Descendentes de Coronel Telêmaco Pompei

Info. Históricas


9. Telêmaco Coriolano Pompei

 

Telêmaco Coriolano Pompei nasceu no dia 19 de janeiro de 1919 no então distrito de Patrocínio do Muriaé, hoje, município. Era filho do Coronel Telêmaco Pompei e de Judith Pereira Pompei. Fez o curso primário em Patrocínio do Muriaé e o curso secundário no Atheneu São Paulo, hoje, Escola São Paulo. Ingressou no curso superior, porém, abandonou seus estudos após a morte de seu pai.

Mudou-se para Muriaé quando já era pai de família. Nesta época, percebeu a necessidade de se instalar numa cidade com mercado de maior expansão, visto que vislumbrava expandir sua indústria de beneficiamento e comércio de arroz.

Empresário nos ramos de cereais e combustível, sempre participou ativamente da política partidária. Preocupado, então, com o distrito onde nascera, foi Vereador à Câmara Municipal de Muriaé por dois mandatos nos períodos de 1947 a 1950 e de 1971 a 1973, tendo sido o mais votado. Exerceu, então, a Presidência desta Casa Legislativa no período de 1971 a 1972. Foi Vice-Prefeito de Muriaé na gestão do Prefeito Dante Bruno, de 1951 a 1954, exercendo a chefia do Executivo, por várias vezes, nas ausências do titular.

Continuando na atividade política, foi eleito Deputado Estadual no período de 1975 a 1979 e, posteriormente, Deputado Federal no período de 1979 a 1983, participando de várias comissões legislativas, em especial, a Comissão de Segurança Nacional. Também participou da eleição de seu cunhado Paulo Fraga como Prefeito de Muriaé.

Trabalhando com seu irmão Horácio, criaram a marca “Arroz Pompei” e “Arroz Vivi”, ampliando sua área de comercialização até o estado da Bahia, tornando-se grande distribuidor em toda região. Como pessoa ousada, não parou, tornando-se proprietário de grandes fazendas. Na atividade pecuária, juntamente com seu irmão, tornaram-se grandes produtores de leite e cereais, sendo inclusive premiados nas exposições regionais.

Foi casado com Elasir Carvalho Neves Pompei, falecida em 20 de março de 2001, de cuja união nasceram seis filhos: Horácio Telêmaco (Arquiteto), Flávio (Engenheiro Agrônomo), Cláudio (Médico), Aluísio e Márcio (Engenheiros Civis), e Viviani (Cirurgiã-Dentista). Todos os filhos são casados, tendo ele vários netos e bisnetos.

Telêmaco Coriolano Pompei faleceu no dia 09 de julho de 2005, aos oitenta e seis anos, vítima de um grave acidente automobilístico na BR-116, próximo ao Restaurante Panela Quente, entre Muriaé e Laranjal, quando voltava de sua propriedade, localizada no município de Palma-MG. Telêmaco sofreu ferimentos graves e não resistiu. Sua morte provocou grande comoção entre familiares, parentes e amigos. Jornais de Muriaé e de toda região divulgaram seu falecimento com muito pesar e relembrando a grande e importante figura que ele foi.

Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Muriaé e o sepultamento ocorreu no dia 11 de julho daquele ano na cidade de Patrocínio do Muriaé, sua cidade natal.

Fonte: www.anoticiaonline.com.br

 


Paulo Fraga

 

Faleceu aos 07/09/2010 em Muriaé, aos 86 anos de idade, o ex-prefeito Paulo Fraga. Ele foi prefeito de Muriaé de 1973 a 1976 e vereador do município por dois mandatos de 1992 a 1996 e 1997 a 2000. Natural de Patrocínio do Muriaé, lá ele foi o primeiro prefeito, governando de 1953 a 1956. Paulo sempre foi lembrado no cenário político como homem íntegro, honesto, patriota, inteligente, fiel e com grande visão administrativa. Um de suas virtudes era também escrever livros, tendo vários publicados. Seu corpo foi velado no Paço Municipal, antiga Prefeitura, em Muriaé.