme. Da 2.ª, teve 2 f.ºs: 6-2 Antonia de Oliveira Cesar, casada com o sargento-mor José Pereira Jorge.

6-3 Anna Albina de Toledo, casada com o capitão Manoel Pereira Jorge.

5-3 Antonio de Mello Rego

5-4 Capitão Francisco José de Mello Bernardes, casado em 1790 na freguesia de Santo Amaro com Maria Joaquina de Jesus, f.ª do capitão Antonio José Pereira, natural de Portugal, e de Maria Theresa. Tit. Freitas. Era já † em 1813. Teve 4 f.ºs:

6-1 Polycarpo

6-2 Antonio

6-3 Manoel

6-4 Joaquina

5-5 Tenente José Maria de Oliveira Bernardes, casado em 1803 em Parnaíba com Gertrudes Maria das Dores, natural de S. Paulo, f.ª do tenente Manoel Joaquim Xavier de Toledo e de Escholastica da Silva Bueno. Tit. Toledos Pizas: Teve q. d.: 6-1 Escholastica da Silva Bueno casada 1.° em 1827 em Parnaíba com o sargento-mor Antonio da Cunha de Abreu, viúvo de Anna Franco de Oliveira, f.º do capitão Antonio da Silva Ortiz e de Maria Franco de Godoy, V. 1.° pág. 307;

Pág. 323

2.ª vez em 1836 na mesma vila com Francisco Alvares Feyo, f.° do alferes José Manoel Bueno e de Clara Pereira de Escobar. V. 3.° pág. ...

5-6 Raphael de Oliveira Leme

5-7 Barbara Antonia de Oliveira casou-se em 1711 em Parnaíba com Antonio Bueno de Camargo, de quem já era viúva em 1813, f.º de Francisco Bueno de Figueiró e de Anna Lopes da Costa. Com geração em Tit. Moraes.

5-8 Maria Angelica de Oliveira, casada em 1783 em Parnaíba com Salvador Bueno de Camargo, f.° de Francisco Bueno de Figueiró do n.º precedente. Com a f.ª Anna legatária no testamento de seu avô.

5-9 Manoela Jacintha de Oliveira casada com o capitão Celidonio Antonio de Andrade.

Da 2.ª mulher teve o n.º 2-1 Raphael de Oliveira d'Horta os seguintes f.ºs: 3-2 Filippe de Abreu de Oliveira, que casou em 1734 na Cotia com Catharina da Silva, f.ª de Felix Machado de Oliveira e de Maria Antunes, naturais da Cotia. Teve q. d.: 4-1 Antonio de Abreu e Silva, casado em 1770 em Parnaíba com Anna Maria da Costa, f.ª de Manoel da Costa Santos, natural de Braga, e de Martha Maria de Gusmão, por esta neta de Luiz Teixeira de Azevedo e de Izabel Collaço. Tit. Alvarengas. Faleceu Antonio de Abreu em 1798 e teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.ºs: 5-1 Caetano Manoel de Abreu

5-2 Rosa Maria de Abreu, casada com Claudio Fernandes de Sampaio, falecido em 1819 na então vila de S. Carlos (Campinas), f.° de Paschoal Fernandes de Sampaio, natural de Valladares, e de Maria Pedroso. Com geração em Tit. Oliveiras.

5-3 Antonio de Abreu e Silva

Pág. 324

5-4 Luiz da Costa Santos

5-5 Joaquim Antunes de Abreu

5-6 Manoel da Costa Santos

5-7 Maria Antunes de Abreu

5-8 Catharina da Silva

5-9 Francisco de Abreu

5-10 Filippe de Abreu

5-11 José Antunes de Abreu

3-3 Joanna de Oliveira, f.ª de 2-1 e 2.ª mulher; casou-se 1.° em 1719 em Parnaíba com Francisco Ribeiro Domingues, f.° do capitão Manoel Ribeiro de Lima e de Clara Domingues. Tit. Carrascos; 2.°. vez casou-se em 1746 com João Leite Falcão.

3-4 Maria de Lima do Prado casou-se em 1725 em Parnaíba com Ignacio Corrêa de Siqueira f.º de Antonio Corrêa Garcia e de Joanna de Siqueira.

3-5 José Victor de Oliveira casado em 1724 em Parnaíba com Anna Pedroso f.ª de Euquério de Aguiar Mendonça e de Anna Moreira de Sousa Brandão. Tit. Moraes.

3-6 Rosa de Oliveira casada em 1727 em Parnaíba com Francisco Leme de Alvarenga f.° de Francisco Leme de Alvarenga e da 2.ª mulher Anna de Alvarenga Leite. Com geração em Tit. Alvarengas.

3-7 Ignacio de Oliveira d'Horta, f.° de 2-1 e 2.ª mulher, casou-se 1.° em 1728 em S. Paulo com Theresa Pedroso, f.ª de Francisco de Sousa Pereira e de Izabel de Sousa Brandão. Tit. Macieis; 2.ª vez casou-se em 1740 na freguesia de Atibaia com Maria Pedroso f.ª de João Jorge e de Anna da Silva. Teve q. d.:

Da 1.ª mulher:

4-1 Ignacio de Sousa do Prado (ou Ignacio de Oliveira d'Horta, como se chamou depois) casou-se em 1753 em Atibaia com Anna Maria Antunes, f.ª de Manoel Jorge Velloso e de Anna Maria Antunes de Siqueira, sua 1.ª mulher, n. p. de Manoel Jorge de Chaves e de Marianna Velloso, n. m. de Salvador Bicudo Leme e de Maria de Siqueira. Teve q. d.:
Pág. 325

5-1 Maria de Oliveira, casada em 1775 na freguesia da Conceição de Jaguari (mais tarde Bragança) com Antonio de Sousa de Moraes, viúvo de Rita Cardoso de Oliveira, f.° de Antonio Pedroso de Moraes e de sua 1.ª mulher Margarida de Sousa. Com geração em Tit. Freitas.

5-2 José Manoel, casado em 1775 na freguesia de Jaguari supra com Anna Cardoso, f.ª de Sebastião Alvares de Oliveira e de Eugenia Pereira de Alvarenga, por esta neta de Francisco Vieira Sardinha e de Margarida Pereira. Teve q. d.:

6-1 Roque de Oliveira d'Horta, casado em 1809 em Bragança com Maria de Jesus, f.ª de João de Jesus Pinto e de Gertrudes Maria de Medeiros. 5-3 Antonio de Oliveira d'Horta casado em 1787 em Jaguari supra com Florencia Ribeiro, f.ª de Bernardino da Costa Ribeiro e de Joanna de Oliveira. Tit. Pretos.

5-4 Francisco de Oliveira d'Horta, natural de Itu, casado com Maria Angelica, f.ª de Bernardino da Costa Ribeiro do n.° precedente. Teve q. d.:

6-1 Ignacio de Oliveira d'Horta, casado em 1809 em Bragança com Gertrudes Francisca, f.ª de Braz Francisco Ramalho e de Anna de Siqueira Cardoso, por esta neta de Bartholomeu Pires Cardoso e de Clara Maria de Siqueira.
4-2 Roque de Sousa de Oliveira, † em 1810 em Bragança, f.° de 3-7 e 1.ª mulher, casou-se 1.° em 1759 em Atibaia com Maria Pereira da Silva, f.ª de Bento Pereira de Araujo e de Maria de Silva Leme, de Parnaíba; 2.ª vez casou-se em 1802 em Bragança com Angela Pedroso. Sem geração desta 2.ª mulher, porem teve da 1.ª os 4 f.ºs seguintes:
Pág. 326

5-1 Capitão Roque de Oliveira d'Horta, foi quem edificou em 1819 a pequena capela de N. Senhora do Socorro do Rio Peixe, princípio da povoação, hoje cidade do Socorro. Casou-se 1.° em 1791 na então freguesia de Jaguari com Florencia Cardoso, inventariada em 1820 em Bragança, f.ª de Manoel de Oliveira Preto e de Anna Domingues, Tit. Pretos; 2.ª vez foi casado com Francisca Rosa Bueno. Foi inventariado em 1835 em Bragança e teve:

Da 1.ª mulher 5 f.°s que são:

6-1 Francisco de Oliveira d'Horta, casado com ... Foi morador no Rio do Peixe (Socorro).

6-2 Feliciano de Oliveira d'Horta, casado em 1818 em Bragança com Francisca de Paula Cesar, f.ª de José Justiniano Barbosa e de Anna Joaquina de Alvarenga. Foi morador no Socorro.

6-3 Theodoro de Oliveira d'Horta casado com ... Foi morador no Socorro.

6-4 Florencia de Oliveira, foi casada comi Fructuoso Pereira de Godoy, moradores no Socorro.

6-5 Antonio José do Espírito Santo, casado e morador no Socorro.

Da 2.ª mulher: 6-6 José Maria

6-7 Romão

6-8 Anna

6-9 Joaquim

6-10 Antonio

5-2 João de Oliveira d'Horta, f.º de 4-2, foi casado.

5-3 Ignacio de Oliveira d'Horta foi casado com ...

Pág. 327

5-4 Antonio de Sousa de Oliveira, f.° de 4-2, foi casado com ...

5-5 Manoel de Oliveira d'Horta.

5-6 Anna de Oliveira casou-se em 1775 na freguesia de Jaguari com João Pedro da Silva, natural de Santa Anna do Sapucaí, f.° de Francisco da Silva e de Francisca Caetana Rodrigues. Teve. q. d.:

6-1 Anna Francisca de Oliveira, casada em 1809 em Bragança com Antonio Moniz Tavares, f.º de Antonio Tavares e de Maria Moniz. 5-7 Maria de Oliveira, casada com Raphael de Godoy.

5-8 Joanna de Oliveira, casada com Roque Pedroso de Moraes.

5-9 Esmeria de Oliveira, casada com Maximiano da Silva Pinto.

5-10 Escholastica de Oliveira d'Horta casou-se em 1799 na vila de Bragança com Ignacio Antonio Ramalho, f.° de José Martins Pinto e de Caetana Maria de Jesus. Tit. Moraes.

5-11 Clara de Oliveira, casada com Bento Cardoso.

5-12 Anna Maria, já falecida em 1810, casada com Sebastião Alvares. Teve:

6-1 José, com 18 anos em 1810.

6-2 Antonio

6-3 Caetano

6-4 Theodoro.

5-13 Joaquim de Oliveira d'Horta, já falecido em 1810, casou-se em 1785 na freguesia de Camanducaia com Anna Joaquina da Silva, f.ª de Francisco da Silva de Carvalho e de Francisca Caetana da Fonseca. Teve: 6-1 Francisco

6-2 Antonio

6-3 Joaquim

5-14Margarida de Oliveira, já falecida em 1810, casou-se em 1795 na freguesia de Jaguari com Luiz Antonio Ramalho, irmão de Ignacio Antonio Ramalho do n.° 5-10. Teve:
Pág. 328

6-1 Felicidade, casada com José de Sousa de Moraes.

6-2 Maria

6-3 Jacintha

6-4 Anna

4-3 Anna de Oliveira d'Horta, f.ª de Ignacio de Oliveira d'Horta n.° 3-7 e 1.ª mulher, foi casada com o capitão Lourenço Franco da Rocha (ou Bueno), f.º de Francisco Franco da Rocha e de Archangela Ortiz de Camargo. Com geração no V. 1.° pág. 531.

4-4 Maria de Lima do Prado, f.ª de 3-7, casou-se em 1747 em S. Paulo com Claudio Furquim de Campos, que faleceu com 70 anos de idade em 1799 na vila de Bragança e foi inventariado na vila de S. Carlos, f.º de Estanislau Furquim Pedroso e de Anna de Campos. Com geração em Tit. Furquins.

4-5 José de Oliveira d'Horta, que casou em 1758 com Margarida da Silva.

Do 2.° casamento teve Ignacio de Oliveira d'Horta n.° 3 7 os seguintes f.°s: 4-6 Joaquim de Oliveira d'Horta, casado em 1778 na freguesia de Jaguari com Izabel: Corrêa da Cunha, natural de Nazareth, f.ª de Bento Corrêa Marques e de Maria Gonçalves. Foi Joaquim de Oliveira d'Horta inventariado em 1795 em Atibaia e teve os 4 f.°s seguintes: 5-1 Anna de Oliveira, casada com José Antonio de Toledo.

5-2 Maria

5-3 Rosa

5-4 Gertrudes, com 6 meses de idade em 1795.

4-7 João de Oliveira d'Horta, casado em 1767 em Itu com Anna Rodrigues, f.ª de Sebastião Velho de Crasto e de Maria Rodrigues Barbosa, n. p. de Domingos Velho, natural de Ubatuba, e de Domingas Requeixo, natural de Santo Amaro, n. m. de Francisco Rodrigues de Siqueira e de Luzia Leme, naturais de Itu.

Pág. 329

4-8 Raphael de Oliveira d'Horta, casado em 1773 em Itu com Gertrudes de Almeida, f.ª de Innocencio Machado e de Maria de Anhaya. Tit. Alvarengas Cap. 5.º § 2.°

3-8 Domingas de Lima, f.ª de Raphael de Oliveira d'Horta n.° 2-1 e 2.ª mulher, casou-se em 1726 em Parnaíba com Antonio Leme de Alvarenga, f.º de Francisco Leme de Miranda (ou de Alvarenga) e de Anna Domingues de Brito. Com geração em Tit. Alvarengas.

3-9 Escholastica de Lima do Prado, f.ª de 2-1, casou em 1734 em Parnaíba com Martinho de Faria Paes, f.° de João de Siqueira de Alvarenga e de Ignez Sanches Domingues de Pontes de Sorocaba. Com geração em Tit. Alvarengas.

3-10 Salvador de Oliveira d'Horta foi 1.° casado em 1748 na Cotia com Maria de Borba Cordeiro, f.ª de Ignacio Diniz Caldeira e de Escholastica de Borba; 2.ª vez em 1750 na mesma freguesia com Maria Rita Paes de Camargo, f.ª de Francisco Xavier Paes e de Victoria Paes de Camargo. Com geração da 2.ª mulher no V. 1.° pág. 203.

3-11 Frei Raphael, último f.° de 2-1, foi religioso franciscano.

2-2 João de Oliveira d'Horta, f.° do § 3.º, foi casado. Teve q. d.: 3-1 Domingos Garcia d'Horta, casado em 1705 com sua parenta Anna Maria de Siqueira, f.ª de Estevão Fernandes e de Anna Maria de Siqueira, n. p. de Raphael de Oliveira, o moço, e de sua 2.ª mulher Maria Cordeiro (C. Ec. de S. Paulo). Tit. Cordeiros Paivas. 2-3 Catharina d'Horta de Oliveira, f.ª do § 3.º, foi casada com João de Louvera da Costa, f.º de Gaspar de Louvera e de Paschoa da Costa. Com geração no V. 1.° pág. 80.

2-4 Maria de Oliveira d'Horta que foi casada com Antonio Ribeiro de Azevedo. Teve q. d.:

3-1 Maria Ribeiro de Azevedo, que foi casada com Braz Esteves Leme, f.° de Francisco Fernandes Louro e de Helena do Prado. Com geração no V. 2.° pag.264.
Pág. 330

§ 4.º

1-4 Catharina d'Horta, f.ª do Cap. 2.°, casou-se em 1638 em S. Paulo com Ignacio Preto, f.° de Innocencio Preto e de Maria Moreira. Com geração em Tit. Pretos.
 
 

§ 5.º

1-5 Salvador de Oliveira d'Horta, último f.° do Cap. 2.º, casou com Antonia Paes de Queiroz, natural da ilha de S. Sebastião, f.ª do capitão Gaspar Picam, natural de Santos, e de Catharina de Oliveira Cotrim, n. p. de Gaspar Fernandes Palha, natural da cidade do Funchal (descendente de Ruy Vaz de Almada, que teve do rei o apelido Palha) e de Antonia Requeixo de Peralta. V. 3.º pág. 4, nota. Faleceu Salvador de Oliveira com testamento em 1669 e a viúva Antonia Paes passou a 2.ªs núpcias com Matheus de Siqueira e Mendonça, em Tit. Siqueiras Mendonças. Teve Salvador de Oliveira os 7 f.°s seguintes (C. O. de S. Paulo):

2-1 Catharina de Oliveira, casada com Antonio de Siqueira e Mendonça, f ° de outro de igual nome e de Anna Vidal. Com geração em Tit. Siqueiras Mendonças.

2-2 Capitão Salvador de Oliveira Paes, que foi casado com Izabel de Siqueira e Mendonça, irmã de Antonio de Siqueira e Mendonça, o moço, do n.° precedente. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve q. d.:

3-1 Antonia Paes de Siqueira, que foi 1.° casada com Manoel de Campos Bicudo, viúvo de Luzia Leme de Barros, f.° de Filippe de Campos e de Margarida Bicudo, neste V à pág. 170, sem geração; 2.ª vez casou-se com Clemente Carlos de Azevedo Cotrim, f.° do doutor Antonio de Azevedo Cotrim e de Maria da Costa Valente, naturais de Évora: Teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.ºs: 4-1 Izabel Maxima de Siqueira, casada em 1749 na freguesia da Cotia com seu parente Sebastião Caldeira Brant, f.º de Ambrosio Caldeira Brant e de Josepha de Sousa. Com geração à pág. 317.

Pág. 331

4-2 Maria Caetana Fructuosa da Costa Valente, casada em 1763 em S. Paulo com Vicente da Silva Martins, f.º de Manoel de Almeida e de Theresa de Jesus.

4-3 Anna Xavier de Azevedo Cotrim.

4-4 Revdmo. padre Antonio Manoel de Azevedo Cotrim.

4-5 Antonia Felisberta de Azevedo Cotrim, casada e residente no Rio das Mortes.

3-2 Maria de Siqueira Paes, f.ª de 2-2, foi casada com José da Silva, f.° de João Dias da Silva e de Izabel da Silva, por esta neto de João Leite de Miranda e de Anna da Silva. Teve f.ª única no V. 2.° pág. 169.
2-3 Maria de Abreu, f.ª do § 5.°, faleceu em 1762 em S. Paulo casada com Manoel Paes Botelho, f.° de Domingos Paes Ferreira e de Ignez de Almeida Tavora. Sem geração (C. P. de S. Paulo).

2-4 Francisco Paes de Oliveira Horta, falecido em 1701 em Parnaíba, foi casado com Marianna Paes Leme, falecida em 1738 em Parnaíba com 70 e tantos anos de idade, f.ª do governador Fernão Dias Paes e de Maria Garcia Betim. V. 2.º pág. 463. Teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.ºs:

3-1 Antonia Paes de Queiroz

3-2 Guarda-mor Maximiano de Oliveira Leite

3-3 Maria Garcia

3-4 Barbara Paes de Queiroz

3-5 Escholastica de Oliveira Paes

3-6 Francisca Paes de Oliveira

3-7 Bento Paes de Oliveira

3-8 Capitão Francisco Paes de Oliveira Horta

3-1 Antonia Paes de Queiroz foi casada com o sargento-mor André Pinto da Fonseca.

3-2 Guarda-mor das minas do Carmo, coronel Maximiano de Oliveira Leite, fidalgo da casa real, casou-se por procuração em 1722 com Ignacia Pires de Arruda, f.ª de Francisco Pires Ribeiro e de Maria de Arruda (C. Ec. de S. Paulo) V. 2.º pág. 130. Teve 7 f.ºs que são:

Pág. 332

4-1 Anna Ignacia de Oliveira, natural de S. Paulo foi casada com Custodio de Sá, natural de Portugal. Teve a f.ª: 5-1 Ignacia Custodia, natural de Minas Gerais, que casou com o capitão-mor Manoel Furtado Leite de Mendonça, natural da ilha de S. Miguel. Teve as 2 f.ªs : 6-1 Marianna Manoela

6-2 Anna Casimira

6-1 Marianna Manoela que foi a 1.ª mulher do coronel Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha. Teve os 9 f.ºs: 7-1 Manoel Furtado Leite Pinto Coelho, casado com Candida de Sousa Coutinho. Teve, naturais de Minas: 8-1 João Baptista Furtado Leite Pinto Coelho, casado com Izabel de Sousa Coutinho. Teve: 9-1 João

9-2 Francisco

9-3 Maria.

8-2 Felicio Moniz de Magalhães casado com Porcina Cerqueira, de Minas Gerais.

8-3 José Egydio, falecido em menoridade.

7-2 Anna Felicia, f.ª de 6-1, casou-se com o capitão Ignacio Mendes de Magalhães. Teve, naturais de Minas Gerais: 8-1 Felicio Moniz Pinto Coelho, casado.

8-2 Maria Manoela casou-se com o capitão José Pereira Pinto Bastos, natural de Portugal. Teve:

9-1 Maria Emerenciana

9-2 Maria Clara

9-3 Libania

8-3 Antonio Alves Pinto Coelho, falecido solteiro.

8-4 Luiz

8-5 Francisca foi casada 1.º com o coronel João da Motta Teixeira, natural de Minas; 2.ª vez com João da Motta Ribeiro, natural de Portugal.

8-6 Ignacio, falecido solteiro.

8-7 José, foi casado com ...

8-8 Maria da Conceição

8-9 Barbara

8-10 Antonia

8-11 Pedro Nolasco e outros

Pág. 333

7-3 João Egas Moniz Pinto Coelho da Cunha, casado com Anna. Teve 4 f.ºs: 8-1 Francisca

8-2 Maria

8-3 Joanna casou-se com ...

8-4 Marianna casou-se com ...

7-4 Marianna Florinda casou-se com o doutor em medicina, senador Antonio Gonçalves Gomide. Teve 7 f.ºs: 8-1 Emilia Angelica de Athayde Gomide, casada com João Morgan, natural de Inglaterra. Teve: 9-1 José Morgan, vice-cônsul inglês na Bahia.

9-2 João Carlos Morgan, estudou medicina em Londres.

9-3 Guilherme Morgan, estudou engenharia no Rio de Janeiro.

8-2 Emilia Perpetua de Athayde Gomide casou-se com Patrício Martins de Oliveira. Teve: 9-1 Antonio Emílio de Oliveira

9-2 Aureliano Martins de Oliveira

9-3 Patrício Martins de Oliveira

9-4 José Feliciano Martins de Oliveira

9-5 Adolpho Martins de Oliveira

9-6 Emílio Martins de Oliveira

9-7 João Martins de Oliveira

9-8 Pedro Martins de Oliveira

9-9 Horacio Martins de Oliveira

8-3 Emilia Barbara de Athayde Gomide casou-se com Jorge Morgan, natural de Inglaterra. Teve: 9-1 Jorge Morgan Junior

9-2 Marianna Morgan

9-3 Guilherme Morgan

9-4 Emilia Luiza Morgan

9-5 Catharina Morgan

8-4 Emilia Luiza de Athayde Gomide casou-se com o dr. Jeronimo Maximo Nogueira Penido. Teve: 9-1 Emilia Augusta Cezarina de Athayde Gomide Penido.

9-2 Emilia Eliza Candida de Athayde Gomide Penido.

9-3 Jeronimo Maximo Nogueira Penido Junior

9-4 José Maximo Nogueira Penido

9-5 Antonio Maximo Nogueira Penido

9-6 Amelia Carolina de Athayde Gomide Penido

Pág. 334

9-7 Agostinho Maximo Nogueira Penido

8-5 Emilia Antonia, falecida em menoridade.

8-6 Emílio, falecido em menoridade.

8-7 Comendador Emílio Gomide Pinto Coelho da Cunha casou-se com Rosa Emilia de Oliveira Gomide. Teve naturais de Minas:

9-1 Emílio Antonio Pinto Coelho da Cunha.

9-2 Marianna Florinda Pinto Coelho da Cunha

9-3 Modestina Gabriella Pinto Coelho da Cunha

9-4 Emilia Luiza Pinto Coelho da Cunha

9-5 Antonio Gonçalves Gomide

9-6 José Gonçalves Pinto Coelho da Cunha

9-7 Estanislau Gomide Pinto Coelho da Cunha

7-5 Maria Candida, f.ª de 6-1, faleceu solteira.

7-6 Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha foi casado com Domitilla de Castro Canto e Mello, mais tarde marquesa de Santos, natural de S. Paulo, f.ª de João de Castro Canto e Mello 1.º visconde de Castro, natural da Ilha Terceira, e de Escholastica Bonifácio de Toledo Ribas, viscondessa de Castro, natural de S. Sebastião. Tit. Toledos Pizas. Teve:

8-1 Felicio Pinto Coelho de Mendonça e Castro, foi casado e deixou 5 f.ºs: 9-1 Domitilla de Castro, já falecida, foi casada com o dr. Elizeu Guilherme Christiano, que neste ano de 1903 é ,juiz de direito de Ribeirão Preto, f.° de José Guilherme Christiano. V. 2.° pág. 296. Com geração.

9-2 Faustina, casada.

9-3 ... casada com ... Gomes de Araujo.

9-4 ...

9-5 Um f.º.

8-2 Francisca Pinto Coelho de Mendonça e Castro casou com seu tio o brigadeiro José de Castro Canto e Mello, gentil homem da imperial câmara. Teve: 9-1 Escholastica Pinto Coelho de Mendonça e Castro, casada com o bacharel em direito José Soares Teixeira de Gouvêa. Teve: 10-1 José

10-2 Maria Rosaura

10-3 Lucio

Pág. 335
7-7 Emerenciana Claudomilla, f.ª de 6-1, casou-se com seu primo capitão José de Aguiar Vasconcellos Leite de Mendonça, natural da ilha de S. Miguel. Teve: 8-1 Maria Izabel de Aguiar Leite Pinto foi casada com seu parente Francisco Paes Rebello Horta, f.º do major Manoel Gomes Rebello e de Anna Rodrigues Horta. Teve naturais de Minas: 9 1 Izabel

9-2 Anna

9-3 Antonio

9-4 Olympio

8-2 José Maria de Aguiar Leite Pinto casou-se com sua prima Joaquina Amalia de Carvalho Macedo, natural de S. Paulo, f.ª do capitão Joaquim Roberto de Carvalho, natural de S. Paulo, e de Anna Amalia de Athayde n.º 7-7 de 6-2 adiante. Teve: 9-1 Josephina Augusta de Aguiar Leite Pinto

9-2 Francisco de Assis de Aguiar Leite Pinto

9-3 Anna Claudomilla de Aguiar Leite Pinto

9-4 Augusto Cesar de Aguiar Leite Pinto.

9-5 José Maria de Aguiar Leite Pinto

9-6 Antonio Olyntho de Aguiar Leite Pinto.

8-3 Francisco de Salles de Aguiar Leite Pinto, faleceu solteiro.

8-4 Anna Casimira de Aguiar Leite Pinto foi casada com seu primo Alvaro Borges do Rego, natural da Ilha de S. Miguel. Teve naturais de Minas:

9-1 Anna Augusta, casada com seu parente Francisco de Assis Pires Pontes.

9-2 João Jacintho Borges de Aguiar.

9-3 Francisca, falecida em menoridade.

8-5 Carolina Claudomilla de Aguiar Leite Pinto casou com seu primo João Cabral de Vasconcellos Leite, natural da ilha de S. Miguel.

8-6 Emerenciana Augusta de Aguiar Leite Pinto, casou com Izac Antonio de Abreu Leite. Teve:

9-1 Regina. 8-7 Antonio Jacintho de Aguiar Leite Pinto casou com Anna. Teve, naturais de Minas: 9-1 Anna

9-2 Um f.°

Pág. 336

8-8 João Jacintho de Aguiar Leite Pinto casou-se com sua prima Antonia Thomazia Pinto Coelho, natural de Minas, f.ª do coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, barão de Cocais n.º 7-3 de 6-2 adiante.

8-9 Francisca, faleceu solteira.

8-10 Anna, faleceu em menoridade.

8-11 Antonio, faleceu em menoridade.

7-8 Antonio Mariano Pinto Coelho da Cunha, faleceu solteiro.

7-9 Egas Moniz Pinto Coelho da Cunha, último f.º de Marianna Manoela n.° 6-1, casou 1.° com Anna; 2.ª vez com Emilia. Teve:

Da 1.ª mulher:

8-1 Antonio Jacintho Pinto Coelho da Cunha, casado com Salvina ...

8-2 Alexandre Moniz Pinto Coelho da Cunha, casado com Joanna ...

8-3 Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha.

Da 2.ª mulher: 8-4 José e outros.
6-2 Anna Casimira, 2.ª e última f.ª de Ignacia Custodia n.° 5-1, foi casada com o brigadeiro Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha. Teve, naturais de Minas: 7-1 Anna Amalia de Athayde, que casou em Cocais com o capitão Joaquim Roberto de Carvalho Macedo, natural de S. Paulo, f.° do dr. José Vaz de Carvalho e de Escholastica Joaquina de Macedo. V. 2.° pág. 493. Teve, naturais de Minas: 8-1 Maria Caetana de Carvalho Macedo, que casou com seu parente o tenente-coronel Emilio Soares de Gouvêa Horta, f.° de Luiz Soares de Gouvêa e de Barbara de Gouvêa. Teve: 9-1 Emilio

9-2 Marianna.

8-2 Emilia Augusta de Carvalho Macedo, faleceu solteira.

8-3 Joaquina Amalia de Carvalho Macedo, casada com seu primo José Maria de Aguiar Leite Pinto. Com geração à pág. 335 deste.

8-4 Anna Carolina de Carvalho Macedo foi casada com Pedro Alvares de Sousa Coutinho. Teve, naturais de Minas:

Pág. 337
9-1 Carlos

9-2 Pedro Alvares Coutinho, fez estudos preparatórios em S. Paulo e faleceu no Rio de Janeiro estando casado com sua prima irmã Anna Amalia de Carvalho Pinto, f.ª do dr. Joaquim Roberto de Carvalho Pinto n.° 8-7 adiante. Deixou um f.º:

10-1 Pedro 9-3 José.
8-5 Escholastica Joaquina de Carvalho Macedo reside em S. Paulo depois de ter se casado em Minas com o capitão José Maria da Cunha Porto, de quem é viúva. Senhora de aprimorada educação, manteve por muitos anos um colégio para educação de meninas na cidade de Bragança, deixando aí, ao retirar-se para S. Paulo, saudosas recordações e um nome que nunca se apagarão na memória de suas discípulas. De seu consórcio teve, naturais de Minas: 9-1 Virginia Cunha Porto, casada com o dr. Daniel Arthur Horta O'Leary, seu primo, f.º do dr. Arthur O'Leary, natural de Irlanda, e de Mathilde O'Leary. São ambos falecidos e deixaram os 6 f.ºs seguintes: 10-1 Arthur Horta O'Leary, natural de Minas Gerais, empregado na Comissão Geográfica e Geológica do Estado de S. Paulo, autor de um bem acabado mapa dos Estados de S. Paulo e Minas, casado com Amelia Bertini. Tem 1 f.º: 11-1 José Daniel. 10-2 Affonso Horta O'Leary, natural do Rio de Janeiro, foi casado com Maria Gaia. Falecidos sem geração.

10-3 Mathilde O'Leary Teixeira, natural do Rio de Janeiro, casada com Sebastião Gomes Teixeira. Tem:

11 1 Hercilia

11-2 Carlos.

10-4 Maria da Gloria Horta O'Leary, natural do Rio de Janeiro, solteira.

10-5 Virginia O'Leary Paes Leme, natural do Rio de Janeiro, casada com o dr. em medicina, Luiz Caramuru Paes Leme, f.º do dr. Pedro Dias Paes Leme e 1.ª mulher Anna Ricardina. Com geração no V. 2.º pág. 459.

10-6 Paulo Horta O'Leary, natural do Rio de Janeiro, solteiro.

9-2 Presciliana Paes Leme reside em S. Paulo e foi 1.° casada com seu primo Luiz Gomes Rebello Horta, f.° de outro de igual nome; 2.ª vez está casada com o engenheiro José Alves Paes Leme, f.º do dr. Pedro Dias Paes Leme e de sua 1.ª mulher mencionados no n.º 10-5 de 9-1 retro. Teve:

Do 1.º marido a f.ª:

10-1 Anna Luiza Horta de Andrade, natural de Minas Gerais, casada com Amelio Ferreira de Andrade. Tem: 11-1 Adelaide.

11-2 Raul.

Do 2.º tem: 10-2 Mariannita Paes Leme.

10-3 José Alves Paes Leme Filho.

9-3 Argentina Pinto Colho, f.ª de Escholastica n.° 8-5, natural de Minas Gerais, é viúva de seu primo Antonio Olyntho Pinto Coelho. Sem f.ºs.

9-4 Julietta Porto Teixeira, natural de Minas Gerais, está casada com Antonio Gomes Teixeira, f.º de Domingos Manoel Gomes Teixeira e de Marianna Leopoldina da Silveira, n. p. de Caetano Gomes Teixeira e de Joanna Martins de Oliveira, n. m. de Manoel Vieira de Azevedo e de Marianna Baptista da Silveira. Tem uma f.ª:

10-1 Antonietta Gomes Teixeira.
8-6 Eliza Robertina de Carvalho Macedo casou-se com seu tio o tenente-coronel Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha, condecorado com diversas medalhas. Teve natural de Minas: 9-1 Tenente-coronel Carlos de Assis Pinto Coelho da Cunha, casado com Eliza Carolina. Com geração.

Pág. 339

9-2 Eliza Amelia Pinto C. da Cunha, casada com Manoel Prestino Fernandes Guimarães. Sem geração.

9-3 Elvira Augusta Pinto C. da Cunha, casada com o bacharel em direito Francisco Alves de Albuquerque. Com geração.

9-4 Francisca de Assis P. C. da Cunha, solteira.

9-5 Francisco, falecido solteiro.

8-7 Joaquim Roberto de Carvalho Pinto, bacharel em direito, falecido, foi juiz de direito da comarca de Bragança; casado com Henriquetta Gavião Pinto Peixoto, f.ª do brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto e de Anna Policena de Andrade e Vasconcellos. Neste V. à pág. 263. Teve os 3 f.ºs seguintes: 9-1 Tenente Joaquim Roberto de Carvalho Pinto foi residente em Bragança, onde ocupou cargos da vereança e faleceu solteiro em 1899.

9-2 Tenente-coronel Bernardo Avelino de Carvalho Pinto com seu irmão supra fez o curso de preparatórios em S. Paulo e passou a residir em Bragança, onde tem sua fazenda de café. Aí casou com Balbina Dantas, f.ª do falecido capitalista Joaquim José de Moraes Dantas e de Maria das Dores, estes falecidos em S. Paulo. Tem os seguintes f.ºs:

10-1 Arlindo de Carvalho Pinto, bacharel em direito, casado com Anna Cantinho, f.ª do comendador Joaquim Fernandes Cantinho † e de Francisca Manoela de Siqueira. Tit. Quadros.

10-2 Maria, casada com o bacharel em direito Abelardo ... moradores no Rio de Janeiro.

10-3 Henriqueta, solteira.

10-4 Alzira, casada com João Alves Cardoso, f.° dos barões de Itapema. V. 1.° pág. 497.

10-5 Bernardo Avelino de Carvalho Pinto Junior, casado com f.ª de João Ramos, é fazendeiro no município de S. João do Curralinho.

Pág. 340

10-6 Alfredo de Carvalho Pinto, casado e morador no Socorro.

10-7 Virgilio de Carvalho Pinto, bacharel. em direito em 1901.

9-3 Anna Amalia de Carvalho Pinto, reside no Rio de Janeiro no estado de viúva de seu primo Pedro Alvares Coutinho.
8-8 José Vaz de Carvalho Macedo, f.º de Anna Amalia n.º 7-1, é solteiro.

8-9 Francisco de Assis de Carvalho Macedo, solteiro.

8-10 Capitão Antonio Augusto de Carvalho Macedo, natural de Minas Gerais, é viúvo de Amelia Carolina de Sousa Coutinho. Tem os seguintes f.ºs:

9-1 Tenente-coronel Antonio Augusto de Carvalho Macedo Junior, falecido em fevereiro de 1903 em S. Paulo, foi natural de Minas Gerais, e casou-se em Bragança com Francisca Urioste, f.ª do dr. Braulio Timotheo Urioste (proprietário e capitalista em S. Paulo e que foi por muitos anos advogado em Bragança) e de Joanna Galvão de Moura Lacerda. Tit. Freitas. Teve o tenente-coronel Antonio Augusto os seguintes f.ºs: 10-1 Lincoln

10-2 Antonio Augusto de Carvalho Macedo Neto.

10-3 Amelia

10-4 Esther

10-5 José Vaz

10-6 Francisco de Assis Urioste Macedo

9-2 Maria Carolina de Carvalho Macedo, está casada com Francisco Martins Ferreira f.º de outro de igual nome e de Francisca ... Tit. Alvarengas. Tem: 10-1 Judith Martins Ferreira

10-2 Octavio Martins Ferreira

10-3 Francisco Benedicto Martins Ferreira

9-3 Alberto Augusto de Carvalho Macedo casado com Rita de Carvalho. Tem: 10-1 Jayme de Carvalho Macedo

10-2 Alberto de Carvalho Macedo

10-3 Amelia de Carvalho Macedo

10-4 Antonio Augusto de Carvalho Macedo

Pág. 341

9-4 Eugenia Augusta de Carvalho Macedo, casada com Francisco Marcondes do Amaral Cesar, professor normalista. Tem: 101 (Marcondinha)

10-2 Nair

7-2 Coronel Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha, foi agraciado com diversas condecorações; foi 1.° casado com Maria Olyntha e 2.ª vez com Julia Amalia de Araujo. Sem f.ºs desta 2.ª, porém teve da 1.ª mulher os seguintes f.°s, naturais de Minas: 8-1 Maria Olintha Pinto Coelho da Cunha, que foi casada com seu primo dr. Antonio Feliciano Pinto Coelho da Cunha, falecido, f.° do coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, barão de Cocais n.º 7-3 seguinte. Sem f.ºs.

8-2 Dr. Antonio Olynto Pinto Coelho da Cunha, formado em medicina, casou-se com Luiza de Lemos. Com geração.

7-3 Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, barão de Cocais, veador honorário da casa imperial, foi casado com Antonia Thomazia de Figueiredo Neves, de Minas Gerais. Teve naturais de Minas Gerais: 8-1 Dr. Antonio Feliciano Pinto Coelho da Cunha, médico, falecido, foi casado com sua prima irmã Maria Olyntha n.° 8-1 de 7-2 supra. Sem geração.

8-2 Anna Casimira Pinto Coelho da Cunha casou-se com Bernardo Antonio Nascentes Pinto (tenente-coronel), natural do Rio de Janeiro. Teve:

9-1 Anna

9-2 Julia

8-3 Julia Amalia Pinto Coelho da Cunha casou-se com seu primo o tenente-coronel Ovidio Cesar Pinto Coelho da Cunha, f.° de Modesto Casimiro Pinto Coelho da Cunha n.° 7-6 abaixo. Tem naturais de Minas: 9-1 José e outros. 8-4 Antonia Thomazia Pinto Coelho da Cunha casou-se com seu primo o tenente-coronel João Jacintho de Aguiar Leite Pinto, f.° de Emerenciana Claudomilla n.° 7-7 de 6-1. Com f.ºs.
Pág. 342
7-4 Tenente-coronel Luiz José Pinto Coelho da Cunha faleceu solteiro, deixando duas f.ªs naturais reconhecidas: 8-1 Maria Luiza Pinto Coelho da Cunha, casada com Manoel Ignacio Furtado Leite. Com f.ºs.

8-2 Maria Adelaide Pinto Coelho da Cunha, casada com Fernando José Pereira. Com geração.

7-5 Tenente-coronel Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha casou-se com sua sobrinha Eliza Robertina de Carvalho Macedo, f.ª do capitão Joaquim Roberto e de Anna Amalia de Athayde n.° 7-1 de 6-1 retro. Com geração já descrita.

7-6 Modesto Casimiro Pinto Coelho da Cunha casou-se com Anna Maria Pinto Teixeira da Motta, natural de Minas Gerais. Teve naturais de Minas:

8-1 Comendador Modesto Cassiano Pinto Coelho da Cunha, que foi 1.º casado com sua sobrinha Antonia Pinto de Lemos, natural do Rio de Janeiro, f.ª de 7-7, e 2.ª vez com Catharina Delveaux. Sem f.°s da 1.ª, porém teve da 2.ª os seguintes f.ºs: 9-1 Dr. em medicina Pedro Delveaux Pinto Coelho da Cunha, solteiro.

9-2 Bacharel em direito Joaquim Delveaux Pinto Coelho da Cunha, solteiro.

9-3 Henrique Delveaux Pinto Coelho da Cunha, casado com Eliza de Castro. Tem 4 f.ºs.

9-4 Sebastião Delveaux Pinto Coelho, normalista, solteiro.

9-5 Lucas Delveaux Pinto Coelho, solteiro.

9-6 Luiza Delveaux Pinto Coelho, casada com o dr. Joaquim Nogueira Itagype. Com f.ºs.

9-7 Ignez Delveaux Pinto Coelho, solteira.

9-8 Oltolia Delveaux Pinto Coelho, solteira.

9-9 Cecília Delveaux Pinto Coelho, casada com Augusto Cesar Pinto Bandeira.

8-2 Doutor Virgílio Augusto Pinto Coelho da Cunha, médico, casou-se com Maria Eugenia de Paula Santos. Tem: 9-1 Maria 8-3 Tenente-coronel Ovídio Cesar Pinto Coelho da Cunha casou-se com Julia Amalia Pinto Coelho, f.ª do barão de Cocais, a n.º 8-3 de 7-3 de 6-2. Com geração.

Pág. 343

8-4 Antonio Casimiro Pinto Coelho da Cunha casou-se com Amazile Fernandes Leão. Teve:

9-1 Antonio 8-5 Horacio Augusto Pinto Coelho da Cunha, solteiro.

8-6 Americo Pinto Coelho da Cunha, solteiro.

8-7 Ernesto Pinto Coelho da Cunha, solteiro.

8-8 José Marcellino Pinto Coelho da Cunha casou-se com ...

8-9 João Carlos Pinto Coelho da Cunha casou-se com sua prima Antonia Thomasia de Figueiredo Neves. Com f.°s.

8-10 Carlos Pinto Coelho da Cunha casou-se com Joanna Thomasia de Figueiredo Neves. Com f.°s.

7-7 Maria Carolina Pinto Coelho foi casada com o desembargador Francisco de Lemos de Azeredo Coutinho, natural de Portugal. Teve naturais do Rio de Janeiro: 8-1 Francisco de Lemos de Azeredo Coutinho, visconde de Aljezur, morgado, casado com Maria Rita, viscondessa do mesmo título.

8-2 Antonia Pinto de Lemos, que foi a 1.ª mulher de seu primo o comendador Modesto Cassiano Pinto Coelho da Cunha n.° 8-1 de 7-6 supra. Sem geração.

8-3 João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho.

7-8 Josephina, falecida em menoridade.

7-9 Bernardo, falecido solteiro.
 
 

4-2 Maria Ignacia Paes de Oliveira, f.ª do guarda-mor n.° 3-2, casou com Leonel de Abreu Lima. Teve, naturais de Minas Gerais:

5-1 Ignacia Rosa de Lima, casada com o capitão Domingos Gonçalves da Cruz, natural de Portugal.

5-2 Padre Bento de Mello Bezerra Rego.

5-3 Padre Leonel de Abreu Lima.

5-4 Caetano Leonel de Abreu Lima casou com Anna de Abreu Lima. Teve, naturais de Minas Gerais:

6-1 Caetano Leonel de Abreu Lima Junior, casado 1º com Joaquina Carlotta, natural de Portugal; 2.ª vez com Florinda ... Teve da 2.ª:
Pág. 344
7-1 Guilhermino de Abreu Lima, casado com Antonia de Abreu Lima. Tem: 8-1 Eugenio

8-2 Eulalio

8-3 Luiza

8-4 Francisca

8-5 Florencio

6-2 Antonio Julio de Abreu Lima, falecido.

6-3 Leonel de Abreu Lima, casado com Anna Sanches. Teve, naturais de Minas Gerais:

7-1 Luiz Jacintho de Abreu Lima, casado 1.° com Eufrazia Maria de Jesus e 2.ª vez com Flavia Maria Garcia. Teve: 8-1 Leonel

8-2 Urbano

8-3 Luiz

8-4 Luiza

8-5 Francisca

8-6 Florencio

7-2 Florencio, falecido.

7-3 Guilhermina de Abreu Lima, casada com Francisco José de Carvalho, natural de Portugal. Teve:

8-1 Eugenio

8-2 Eulalio

8-3 Ottoni

8-4 Francisco

8-5 Antonio

8-6 Joaquim

8-7 Maria

8-8 Guilhermina

8-9 Anna Candida

8-10 Marianna

8-11 Rosa.

6-4 Marianna Claudina de Abreu Lima, casada com João Francisco Bolina, natural de Minas Gerais. Teve: 7-1 Anna Carolina de Abreu Bolina, casada com Desiderio Barbosa da Silva do Val. Teve: 8-1 Guilhermina, natural de S. Paulo.
Pág. 345
8-2 Marianna, natural de S. Paulo.

8-3 Leonel, natural de Minas.

8-4 João, natural de Minas.

7-2 Bento Francisco de Abreu Bolina casado com Maria Cecília de Lima, natural de S. Paulo. Teve: 8-1 João, natural de S. Paulo. 7-3 Joaquina Flora de Abreu Bolina foi casada com Joaquim Rodrigues Barros, natural de S. Paulo.

7-4 Candido Francisco de Abreu Bolina casado com Maria Henriquetta do Carmo, natural de S. Paulo. Teve, naturais de Minas:

8-1 Maria

8-2 Marianna

8-3 Francisco.

7-5 Luiza Ludovina de Abreu Bolina, casada com Luiz Delphino de Azeredo e Sousa, do Rio de Janeiro.
6-5 Flavia, f.ª de Caetano Leonel n.º 5-4, foi casada com Bernardo da Costa, natural de Portugal. Teve: 7-1 Flavia Maria de Abreu Lima, casada com João Garcia, de S. Paulo.

7-2 Maria Ignacia de Abreu Lima, casada.

6-6 Anna Claudina de Abreu Lima foi casada com Antonio Joaquim Nogueira da Gama, de Portugal. Teve 5 f.ºs.

6-7 Graciana, casada com João Bueno, de S. Paulo, com 4 f.°s.

6-8 Emerenciana

6-9 Maria.

5-5 Coronel Maximiano de Oliveira Leite, f.º de Maria Ignacia n.° 4-2, foi casado com Maria Eugenia Galvão de S. Martinho. Teve, naturais de Minas: 6-1 Pedro Affonso de Oliveira Leite, falecido solteiro.

6-2 Manoel de Oliveira Leite, falecido solteiro.

6-3 Maximiano de Oliveira Leite † solteiro.

6-4 Carlotta


Página inicial - Próxima