Genealogias da Zona do Carmo

 

TÍTULO XXXII

VELOSO DE MIRANDA

 

DR. JERÓNIMO DA SILVA GUIMARÃES n. e b. em uma das freguesias da vila da Guimarães, arceb. de Braga, c. c. D. ANGÉLICA DE MIRANDA DA FONSECA n. na freguesia de São João de Barqueiros, ou como noutro documento, em Vila Nova de Famalicão. Filho:

F) Sargento mor Francisco Veloso de Miranda, + a 28 de junho de 1764. foi c c. D. Maria Teresa de Nazaré, n.no Inficionado, filha do sargento mor Paulo Rodrigues Durão nat. de São Tiago Maior de Évora, Coutos de Alcobaça, patriarca de Lisboa e de D. Ana Garcês de Morais, n. na freg. De N. Senhora Assuncào da vila de Santos, bisp.de Sào Paulo.

D. Maria de Nazaré era portanto irmã de Frei José de Santa Rita Durão o Autor Caramurú.

O sarg. mor Francisco Veloso de Miranda. E sua mulher tiveram os seguintes Filhos:

N l)Padre Doutor Joaquim Veloso de Miranda Ordenado em sede vacante Bacharelou-se em Filosofia na universidade de Coimbra em 1776. A 21 de julho de 1778 licenciou-se em artes e cinco dias depois lhe foi colado o grau de doutor na faculdade de filosofia da mesma universidade depois de haver defendido tese exuniversa. Regeu algumas cadeiras na propria Universidade em que se formara e logo foi eleito socio da Acadamia Real de Ciencias. Escreveu e publicou Brasiliensium Plantaram tasciculus Descriptio animalium quorumdam brasiliensium: Plantarum quarumdam brasiliensium descriptio botanica. Publicou ainda Memórias de suas excursões cientificas. Faleceu em Ouro Branco, com de Vila Rica. onde tinha se dedicado á agricultura e a criaçao e reprodução da cochonilha. Dirigira a execuçao das obras do jardim botânico de Vila Rica. Vandelli, seu antigo mestre, no Flora, lusitanice et brasiliensis deu o nome de vellosia a uma das plantas estudadas pelo Padre Veloso de Miranda. Há muitos que o confundem com outro sábio mineiro, Frei José Mariano da Conceição Veloso,primo do Tiradentes.

N 2) Coronel João Veloso de Miranda, fazendeiro no Inficionado, c. c. D. Clara Maria da Trindade, filha do sarg. mor João da Silva Brandão e de D. Antonia Maria de Oliveira, nat. de São Caetano.neta paterna de André Henriques e de D. Isabel da Silva, naturais de Oliveira de Azeméis, e n. m.de Antonio Ribeiro de Oliveira, do lugar de Ramos, na freg. de Santar, e de D. Rosa Maria dos Anjos, do Porto. Filhos (Cf. Brandão, ao fim do titulo Guerra Leal):

Bn 1 ) D. Maria José Velosina de Miranda.

Bn 2) Luís Veloso de Miranda, menores em 1796 quando lhes morreu o pai.

N 3) D. Clara Veloso de Miranda.

N 4) Antonio Veloso de Miranda. Todos os quatro irmãos, nascidos no Inficionado.

 

Nota

—D. Ana Garces de Morais foi c. 1º c. Manuel da Assunção, 2º c. sarg. mor Paulo Rodrigues Durão e 3º c. o Dr.Tomaz Inácio da Silva Mascarenhas, que em solteiro, advogara em Mariana, Serviu, depois de casado, o cargo de secretario do governo da capitania de Goiaz.

 

Fontes

Autos de habilitação de genere de N l.

Testamento de N 2. Uns e outro do Arquivo do Arcebispado.

 

Índice