Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO LIV

FREIRES DE MOURA

Capitão José Pereira Freire, natural de Nossa Senhora da Conceição da Praia, da cidade da Bahia, c. c. D. Isabel Ribeiro Lobato, natural de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, do arçeb. da Bahia.. Filho que conhecemos:

F — Carlos José Freire c.c, D. Luzia Pereira de Lima, ambos de S.Gonçalo dos Campos; esta, filha do Capitão Mor Manuel Afonso de Siqueira, natural da Freguezia de Santos, bispado de São Paulo, e de D. Antonia Pires da Fonseca Ribeiro nat. de São Gonçalo dos Campos. Foram pais de:

N 1) Dr. José Pereira Freire de Moura, natural de São Pedro de Minas Novas do Arassuai. Clérigo in inimoribus.

N 2) João Pereira Freire de Moura.

N 3) Padre Carlos Pereira Freire de Moura, que foi eleito e confirmado bispo de Mariana. Viajava para sagrar-se no Rio, quando adoeceu e morreu em São João del Rei, onde esta sepultado. Foi vigario de Tocoios no norte de Minas, arceb. Da Bahia.

 

FREIRE DE MOURA (outra linha)

 

Capitão Mor Manuel Afonso de Siqueira, natural de Santos, c.c. D. Antonia Pires da Fonseca Ribeiro, natural: de São Goncalo dos Campos da Cachoeira, arceb. da Bahia. Filhas que encontramos:

F 1) D.Luzia Pereira de Lima, nat. de São Gonçalo dos Campos c. c. o Tenente de Dragões Carlos José Freire, natural de N. Senhora da Conceição da Praia, Bahia. Filhos, já inscritos na 1a. parte deste titulo.

F 2) D. Maria Ferreira da Fonseca c. c. o Sargento Mor Antonio Alves Ferreira. Filhos:

N 1) D. Antonia Maria Ferreira c. c. o Dr. João Alves Pereira. Jardim. Geração em N 1 de Jardins.

 

FERREIRAS — JARDINS

Francisco Manuel c. c. D. Apolônia Dias, moradores do «lugar de Serdeiredo», freguesia de Viade. Filhos :

F — Miguel Alves c. c. D. Maria Ferreira, (*) «do lugar de Crespos», freguesia de Celorico de Basto, pais de :

N 1) Manoel Alves Ferreira.

N 2) Antonio Alves Ferreira c. c. D. Maria Ferreira da Fonseca, pais de:

Bn 1) D. Antonia Maria Ferreira, viuva do capitão Domingos de Sousa Brito, casada 2a.vez, a 3-1-1765, em Roça Grande, com o Dr. João Alves Pereira Jardim. Geração em N l — Jardíns.

N 3) D. Clara Maria Alves Ferreira c. c. João de Sampaio da Assunção, familiar do Santo Ofício.

N 4) João Alves Ferreira.

_______________

(*) Filha de Domingos Ferreira e D. Catarina Gonçalves, de Bertello»

  ________________

— Documentos —

I

Petição de: Antonio Alves Ferreira

«Ilmos. Srs. — Diz Antonio Alves Ferra.. Sargento mor e assistente nas minas de tocamvira dos estados do brazil q. elle Supptë pº. Sertos requerimentos que tem lhe he neceçario hua certidão deste Santo offo. em como sua Irmã legitima Clara Maria Alves Ferra, he cazada com hum famelliar João de Sam Payo da Açumpçam e Crasto, moradores na freguezia de bertello, Arcebispado de Braga, portanto

P. a VV. SS. lhe faça me. mandar passar a

da. Certidão naforma que constar

E. R. Mce.

(No Alto: Passe do que constar.

Coimbra em Meza de Agosto o

pro de 1742 — Paes)

— Certidão —

«Joseph Baptista Notario do Santo Offo. nesta Inquizição de Coimbra certifico que para effeito de passsar a presente em cumprimento do despacho do Muito Illustre Senhor Inquizidor Bento Paes do Amaral Inquizidor Apostólico na dita Inquizição e seu districto, que de prezente assiste, e assigna só em Meza, provi o Livro decimo terceiro das creações dos Ministros e Familiares do Santo Officio desta mesma Inquizição e nelle a H. 76 vso. se acha copiada huma provizão do Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Cunha Inquizidor Geral dada em Lixa. aos vinte e hum dias do mês de Agosto do anuo de mil sete centos e trinta e sete pela qual consta crear familiar do Santo Offício a João de Sampayo da Assumpção e Castro mercador, natural da freguezia de Santa Eulalia de Fafe, comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga e morador na de São Pedro de Britello da vilia de Basto, cazado com Clara Maria Alves Ferreira : de cujo cargo tomou juramento em oito de Março de mil setecentos e trinta e oito annos; o que tudo consta do dito Livro a que me reporto em fé do que passei a prezente que assignei. Coimbra no Sto. Offo. de Agosto de 1742 Josefa Baptista».

 

Casamento do Dr. João Alves Pereira Jardim

(Livro 3º. de casamentos de Santa Luzia (Rio das Velhas, fl. 43º v.)

«Aos dous dias do mês de Janeiro de mil setecentos e sessenta e cinco annos na Capella de Nossa Senhora da Conceição de Mocaubas, desta, freguezia de Santo Anto. do Bom Sucesso da Rossa Grande pelas onze horas da manhãa, feitas as denunciações e mais diligencias e determinações deste Bispado com Provizam do Muito Reverendo Conego Vizitador Vicente Gonçalves. Jorge de Almeida, sem impedimento, algum, em prezença do mesmo sobredito, Reverendo, Conego de licença ma., e em prezença das tests. o Capm. Manoel Gonçalves Giraldes e o Tenente Antonio Vieira Gaya, se cazaram in facie da Igreja por palavras de prezente o Doutor João Alves Pereira Jardim, filho legitimo de João Mendes da Cunha e de D. Pudenciana do Espirito Santo, natural e morador na frega. de S. Anto. do Rio das Velhas Acima; e D. Antonia Maria Ferreira, viuva que ficou do Capitam Domingos de Souza Brito, morador nesta freguezia da Rossa Grande, natural, da freguezia da Tocambira, fa. lega do Sarg Mor Antônio Alves Ferreira, e D. Maria Pereira da Fonseca = O Vigº Manoel da Silva Lagoinha».

Petição no processo de genere de filhos do Dr. João Alves Pereira Jardim.

«João Alves Pereira Jardim e seus irmãos Hilário e José - filhos do Reverendo Doutor João Alves Pereira Jardim e de D. Antônia Maria Ferreira, querem justificar que são netos Maternos do Sargento Mor Antônio Alves Ferreira e de D. Maria Pereira da Afonseca e que esta era irmã de D. Luzia Pereira de Lima, mulher que foi do Tenentede Dragões Carlos José Pereira e que esta gerou ao Dr. José Pereira Freire de Moura, bacharel pela univ. de Coimbra e clerigo in ninoribus . . . . . . . ».

«Item que o Pai dos justificantes o Dr. João Alves Pereira Jardim, por morte de sua mulher, se habilitou e ordenou neste Bispado, onde serve actualmente de Vig. Geral da Comarca de Sabará e he irmão germano do Rdo. Vigº de Congonhas do Campo Quintiliano Alves Teixeira Jardim ».

Justificação de genere

«Manuel Alves Ferreira - Antônio Alves Ferreira, e João Alves Ferreira, assistentes no Brasil e todos três fos. legos. de Miguel Alves, falecido, e sua mulher Maria Ferreira do lugar Crespas, frega. de Bertello, termo de Serolico de Basto; que são netos paternos de Francisco Manoel e sua mulher Polonia Dias, moradores do lugar de Serdeiredo, frega. de Viade; que são netos maternos de Domingos Ferreira e Catarina Gonçalves de Bertello, do lugar da Pereira; todos lavradores honrados e dos primeiros deste concelho e muitos deles serviram os cargos nobres da Republica, juizes ordinários, vereadores, almotaceis e Capitães, e Roque Pinto Sargento Mor desta Villa e Simão Pinto de Mesquita que foi Cap. Mor nesta Villa (Celorico de Basto) e seu termo e outros muitos mais desta parentella que são clerigos, Frades . . . ».

(Do depoimento do Capm. João Pinto Vilela e Soiza, na Justificação retirada em Celorico de Basto).

Certidão de batismo de D. Diogo de Jesus Jardim

(Livro 3º. de batizados de Sabará fl. 110 v.)

«Aos trinta e hum dias do mez de Março de mil sete centos e trinta e hum annos, nesta Matriz, baptizei a Diogo, filho de Antônio Pereira Jardim e de sua mulher Maria Josefa de Jezus, foi Padrinho Diogo Cutrim de Souza, todos desta Freguezia, de que fiz este assento = O Vigário Pedro Pereira de Sampaio».

 ________________  

Obito do Dr. Quintiliano

Aos vinte e um de Maio de 1807 faleceu com todos os Sacramentos e seu solemne Testamento o Dr. Quintiliano Alves Teixeira Jardim, Vigário Collado na Freguezia das Congonhas Campo, Vigário Geral e Pró visor deste Bispado, foi seu corpo encommendado e conduzido para a dita freguezia das Congonhas para nella ser sepultado. E para constar fiz este assento—O Cura Manoel Preto Roíz.

(L. do óbitos da Catedral—1807—fl.125)

F o n t e s

Autos de genere do Dr. Quintiliano A. Teixeira Jardim.

Idem do Dr. João Alves Pereira Jardim,

Arquivo particular do autor. .

 

Índice