Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol. III - Pág. 03 a 47
Título Raposos Góes
(Parte 1)
Pág. 03
Antonio Raposo, natural de Beja, Portugal, foi o tronco da família deste apelido em S. Paulo. Veio de Portugal na armada de Dom Diogo Flores de Baldez a S. Vicente, e em 1601 foi armado cavaleiro por Dom Francisco de Souza, governador geral do Brasil, por decreto de el-rei Dom Fillipe, em prêmio de relevantes serviços prestados à coroa. Casou em S. Paulo com Izabel de Góes e ali faleceu com testamento em 1633(1). Teve:
Cap.2.º Coronel João Raposo Bocarro
Cap.3.º Antonio Raposo Pegas
Cap.4.º Manoel de Góes Raposo
Cap.5.º Pedro de Góes Raposo
Cap.6.º Branca Raposo
Cap.7.º ...
Cap.8.º Suzana de Góes
Cap.9.º Joanna de Góes
Cap.10.º Izabel de Góes
Cap.11.º Maria de Góes
Cap.12.º Anna de Góes
(1) Pedro Taques em sua Nobiliarquia Paulistana menciona um 1º casamento de Antonio Raposo com Antolina Requeixo de Peralta, natural de Castela, com quem veio de Portugal, e diz descender desse 1.º casamento a f.ª Antonia Requeixo de Peralta, que casou em Santos com Gaspar Fernandes Palha, natural da cidade de Funchal, descendente de Ruy Vaz de Almada, a quem o rei concedeu o apelido Palha com as armas. Foi Gaspar Fernandes do governo da vila de Santos, e ocupou o cargo de provedor dos órfãos, dos defuntos e ausentes, das capelas e resíduos da capitania de S. Vicente e S. Paulo, e teve q. d. o f.º Capitão Gaspar Picam, natural de Santos, que passou a morar na ilha de S. Sebastião onde casou com Catharina de Oliveira f.ª de Francisco de Escobar Ortiz e de Ignez de Oliveira Cotrim,
Pág. 04
CAP. 1.º
Estevão Raposo já era casado em 1633 (quando faleceu seu pai) com Izabel da Cunha f.ª de Manoel Francisco Pinto e de Juliana de Oliveira. Tit. Oliveiras.
CAP.2.º
Coronel João Raposo Bocarro estava casado com Anna Maria de Siqueira f.ª de Francisco de Siqueira e de Anna Pires de Medeiros, V. 2º pág. 123. Em 1638 este coronel João Raposo requereu ao capitão Antonio de Aguiar Barriga a concessão de uma data de sesmaria em terras próximas a S. Paulo para si e seus f.ºs João Raposo, o moço, Anna de Góes, Maria Raposo, Mecia de Góes e Izabel de Góes, alegando que ajudou sempre, nas ocasiões que se ofereceram, o aumento e engrandecimento da nação, e que era capitão de uma companhia de ordenanças, sustentada a sua custa, havia já 9 anos; atentas as suas alegações foi a ele concedida a sesmaria requerida. Teve:
1-2 Anna de Góes
1-3 Maria Raposo de Siqueira
1-4 Mecia Raposo de Siqueira
1-5 Izabel de Góes
1-1 João Raposo Bocarro, o moço.
__________
os quais da capitania do Espírito Santo vieram povoar a dita ilha, onde obtiveram do donatário Pedro Lopes de Souza 100 léguas de terra para si e sua nobre descendência. Segundo escreveu Pedro Taques, foi Francisco de Escobar Ortiz senhor de dois engenhos de açúcar, os primeiros na ilha, e possuiu um navio de duas cobertas que navegava para Angola. Foi irmão de Antonia de Escobar casada na Capitania do Espírito Santo com Vasco Fernandes Coutinho f º natural do capitão donatário da mesma capitania, Vasco Fernandes Coutinho.
De Antonia de Escobar e de Vasco Fernandes Coutinho foi f.º o capitão Frederico de Mello Coutinho, já mencionado no V. 1.º à pág. 4.
Do capitão Gaspar Picam casado com Catharina de Oliveira descobrimos os 3 filhos seguintes:
1 º Diogo de Escobar Ortiz que casou com Potencia Leite da Silva f ª de Bartholomeu Simões de Abreu e de Izabel Paes da Silva. Com geração no V. 2 º pág. 466.
Pág. 05
§ 2º
1-2 Anna de Góes casada com Antonio de Almeida. Sem geração.
§ 3º
1-3 Maria Raposo de Siqueira casou-se com Antonio Raposo da Silveira, natural de Lisboa, armado cavaleiro de S. Thiago em 1641 em Goa por sua bravura na defesa de um baluarte da fortaleza de Agueda. Foi capitão e ouvidor da capitania de S. Paulo, e recebeu de el-rei, como prêmio de seus serviços, o ofício de juiz de órfãos de S. Paulo, por duas vidas, que deu em dote de casamento a seu genro Salvador Cardoso de Almeida. Por este casamento do capitão Antonio Raposo da Silveira com Maria Raposo de Siqueira uniram-se as duas famílias Raposos Góes e Raposos Silveiras. Faleceu Maria Raposo de Siqueira em 1709 em S. Paulo em avançada idade no estado de viúva de seu único marido o capitão Antonio Raposo da Silveira, que faleceu em 1663 em S. Paulo, com testamento, e foi sepultado ao pé do altar dos Remédios no mosteiro de S. Bento (C. O. de S. Paulo). Teve:
2-2 Anna Maria da Silveira que foi 1 º casada com Salvador Cardoso de Almeida, irmão do tenente-general Mathias Cardoso de Almeida, f º de Mathias Cardoso, natural da Ilha Terceira e de Izabel Furtado, natural de S. Paulo, com geração em Tit. Prados; 2 ª vez casou-se com Paulo da Fonseca Bueno, falecido em 1702, f º de Diogo Bueno e Maria de Oliveira. Com uma f.ª no V. 1.º à pág. 432, que não teve descendência.
2.º Estevão Raposo Bocarro que casou com Maria de Abreu Pedroso Leme, irmã de Potencia Leite do n.º precedente. Com geração no V. 2 º pág. 469.
3.º Paula de Oliveira que casou com Antonio Barbosa de Lima (que ordenou-se depois de viúvo) f.º de Gabriel Barbosa de Lima de Maria do Rosário. Tit. Moraes, Cap.3.º § 2.º n.º 2-5.
Entretanto nós escrupulisamos em descrever neste título esse 1.º casamento, por não vir mencionado no testamento de Antonio Raposo, nem figurar no inventário a f.ª Antonia Requeixo, por si ou por seus herdeiros.
Pág. 06
Do 1.º marido 2 f.ºs:
3-2 Maria Vaz da Silveira que casou com Miguel Gonçalves Morgado, pais de:
3-4 Anna Maria da Silveira casada com João Correa de Miranda, natural de Jacareí, falecido em 1762 em Jundiaí, estando casado 2.ª vez, f.º de Francisco Alvares Correa e de Domingas de Miranda, de Taubaté. Teve (C. O. de Jundiaí) 3 f.ºs:
4-2 Manoel Correa Bueno
4-3 João Correa Pires
Da 1.ª mulher 5 f.ºs:
3-4 Izabel da Silveira, que era viúva do capitão Bartholomeu Pereira Leme f.º de João Pereira de Avellar e de Maria Leme do Prado. Com geração em Tit. Prados.
3-5 Maria Raposo da Silveira foi casada com Cornelio Rodrigues de Arzam f.º de Manoel Gonçalves Malio e de Suzana Rodrigues de Arzam. Com geração em Tit. Arzam.
3-7 Pedro da Silveira Camargo casou com Antonia de Madureira. Faleceu em 1754 em Guaratinguetá.
3-8 Balthazar da Silveira Camargo
3-9 Estevão da Silveira Camargo
3-10 Tenente Miguel Raposo de Camargo casou em 1759 na Conceição dos Guarulhos com Izabel Paes de Camargo f.ª de João Lopes da Cunha e de Maria Paes de Camargo. V. 1º pág. 185.
3-11 Catharina Paes da Silveira foi casada com Antonio Jacome.
3-12 Joanna Paes da Silveira foi casada com Ignacio Garcia da Costa f.º de Manoel Garcia da Costa e de Anna Gomes de Oliveira. Teve q. d.:
Pedro Taques menciona em sua Nob. Paulistana mais uma f.ª: Maria Raposo da Silveira casada com Antonio..., porém o inventário citado só dá a f.ª mencionada.
Pág. 08
4-2 Catharina Paes da Silva casada em 1776 em Santo Amaro com Manoel Gonçalves Leme, viúvo de Anna de Brito Pontes.
4-3 Antonio Pereira da Silva casou-se com Izabel Leite Paes, de Araçariguama, f.ª de Roque Gomes do Prado e de Izabel Leite Paes; batizou o f.º Vicente em 1772 em Atibaia.
3-15 Antonia Paes da Silveira
3-16 Ignacio da Silveira de Camargo
2-6 Maria da Silveira, última f.ª do §3.º
1-4 Mecia Raposo de Siqueira, f.ª do Cap. 2.º, foi casada com João do Prado da Cunha, falecido em 1695, f.º de João Gago da Cunha e de Catharina do Prado. Com geração em Tit. Prados.
§ 5.º
1-5 Izabel Góes de Siqueira, última f.ª do coronel João Raposo Cap. 2.º, casou-se em 1651 em S. Paulo com João Sobrinho f.º do capitão Francisco Cubas e de Maria Antunes.
Pág. 09
Cap. 3.º
Antonio Raposo Pegas, natural de S. Paulo(1). Não descobrimos seu casamento; entretanto, encontramos no livro de casamentos de Jacareí em 1745 o de Antonio Raposo Pegas, viúvo de Christina Rodrigues, f.º de Domingos de Góes Raposo e de Antonia de Freitas, com Theresa de Oliveira Nunes f.ª de Pedro de Oliveira Nunes e de Joanna Ribeiro. Em 1762 encontramos o de Antonio Leme do Prado f.º de André Leme do Prado e de Anna Raposo, por esta, neto de Antonio Raposo Pegas e 1.ª mulher Christina Rodrigues com Izidora da Cunha de Oliveira. Em 1739 o de Izabel dos Anjos, viúva de Domingos Raposo Pegas, com Francisco Garcia Velho. Pelo apelido conjeturamos que fossem descendentes deste Cap. 3.º.
Cap. 4.º
Manoel de Góes Raposo casou em 1635 em S. Paulo com Maria Pompeu Taques, em 1647, f.ª de Pedro Taques e de Anna de Proença. Requereu em 1639 ao capitão Antonio de Aguiar Barriga e dele obteve a concessão de uma data de sesmaria de terras nas cabeceiras do Aricanduba. Com geração em Tit. Taques Pompeus.
Cap. 5.º
Pero de Góes Raposo casou-se em 1663 em S. Paulo com Helena do Prado f.ª de Pedro Leme e de Helena do Prado V. 2.º pág. 265.
____________________
(1) Azevedo Marques em seus "Apontamentos Históricos" atribui a este Antonio Raposo a destruição de Guayra em 1629, quando, à frente de 900 mamelucos e de 2000 sertanejos, investiu as reduções espanholas. A este mesmo paulista atribui também a arrojada travessia do Brasil de Sudoeste a Nordeste em 1650, chegando ao Peru, depois de escalar os Andes, onde teve, com um séquito de apenas 120 homens, diversos encontros com os espanhóis, e voltou depois pelo rio Amazonas até o porto de Guaporé, de onde se dirigiu a S. Paulo, ali chegando em 1666 tão desfigurado que foi desconhecido por seus parentes e amigos.
Quanto ao ataque da cidade de Guayra há manifesto erro por parte de Azevedo Marques, porque, o que aí figurou foi outro, natural de Portugal, de nome Antonio Raposo Tavares, de quem tratamos em Tit. Bicudos e Borges de Cerqueira. Quanto à travessia do Brasil e feitos no Peru, depois de ouvirmos a opinião do inteligente e abalizado investigador dos documentos históricos de nossa pátria o Dr. Washington Luiz Pereira de Souza atribuímos também ao mesmo Antonio Raposo Tavares.
Pág. 10
Cap. 6.º
Branca Raposo foi casada com Diogo Barbosa do Rego, falecido em 1661 em Guaratinguetá, natural de Portugal. Teve q. d.:
1-2 Diogo Barbosa do Rego § 2.º
1-3 Beatriz Barbosa do Rego § 3.º
1-4 Estevão Raposo Barbosa § 4.º
1-5 Balthazar do Rego Barbosa § 5.º
1-6 Maria Raposo do Rego Barbosa § 6.º
1-7 Capitão Antonio Raposo Barreto § 7.º
1-1 Adriana Barreto casou-se em 1639 em S. Paulo com João Martins Bonilha f.º de André Martins Bonilha e de Justa Maciel. Com geração em Tit. Martins Bonilhas.
§ 2.º
1-2 Diogo Barbosa do Rego casou-se com Anna Maria Cabral f.ª de Manoel da Costa Cabral e de Anna Ribeiro de Alvarenga. Com geração em Tit. Costas Cabraes.
§ 3.º
1-3 Beatriz Barbosa do Rego casou-se em 1642 em S. Paulo com Matheus Leme do Prado f.º Pedro Leme e de Helena do Prado. V. 2.º pág. 209. Teve q. d.:
(1) Pedro Taques não descobriu a filiação deste capitão Pedro Leme do Prado; nós a encontramos na C. Ec. de S. Paulo nos autos de dispensa de impedimento de consangüinidade requerida por seu neto José Leme da Silva em 1778, para revalidar seu casamento com sua parente Helena Maria f.ª de Bartholomeu da Cunha Bueno e de Maria de Lima n.º 4-1 de 3-6 seguinte. Também a encontramos no requerimento do capitão Pedro Leme do Prado, n.º 3-9 adiante, para ser protetor do Glorioso S. Matheus (deve ser capela de S. Matheus) em que declarou ser f.º de Pedro Leme do Prado e de Francisca de Arruda Cabral, n. p. de Matheus Leme do Prado e de Beatriz Barbosa do Rego.
Pág. 11
3-2 Thomazia Ribeiro casou-se em 1713 em Taubaté com Manoel Nunes f.º de Gabriel Nunes e de Izabel Pedroso. Teve q. d.:
4-2 Antonia
4-3 Josepha
4-4 Ursula, com 3 anos em 1727.
3-5 João de Arruda Leme, f.º da 2-1, casou-se(2) em 1728 em Taubaté com Anna Moreira f.ª de Manoel Ferreira de Castilho e Helena Rodrigues. Teve q. d.:
Do 1.º marido:
(2) Este f.º João de Arruda Leme é mencionado por Pedro Taques.
Pág. 12
5-3 Anna Moreira casada em 1792 em Guaratinguetá com José Alves Ferreira f.º de José Alves Machado e de Anna Pedroso.
5-4 João Fernandes da Cunha casado em 1792 em Guaratinguetá com Margarida Leme f.ª de Domingos da Silva Ludovico e de Maria Antunes do Prado. Neste Tit. adiante.
4-2 Francisco Pinto do Rego
4-3 Quiteria Maria do Sacramento
4-4 Ursula da Silva Guedes
4-5 Anna de Arruda
4-6 Antonio da Cunha Guedes
4-7 Bernardo Guedes Barreto
4-8 João Barbosa do Rego
4-9 Margarida de Arruda Cabral
4-10 Escholastica da Silva Guedes
4-11 Ignez da Silva Guedes
As três últimas não vêm no inventário, provavelmente por falecerem solteiras antes do pai.
Da 1.ª mulher 11 f.ºs:
6-3 Anna Engracia da Silva casou em 1815 na vila de S. Carlos com Antonio de Godoy Campos f.º de Francisco de Godoy Collaço e de Anna Emerenciana de Campos. Faleceu Anna Engracia em 1824 na mesma vila em teve geração em Tit. Laras Cap. 1.º § 7.º, 2-3,3-5.
6-4 Francisca Maria Machado, f.ª de 5-1 e 1.ª mulher, casou-se em 1821 na vila de S. Carlos com Maximiano de Sousa Campos f.º do alferes José de Sousa e Siqueira e de Gertrudes Maria de Toledo. Com f.ª única. V. 1.º pág.159.
6-5 Emerenciana Machado estava com Manoel Joaquim de Toledo.
6-6 Marianna Machado da Silva, f.ª de 5-1, casou-se 1.º em 1821 na vila de S. Carlos com Antonio Faria de Souza f.º de Lourenço José de Vasconcellos e de Maria Bueno de Albuquerque.
6-7 Joaquim Machado da Silva, f.º de 5-1 com 1.ª mulher, casou-se 1.º em 1824 na vila supra com Rita da Rocha de Camargo, falecida nessa vila em 1839, f.ª de Salvador Martins Castanho e de Thomazia da Rocha de Camargo, 2.ª vez casou em 1840 na mesma vila com Firmina da Rocha de Camargo. V. 1.º pág.290.
Teve da 1.ª os 6 f.ºs:
7-2 Maria
7-3 Anna
7-4 Francisco
7-5 Florisbina
7-6 Francisca, com 6 meses
6-9 Maria Joanna da Silva casou-se em 1825 na vila de S. Carlos com Antonio de Godoy Campos, viúvo de Anna Engracia n.º 6-3. Tit. Laras.
6-10 Domingos, com 20 anos em 1832.
6-13 Antonio
6-14 Thomazia da Rocha Camargo casada em 1840 na vila de S. Carlos com Joaquim da Rocha de Camargo f.º do capitão Salvador da Rocha de Camargo e de Anna Esmeria de Arruda Cesar. V. 1.º pág. 290.
6-15 Maria
6-16 Theodoro
6-17 Anna, com 6 meses de idade em 1832, última f.ª do n.º 5-1 e 2.ª mulher.
Da 1.ª mulher 5 f.ºs:
6-2 Francisca de Paula Camargo foi a 2.ª mulher de seu parente o capitão José Pedro de Moraes, viúvo de Maria Barbosa Machado n.º 6-2 de 5-1 de pág. 14. Com geração em Tit. Moraes.
6-4 Ignacio de Camargo Barros foi casado com Maria Joaquina de Camargo, falecida em 1838. Teve:
7-2 José, com 20 anos em 1838, faleceu sem geração.
7-3 Domingos da Costa Machado faleceu sem geração.
7-4 Anna Ferraz de Camargo faleceu sem geração.
6-7 Domingos da Costa Machado, faleceu solteiro.
6-8 Maria da Costa Salles foi a 1.ª mulher do comendador José de Campos Salles f.º do alferes José de Salles Leme e de Maria Euquéria de Camargo do n.º 6-6 supra. Com geração em Tit. Macieis.
6-9 Manoela de Arruda Camargo casou-se com o comendador Francisco de Paula Camargo f.º de Maximiano de Sousa Campos e de Carolina Dulce do Amaral. V. 1.º pág. 243.
6-12 Luiza casou com José de Souza de Siqueira f.º de João de Souza Campos. Com 6 f.ºs.
6-13 Ignacio Caetano de Costa Leme casou com sua prima Clara de Escobar f.ª de Felisberto Claro de Escobar e de Theresa Gabriella de Barros. V. 2.º pág. 104.
6-14 Maria casou com Elias Teixeira de Escobar. Com 3 f.ºs.
6-15 Anna
6-16 Theresa, última filha de 5-1 e de 3.ª mulher, tinha um ano de idade em 1853, casou-se com Aquilino de Oliveira. Com 4 f.ºs.
Da 1.ª mulher:
5-2 Theresa Francisca casada em 1791 na mesma freguesia com Bento Ortiz do Amaral f.º de João das Neves Garcia e de Joanna Cordeiro do Amaral. V. 2.º pág. 150. Faleceu em 1843 no estado de viúva de seu mencionado marido (C. O. de Campinas). Teve:
6-2 Maria Francisca foi casada com Joaquim da Costa. Teve:
7-2 Antonia Maria casada com Ignacio José.
7-2 Maria Benedicta casada com Antonio Ortiz de Camargo
7-3 Maria Joaquina casada com João Baptista de Camargo f.º de ...
7-4 José de Toledo Rodovalho casado com ...
7-5 Anna Francisca, solteira.
7-6. Bento de Toledo Piza
7-7 Umbelina
6-5 Florinda Fortunata do Amaral, falecida, foi casada em 1822 em S. Carlos com João Ignacio Dias f.º de Miguel ... e de Ignacia Francisca. Teve 6 f.ºs.
6-6 Caetana Maria casada em 1827 em S. Carlos com José Joaquim Barbosa f.º de Antonio Francisco de Oliveira e Joanna Francisca.
Da 1.ª mulher:
6-3 Maria Theresa casada em 1821 na vila supra com seu parente Ignacio Monteiro da Silva f.º de João Evangelista Cabral e de Antonia Barbosa de Sousa. Com geração em Tit. Costas Cabraes.
6-4 Anna Maria casada em 1821 na vila supra com Antonio Barbosa do Rego, viúvo de Anna Maria da Silva.
6-5 Theolinda Barbosa casada em 1827 na vila supra com Joaquim Antonio de Oliveira f.º de Luiz Antonio de Godoy e de Angela Maria de Oliveira, de Itú.
6-6 Joaquim Barbosa casado em 1827 na vila supra com sua prima Galdina Barbosa f.ª de Francisco Barbosa de Godoy e de Gertrudes do Prado Leme, neste Tit. adiante.
4-4 Ursula da Silva Guedes, f.ª do mesmo supra, casou-se em 1763 em Jundiaí com João de Sousa Campos f.º de José de Sousa de Siqueira e de Margarida Soares Ferreira. Com geração no V. 1.º pág. 157.
4-5 Anna de Arruda f.ª do mesmo capitão n.º 3-7, casou-se no mesmo ano de 1763 em Jundiaí com Sebastião de Sousa Paes, irmão de João de Sousa Campos do n.º precedente. Com geração no V. 1.º pág. 155.
4-6 Antonio da Cunha Guedes, f.º do capitão n.º 3-7, casou-se com (Anna Antonia?) Teve (por informações):
5-3 José da Silva Guedes casado em 1827 em S. Carlos com Anna Maria Joaquina f.ª de Joaquim Bernardo Gomes e de Maria de S. Simão.
Da 1.ª mulher:
6-2 Joaquim Pinto de Camargo casado em 1823 na vila de S. Carlos com Emilia de Campos f.ª do alferes João Leite de Camargo Penteado e 2.ª mulher Izabel de Campos. V. 1.º pág. 248.
6-3 Major José Pinto de Camargo foi casado com Francisca ... e ambos faleceram em Bragança. Sem geração.
6-4 João Pinto de Camargo casou-se em 1837 na vila de S. Carlos com Umbelina Paes de Campos f.ª de Francisco de Paula Guedes e de Anna Jacintha
6-6 Anna Pinto de Godoy, já falecida em 1847, casou em 1821 em S. Carlos com José Bueno de Oliveira, viúvo de Angelica Vieira. Teve os 9 f.ºs:
7-2 Joaquim Pinto
7-3 Firmina
7-4 Francisca
7-5 Maria
7-6 Tobias
7-7 Moyzes
7-8 Ezequiel
7-9 Antonio
6-9 Bernardo Guedes Barreto
6-10 Antonio Martins da Cunha
6-11 Vicente
6-12 José
6-1 Anna
6-14 Maria
6-15 Mathilde
6-2 José Pinto de Godoy casado em 1832 na vila supra com sua prima Anna Maria do Imperio f.ª de Domingos Leite da Silva e de Rosa Maria de Jesus n.º 5-6 adiante.
6-3 Antonio Cardoso de Godoy casado em 1834 na mesma vila com Maria Joaquina de Arruda f.ª de Vicente José Machado e 1.ª mulher Hilaria da Silva Prado, à pág. 15 deste.
6-4 João Baptista Guedes casado em 1837 na mesma vila com sua prima Maria das Dores f.ª de 5-6 adiante.
7-4 Olivia Guedes Penteado casada com Ignacio Penteado f.º do doutor João Carlos Leite Penteado. Tit. Penteados. Tem 2 f.ºs menores:
8-2 Maria
7-6 Altimira Guedes casada com o Dr. Luiz de Sousa Rezende, já , f.º do barão de Rezende. Tit. Penteados.
7-7 Albertina Guedes, solteira em 1901.
5-6 Rosa Maria casou-se em 1805 na vila de S. Carlos com Domingos Leite da Silva f.º do tenente João José da Silva e de Anna Leite. Teve q. d.:
6-2 Maria das Dores casada em 1837 em S. Carlos com seu primo João Baptista Guedes f.º de Bernardo Guedes de Godoy n.º 5-3
7-2 Francisco
7-3 Anna
7-4 Gertrudes
6-4 Bernardo Guedes Barreto Neto.
6-5 Anna Jacintha de Andrade casou-se em 1808 na vila de S. Carlos com Francisco de Paula Guedes f.º de João Bueno Frazão. Com geração em Tit. Taques.
6-2 Francisca
6-3 Anna
6-2 Maria Magdalena de Souza casada em 1840 na mesma vila com seu parente José Joaquim de Sousa f.º de Francisco Barreto Leme e de Maria de Sant'Anna. V. 1.º pág. 164.
6-2 Anna Cecilia de Godoy casou-se em 1824 na vila supra com Ignacio da Silveira Leite f.º do alferes Joaquim da Silveira Leite e de Anna Maria de Abreu.
6-3 Galdina Barbosa casada em 1826 na vila supra com seu primo Joaquim Barbosa f.º de José do Rego Barbosa e de sua 1.ª mulher Custodia Leite de Oliveira, neste à pág. 19.
5-4 Antonio Barbosa do Rego, último f.º de 4-8 supra, casou-se em 1803 na vila de S. Carlos com Anna Maria da Silva, viúva de Francisco da Silva Bueno.
3-9 Capitão Pedro Leme do Prado f.º de outro de igual nome n.º 2-1, foi natural de Taubaté e morador em Guaratinguetá, onde foi pessoa de respeito e ocupou o cargo de juiz ordinário e de órfãos; nessa vila faleceu em 1777. Foi 1.º. casado com Maria da Silva f.ª de João Cardoso, do Faial, e de Maria da Silva Cardoso; 2.ª vez foi casado com Isabel de Souza Lara. Teve: (C. O. de Guaratinguetá)
Da 1.ª mulher:
4-2 Salvador Barbosa
4-3 Pedro da Silva Leme
4-4 Francisca de Arruda Cabral
4-5 Antonio
4-6 Beatriz Barbosa do Rego
4-7 Antonia
4-10 Anna
4-11 Pedro
4-12 Pedro Carlos de Sousa
5-2 Anna Francisca dos Passos casada em 1778 em Guaratinguetá com Miguel Antunes de Oliveira f.º de Constantino de Oliveira e de Bernarda Antunes da Estrella.
5-3 Rosa Maria casada em 1783 em Guaratinguetá com João Thomaz f.º de Thomaz Rodrigues e de Margarida Pereira da Silva, de Parati.
5-4 Serafino
5-5 Floriano Leme do Prado casado em 1788 em Guaratinguetá com Theresa Maria de Jesus, de Itajubá, f.ª de Antonio dos Santos Silva e de Maria Theresa de Jesus, n. p. de Antonio da Silva Pereira e de Ignez Pedroso de Moraes.
5-6 Carlos Francisco Guimarães casado em 1795 em Guaratinguetá com Helena Vieira Nunes f.ª de José Cabral de Sousa, natural de Cunha e de Maria Vieira. Neste Tit. e Cap. § 4.º, 2-6, 3-1, 4-9.
4-3 Pedro da Silva Leme, f.º de 3-9, casou-se em 1761 em Guaratinguetá com Anna Barbosa de Siqueira f.ª de Matheus Barbosa Leme e de Maria Fragoso.
4-4 Francisca de Arruda Cabral casou-se em 1772 na vila supra com Antonio Guedes de Toledo f.º de Lourenço Guedes de Toledo e de Maria Moreira de Castilho. Tit. Toledos Pizas.
4-5 Antonio, solteiro em 1777.
4-6 Beatriz Barbosa do Rego casou-se em 1773 em Guaratinguetá com Ignacio Xavier de Camargo f.º de Sebastião Soares de Camargo e de Maria Pires de Barros, de Araçariguama. Com geração no V. 1.º pág. 406.
4-7 Antonia era solteira com 25 anos em 1777
Pág. 27
4-8 Maria era solteira com 22 anos em 1777
4-9 José f.º do 2.º casamento de 3-9.
4-10 Anna
4-11 Pedro
4-12 Pedro Carlos de Sousa casou-se
em 1796 em Guaratinguetá com Maria Antonia f.ª de José
Carlos de Sousa e de Anna Maria Barbosa.
Da 1.ª mulher 6 f.ºs:
5-2 Joanna Francisca Leite casou-se em 1797 na freguesia supra com Joaquim José de Camargo f.º de João Pimentel de Camargo e de Maria Pires Garcia. Com geração V. 1.º pág. 349.
5-3 José
5-4 Anna
5-5 Antonia
5-6 Manoela
Da 1.ª mulher:
6-2 Escholastica da Silva casada com Joaquim Ferreira da Silva f.º de outro de igual nome e de Maria Angela Teixeira. Tit. Bicudos.
6-4 Luiza falecida antes do pai
6-5 Joanna que casou com Domingos Franklin Teixeira Nogueira f.º de Domingos Teixeira Nogueira e de Maria Gertrudes Leme. Com geração no V. 1.º pág. 232.
5-9 Theodoro da Silva Leme f.º de 4-1 casou em 1815 na vila supra com Mathilde de Moraes f.ª. do capitão José Francisco de Moraes e de Maria Angelica de Siqueira. Tit. Moraes
5-10 Raquel Franco da Silva, última f.ª de 4-1 e 2.ª mulher, casou-se em 1807 na vila supra com João Bueno da Silva, falecido nessa vila, f.º de Alexandre Bueno da Silva e de Maria Ferraz de Campos. Tit. Taques. Teve (C. O. de Campinas) os 7 f.ºs seguintes:
6-2 Maria Theresa Bueno (desassisada).
6-3 João Bernardo da Silva casado em 1840 na vila de S. Carlos com Generosa Delia do Rosario Salles, natural de Santo Amaro, f.ª do capitão Manoel Joaquim do Sacramento Mattos e de Angela Umbelina de Miranda. Tit. Macieis.
6-4 Joaquim
6-5 Francisca
6-6 Manoel
6-7 José
4-3 Helena Maria da Silva, f.ª de 3-10 casou-se em 1797 na freguesia das Campinas com Bento Correa de Lima, de Atibaia, viúvo de ...
4-4 Maria da Silva casou-se com Gaspar de Godoy Castanho f.º de Luiz Pedroso de Almeida Lara e de Escholastica de Aguiar Lara. Com geração em Tit. Laras.
4-5 Anna Maria, solteira ao tempo do inventário de sua mãe.
4-6 Catharina da Silva, solteira ao tempo do inventário de sua mãe.
4-7 Rosa Maria, solteira ao tempo do inventário de sua mãe.
4-8 Joaquim Antonio de Arruda, último f.º de Diogo da Silva Rego n.º 3-10, casou-se 1.º em 1784 na freguesia de Araritaguaba com Maria Francisca Leite, viúva de Guilherme do Amaral Gurgel, f.ª de Pedro Vaz Celestino e de Joanna de Almeida, em Tit. Arrudas; 2.ª vez casou-se em 1803 na vila de S. Carlos com Gertrudes de Moraes f.ª do capitão José Francisco de Moraes e de
6-2 Francisco Antonio de Arruda.
6-3 Francisca Amelia de Arruda casada com Joaquim de Moraes Campos.
6-4 Gertrudes Celestina de Arruda casada Francisco de Paula e Silva Machado
6-5 Antonio de Sousa Arruda.
6-6 Joaquim Diogo de Arruda.
5-3 Luiz Antonio de Arruda f.º de 4-8.
5-4 Maria de Arruda casada com José de Campos Sousa, seu primo, f.º de Antonio Antunes de Campos e de Maria Joaquina de Moraes. V. 1.º pág. 163.
5-5 Anna de Arruda, última f.ª de 4-8, casou-se com Francisco da Silva Leme.
6-2 Bento Rodrigues casado em 1765 em Guaratinguetá com Maria Ramos f.ª de Roberto Francisco e de Antonia do Rego, n. p. de Francisco Dias e de Maria da Conceição; n. m. de Manoel Gonçalves, natural do Porto, e de Joanna da Motta, de S. Paulo.
5-4 Ignacia Correa, f.ª de 4-1, casou-se em 1762 (C. Ec. de S. Paulo) com seu parente João Rodrigues de Siqueira f.º de Francisco Rodrigues Moreira. Tit. Alvarengas, 2.ª parte.
5-2 Francisca que em 1769 já estava casada com Pedro Moreira de Castilho em Taubaté.
5-4 José, em Taubaté.
5-5 Salvador, em Taubaté.
5-6 Mathias Leme, em Taubaté.
5-7 Domingos Leme.
2-4 Helena do Prado, f.ª do §3.º, faleceu solteira em 1727 em Guaratinguetá (Óbitos de Guaratinguetá).
2-5 Beatriz Barbosa do Rego, f.ª do § 3.º, faleceu em 1722 em Guaratinguetá e foi a 1.ª mulher de João do Prado, falecido em 1764 na mesma vila. Teve (C. O. de Guaratinguetá) a f.ª única:
4-2 Anna Maria casada em 1742 em Guaratinguetá com Manoel da Silva f.º de Domingos da Silva e de Anna de Freitas
4-3 Maria da Silva Prado casada em 1748 em Guaratinguetá com João de Deus de Mattos f.º de João da Costa e de Francisca Monteiro. Teve q. d.:
5-2 Francisca Leme de Jesus casada em 1775 na mesma vila com Manoel Rodrigues Monte-mor f.º de Domingos Vaz Cardoso e de Maria Rodrigues, n. p. de Francisco Vaz Cardoso e de Maria Luiz Correa, n. m. de Simão Marques de Araújo e de Marianna Rodrigues, de Pindamonhangaba.
5-2 Maria Barbosa casada em 1775 na mesma vila com Manoel das Candêas Edra, natural de Taubaté, irmão de Alexandre Pedroso do n.º precedente.
5-3 Miguel Alves da Silva casado em 1776 na mesma vila com Rita da Cunha f.ª de José da Cunha e de Rosa Maria Correa.
4-7 Maria Nunes do Prado, f.ª de 3-1, casou-se em 1753 na vila supra com Lourenço Bicudo Soares f.º de João Bicudo Soares e de Maria Pedroso, de S. Sebastião.
4-8 Miguel Peres da Silva, f.º de 3-1, casou-se em 1754 na vila supra com Maria Francisca f.ª de Francisco Gonçalves Xavier e Anna Pedroso.
4-9 Margarida Nunes, f.ª de 3-1, casou-se em 1757 na mesma vila com Lazaro Ferreira de Camargo f.º de José da Costa de Camargo e de Francisca Monteiro.
4-2 Maria Nunes Rangel casada 1.º com o capitão Antonio Raposo Leme, viúvo 2 vezes, f.º de Manoel Moniz Pereira e de Maria Raposo Barbosa, com geração em Tit.. Bicudos; 2.ª vez casou-se em 1745 em Guaratinguetá com Manoel de Bargas Leal f.º de José de Bargas e de Maria Goulart. Teve q. d. deste 2.º marido:
4-4 Miguel Nunes Bernardes, falecido em 1797, foi casado com Catharina Maria da Silva. Teve (C. O. de Guaratinguetá):
5-2 Ignacio Xavier Bernardes
5-3 Anna Esmeria casada com Pedro de Sousa
5-4 João Bento Rangel
5-5 Maria Josepha
5-6 Antonio de Faria Rangel casado com ...
5-7 Margarida Francisca Rangel casada com Antonio Correa.
5-8 José Bento Rangel casado, morador no Viamão em 1797.
5-2 Damazo Pereira Rangel casado em 1791 em Guaratinguetá com Catharina Rosa da Assumpção f.ª de Francisco José Pereira e de Maria da Encarnação do n.º precedente; por esta, neta de Bartholomeu de Moura e de Catharina da Assumpção.
5-3 João Pereira Fialho casado em 1779 na vila supra com Anna Maria Gonçalves, f.ª de Domingos Gonçalves de Carvalho, natural de Santa Marinha, Portugal, e de Anna Maria; por esta, neta de José do Rego Barbosa e de Francisca Cordeiro do Prado. Teve 6 f.ºs:
6-2 Gertrudes Fialho da Conceição casada com o alferes Manoel Gonçalves de Carvalho.
6-3 Maria Magdalena de Jesus casada com Luiz da Silva Moreira.
6-4 Anna Fialho de Jesus casada com José de Moura Avila. Teve q. d.:
7-2 Maria Pereira Fialho casada com Manoel José Ribeiro.
7-3 Jesuina Maria de Moura casada com Manoel Leme Gonçalves.
5-6 Antonio Pereira Rangel casado em S. Paulo.
5-6 Anna Pereira Fialho foi casada com o capitão Bartholomeu de Moura f.º de outro de igual nome e de Catharina de Assumpção. Teve:
6-2 Maria Magdalena casada com José da Silva Reis f.º do alferes Nuno
6-3 Sargento-mor Manoel de Moura Fialho casado em 1800 em Pindamonhangaba com Anna Marcondes de Oliveira f.ª do capitão-mor Ignacio Marcondes do Amaral e de Anna Joaquina de Oliveira. Com geração em Costas Cabraes.
5-8 Margarida Pereira Rangel casada em 1783 em Guaratinguetá com o tenente Antonio dos Santos Silva, morador em Itajubá, f.º de outro de igual nome e Maria Theresa, n. p. de Antonio Gonçalves da Silva e de Ignez Pedroso de Moraes, n m. de Miguel Rodrigues e de Maria Angelica.
5-9 Joaquim Pereira Rangel casado em 1788 em Guaratinguetá com Maria Gonçalves Cruz f.ª do capitão João Gonçalves Cruz, de Guaratinguetá, e de Anna Joaquina de Oliveira, de Cunha, n. p. do tenente José Gonçalves Cruz, de Chaves, e de Ignez Barbosa de Lima, de Taubaté, n. m. de João Monteiro Ferraz e de Anna Gomes de Sousa, da Ilha Grande.
5-10 Maria Pereira Rangel casada com alferes Francisco de B...
5-11 Domingos Pereira Fialho casou-se em 1797 em Guaratinguetá com Anna Joaquina f.ª de Joaquim José Rodrigues e de Maria Ribeiro.
Do 1.º marido:
6-2 Escholastica Maria Barbosa casada em 1789 em Mogi-guaçu com Joaquim Cardoso de Toledo f.º de Joaquim Cardoso Lauriano (de Lisboa) e de Maria de Toledo, por esta neto de José Machado do Prado, de Taubaté, e de Joanna de Toledo, da Piedade
5-3 Francisco Rodrigues Barbosa, f.º de 4-8 e 1.º marido, casou-se em 1751 em Curitiba com Victoria Rodrigues França f.ª de Domingos Gonçalves Padilha e de Anna de Mello Coutinho. Faleceu Francisco Rodrigues em 1800 em S. José dos Pinhais e foi inventariado em Curitiba (C. O. de Curitiba). Teve:
6-2 Manoel Rodrigues Coura casado com ...
6-3 Antonio Rodrigues era viúvo em 1800.
6-4 Francisco Rodrigues.
6-5 Anna.
6-6 Marianna Leme casou-se em 1792 em Curitiba com Pedro Celestino Bueno, da freguesia de S. José, comarca de Curitiba, f.º de Manoel Preto Bueno e de Luzia de Chaves de Almeida. V. 1.º pág. ...
6-7 Maria Rodrigues estava casada com João de Oliveira.
6-8 Isabel Rodrigues França casou-se em 1797 em Curitiba com Manoel Ribeiro Preto f.º de Ignacio José Preto e de Maria Rodrigues Preto.
6-9 João Rodrigues França, já falecido em 1800, casou em 1773 em Curitiba com Escholastica Preto Bueno, viúva de Gabriel Fernandes de Moraes, V. 1.º pág. 440, e teve 4 f.ºs:
7-2 Manoel.
7-3 João.
7-4 Maria.
Pág. 40
e de Joanna Gonçalves Coutinho, por esta neta de Domingos Gonçalves Padilha e de Anna de Mello Coutinho; 3.ª vez casou-se em 1790 na mesma vila com Rita Preto de Oliveira f.ª de Gabriel Fernandes de Moraes e de Escholastica Preto Bueno. Tit. Moraes.
5-5 Maria Leme do Rosario casou em 1748 Guaratinguetá com o capitão Francisco Leme da Silva f.º de Braz Esteves Leme e de Anna Maria da Silva. Com geração no V. 2.º pág. 254.
3-4 José Barbosa Leme, f.º de 2-6, foi casado com Victoria Maria de Jesus f.ª de Paschoal da Silva Leme e de Maria Pinheiro. Teve q. d.:
1-4 Estevão Raposo Barbosa, f.º do Cap. 6.º, foi casado com Helena do Prado da Silva f.ª de Braz Esteves Leme e de Margarida Bicudo de Brito. Tit. Bicudos. Teve, pelo inventário de Helena do Prado em 1733 em Guaratinguetá, os 6 f.ºs seguintes:
2-2 Branca Raposo
2-3 Maria Raposo
2-4 Margarida Bicudo
2-5 Estevão Raposo
2-6 Helena do Prado.
Da 1.ª mulher 11 f.ºs que são:
Pág. 41
4-2 Pedro Rodrigues da Maia casado em 1763 em Guaratinguetá com sua prima Margarida Francisca f.ª de Francisco de Moura e de Catharina de Almeida Lima, n.º 3-8 adiante. Teve pelo inventário de Margarida Francisca em 1810 em Guaratinguetá (C. O. de Guaratinguetá) os 9 f.ºs seguintes:
5-2 Maria de Moura casada em 1783 em Guaratinguetá com Laurindo Moreira de Toledo f.º de Theobaldo Moreira de Toledo e de Francisca Barbosa Leme. Tit. Toledos Pizas
5-3 Marinha Leme de Chaves
5-4 Pedro Rodrigues Maia casado e morador em S. Luiz
5-5 Francisco de Moura, casado.
5-6 Ursula de Moura casada com Domingos da Silva, morador em Paraíba Nova.
5-7 Anna de Moura casada com Francisco Alves Machado, morador na Paraíba.
5-8 Bernardo da Silva, casado.
5-9 Magdalena, com 21 anos em 1810, solteira.
4-4 Francisca da Paz, casada em 1761com seu primo Reginaldo Alvares de Moura f.º de Francisco de Moura Ferreira e de Catharina de Almeida Lima n.º 3-8 adiante.
4-5 Anna Maria Raposo casou-se em 1759 em Guaratinguetá com seu primo José Carlos de Sousa f.º de Francisco de Moura Ferreira do n.º precedente. Com geração.
4-6 José Raposo casado em 1783 em Guaratinguetá com Theresa Leite f.ª de Antonio Leite de Carvalho e de Catharina Dias Ferreira.
5-3 Antonia Izidora de Toledo casada em 1807 em Pindamonhangaba com Joaquim Antunes de Barcellos f.º de Domingos Francisco da Silva e de Maria Antunes do Rego. Teve q. d.:
4-9 Helena Raposo, com 30 anos, solteira em 1774.
4-10 Joanna Raposo, com 28 anos; solteira em 1774.
4-11Antonia Francisca casou-se em 1786 em Guaratinguetá com Salvador Nunes da Silva f.º de Salvador Fernandes de Siqueira e de Mathilde de Moraes. Tit. Dias.
4-12 Maria Magdalena casou-se em 1779 em Guaratinguetá com André Borges do Prado f.º de Diogo Borges e de Andreza das Neves.
4-2 José Alvares Machado casou-se em 1766 na vila supra com Anna Pedroso Rangel f.ª de André Francisco Machado e de Guiomar Pacheco. Teve q. d.:
5-2 Anna Francisca Rangel casada em 1798 na mesma vila com Manoel Antonio de Figueiredo f.º de outro de igual nome e de Violante de Siqueira, de Pindamonhangaba.
5-2 Maria Theresa casada em 1796 na vila supra com José Damasceno Barbosa f.º de Roque Bicudo da Silva e de Maria Barbosa de Lima
3-8 Catharina de Almeida Lima, f.ª de 2-1, casou-se com Francisco de Moura Ferreira f.º de Miguel de Sousa e Silva e de Barbara Moreira. Tit. Alvarengas, 2.ª parte. Teve q. d.:
4-3 Antonia Bernarda casada em 1761 na vila supra com João de Araújo Ferraz f.º de Antonio Ferraz de Araújo e de Bernarda Pedroso. Tit. Prados. Ali a geração.
4-4 Anna Barbosa casou-se em 1761 na mesma vila com Ignacio de Sousa Botafogo f.º de Antonio Ferraz de Araújo e de Bernarda Pedroso. Com geração em Tit. Prados.
4-5 Margarida Francisca, falecida em 1810 em Guaratinguetá, ali casou-se em 1763 com seu primo Pedro Rodrigues da Maia, f.º 3-1 da pág. 41. Ali a geração.
4-6 Ursula Maria casou-se em 1765 na vila supra com seu parente Pedro Rodrigues da Maia f.º de Pedro Rodrigues da Maia e de sua 1.ª mulher Francisca do Prado. Tit. Cunhas Gagos.
4-7 Joaquim Estolano do Carmo casado em 1765 na vila supra com sua parenta Andreza Maria de Sousa f.ª do tenente-coronel Antonio de Sousa Carvalho e de Maria Moniz do Rosario. Tit. Bicudos.
4-8 Barbara Moreira de Castilho, última f.ª de 3-8, casou-se em 1751 na vila supra com Lourenço Rodrigues do Prado, viúvo de Marinha de Chaves, f.º de João Delgado de Escobar e de Antonia Furtado do Prado. Tit. Dias.
3-10 Maria de Lima Barbosa, f.ª de 2-1, casou-se em 1737 em Guaratinguetá com Bartholomeu da Cunha Bueno f.º de Manoel Cubas do Prado de Maria Portes de El-Rei. Com geração em Tit. Prados.
5-2 Anna
5-3 Maria
5-4 Gertrudes
5-5 Francisca
5-2 Maria Gertrudes casada com ...
5-3 Quiteria casada com ...
5-4 Branca casada com ...
5-5 Anna casada com...
5-6 Ignez (maior)
5-7 Francisca casada com ...
5-8 Gertrudes casada com ...
5-2 Antonio
5-3 Francisco
5-4 Serafino
5-2 Antonio
5-3 Anna
5-4 Francisca
5-2 Antonio Leite da Silva
5-3 Anna Maria Leite, casada 1.º com Manoel Joaquim de Macedo, e 2.ª vez em 1829 em Pindamonhangaba com Miguel de Godoy Moreira e Costa f.º do capitão do mesmo nome e de Maria Antonia de Oliveira. Tit. Cunhas Gagos.
5-4 Padre Gaspar Nunes de Mendonça
5-5 Francisca Leite casada com Francisco Ribeiro do Amaral.
5-6 Angela Maria do Espirito Santo
5-7 Gertrudes Maria Leite de Mendonça
5-8 Maria Leite de Mendonça
5-9 Manoel
5-10 Clara Leite de Mendonça
4-7 Maria Rodrigues era solteira com 50 anos em 1813
4-8 Martha Rodrigues de Miranda era viúva de Vicente de Cerqueira Paes, falecido em 1807 em Pindamonhangaba , f.º de Francisco Cesar Moreira e de Izabel João Maciel. Tit. Garcias Velhos Cap. 2.º § 2.º, 2-1, 3-1, 4-3, 5-5.
4-9 Joaquim Rodrigues da Silva era solteiro com 40 anos em 1813.
5-2 Catharina de Almeida, casada em 1764 em Guaratinguetá com José da Silva Rocha Carvalhaes, de Curitiba, f.º de Manoel da Rocha Carvalhaes e de Josepha Rodrigues Coutinho.