Genealogia da Zona do Carmo

 

TITULO LXI

BARBOSA LAGE

Domingos Gonçalves Chaves, natural de São João da Corveira, arceb. de Braga, c. no Brasil c, Micaela dos Anjos Coutinho, nat. de N. Senhora da Apresentação de Irajá, bisp. Do Rio de Janeiro. Deles nasceram :

F 1) Teresa Maria de Jesus, n. em Irajà, c. c. o capitão Antonio Vidal, nat. de São Mamede, termo de Monterey,bispado de Orense, reino da Galiza filho de Afonso Vid al, n. em São Salvador de Sabuzedo, do mesmo bispado.e de Ana de Campos, de Vila Fria, com de Chaves. Filhos :

N l) Padre Francisco Vidal Barbosa Lage, n. a ....10—IV—1757, bat. na «capella de Santo Antonio no citio chamado Juiz de Fora", freguesia de Nossa Senhora da Gloria do Caminho Novo (Simão Pereira). Ordenado em Mariana a 25-V-1782.Cf. Archdiocese de Mariana, I-210.

N 2) Alferes Manuel Vidal Lage c. c. Maria Perpetua do Rosário, filha do Cap. Francisco de Macedo Cruz e de Ana Joaquina de Melo (irmã de José Aires Gomes, de cuja descendencia me ocupo em titulo especial neste livro. Filho:

Bn 1) Joaquim Vidigal Lage c em 1816 c. Ana Cândida de Lima. Geração em F 5 de Aires Gomes.

N 3) Sargento-mor Jose Vidal de Barbosa Lage c. em 1788 c Rita Teresa de Jesus, Filha de Antonio Gonçalves Silva c de Ana Florencia do Sacramento,

F 2) Alferes Francisco Gonçalves Lage c. c. Teodora Maria de Assunção, nat. de Simão Pereira, filha do Manuel Francisco de Paiva (*) nat de São Pedro do Paraiso, bisp. de Lamego, e de Eusebia Pereira da Silva, bat. «na sé velha do Rio de Janeiro". Filho:

N 4) Padre Manuel Inacio Barbosa Lage, bat. na matriz da Senhora Da Gloria do Caminho Novo a 17 de outubro de 1751. Ordenou-se Em 1777. Em 1780 residia 110 ribeirão de Alberto Dias era capelão da freguezia da Igreja nova.

____________

(*) Eram sete os irmãos Paivas, dous, Manuel e Antonio, vieram para o Brasil; dous foram para Braga, no reino; dous ficaram na aldeia natal; um "foi para soldado".

 

______________

 

Fontes

Autos de habilitação d e genere dos sacerdotes inscritos.

Autos de casamento de B n 1.

Documentos

"Aos dezesete dias do mez de Outubro de mil setecentos sincoenta e hu annus baptizei solennemente a Manoel Filho legitimo de Francisco Gonçalves Lage e de sua molher Theodora, todos desta freguezia e forão seus padrinhos Manoel Rodrigues Gondim homem cazado e a Vó do batizado por nome Eusebia Pereira assistente na freguezia da Borda e levou os Santo, Óleos e todas as Seremonias de que usa a igreja hoje dia mez era ut supra o vigario o Padre Jose Machado de Morais (De fls. 27 do livro de batizados, que servia em 1751 na matriz da Gloria do Caminho Novo, depois Simão Pereira hoje São Pedro de Alcântara).

«Aos três dias do mez de mayo de anno de settecentos e sincoenta e sette annos. na capella do Santo Antonio cita no citio chamado Juiz de Fora Baptizou de minha licença o Padre Jeroninio de Macedo Cruz a Francisco que naceo a de de Abril de mil settecentos e sincoenta e sette annos filho legitimo do Capitam Antonio Vidal de sua mulher Dona Theresa Maria de Jezus moradores no citio chamado Juiz de Fora. Neto pela parte Paterna de Afonso Vidal e de sua mulher Anna de Campos natural da freguezia de Vila fria comarca de chaves Arcebispado de Braga pela Materna de Domingos Gonçalves Chaves de Micaela dos Anjos Coitinha, moradores no citio chamado Medeiros, e lhe pos os Santos Oleos foi Padrinho Martins solteiro morador no arraial do Inficionado das Minas Geraes e os Mais moradores nesta de Nossa Senhora da Gloria do Caminho Novo das Minas E . para constar fiz este assento dia mez e anno ut supra. O Vigário Sumão Ribeiro}.

(Do livro dos batizados na Freguezia de Nossa Senhora da Gloria do Caminho Novo, hoje São Pedro de Alcântara, a fls 17 (ano de 1757).

 

Índice