Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO XXIX

CUNHA OSORIO

(Os Padres Osórios do Sumidouro)

 

Quando se trata de instrução pública em Minas é injustiça calarem-se os nomes dos padres Osórios, e não proclamar bem alto o benefício por eles prestado à educação literária do povo mineiro.

Por muitos anos mantiveram ossos padres no Sumidouro, comarca de Mariana, um grande colégio, onde se educaram centenas de patrícios nossos, dos quais não poucos ocuparam postos de destaque na igreja e no Estado. Ali cursaram humanidades o padre Viegas e o cónego Santa Apolonia: aquele construtor do primeiro prelo em Minas e este, membro do primeiro governo, que teve a província, depois do 7 de setembro.

Darei em seguida, num rápido autem genuit, a genealogia desses ilustres sacerdotes, cuja família, aliás, parece haver se extinguido.

_____________

DOMINGOS ANTONIO DO REGO e D. FRANCISCA DA CUNHA MOREIRA são os ascendentes mais longínquos, que conhecemos, dos padres Osórios. Fora este ditoso e abençoado par nascido, batizado e casado na Freguesia de São Pedro da Sobreira, comarca de Penafiel, bispado do Porto. Dele procede, nascido na mesma paróquia:

F l) Manuel da Cunha Osório que se casou com D. Maria do Espirito Santo, natural do Sumidouro,filha de Silvestre Rodrigues Negrão c do Dorotea Maria de Jesus, naturais, do da freguesia de Nossa Senhora das Mercês, e ela da de São Pedro de Malta, ambas do paterna e intra muros de Lisboa, neta paterna de João Rodrigues Negrão e de D. Maria Jose. Filhos:

N l) Alferes Eugênio da Cunha Osório, nutural,como seus irmãos, da mencionada, freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro, c. c. D. Luisa Clara da Incarnação, nascida em. Guarapiranga, comarca de Mariana, de Miguel José Machado, de São Pedro de Serva, arcebispado de Braga, c de D. Maria Rosa de Melo, da referida Guarapiringa.

D. Luisa Clara e da melhor estirpe paulistana. Sua mãe, D. Maria Rosa, era filha de André de Melo dos Santos e de D. Antonia Leme da Silva; neta materna de Manuel Gonçalves de Aguiar e de D.Maria Leme Pedroso Manuel Gonçalves de Aguiar e bisneto de Antonio Bicudo Carneiro, um dos troncos do amplissimo titulo Bicudos, a que se filiam todas as grandes Familias de São Paulo (Cf Silva Leme, Genealogia Paulistana vol. 6º pag. 146 ).

D. Maria Rosa de Melo teve dois irmãos: o padre André de Melo dos Santos e o capitao Manuel Joaquim de Melo.Eram os três, filhos dotenente André de Melo dos Santos, natural de Braga, e de D. Antonia Leme da Silva, nascida em Parnaiba,bispado de São Paulo, netos paternos de Manuel de Melo, de Vizeu, e de D. Mariana dos Santos, da freguesia de Santa Justa, de corte e patriarcado de Lisboa; netos maternos dos referidos Manuel Gonçalves de Aguiar e de D.Maria Leme Pedroso.

Filhos do alferes Eugênio c aua mulher:

Bn l) Padre Luís da Cunha Osório, nascido no Sumidouro. Foi ordenado a 16 de junho de 1810. Trabalhou com seus tios no colégio a que me referi.

Bn 2) Padre Francisco dn Cunha Osório, nascido em Guarapiranga a 5 De outubro de 1787 Famulo de dom. frei Cipriano, quinto bispo de Mariana, que o ordenou a 8 de junho de 1816.

N 2) Padre Joaquim da Cunha Osório. Foi vigário da paróquia do seu nascimento e professor no seu colégio.

N 3) Padre Francisco da Cunha Osório. Ordenado a 24 de setembro de 1762. Auxiliar de seu irmão na freguesia e no ensino.

N 4) Padre Manuel da Cunha Osório. Conferiu lhe as ordens de diácono e de presbítero o bispo do Rio de Janeiro D. Antonio do Desterro, a 21 de janeiro de 1766, estando vaga a sé de Mariana.

N 5) Padre Antonio da Cunha Osório. Ordenado a 23 de dezembro de 1786.

N 6) Pe. Domingos Antonio da Cunha Osório.

N 7) Maria do Espírito Santo e Cunha Osório c. c. o alferes Antonio José de Castro, 2 de Negreiros, ai a geração.

N 8) Capitão Marcal Alves da Cunha Osório c.c. Joaquina Maria da Purificação, filha de José Soares Valente, nat. de Aveiro, e de Catarina Maria do Nascimento, nat. De Guarapiranga. Filho:

Bn 3) Padre Egídio da Cunha Osório, professor no Seminário de Mariana (1821 - .....................), nat. do Sumidouro.

Nota — O padre Antonio da Cunha Osório, muito moço, em 1754, professou em Santa Cruz de Coimbra na ordem dos cónegos regrantes de Santo Agostinho. Tomou o nome de frei Agostinho da Anunciada; mas, secularizou-se e ordenou-se em Mariana, idoso, na data supra.

Fontes:

Autos de habilitação de genere dos diversos sacerdotes inscritos.

Autos de habilitação matrimonial.

Índice