Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO LXII

FAMÍLIAS PAULISTANAS EM QUE SE ENTRONCAM NUMEROSAS FAMÍLIAS MINEIRAS.

 

— LEMES —

(Cf. Genealogia Paulistana de Silva Leme vol. 2º.)

 

1-Martins Leme (*) - Cavaleiro nobre e rico. que foi senhor de muitos feudos, na cidade de Bruges.Foi casado e teve entre outros o seguinte filho:

2—Martim Lems (*) - passou-se para Portugal e se estabeleceu com Lisboa; foi tão magnanimo e de tal modo dedicado ao engrandecimento deste reino, que montou por sua conta uma urca (ou charrua) e nella mandou seu filho Antonio Leme,com vários homens de lança e espingarda,a auxiliar a expedição de el-rei D. Afonso,em 1463,Contra os mouros na África; em recompensa el rei o tomou por fidalgo de sua casa. Não casou, mas teve de Leonor Rodrigues, mulher solteira, entre outros, o filho seguinte:

________________

(•) LEMS—Vocabulo holandês que significa barro, argila. Em português alterou-se para LEME, de significação inteiramente outra .

________________

3-Antonio Lemes - seguiu para Africa, a mandado de seu pai, e muito se distinguiu na tomada de Arzila e Tanger, em 1463. Por estes serviços el-rei o legitimou e o fez fidalgo de sua casa, conferindo-lhe o foro de cavaleiro e, mais, fez-lhe a mercê de poder usar as armas dos Lemes sem diferença, e o mesmo concedeu a seus DESCENDENTES de legitimo matrimonio,o que consta da Carta Régia, de 32 de Novembro de 1471, registrada na Torre do Tombo. Estas armas são: Escudo português- em campo de ouro — 5 melros pretos em santor, sem pés nem bicos: Timbre: um dos melros em aspa de ouro». Antonio Leme casou e procreou o filho seguinte:

4 — Martím Leme — que, com carta de recomendação do infante o Duque D. Fernando—senhor da ilha da Madeira — Camara do Funchal se passou,em 1483, para aquella ilha, e faleceu no Funchal onde foi casado e deixou dois filhos, dos quais o seguinte:

5 — Antonio Leme —Viveu na Madeira, muito abastado na sua quinta, que depois se chamou dos Lemes na freguezia de Santo Antonio do Campo. Suburbios da cidade do Funchal. Casou com Catharina de Barros de alta linhagem {Gen. Paul. vol. 2ºpag. 180 e egs.) Tiveram entre outros o seguinte filho:

6 — Antão Leme — Foi casado na Madeira e teve o filho:

7 — Pedro Leme — que se passou da Madeira a São Vicente (São Paulo) com sua filha Leonor já casa da com Braz. Tevês. Pedro Taques, autor da Nobiliarchia Paulistana, afirma que Pedro Leme foi o primeiro que chegou a São Vicente Fr. Gaspar da Madre de Madre de Deus porém, assevera ter visto o livro mais antigo de termos de vereança de São Vicente(não consultados por P.Taques), onde consta que Antão Leme foi Juiz ordinário na dita villa em 1544; portanto este (e não seu filho Pedro Leme) deve ser considerado como o tronco dos Lemes cm São Paulo,Do seu 2o. matrimonio com Luzia Fernandes leve a seguinte filha, ja memcionada ha pouco:

8 — Leonor Leme - Veio casada da madeira com Braz Teves (corrompido no Brasil em Esteves) Foram por muitos annos moradores em São Vicente, onde se tornaram abastados. Mais tarde se mudaram para a villa de São.Paulo onde Braz leve as redens do Governo no. Falleceu Leonor em 1633 em São Paulo. ja viuva, deixando entre cinco filhos, a seguinte filha :

9 — Lucrecia Leme- Casou-se em São Vicente com seu tio Fernando Dias Paes Este era natural de Abrantes e por algum tempo morou com seus avós. na Madeira, Mais tarde, quando já seu pai morava em São Vicente, passou-se também ele para esta vila onde casou 2a. voz com sua sobrinha Lucrecia (elle era irmão, por pae. de Leonor). A Fernando Dias fazem-se honrosas referencias na Gen. Paul. vol, 2º, pag. 442. Teve este casal, entre outros, o fílho seguinte:

10 — Pedro Dias Paes Leme — Foi pessoa de muita estimação e respeito, que ocupou muitas vezes os cargos públicos do governo de São Paulo.Foi casado com Maria Leite (filha de Paschoal Leite Furtado c Isabel do Prado, e teve entre outros o filho:

11 — Fernâo Dias Paes Leme -descobrinador das esmeraldas que deixou seu nome na historia de São Paulo e Minas pelos feitos que o imortalizaram (et Cen. Paul. vol. 2º. pag.450) Foi casado com Maria Garcia Betin. Teve entre outros a filha :

12 — Marianna Paes Leme - Foi casada com Francisco Pais de Oliveira Horta falecido em 1701, em Parnaiba. Marianna falleceu viuva em 1733 deixando de seu marido, entre outros, o filho seguinte:

13 — G. Mor Maximiano de Oliveira Leite — Fidalgo da casa real guarda mor das minas do Carmo. Casou-se por procuração com Ignacia Pires de Arruda, em 1722, e teve sete filhos dos quais esta:

14 — Marianna Pires de Oliveira — Casou-se com o Guarda Mor José da Silva Pontes de Carvalho (cf. vol.4º, pag. 353 da Gen. Paul.) Este foi guarda mor das minas do Inficionado e de Catas Altas, senhor de muitas lavras em Minas. Tiveram entre outros o filho seguinte :

15 — Capm. Mor José Pires da Silva Pontes—Casado com Maria Valentimi Ferreira Leal (vol. 8º, pag, 118) Teve quatro filhos dosquaes esta filha ;

16—Antonia Maxímiana Pires Leal da Silva Pontes - Os autores que temos citado mencionam esta filha do Capm. Mor só pelo nome do baptismo acrescentam que foi casada e falleceu sem geração. Esses autores estavam mal informados. Foi c. c. Antonio de Almeida Lisboa (*). A cerimónia do casamento realizou-se em São Caetano a 18-V-1825. teve este filho.

17—José Feliciauo de Almeida Pomes — Casado com D. Claudina Maria Cândida dos Reis Cotta filha do capm. Manoel Pedro Cotta) que, tiveram esta filha:

18—D. Antonia Maximiana de Almeida Carvalho — Casada como Capm. Franklin Antonio de Carvalho, (filho de Fortunato Antonio de Carvalho e Generosa Horta de

Carvalho). Cf. Cotas pag. 148.

___________________

(*) Cf. nota no fim do titulo Pontes.

___________________

 

HORTAS

(Cf. Genealogia Paulistana de Silva Leme, vol. 4º.)

 

1— Pedro d'Horta — Natural do reino de Aragão, da casa dos condes d'Horta, veio em 1400 para o reino do Algarve, onde ocupou os primeiros e mais honrosos cargos no reinado de Afonso V, rei de Portugal, e ahi casou com D. Constança Loureuçu natural do Algarve de quem teve, entre outros, o filho seguinte:

2—Nuno Alves d'Horta -fidalgo da casa real, comendador e tesoureiro-mol do mestrado de San Tiago.Viveu em Setubal e casou com Teresa Salema e teve entre outros o filho:

3—Baltazar Nunes d'Horta — fidalgo, dito, casado com Catarina de Faria Magro e teve:

4—Nuno Alves d'Horta (neto) — Fidalgo. dito, casado com sua prima Anna de Carvalho e teve:

5—Catarina de Figueredo d'Horta -falecida em São Paulo em 1621 —foi casada a 2a. vez (a 1a. não interessa a genealogia de que tratamos) com Rafael de Oliveira, o velho e teve entre outros:

6—Salvador de Oliveira d'Horta — Casou com Antonia Paes de Queiroz, de boa ascendencia (Gen. Paul. 4º 330) e teve:

7—Francisco Paes de Oliveira d'Horta — Casado com Mariana Dias Paes.

8—Maximiano de Oliveira Leite — X Ignacia Pires do Arruda;

9—Marianna Pires de Oliveira — X Guarda Mor José da Silva Pontes de Carvalho:

10-Capm.Mor José Pires da Silva Pontes — X Maria Valentina Ferreira Leal:

1l- Antonia Maximiano Pires Leal da Silva Pontes—X Antonio dr Almeida Lisboa:

12- José Feliciano de Almeida Pontes—X Claudina Maria Candida dos Reis Motta

13—Antonia Maximiana de Almeida Carvalho —X Franklin Antonio de Carvalho.

 

HORTAS DE MARIANA

 

O n. 7—Francisco Paes de Oliveira Horta e sua mulher - Mariana tiveram, além do n. 8, outros filhos, como :

8—Francisca Paes de Oliveira — X Caetano Alves Rodrigues que tiveram:

9—Te. Cel. José Caetano Rodrigues Horta—X Ignacia de Arruda Pires. Tiveram:

10—Francisco Paes, Rodrigues Horta — X Anna de Mesquita que tiveram:

11—Comdor. Quintiliano Justino de Oliveira Horta —X Francisca Xavier de Souza Ramos que tiveram:

12—José Caetano Ramos Horta—X Anna Jacinta de Figueiredo que tiveram:

13—Mons. Horta e seus irmãos.

________________

 

— PONTES —

(Cf. Geneal. Paulist. de Silva Leme vol. 8º.)

 

1—Pedro Domingues — Foi um dos povoadores de São Vicente,de São Paulo—casado com Clara Fernandes, Tiveram três filhos, dos quaes:

2—Amaro Domingues - Natural de São Paulo—Casado com Catarina Ribeiro e tiveram:

3—Pedro Domingues — (neto)— Foi casado com Maria Mendes fallecida em 1680. Tiveram:

4—Ignez Domingues Ribeiro—Foi casada com Pero Nunes de Pontes falecido em 1659 (filho de Pero Nunes e sua 3a.mulher Catarina de Ponte).Tiveram quinze Filhos dos quais:

5—Antonio Domingues de Pontes—foi casado com Suzana Rodrigues de Borba. Tiveram:

6— Ignez Domingues de Pontes—Foi casada (em Santo Amaro São Paulo) com Francisco da Silva de Carvalho e Costa,descendente da illustre caga dos senhores de Veiros, de Portugal. Tiveram um filho único:

7—Capm. Mor José da Silva Pontes de Carvalho — Professo na Ordem de Christo, guarda mor das minas do Inficionado e de Catas- Altas, foi senhor de muitas lavras mineraes em Minas Geraes. Casado com Marianna Pires de Oliveira (Confere daqui por deante LEMES desde n. 14). Tiveram:

8 — Capm, Mor José Pires do Silva Pontes—etc.

9 — Antonia Maximiana—etc.

10— José Feliciano de Almeida Pontes—etc.

11— Antonia Maximiana de Almeida Carvalho etc.

 

ARRUDAS BOTELHOS

(Cf. Geneal. Paulist. vol. 4º.)

 

1 — Dom Paio de Mogudo — Senhor de Sandim, natural de Galiza — rico homem de el-rei Afonso VI de Leão, o qual passou a Portugal em Serviço do conde D. Henrique de Borgonha (que casou com D. Teresa e foram paes de Afonso Hennques o fundador da monarchia) Casou-se com N. Barba (*) gente nobilissima ; veja Gen. Paul. 4º, 3º segs. Tiveram :

________________

(*) O cognome Barba tem origem no facto de trazer .pendente da barba a cabeça de um mouro célebre por elle morto.

2 — Dom Mem Paes de Mogudo —- Rico homem del-rei Sancho lº senhor da Casa e Honra de Sandim.um um dos maiores cavalleiros do seü tempo. Teve :

3 — Dom Martim Mendes de Mogudo e Sandím — dito, dito. Casou com uma irmã de Ruy Barba. Teve:

4 — Dom Vasco Martim de Mogudo e Sandim — Casado com Elvira Vasques de Soverosa, nela de Dom Egas Moniz, aio de Affonso Henriques lº.rei de Portugal—Tiveram :

5 — Dom Martim Vasques Barba—Senhor da Quinta e Honra de Botelho. Casado com Urraca Rodrigues Pücheco. Tiveram:

6 — Pedro Martins Botelho—O primeiro deste apelido—dito—dito.Casado com Dordia Martins de Bulhão. Tiveram:

7 — Martim Pires Botelho - Dito — dito — alcaide mor de Castello Rodrigo. Casado com Joanna Martins de Parada—Tiveram:

8 — Affonso Martins Botelho—Dito, Casado com. Mecia Vasques de Azevedo. Tiveram:

9 — Diogo Affonso de Botelho—Infanção no mosteiro de Barcellos em 1339 casado com D. Maria Fernandes de Carvalho. Tiveram:

10— Fernão Dias Botelho—Alcaide Mor de Almeida. Casado com Violente (*).Tiveram:

________________

(*) De illustre linhagem, tendo ligações de sangue com o Lidador Gonçalo Mendes de Maia, com Carlos Magno, de França ele. ele. (conf. Cen. Paul. vol, 8 pags. 5-6-7 em nota).

11 — Diogo Botelho —Dito Vílido de D, João I de Portugal. Casado com Leonor Affonso Valente de quem teve :

12 —Pedro Botelho— Comendador mor da Ordem de Christo, que veio com sua gente socorrer a D. João I na batalha de Aljubarrota a

14 de agosto de 1385. Foi casado com Isabel Anes de Buacos. Tiveram:

13 — Gonçalves Vaz, Botelho que com sua mulher e filhos, por ordem do infante D. Henrique, povoou a ilha de São Miguel entre 1445 e 1450 Teve entre outros:

14 — Nuno Gonçalves, Botelho — que foi o primeiro varão baptizado em São Miguel por ter nascido no mar. Casou com Catarina Rodrigues de quem teve:

15-Jorge Nunes Botelho — que tirou brazão de armas no tempo de D. João III

Foi casado com Margarida de Travassos Cabral.

Tiveram:

16 — Nuno Gonçalves Botelho — que foi provedor do resíduo na ilha de São

Miguel. Casou-se com sua prima Izabel de Macedo

da qual teve :

17 — Jeronímo Botelho de Macedo -Casou com Guiomar Faleira Cabral. Tiveram sete

filhos dentre os quais:

18 — Gonçalves Vaz Botelho—Casou com sua parenta Anua de Arruda. Tiveram quinze

Filhos dentre quais :

19 — Francisco de Arruda e Sá—que veio a São Paulo onde se casou com Maria de

quadros filha de Bartolomeu de Quadros e Isabel

Bicudo.)Exerceu Francisco de Arruda o Governo de

Parnaiba tendo ali Fallecido em 1684 Dos seus

Nove filhos interessa a este ramo.

20 — D.Maria de Arruda — Casou em 1681 com Francisco Pires Ribeiro (filho do

Caprn. mor Bento Pires Ribeiro e Sebastiana

Leite da Silva) Tiveram (Gen. Paul. 2.o - 130).

21 — D. Inacia Pires de Arruda que foi moradora no Sumidouro de Marianna. Casada com o guarda mor Maximiano de Oliveira Leite, natural de Parnaiba Filho de Francisco Paes de Oliveira Horta e Marianna Paes Leme. Tiveram (*):

(Daqui por deante os ns, 14 e segs. de LEMES ou 9 e segs. de HORTAS

22 — D. Marianna Pïres de Oliveira Leite — Tit. II n.9

23 — Capm. Mor Jose Pires da Silva Pontes — Id. n.10

24 — D. Antonia Maximiana da Silva Pontes— Id, n.11

25 — José Feliciano de Almeida Pontes — Id. n.1 2

26 — D . Antonia Maximiana de Almeida Carvalho-Id.n-13

 

Notas

ABREU LIMA - FERNANDES TORRES - SETE CAMARA.

(*) O n. 21 supra, além de Marianna Pires, teve ainda :

a — D. Maria Ináçia Pires de Oliveira Leite c. c. Leonel de Abreu Lima, pais de:

1)Caetano Leonel de Abreu Lima c. c. D Ana de Abreu Líma. Destes descendem:

A)Quintiliano de Abreu Lima c. c. D. Rosa, de Abreu Lima, pais de:

B1) D. Antonía de Abreu Lima c. c. José João de Freitas Drumond. Geração em Drumonds.

B2) Caetano de Abreu Lima c. c. D, Sebatiana Eufrázia de São José — Geração em Rolas.

B3) Leonel de Abreu Lima c. c. D. Rita Alves Torres.

2) José Pires de Abreu e Melo c. c. D. Mariana, pais de:

A 1) Pe. Joaquim Pires de Abreu, Vigário de Santa Cruz do Escalvado.

A 2) Pe. Luiz Pires de Abreu.

b — D. Inacia Pires de Oliveira Leite c. c. o Cel. José Caetano Rodrigues Horta, pais de:

A 1) José Caetano Rodrigues Horta c. c. D. Bárbara Eufrozina Rolim de Moura. Filhos:

B l) D.Agueda Horta c c. o Senador Dr. José Joaquim Fernandes Torres, bacharel pela universidade de Coimbra, ministro e senador do império.Sem geração deste.

B 2) D. Barbara Rodrigues Horta c. c. Luiz Soares de Gouvêa. Filhos:

Cl) D Barbara Soares de Gouvea Horta c. c.(2a. mulher) o Dr. José Joaquim Fernandes Torres—Geração em Torres.

C2) D. Inácia Soares de Gouvêa Horta c. c. Luiz Rodrigues Camara Sete. Geração em Sete Camara.

 

Índice