Descendentes de Francisco Lobo Rios

Info. Históricas


Pedro Anilton Mohr

Faleceu Pedro Anilton Mohr aos 39 anos, em um acidente rodoviário, quando a moto que pilotava foi atingida pelo veículo Celta DKD 9292 (Campinas, SP), conduzido por Nádia de Lucas, 22 anos, e pelo Passat KCE 9511, Goiânia/GO, guiado por Rodrigo Amaral Fernandez, 29 anos, na madrugada de sábado, 03 de janeiro de 2004, no km 5 da SC-401 em Florianópolis.


3317. Luiz Eduardo Carneiro da Silva de Souza Lima

Quem é Luiz Lima? Leia o histórico escrito pelo próprio atleta
O ATLETA
Nasci no dia 10 de dezembro de 1977, na cidade do Rio de Janeiro. Sou filho único de Luiz Eduardo Pereira de Souza Lima e de Vitória Régia Carneiro de Silva. Conseqüentemente meu nome completo ficou sendo Luiz Eduardo Carneiro da Silva de Souza Lima que, profissionalmente, se tornou apenas Luiz Lima.
O INÍCIO NAS PISCINAS
Minha paixão pela natação começou na minha própria casa, no bairro de Campo Grande, onde meus pai sempre incentivou e me encorajou a nadar na piscina de casa. Minha paixão pela natação é tão grande, que meu pais me matricularam no Colégio Afonsinho, no mesmo bairro de Campo Grande, onde, além de cursar o Jardim de Infância, recebia aulas de natação do professor Ernani, meu primeiro "técnico".
a Aos 6 anos de idade, minha família se mudou para o bairro do Grajaú, bem próximo do centro da cidade. Minha mãe me levou para praticar natação no Grajaú Tênis Clube, onde nadei por poucos meses. Por obra do destino, minha mãe, Vitória Régia, conheceu em uma festa no condomínio onde morávamos uma senhora cujo filho também praticava natação. Essa senhora comentou com minha mãe sobre um jovem treinador, um rapaz recém-contratado pelo América Futebol Clube, com enorme sucesso entre as crianças. Dia seguinte, minha mãe, super-entusiasmada, me levou para fazer um teste com o tal professor, no América Futebol Clube. Esse dia, com toda certeza, foi um marco em minha vida e que traçou o meu destino. Nesse mesmo dia, fui apresentado ao jovem treinador Luiz Raphael, então com 20 anos de idade, iniciando assim uma amizade que dura até hoje. Luiz Raphael, além de ter me ensinado a nadar os quatro estilos, me levou a duas Olimpíadas: 1996, em Atlanta, e 2000 em Sidney. E fez daquele menino magrelo um campeão carioca, brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial universitário!
DEFENDENDO O TRICOLOR CARIOCA
Desde então passei por vários clubes do Rio de Janeiro. Mas foi no Fluminense Football Club, seguindo meu treinador Luiz Raphael, que realmente iniciei minha carreira esportiva, em 1986. Conquistei vários amigos e títulos durante os treze anos de permanência nesse querido clube chamado Fluminense, clube que aprendi a amar, me tornando um tricolor desde criancinha.
A natação foi e é algo tão importante para minha vida que, no ano de 1991, minha família se mudou para o bairro de Laranjeiras, em função da proximidade de Fluminense. Morava ao lado do clube, o que facilitou muito a minha vida. Estudava no Colégio Princesa Isabel, em Botafogo, onde fiz todo o Segundo Grau. Estudei do CA à oitava série, no Colégio Marista São José, na Tijuca.
PENSANDO NA OLIMPÍADA
No ano de 1993, então com 15 anos de idade, comecei a acreditar que realmente poderia chegar a uma Olimpíada, quando venci o Campeonato Brasileiro Junior, em dezembro de 1993. Mês seguinte, em janeiro de 1994, com 16 anos e 1 mês de idade, venci o Troféu Brasil de Natação e alcancei o índice exigido para participar do Campeonato Mundial de Natação, em Roma, na Itália ingressando assim na Seleção Brasileira de Natação.
Permaneci no Fluminense até o final do ano de 1998 quando, contra minha vontade, tive que deixar o clube, juntamente com meu técnico Luiz Raphael e toda a equipe de natação.
A SUPER-EQUIPE
Em 1999, me transferi para o clube Vasco da Gama, onde foi formada uma equipe grandiosa e vitoriosa. Fomos tri-campeões de Troféu Brasil, em 1999, 2000 e 2001, e depois...
Em 2002, estava no Flamengo, clube pelo qual jamais imaginei nadar. Meu técnico Luiz Raphael abandonara definitivamente a natação competitiva em 2001, em razão do não-recebimento contínuo e prolongado de seu salários, passando a se dedicar exclusivamente a sua Academia Esportiva, com muito sucesso. Permaneci no Flamengo durante dois anos, 2002 e 2003, tendo sido orientado pelo técnico Juan Toledo. Fato curioso é que fui seis vezes campeão do Troféu Brasil pelo Fluminense; três vezes pelo Vasco da Gama; e uma vez pelo Flamengo. Do Rio de Janeiro, dos grandes clubes, só faltou no Botafogo!
A PASSAGEM POR SÃO PAULO
Defendi a Universidade Santa Cecília, de Santos, de 2004 a 2007. Foi um ótimo período, que começou com a medalha de ouro na prova de 1500m. livre, no Troféu Brasil de 2004 - a décima primeira medalha de ouro obtida por mim nos últimos doze anos de Troféu Brasil. Neste período me formei em Educação Física e comecei a me dedicar mais às provas de maratonas aquáticas/águas abertas, campeonatos que comecei a participar em 2002. Em 2006, consegui um dos meus maiores feitos, o pentacampeonato da Travessia dos Fortes - que posteriormente foi substituída pela Travessia de Copacabana, em 2007. O ESTUDO
Fiquei sete anos afastado dos estudos, me dedicando exclusivamente à natação, ou seja, vivendo exclusivamente do esporte. Será que valeu a pena? Claro que valeu! Pude viver momentos inesquecíveis, felizes e tristes, mas muito mais momentos felizes. Meu único erro foi pensar que poderia contar com todas as pessoas que me cercam durante os períodos de vitórias. Mas, graças a Deus, pude contar com a ajuda de meus pais, que nunca me faltaram, e, atualmente, com a minha mulher Milene Comini, que muito me incentivou a reiniciar a faculdade, abrindo assim meus novos horizontes.
Hoje vejo quanto é importante e bom estudar e saber ter humildade para aprender sempre. Quero me tornar um sensacional professor de Educação Física atuando na área do esporte e da saúde. Criar um método nacional inteligente e honesto para o desenvolvimento do esporte.
A RECOMPENSA
Viajei por mais de trinta países, sempre participando de campeonatos internacionais de natação. E o preço de todas essas viagens foi pago pelo reconhecimento incontestável da minha dedicação total à natação e dos sucessivos sucessos por mim obtidos.
Conheci Milene Comini da Silva na Sicília, Itália, durante a realização do Campeonato Mundial Universitário de Natação, em 1997, quando começamos a namorar. Até nisso a natação me deu sorte. A partir de então Milene tem me trazido muita segurança, pois acredito que quando alguém encontra seu verdadeiro amor, como eu encontrei o meu, tem muita chance de ter uma vida feliz. E, posteriormente, uma família feliz.
Meus pais, Luiz Eduardo e Vitória Régia, sempre vibraram muito comigo e, mais importante que vencer qualquer prova, para mim, o mais importante era fazer e ver meus pais felizes com o reconhecimento do meu esforço e da minha dedicação na conquista ou não das vitórias sempre desejadas.
A EMPRESA
Hoje tenho uma empresa que se chama Vitória Régia Empreendimentos Aquáticos. É uma empresa de promoções de eventos esportivos, administração esportiva ou qualquer atividade ligada ao meio aquático.
Promovemos clínicas e palestras comigo e a Milene, com o ex-nadador olímpico Fernando Saez (atualmente professor de educação física e coordenador da Academia da Praia). Além disso, eu e o Fernando somos coordenadores de nossa própria escola de natação, chamada simplesmente de Escola de Natação Luiz Lima e Fernando Saez.
Alguns de nossos serviços são:
" Demonstração de técnicas dos quatro nados;
" Periodização do treinamento esportivo (micro, macro e mesociclos);
" Iniciação e adaptação ao meio líquido;
" Dicas de alimentação e comportamento de atleta;
" Experiência e situações sobre a carreira de atleta olímpico, relatando histórias que servem de motivação;
" Planilhas de treinamento para nadadores e triatletas, com zonas específicas de treinamento, respeitando a individualidade do atleta.
Currículo resumido
" Atleta Olímpico em 1996 e em 2000
" Campeão Pan-Americano em 1999 - 400m. livre
" Campeão Mundial Universitário em 1997 - 400m. e 1500m. livre
" Campeão Sul-Americano em 1994, 1996, 1998, 2000, 2002 e 2004
" Campeão do Troféu Brasil em 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004
" Vice-Campeão Pan-Americano em 1995 - 400m. e 1500m. livre
" Vice-Campeão Pan-Americano em 1999 - 1500m. livre
" Vice-Campeão Mundial Universitário em 1995 - 800m. e 1500m. livre
" Vice-Campeão Mundial Universitário em 1997 - 800m. livre
" Vice-Campeão no Goodwill Games em 1998, em Nova York - 800m. livre
" Atual Recordista Brasileiro nos 400m. e nos 1500m. livre (piscina de 50m.)
" Atual recordista Brasileiro nos 800m. e nos 1500m. livre (piscina de 25m.)
" Melhores Tempos
" 200m. livre - 1'51"5
" 400m. livre - 3'52"25 (piscina de 50m.)
" 800m. livre - 8'01"58
" 1500m. livre - 15'17"
" 400m. livre - 3'47" (Copa do Mundo - Piscina do Vasco da Gama - Rio de Janeiro)
" 800m. livre - 7'50" (Copa do Mundo - Sydney - Australia - 1998)
" 1500m. livre - 14'55" (Copa do Mundo - Itália - 1999)